Sal da Terra e Luz do Mundo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sal e Luz.
Advertisements

Sal da Terra e Luz do Mundo
"Segui-me, eu farei de vós
FAZENDO MEMÓRIA Luzes do Jubileu de Ouro:  Tema: “Do Jubileu para um novo Pentecostes” ssembleias Regionais e Diocesanas: A ssembleias Regionais e Diocesanas:
9 de Fevereiro de 2014 Domingo V do Tempo Comum Domingo V do Tempo Comum Música: Hildegarda de Bingen.
DOMINGO DA SOLENIDADE DOMINGO DA SOLENIDADE DA ASCENÇÃO DE JESUS CRISTO.
O Evangelho dominical animado em slides. A Meditação da Palavra de Deus ajuda-nos a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. Meditado por: Pe. Antônio.
Celebramos hoje a “Dedicação" da Basílica de São João de Latrão. É a Catedral do Papa, como Bispo de Roma, a Igreja-Mãe de todas as igrejas do mundo.
O Evangelho dominical animado em slides. A Meditação da Palavra de Deus nos ajuda a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. Meditado por: Pe. Antônio.
A Palavra Se fez Carne NATAL Deus Feito PALAVRA É Natal mais uma vez!... Uma alegria contagiante domina o coração de todos nós. Cristo nasceu, ele está.
"Segui-me, eu farei de vós
Celebramos hoje a festa da Santíssima Trindade
Sal da Terra e Luz do Mundo
Uma Virgem conceberá.
Cristro Rei do Universo
O Bom Pastor.
O AMOR, Nesse domingo, continuaremos o Sermão da Montanha.
O Caminho da Cruz.
Na Vinha.
Proposta do Reino.
“Vigiai” Iniciamos hoje novo Ano Litúrgico (Ano B). O ADVENTO possui
A Aurora radiante do domingo de Páscoa é a imagem de Cristo Triunfante
Família, Conflitos Conjugais
O Caminho, a Verdade e a Vida
Vigília Pascal.
A CEIA.
Olhe que lindo!.
A Palavra.
Muitas vezes nos deparamos com Dois Caminhos à nossa frente.
Música: Hildegarda de Bingen
O Banquete e os Convidados
A Comunidade.
Eis o Cordeiro de Deus.
Cordeiro de Deus.
O Pão da Vida O Pão da Vida Na solenidade de Corpus Christi,
A Comunidade.
"Alegrai-vos comigo, encontrei o que havia perdido"
Mãe de Deus.
Solenidade de Todos os Santos "Sede Santos".
Uma Voz clama no deserto: "Endireitai o caminho para o Senhor"
De lâmpadas acesas.
Vigília Pascal.
‘.
veio morar no meio de nós
Vida Nova.
O Cristão e a Lei.
Promulgação do Reino Baptismo de Jesus.
Mestre, onde moras? Vinde e vede.
Vida Nova.
Juiz ou Salvador.
Tu és Pedro.
O Sangue da Nova Aliança
Domingo, Dia do Senhor.
Celebramos hoje a festa do nascimento de JOÃO BATISTA:
a contemplar o amor de Deus, manifestado na pessoa,
A Lei de Deus.
"O Pão da Vida" Nosso coração está sempre insatisfeito
O Caminho da Cruz.
O Templo e a Lei.
Iniciamos o Ano Litúrgico C, no qual
Música: Hildegarda de Bingen
Ide e Evangelizai.
A Palavra se fez Ser humano.
Batismo de Jesus.
A Morada de Deus.
Toda Igreja unida celebra
O Bom Pastor.
Cântico ao Irmão “Sol” que nos ilumina (Sofía Gubaidulina)
O Sangue da Nova Aliança
MEU DOMINGO MEU DOMINGO O Evangelho dominical animado em slides.
Transcrição da apresentação:

Sal da Terra e Luz do Mundo

No ano litúrgico A, que estamos celebramos, o evangelho de Mateus será nosso companheiro. Mateus apresenta cinco longos discursos, nos quais ele junta "ditos" e ensinamentos proferidos por Jesus em várias ocasiões e contextos.

Escrevendo aos judeus, desejava mostrar nesses cinco discursos a NOVA LEI, destinada a substituir a antiga Lei, dada ao Povo por meio de Moisés e escrita no Pentateuco (5 primeiros livros da Bíblia). No domingo passado, iniciamos o Primeiro: o Sermão da Montanha, cuja introdução são as BEM-AVENTURANÇAS. Hoje continuamos o Sermão da Montanha.

apresenta as condições para ser Luz. Não basta o cumprimento de ritos JESUS mostra, mediante 2 símbolos, o compromisso no Reino de Deus: ser: SAL DA TERRA e LUZ DO MUNDO. A 1ª Leitura apresenta as condições para ser Luz. Não basta o cumprimento de ritos estéreis e vazios, precisa o compromisso concreto que leva o homem a ser um sinal do amor de Deus no meio do povo. (Is 58,7-10)

"Sal da terra e a luz do mundo". A 2ª Leitura avisa que ser "Luz" não é colocar a sua esperança de salvação em esquemas humanos de sabedoria, mas identificar-se com Cristo. (1Cor 2,1-5) No Evangelho, Jesus define a identidade de seu discípulo: "Sal da terra e a luz do mundo". (Mt 5,13-16)

Para que serve o Sal? - Para dar SABOR à comida e CONSERVAR os alimentos... O que o Sal é para a comida, o cristão deve ser para o irmão: * Tornar a Religião apetitosa e agradável... Ser o tempero que dá o gosto pelas coisas de Deus, que dá o sabor à vida, com seu entusiasmo, seu otimismo, sua alegria nascida de Deus, fonte de todo bem. * Ser um elemento que preserva o mundo de hoje da corrupção...

- Sua PRESENÇA na comida é discreta, mas atua eficazmente. O sal se dissolve nos alimentos e se perde em agradável sabor. * Assim o cristão: Ser sal da terra, humilde, derretido, saboroso, que atua de dentro, que não se nota, mas é indispensável. - O Sal jamais PERDE A QUALIDADE de sal... * Os cristãos podem fazer o sal perder seu sabor: tirando o sabor da mensagem de Jesus, das exigências do evangelho... O que fazer deles? "De nada mais serve senão ser jogado fora".

E Cristo reforça a verdade, ilustrando com outra figura: "Vós sois a LUZ DO MUNDO". + O que é a Luz para nós? Sinal de vida, de calor, dinamismo, trabalho... - Na Bíblia: a Luz tem um significado muito rico...: * Na Criação: A Luz recorda o 1º ato do Criador... * No Êxodo do Egito, a Coluna de fogo guiava o povo para a Terra Prometida. * Isaías: O Servo de Javé: "Luz das nações".

à vida, à dor e à própria morte... * Jesus: "Eu sou a Luz do Mundo"... A Luz por excelência é o esplendor do Pai... É a Luz que dá sentido à vida, à dor e à própria morte... - E Cristo não quer ser Luz sozinho: Por isso, nos convida a também nós sermos LUZ. - A Luz do Círio Batismal é um símbolo de nossa fé em Cristo

+ Para que serve a Luz? - Para mostrar o caminho... as belezas presentes na natureza. Sem a luz não as enxergamos... * O cristão deve ser uma luz acesa apontando os caminhos da vida, da liberdade, do amor, da fraternidade... - Para iluminar os objetos, não para ser olhada em si mesma... nem para ficar escondida... * Cristão não a "Luz", mas um "reflexo da Luz", que mostra as coisas bonitas que a ação de Deus realizou em nós.

a vossa luz diante dos homens... para que vejam as vossas boas obras "Assim brilhe a vossa luz diante dos homens... para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o Pai que está no céu". (Mt 5,16) Devemos conduzir o olhar e o coração dos homens para Deus e para o Reino. Enxergar "as boas obras" e glorificar o Pai (não a nós).

+ Ninguém é Luz por si próprio: é ligado a uma FONTE geradora: * Como a Lâmpada depende do Gerador, assim nós dependemos do gerador que é Cristo para iluminar. E iluminamos na medida em que estivermos ligados ao Senhor. Essa união se faz pela meditação da palavra de Deus, pela comunhão eucarística e pela oração

Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Essa é a nossa Missão: Ser Sal da Terra e Luz do Mundo... SAL que preserva da corrupção e dá gosto das coisas de Deus... LUZ que ilumina e se consome a serviço dos irmãos, iluminando o caminho que leva ao Pai... Se não, seremos INÚTEIS jogados fora... Peçamos a Deus muita LUZ para compreender essa missão e muita FORÇA para sermos de fato: Sal da Terra e Luz do Mundo... Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS 05.02.2017

Nelso Geraldo Ferronatto MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: Sal da Terra Pe. Zezinho Paulinas COMEP http://www.buscandonovasaguas.com