História da Arquitetura Moderna

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Transcrição da apresentação:

História da Arquitetura Moderna CATEDRAL METROPOLITANA NOSSA SENHORA APARECIDA TATIANE DA LUZ FERREIRA THAÍS MARIANE ALVES SILVA

História da Arquitetura Moderna Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida INTRODUÇÃO   Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, foi o primeiro monumento a ser criado em Brasília. Sua pedra fundamental foi lançada em 12 de setembro de 1958. Teve sua estrutura pronta em 1960, onde apareciam somente a área circular de setenta metros de diâmetro, da qual se elevam dezesseis colunas de concreto num formato hiperboloide, que pesam noventa toneladas. O engenheiro Joaquim Cardozo foi o responsável pelo cálculo estrutural que permitiu a construção da catedral. Foi inaugurada em 31 de maio de 1970.

História da Arquitetura Moderna Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida PROJETO ESTRUTURAL É uma estrutura auto-equilibrada, composta por 16 pilares, dispostos, em planta, circunferencialmente. A sustentação é feita por dois anéis de concreto armado. O superior, com, aproximadamente, 6,8m de diâmetro,está localizado próximo do topo dos pilares, absorvendo os esforços de compressão. Esse anel passa por dentro dos pilares, tornando-se imperceptível aos olhos do observador. Já o anel inferior, com 60,0m de diâmetro, ao nível do piso, absorve os esforços de tração, funcionando como um tirante, reduzindo as cargas nas fundações, que recebem apenas esforços verticais. Esse anel só é visível no interior da Catedral. A laje de cobertura não tem função estrutural, mas apenas de vedação.

História da Arquitetura Moderna Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida PARTE EXTERNA 1 - Templo 2 - Cruz do topo do Templo 3 - Espelho D’Água 4 - Campanário 5 - Cúpula do Bastistério 6 - Cúria Metropolina 7 - Estátuas dos Evangelistas

História da Arquitetura Moderna Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida O TEMPLO Principal Templo Católico de Brasília, a Catedral é dedicada a Nossa Senhora da Aparecida, Padroeira do Brasil e de Brasília. Constitui uma das mais expressivas edificações da Capital, Foi escolhida pelo povo brasiliense maravilha número um da cidade.

História da Arquitetura Moderna Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida A CRUZ NO TOPO DO TEMPLO Na parte superior externa do Templo, onde as colunas parabólicas se unem numa laje, repousa expressiva cruz metálica, símbolo da Igreja Católica. Medindo 12 metros de altura. ESPELHO D’ÁGUA Ajuda a refrigerar e garantir umidade ao ar seco. Com 40 centímetros de profundidade e 12 metros de largura, tem capacidade para um milhão de litros de água. Os vidros da fachada-cobertura estão afastados do Espelho d’Água cerca de 50 centímetros.

História da Arquitetura Moderna Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida CAMPANÁRIO   Situado à direita de quem entra, Criado para ser a Torre da Catedral, foi inaugurado em 1977, por D. José Newton de Almeida Baptista. Mede 20 metros de altura e suporta quatro sinos de bronze, doados pelo Governo da Espanha. Três deles com os nomes Santa Maria, Pinta e Nina, lembram as Caravelas de Cristóvão Colombo na descoberta da América. O quarto Pilarica é uma homenagem a Nossa Senhora do Pilar, os sinos tocam às seis, às doze e às dezoito horas

História da Arquitetura Moderna Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida CÚPULA DO BATISTÉRIO   Uma construção de concreto armado, de forma ovóide, que protege e complementa o interior da Capela onde se realizam os batizados. CÚRIA METROPOLITANA   Abriga os diversos órgãos administrativos da Arquidiocese, como a Chancelaria, Comissões e Departamentos. Localiza-se na área de três mil metros quadrados posterior ao Batistério e se comunica internamente com a Catedral.

História da Arquitetura Moderna Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida ESTATUAS DOS EVANGELISTAS Esculpidas por Alfredo Ceschiatti e Dante Croce, quatro estátuas de bronze, cada uma com três metros de altura, estão posicionadas à esquerda e à direita da entrada principal do Templo. Representam os quatro Evangelistas, Mateus, Marcos, Lucas e João.

História da Arquitetura Moderna Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida PARTE INTERNA O corpo principal do Templo, a nave, situa-se três metros abaixo do nível da Esplanada dos Ministérios. Para acessá-la a partir do caminho ladeado pelos Evangelistas, segue-se por uma galeria em declive, um corredor estreito em relação às dimensões do Templo, piso negro e paredes de granito da mesma cor. 1-Prebistério 2-Os 3 Anjos 3-Coró 4-Coluna das Iconografias 5-Criptan 6-Batistério 7-Cruz História 8-Pietá 9-D.Bosco 10-Os Confissionários

História da Arquitetura Moderna Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida PRESBITÉRIO Lugar central, onde está o altar. Dele fazem parte: O Altar principal:  todo em mármore de Carrara. O grande Crucifixo:  Cruz e Cristo esculpido em madeira de cedro. O Ambão: Fica À direita, uma coluna de mármore branco. Uma réplica da imagem original de Nossa Senhora daA parecida.

História da Arquitetura Moderna Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida OS 3 ANJOS   Presos por cabos de aço, pesa trezentos quilos e mede 4,45 metros. O médio pesa 200 quilos e tem 3,40 metros. O menor pesa 100 quilos e mede 2,20 metros. Esculpidos por Alfredo Ceschiatti e Dante Croce, lembram os 3 Arcanjos bíblicos: Miguel, Gabriel e Rafael. O CORO   No corpo principal destaca-se, uma coluna branca, bastante alta, em forma de cone e de base elíptica, recoberta de mármore. Na parte frontal, quinze quadros de Di Cavalcanti, apresentam as estações da Via-Sacra.

História da Arquitetura Moderna Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida COLUNA DAS ICONOGRAFIAS Próxima à entrada principal, encontra-se outra coluna de mármore branco, de forma triangular, que expõe iconografias do artista Athos Bulcão, apresentando os principais mistérios da vida de Jesus e da Virgem Maria.

História da Arquitetura Moderna Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida CRIPTAN   Localizada no subterrâneo da nave, por trás do altar principal, cujo ambiente é revestido de mármore negro. A cripta comporta ainda um altar próprio por trás do qual está colocada uma cruz com o Cristo, e a parede posterior ao altar abriga os túmulos destinados à sepultura dos arcebispos de Brasília. BATISTÉRIO   Tem forma ovóide e paredes revestidas de painéis de lajotas nas cores verde, azul e branca. Com iluminação indireta e piso forrado de tapetes escuros, mantém um ambiente que convida à reflexão e à contemplação da beleza dos significados de sua função.

História da Arquitetura Moderna Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida CRUZ HISTÓRICA   A esquerda de quem entra na Catedral, ao lado do Coro, está a Cruz histórica, plantada no solo da capital por ocasião da Primeira Missa oficialmente programada para a inauguração da nova Capital, no dia 3 de maio de 1957. Colocada a mil cento e setenta e três metros de altitude. PIETÁ Réplica da obra de Michelangelo que se encontra na Basílica de São Pedro, em Roma, foi produzida com mármore em pó e resina. Pesa seiscentos quilos e mede 1,74 metros de altura.

História da Arquitetura Moderna Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida D. BOSCO A imagem de Dom Bosco, que pesa duas toneladas foi esculpida com uma única peça de mámore pelo Mestre Mauro Baldasari artista italiano. OS CONFESSIONÁRIOS   A esquerda da entrada principal da nave, próximos à entrada da sacristia, estão colocados os confessionários, em madeira, cuja originalidade e formas foram dadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

História da Arquitetura Moderna Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida DESENHO CATEDRAL Tata

História da Arquitetura Moderna Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida CONCLUSÃO   Os trabalhos de Niemeyer foram marcados pelo arrojo estrutural e pelo desafio tecnológico, sempre levando concreto armado ao limite técnico permitido. Niemayer teve uma relação muito especial com os Engenheiros calculistas que acompanharam sua carreira. Entre suas obras a Catedral de Brasília se destaca por ter uma estrutura inovadora e ousada totalmente aparente na obra terminada.