A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TECIDOS HUMANOS Os tecidos são formados por conjunto de células semelhante e que desempenham uma mesma função. A Histologia é a ciência que estuda os tecidos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TECIDOS HUMANOS Os tecidos são formados por conjunto de células semelhante e que desempenham uma mesma função. A Histologia é a ciência que estuda os tecidos."— Transcrição da apresentação:

1 TECIDOS HUMANOS Os tecidos são formados por conjunto de células semelhante e que desempenham uma mesma função. A Histologia é a ciência que estuda os tecidos. Há quatro tipos principais de tecidos: Epitelial, Conjuntivo, Muscular e Nervoso.

2 TECIDO EPITELIAL Tecido Epitelial ou epitélio, caracteriza-se pela presença de células estreitamente unidas, com pouca substância intercelular. Raramente apresenta terminações nervosas e não apresentam vasos sanguíneos. Os nutrientes chegam aos epitélios através do tecido conjuntivo mais próximo. Reveste todas as superfícies internas e externas e forma as glândulas. Pode ser classificado como: Tecido Epitelial de Revestimento e Tecido Epitelial Glandular.

3 FUNÇÕES DO TECIDO EPITELIAL

4 TECIDO EPITELIAL DE REVESTIMENTO
Revestimento externo e interno do corpo, dos órgãos e vasos sanguíneos. Receptor de estímulos. Proteção do corpo contra agentes estranhos que podem causar doenças (vírus, bactérias e fungos). A absorção e troca de substâncias. Forma a camada mais externa da pele, denominada epiderme. A epiderme protege o organismo contra a invasão de agentes estranhos e impede a perda de água, devido a presença de queratina, proteína impermeabilizante.

5 TECIDO EPITELIAL GLANDULAR
Forma as glândulas, estruturas que produzem e eliminam secreções. A pele possui a glândula sudorípara (elimina suor) e a sebácea (elimina óleo que lubrifica a pele e os pelos). Existem outras glândulas como mamárias, lacrimais, salivares, hipófise, tireoide e supra-renais. São responsáveis pela eliminação do leite, lagrima, saliva, enzimas e hormônios.

6 EPIDERME, DERME E GLÂNDULAS

7 TECIDO CONJUNTIVO É formado por células com grande quantidade de substância intercelular. Apresenta fibras de proteína, como o colágeno e a elastina. Os diferentes tipos de células e de substância entre as células formam os diferentes tipos de tecidos conjuntivos. Tecido Conjuntivo Propriamente Dito – composto de substância intercelular gelatinosa e fibras de proteínas, o que confere resistência e elasticidade. Ex. Derme que forma a pele. Está localizada abaixo da epiderme. Tecido Adiposo – situado na tela subcutânea ou hipoderme, é rico me células que armazenam gorduras, os adipócitos. Esse tecido tem como função reserva energética, isolante térmico e proteção contra choques mecânicos.

8 Tecido Ósseo – formado por substância intercelular rica em sais de cálcio e colágeno. As células são denominadas osteócitos. Tem função de proteção dos órgãos, sustentação do corpo e reserva de cálcio. Os ossos apresentam pequenos canais por onde passam os vasos sanguíneos que nutrem as células dos ossos. Tecido Cartilaginoso – forma as cartilagens. Está presente na orelha externa, no nariz, nas vias respiratórias, entre as vértebras, no esqueleto dos embriões e nas extremidades dos ossos na articulação. Tecido Sanguíneo – é formado pelo plasma (parte líquida) e as células sanguíneas. As hemácias ou glóbulos vermelhos transportam oxigênio, os leucócitos ou glóbulos brancos são responsáveis pela defesa e as plaquetas participam do processo de coagulação.


Carregar ppt "TECIDOS HUMANOS Os tecidos são formados por conjunto de células semelhante e que desempenham uma mesma função. A Histologia é a ciência que estuda os tecidos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google