Procedimento de Equipamento de Proteção Individual – NR6

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho
Advertisements

Universidade Federal de Itajubá
PERMISSÃO DE TRABALHO - PT
Prof. Paulo Baltazar, eng mecânico Práticas de Manutenção Solventes e Lubrificantes.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Sustentabilidade e Desenvolvimento Projeto Irmã Dulce Um parceria:
SERRA CIRCULAR OPERAÇÃO SEGURA
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) Débora Cristina Kranzfeld Diretoria de Segurança do Trabalho Instituto de Química – Unicamp Telefone
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL EPI NR-06
Uso Correto de EPI's: Abafadores
PREVENÇÃO DE QUEDAS.
MÁQUINA UNIVERSAL DE MEDIR
A Importância do uso do EPI NR 6 - Equipamento de Proteção Individual 1. Aplicação Considera-se Equipamento de Proteção Individual - EPI, todo dispositivo.
DERMATOSE OCUPACIONAL Maicon Azevedo Machado – Técnico de Segurança do Trabalho.
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - EPI. Definição: EPI é todo dispositivo de uso individual, destinado a proteger a integridade física do trabalhador.
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO. Riscos De origem elétrica; De queda; Transporte e com equipamentos; Ataques de insetos; Riscos Ocupacionais; Riscos Ergonômicos;
NR 12 - Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos TST DM 15 Elisangela Severino Vanessa Prof.
Equipamento de Proteção Individual - EPI Introdução Introdução Por que você está aqui? Por que você está aqui? Legislação Legislação Modo de usar Modo.
Segurança do Trabalho no Canteiro de Obras PARTE 1.
“DESCOBRINDO A CIÊNCIA”
Normas regulamentadoras (NR-19 / NR-20)
Biossegurança Prof.: Enf. Valber (85)
CLAUDEMAR DA CONCEIÇÃO
Proteção Individual e Coletiva
Trabalho realizado pela turma
Anna Carolina e Larissa
SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NAVAL
Instrumentação em Biologia Molecular Aula Prática
VIDRARIAS e EQUIPAMENTOS
Profa. Dra. Ana Carolina Canoas Asada Sala 95
PRINCÍPIOS GERAIS DE SEGURANÇA NO TRABALHO
MARTELETE PNEUMÁTICO.
BIOSSEGURANÇA Equipamentos de proteção individual (EPIs)
Profa. Dra. Ana Carolina Canoas Asada Sala 2995
Equipamento De Proteção Individual – EPI TREINAMENTO Curso: Segurança do Trabalho Disciplina: Higiene do Trabalho Professor: Sidinei Ferreira Oliveira.
SEGURANÇA NO USO E MANUSEIO DE GASES E EQUIPAMENTOS OXICOMBUSTÍVEIS
Segurança no Lar PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO LAR.
Alexandre Paladino Auditor Fiscal do Trabalho DRT/RJ
Corte e dobra de aço Equipamentos.
A MA CONSULTORIA TREINAMENTOS é uma empresa que foi criada em 2006, e está localizada em Belo Horizonte. Tem como objetivo principal buscar melhor atendimento.
Saúde e Riscos Ocupacionais
Proteção Respiratória
EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA
Treinamento de 1 Ponto APR- ANALISE PRELIMINAR DE RISCO
GLICEMIA CAPILAR Prof: Andreia Aragao Enfermeira.
Bruno Geraldo Rodrigues da Silva Johnny Rodrigues da Silva
Salvando a própria pele: protetor solar
Equipamento de Proteção Individual EPI
Bloqueio Elétrico e Travamento Mecânico Lock-out and Tag-out - LOTO
APT - ANÁLISE PREVENCIONISTA DA TAREFA TAREFA : PROCEDIMENTO PADRÃO Atividade de Manutenção em Equipamento Elétrico Óculos de proteção, luvas isolantes,
PROPAGAÇÃO DO CALOR.
DILATAÇÃO TÉRMICA SÓLIDOS E LÍQUIDOS
Projeto INOVASUS: Mapeamento das Condições de Trabalho nas UVIS
ELETRICIDADE APLICADA - INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
TREINAMENTO PARA USUÁRIOS
PROJETO DE TUBULAÇÃO TELEFÔNICA
Bloqueio Elétrico e Travamento Mecânico Lock-out and Tag-out - LOTO
Regras de laboratório - EPIs
E P I EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
Procedimento analítico
Avental ou roupas de proteção Avental recomendado para manuseio de substâncias químicas Material: algodão grosso  queima mais devagar,
FACULDADE APOENA CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRBALHO SEGURANÇA INDUSTRIAL E ANÁLISE DE RISCO DOCENTE: LÍVIA VIEIRA NR-6: EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL.
DILATAÇÃO TÉRMICA SÓLIDOS E LÍQUIDOS
BIOSSEGURANÇA Fonte: HIRATA, M. H; MANCINI, J. Filho. Manual de Biossegurança. 1ª. São Paulo: Manole, Silva, R. Aula Biossegurança Fornecido.
Professor: Daniel Paiva Disciplina: Higiene e Segurança do Trabalho Curso: Técnico em Edificações e Eletrotécnica Campus: Pesqueira-PE.
Proteção, Vidrarias, Materiais e Cuidados básicos para laboratório
NR- 15 – Atividades e Operações Insalubres
PCC 2302 – Gestão da Produção na Construção Civil Profº Francisco Ferreira Cardoso Juliana Bueno Silva Thales Landgraf Soraia Regina Pereira Dante Hirata.
Clique para editar o título mestre Clique para editar o texto mestre – Segundo nível Terceiro nível – Quarto nível » Quinto nível LIMPEZA DO CARRO DE TRANSPORTES.
Equipamentos para corte de madeira
SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO QUEM SEMEIA SEGURANÇA COLHE QUALIDADE DE VIDA.
Transcrição da apresentação:

Procedimento de Equipamento de Proteção Individual – NR6

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23 EPI FINALIDADE E CONSERVAÇÃO

AVENTAL DE PVC 24 FINALIDADE/ÁREA DE USO Utilizar onde exista o risco de respingos de água e/ou produtos químicos. CONSERVAÇÃO Lavar com água e sabão sempre que estiver sujo e deixar secar à sombra. Só guardar após estar seco.

25 AVENTAL DE PVC

AVENTAL DE RASPA SEM MANGA 26 AVENTAL DE RASPA SEM MANGA FINALIDADE/ÁREA DE USO Onde exista o risco de projeção de materiais, risco de corte e materiais abrasivos. Ex: Trabalhos com martelos, soldas, cortes com maçaricos, trabalhos com policortes esmerilhadeiras. (Serralheiros, soldadores) CONSERVAÇÃO Evitar umidade. Quando molhar acidentalmente, deixar secar a sombra.

AVENTAL DE RASPA SEM MANGA 27 AVENTAL DE RASPA SEM MANGA

28 Bota de couro c/biqueira de aço e sem biqueira de aço com solado antiderrapante FINALIDADE/ÁREA DE USO Onde existe o risco de queda de objetos nos pés, ou cortes, local com objetos, materiais, pregos, vergalhões, chapas de metais, etc. Ex: Queda de peças, ferramentas, material, piso com materiais espalhados/escorregadio CONSERVAÇÃO Limpar com pano úmido. Substituir sempre que apresentar deformação, para sua utilização. Verificar o solado e trocar logo que começar a ficar liso.

29 Bota de couro c/biqueira de aço e sem biqueira de aço com solado antiderrapante

Bota de PVC, cano longo 30 FINALIDADE/ÁREA DE USO Trabalhos em locais úmidos ou encharcados. CONSERVAÇÃO Lavar com água e sabão e deixar secar a sombra com o cano virado para baixo para deixá-la bem seca por dentro.

31 Bota de PVC, cano longo

Calça de Brim 32 FINALIDADE/ÁREA DE USO Nas áreas onde existe o risco de escoriações. Ex: Trabalhos em dutos, lançamento de cabos, oficinas, etc. CONSERVAÇÃO Lavar com água e sabão pelo menos uma vez por semana e deixar secar à sombra.

33 Calça de Brim

Capas - proteção contra Chuva 34 Capas - proteção contra Chuva FINALIDADE/ÁREA DE USO Proteção contra chuva e garoas. CONSERVAÇÃO Lavar com água e sabão sempre que estiver suja e deixar secar à sombra. Só guardar após estar seca.

Capas - proteção contra Chuva 35 Capas - proteção contra Chuva

Capacete com jugular 36 FINALIDADE/ÁREA DE USO Onde exista o risco de queda de materiais, ferramentas, em áreas à céu aberto e trabalhos em altura. CONSERVAÇÃO Limpar periodicamente com água e sabão e não colocar adesivos a não ser os fornecidos pela empresa.

37 Capacete com jugular

Cinto de segurança Tipo Paraquedista 38 Cinto de segurança Tipo Paraquedista FINALIDADE/ÁREA DE USO Obrigatório o uso para trabalhos realizados acima de dois metros (2 m) de altura. Evita o risco de queda. Prende-lo à mais próxima estrutura. (Local fixo e resistente) CONSERVAÇÃO Após o uso guardá-lo em local seco, longe de produtos químicos, água ou umidade e da luz do sol.

Cinto de segurança Tipo Paraquedista 39 Cinto de segurança Tipo Paraquedista

Cinto de segurança Tipo Paraquedista Com talabarte 40 Cinto de segurança Tipo Paraquedista Com talabarte

Talabarte com absorvedor de energia 41 Talabarte com absorvedor de energia

Creme protetor para as mãos 42 Creme protetor para as mãos FINALIDADE/ÁREA DE USO Nos serviços de manuseio de produtos derivados do petróleo (óleos, graxas), tintas e cimento. CONSERVAÇÃO Lavar bem as mãos com água e sabão, antes das refeições, períodos de descanso e após a jornada de trabalho, para retirada do creme.

Creme protetor para as mãos 43 Creme protetor para as mãos

44 Luvas de borracha para trabalhos com eletricidade FINALIDADE/ÁREA DE USO Sempre que for trabalhar com fios ou cabos condutores de energia elétrica. Utilizar a luva de acordo com a maior voltagem do circuito elétrico. Utilizar sempre uma luva de cobertura de couro para resguardar a própria luva de borracha. CONSERVAÇÃO Não utilizá-la sem a luva de cobertura, colocar em seu interior talco polvilhado, enchê-la com ar (assopro) para verificar possíveis existência de furos e substituí-la quando apresentar furos ou cortes, evitar o contato com produtos químicos e não deixá-la no sol. Mantê-la na bolsa apropriada.

45 Luvas de borracha para trabalhos com eletricidade

46 Luvas de pvc FINALIDADE/ÁREA DE USO Usada para evitar a contaminação por bactérias e lesões cutâneas de produtos químicos médios. CONSERVAÇÃO Antes de retirá-las das mãos, lavá-las com água e sabão e depois lavar a parte interna. Colocá-las para secar à sombra com o punho virado para baixo. Substituí-la quando apresentar furos ou cortes.

47 Luvas de pvc

Luva de raspa de couro 48 FINALIDADE/ÁREA DE USO Proteger as mãos contra cortes, escoriações. Ex: Levantamento de chapas, tapumes, madeiras, amarração de ferragens, puxar cabos, fios, todo material que possa causar cortes ou escoriações. CONSERVAÇÃO Evitar o contato com água. Quando molhar acidentalmente, deixar secar a sombra. Substituí-las quando apresentar furos ou cortes.

49 Luva de raspa de couro

Manga de raspa 50 FINALIDADE/ÁREA DE USO Proteger os braços e antebraços de cortes, escoriações, queimaduras e radiação não ionizantes das soldas. Ex: Soldas elétricas ou oxi-acetilênica (a gás). CONSERVAÇÃO Ao utilizar a manga de raspa, os braços devem estar limpos e secos. Quando molhadas, seca-las à sombra. Substituí-las quando não mais apresentar condições de uso.

51 Manga de raspa

52 Mascara de solda c/ filtro de luz e lente incolor FINALIDADE/ÁREA DE USO Evitar ofuscamento nas vistas, no processo de solda. Ex. trabalhos com soldas elétricas, etc. CONSERVAÇÃO Nunca utilizá-la sem a lente incolor protegendo o filtro de luz. Substituir as lentes quando os respingos estiverem prejudicando a visão. Limpar periodicamente com pano úmido.

53 Mascara de solda c/ filtro de luz e lente incolor

Respirador contravapores orgânicos 54 Respirador contravapores orgânicos FINALIDADE/ÁREA DE USO Evitar a inalação de solventes, tintas, verniz, redutores, etc. Ex: Serviço de pintura. CONSERVAÇÃO Não suje a parte interna, não molhar, quando manuseá-lo pegue-o sempre pela parte de fora. substitui-la quando apresentar excesso de sujeira. Não o deixe sobre locais sujeitos a sujeira ou poeira. Ao final do trabalho ou nos intervalos de descanso, guarde-o em um saco plástico. trocar o elemento filtrante quando sentir o gosto do contaminante e/ou quando sentir dificuldades de respirar, pois neste caso o filtro já poderá estar entupido pelo próprio contaminante.

Respirador contravapores orgânicos 55 Respirador contravapores orgânicos

Respirador contra fumos metálicos 56 Respirador contra fumos metálicos FINALIDADE/ÁREA DE USO Evitar respirar fumos proveniente dos processos de soldagem e corte. Ex.: solda em luva de chumbo, solda elétrica, solda a gás, em peças metálicas com ou sem uso de gás inerte. CONSERVAÇÃO Não suje a parte interna, não molhar, quando manuseá-lo. Pegue-o sempre pela parte de fora. Substitui-la quando apresentar excesso de sujeira. Não o deixe sobre locais sujeitos a sujeira ou poeira. Ao final do trabalho guarde-o em um saco plástico.

Respirador contra fumos metálicos 57 Respirador contra fumos metálicos

Respirador contra poeira tóxica 58 Respirador contra poeira tóxica FINALIDADE/ÁREA DE USO Evitar a inalação de poeiras prejudiciais à saúde.Ex. poeira provenientes da serração de madeira, trabalhos com esmeris, lixadeiras elétricas, policortes., rompimento asfáltico e de embocadura, trabalho com materiais que desprendem poeiras, etc. CONSERVAÇÃO Não suje a parte interna, não molhar, quando manuseá-lo pegue-o sempre pela parte de fora. Substitui-la quando apresentar excesso de sujeira. Não o deixe sobre locais sujeitos a sujeira ou poeira. Ao final do trabalho guarde-o em um saco plástico.

Respirador contra poeira tóxica 59 Respirador contra poeira tóxica

Óculos ampla visão 60 FINALIDADE/ÁREA DE USO Evitar a projeção de respingos que podem causar irritação nas vistas decorrentes da ação de líquidos agressivos. CONSERVAÇÃO Não deixa-lo em locais que possam riscar ou quebrar a lente. Limpar periodicamente com um pano úmido. Substituí-lo quando os riscos, respingos estiverem prejudicando a visão ou quando a lente estiver danificada.

61 Óculos ampla visão

Óculos de lente Rayban 62 FINALIDADE/ÁREA DE USO É utilizado em serviços que possam causar irritação nas vistas / outras lesões decorrentes da ação de radiações não ionizantes. CONSERVAÇÃO Não deixa-lo em locais que possam riscar ou quebrar a lente. Limpar periodicamente com um pano úmido. Substituí-lo quando os riscos, respingos estiverem prejudicando a visão ou quando a lente estiver danificada.

63 Óculos de lente Rayban

Óculos de lentes Incolores 64 Óculos de lentes Incolores FINALIDADE/ÁREA DE USO Evitar a projeção direta nas vistas de partículas sólidas. Ex. serra circular, esmeril, lixadeira, quebra de calçadas para execução de aterramento, etc. CONSERVAÇÃO Não deixa-lo em locais que possam riscar ou quebrar a lente. Lava-los com água corrente. Substituí-lo quando os riscos, respingos estiverem prejudicando a visão ou quando a lente estiver danificada.

Óculos de lentes Incolores 65 Óculos de lentes Incolores

Perneira de raspa 66 FINALIDADE/ÁREA DE USO Evitar cortes, escoriações e/ou queimaduras provenientes da projeção de partículas sólidas e/ou quentes. Ex. rompimento asfáltico com martelete, solda com máquina elétrica / oxi-acetilênica, etc. CONSERVAÇÃO Não molhar ou colocá-las em contato com produtos químicos. Quando molhados, secá-las à sombra. Substituir quando não tiver mais condições de utilização.

67 Perneira de raspa

Protetor auricular 68 FINALIDADE/ÁREA DE USO Locais onde exista ruído acima dos limites estabelecidos na NR-15 Anexo 1 e 2 ou próximo deles. Ex. trabalho com martelete, retro-escavadeira, serra circular, politrizes, policortes, esmeris, retificadoras, caldeiras, máquinas injetoras, etc. CONSERVAÇÃO Lavar periodicamente com água e sabão neutro e guardar após secar em local com sombra. Substituir ao apresentar deformação que não tome próprio para utilização.

69 Protetor auricular

70 Protetor auricular

Protetor facial Incolor 71 Protetor facial Incolor FINALIDADE/ÁREA DE USO Evitar a projeção direta na vista de partícula sólidas que se desprendem do trabalho realizado com serra circular, esmeril, lixadeira, etc. CONSERVAÇÃO Não deixar em locais que possam riscar a viseira. Substitui-lo quando a lente estiver muito riscada ou danificada. Deixar a mesma pendurada próximo ao local de sua utilização.

Protetor facial Incolor 72 Protetor facial Incolor

Cinto de couro 73 FINALIDADE/ÁREA DE USO Trabalhos realizados em alturas superiores á 2m (dois metros) em que haja riscos de queda Utilizado em processos de soldagem em substituição ao cinto de nylon. CONSERVAÇÃO Após uso armazenar em local seco. Longe de produtos químicos e da luz solar. Aparecendo a tarja vermelha, substitui-lo logo, ou quando houver qualquer problema nas suas ferragens