Sangue.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Constituintes do Sangue e suas funções
Advertisements

FUNDAMENTOS DE BIOLOGIA E FISIOLOGIA DO SANGUE
Células Sanguínea Escola Estadual Angelina Jaime Tebet
Sistema Circulatório Prof. JM.
SANGUE Dra Jacqueline Nelisis Zanoni.
Sistema Cardiovascular
Tecido hematopoiético
SISTEMA SANGUINEO “Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito:
INTERPRETAÇÃO CLÍNICA DO HEMOGRAMA
Sangue É um tecido conjuntivo líquido. É constituído por diversos tipos de células (elementos figurados),que constituem a parte "sólida" do sangue e cerca.
TECIDO SANGUÍNEO.
Constituintes do sangue
O Sangue E.M.E.F. Orlandina D'Almeida Lucas Ana Carolina Bravin Cabral
Anatomia e fisiologia animais – sangue
Constituintes do Sangue e suas funções
SANGUE.
Histologia do Sangue Carfam Leite Machado.
Sangue - Leucócitos São células incolores, de forma esférica quando em suspensão no sangue, e participam das defesas celulares e imunocelulares do organismo.
O SANGUE Tecido Conjuntivo Especializado
Sangue.
O sangue e a linfa.
Constituição e funções
VCM = 84 fl (VR= ) HCM = 32pg (VR=30-34)
PROFESSOR: TIAGO CARVALHO
Sistema Cardiovascular
ANEMIA FERROPRIVA Monitores:.
Prof. Dr. Paulo Roberto Moura Lima
Sistema Circulatório O Sistema Circulatório é formado pelo:
HEMATOPOESE Disciplina de Hematologia e Oncologia Depto. de Medicina da F.C.M. da Santa Casa de São Paulo.
Sistema cardiovascular
TECIDO SANGUÍNEO Marcio Barbieri.
SANGUE 8º ANO – CIÊNCIAS Professora Lisiane Viel.
ESCOLA EDUCANDÁRIO GOIÁS PROFESSORA: EMMANUELLA RODRIGUES 8º ANO - BIOLOGIA.
CRITÉRIOS AVALIATIVOS DE CIÊNCIAS. Caracterizar a estrutura do coração e o funcionamento desse órgão O coração é uma bomba que impulsiona o sangue pelo.
PERFIL LIPÍDICO PERFIL GLICÍDICO HEMOGRAMA
Sangue e Hemocitopoese. Não importa o que fizeram a você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram para você". Jean-Paul Sartre ( )
Bioquímica Proteínas. Aminoácidos Compostos orgânicos que apresentam um grupo amina e um grupo ácido carboxílico na mesma molécula.
O sistema urinário Professor Especialista Henrique Mendes.
SISTEMA CIRCULATÓRIO PROF: JULIANA 8º ANO. Funções Transporte de gases dos pulmões aos tecidos e dos tecidos aos pulmões Transporte dos nutrientes das.
LUCIANA DEBORTOLI DE CARVALHO Anemias COLTEC-UFMG.
Colégio Maria Imaculada
Sistema Circulatório.
Constituição e funções
Constituintes do Sangue e suas funções
O Sangue.
Bioquímica: Composição dos Seres Vivos
Colégio Maria Imaculada
TECIDOS HUMANOS Os tecidos são formados por conjunto de células semelhante e que desempenham uma mesma função. A Histologia é a ciência que estuda os tecidos.
COLETA, DISTENSÃO E COLORAÇÃO DE SANGUE
Faculdade de Biomedicina Disciplina de Laboratório Clínico
Fisiologia respiratória
Professor: Guilherme Vieira
CÉLULAS DO SANGUE E. SANGUE – FUNÇÕES GERAIS - Nutrientes e gases - Produtos do metabolismo - Metabólitos - Hormônios e outras moléculas sinalizadoras.
SISTEMA URINÁRIO Página 129.
Prof. MSc. Adriano Moraes da Silva
O Sangue Dr. MB.
Unidade básica de formação do ser vivo Membrana, citoplasma e núcleo
MEDULA ÓSSEA.
Os tecidos.
Profª Ms Adriana Cecel Guedes
Meio interno – sangue e linfa
Constituintes do sangue
Funções dos constituintes do sangue
SISTEMA URINÁRIO CAPÍTULO 18 COC 07.
PERFIL LIPÍDICO PERFIL GLICÍDICO HEMOGRAMA
Hemocitopoiese 1.
BIOQUÍMICA Ivanise Correia da Silva Mota
A importância dos seus constituintes
Sistema circulatório.
INTRODUÇÃO A BIOQUÍMICA Seres vivos x Matéria Bruta Metabolismo Material Genético Reprodução Crescimento Evolução Composição.
Transcrição da apresentação:

Sangue

Sangue Tecido constituído por diversas células em um meio líquido => plasma TIPOS DE CÉLULAS SANGÜÍNEAS: } Hemácias Leucócitos Plaquetas Formados na medula óssea

Coleta no tubo com anticoagulante CENTRÍFUGA GARROTE PARA CONGESTIONAR A VEIA PLASMA LEUCÓCITOS ELEMENTOS FIGURADOS ERITRÓCITOS

Sangue O hematócrito  porcentagem (%) do volume total de sangue ocupada pelas hemácias. Valores normais (referência): mulher: 35 – 45% homem: 40 - 50%

Sangue

FUNÇÕES: Papel regulador na distribuição de calor Plasma Transporta nutrientes, metabólitos, distribuição de hormônios. Hemácias Transporte de gases. Leucócitos Defesa do organismo / Sistema imune. Plaquetas Hemostasia / Controle do sangramento. Papel regulador na distribuição de calor Equilíbrio ácido-básico Equilíbrio osmótico dos tecidos.

Sangue - Plasma Sangue (substâncias inorgânicas) – Sais (sódio, calcio, fosfato, potácio, etc

Sangue: - Esfregaço em lâmina de vidro. Coloração com misturas especiais eosina (corante ácido) azul-de-metileno (corante básico) azures (corantes básicos de cor púrpura)- (estruturas azurófilas) - Métodos: Giemsa Wright Leishman

Sangue - Eritrócitos Glóbulos vermelhos ou eritrócitos Anucleadas Bicôncavas (em humanos) Possuem hemoglobina (Hb) ácidófila Oxi-hemoglobina e carbamino-hemoglobina Transporte de gases

Sangue - Eritrócitos A forma bicôncava  proteínas contráteis do citoesqueleto (gasto de energia – 90% fermetanção.

Hemoglobina 4 subunidades proteícas, cada uma contendo o grupo heme contendo Fe+2 . Hemoglobina A1 (HbA1): 97% no adulto normal; Hemoglobina A2 (HbA2): 2% no adulto normal; Hemoglobina F (HbAF): Característico do feto (100%), recém nascido 80%); Muito ávida por oxigênio.

Sangue – Eritrócitos- Patologia Eritrocitose ou policitemia: aumento de glóbulos vermelhos no sangue  geralmente se dá por uma adaptação fisiológica do organismo a locais de altitude elevada, onde o ar é rarefeito. La Paz: 3200-4100m

Reticulócitos Forma imatura do eritrócito (contém ainda certa quantidade de ribossomos) Constituem menos de 1% dos eritrócitos circulantes

Sangue – Eritrócitos- Patologia eritropenia  redução de glóbulos vermelhos no sangue anemia  queda na concentração de hemoglobina A anemia pode ter diversas causas: a- Anemias carenciais: deficiência de determinados nutrientes na dieta, como ferro, vitamina B12 e ácido fólico. Ferropriva: falta de ferro perniciosa: falta de vitamina B12

Sangue – Eritrócitos- Patologia b- Anemias espoliativas: perda de sangue causada por algumas doenças, como amebíase, amarelão, úlcera e gastrite. c- Anemias hereditárias: talassemia ou “anemia do Mediterrâneo” há desequilíbrio na produção de cadeias beta da hemoglobina, causando a produção deficiente de moléculas normais. A anemia falciforme resulta da substituição de um único aminoácido na cadeia beta (ácido glutâmico por valina) da hemoglobina. Submetidas a baixas concentrações de oxigênio, as hemácias adquirem o aspecto de uma foice e são destruídas.

Sangue – Eritrócitos- Patologia d- Anemias aplásicas: são originadas de doenças que comprometem a medula óssea vermelha, acarretando diminuição na produção de glóbulos vermelhos e demais células do sangue. Ex: leucemia.