Partes que compõem um trabalho científico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia Da Pesquisa
Advertisements

Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos
TRABALHOS ACADÊMICOS.
NORMAS DA ABNT ( Associação Brasileira de Normas Técnicas) Profª. Solange Campos.
Estrutura do Projeto de Pesquisa União de Ensino Superior de Campina Grande – UNESC Departamento de Administração.
Escrita e Apresentação Charles Juca Busarello. Roteiro Princípios Básicos Regras Básicas Cheklist Elementos do Projeto Referências.
Normas de Trabalho Acadêmico Professor: Gleison Renan Inácio Disciplina: PIN 1 Curso: Mecânica Data: 10/07/2016.
1º. ENCONTROS ACADÊMICOS DA FACULDADE LUCIANO FEIJÃO IX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA 08, 09 E 10 DE NOVEMBRO DE 2016 INTRODUÇÃO TÍTULO DO TRABALHO.
F ACULDADE UNESC DE C AMPINA G RANDE – PB D EPARTAMENTO DE C ONTABILIDADE Estrutura monográfica.
Partes que compõem um trabalho científico Metodologia do Trabalho Científico.
Fulana da Silva (Acadêmica do Curso de Sistemas de Informação da FAHESA/ITPAC) Fulano da Silva (Orientador) (Se.
1. Elementos Pré-Textuais 2. Elementos Textuais 3. Elementos Pós-Textuais TRABALHOS ACADÊMICOS.
1 Nome Completo do Primeiro Autor ; 2 Nome Completo do Segundo Autor; 3 Nome Completo do Terceiro Autor; 2 Nome Completo do Quarto Autor; 5 Nome Completo.
Apresentação de relatórios técnico científicos
Referências Bibliográficas. Segundo a ABNT-NBR 6023:2003 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Relação de obras citadas pelo autor em livros, artigos de periódicos,
Metodologia da pesquisa Profª Liane Carly Hermes Zanella
Fulano (a) da Silva (Acadêmico (a) do Curso Bacharelado em Administração) Professor : Alaércio Aparecido de Oliveira
Orientações para elaboração dos Relatórios das disciplinas das Áreas de Ciências da Natureza e Matemática.
Regina Horta Serviço de Atendimento ao Usuário
METODOLOGIA DE PESQUISA
TÍTULO DO TRABALHO Nome e Sobrenome do autor1; Nome e Sobrenome do autor 2; Nome e Sobrenome do autor 3 1Titulação, Instituição, Cidade, Estado, .
Figura 1: Localização dos campi do Instituto Federal do Maranhão.
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves
Título: Escreva aqui seu título
FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA CAPA, FOLHA DE ROSTO E SUMÁRIO
NBR 14724/2011 Módulo 4: Estrutura do trabalho acadêmico.
NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS: DESCOMPLICANDO João Victor Lira Dourado.
TÍTULO DO TRABALHO Nome e Sobrenome do autor1; Nome e Sobrenome do autor 2; Nome e Sobrenome do autor 3 1Titulação, Instituição, Cidade, Estado, .
TÍTULO: Subtítulo RESUMO 1. INTRODUÇÃO 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves
TÍTULO Autor1, co-autor2, co-autor3, co-autor n.
Organização de um Relatório
Primeiro AUTOR1; Segundo Autor2
NORMAS DA ABNT ESTRUTURA DO TCC
FORMA GERAL DE APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO
TÍTULO DO TRABALHO Nome e Sobrenome do autor1; Nome e Sobrenome do autor 2; Nome e Sobrenome do autor 3 1Titulação, Instituição, Cidade, Estado, .
ARTIGOS CIENTÍFICOS APRESENTAÇÃO.
Prof. Msc. Diego Silvestre de Barros.
Fulano da Silva (Orientador)
Nivelamento de Informática Microsoft Word Formatação Trabalhos ABNT
Nome do aluno1; Nome do aluno²; Nome do Professor³
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO CONCLUSÃO METODOLOGIA REFERÊNCIAS
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO OBJETIVOS REFERÊNCIAS METODOLOGIA
TÍTULO DO TRABALHO Nome e Sobrenome do autor1; Nome e Sobrenome do autor 2; Nome e Sobrenome do autor 3 1Titulação, Instituição, Cidade, Estado, .
IMAGEM IMAGEM IMAGEM TÍTULO DO TRABALHO Introdução
Modelo para Dissertações e Teses
Autor A1, Autor B1, Autor C2, Autor D2
TÍTULO: Subtítulo RESUMO 1. INTRODUÇÃO 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Maria Santos SILVA1; José Santos SILVA2 RESULTADOS E DISCUSSÃO
[TÍTULO DO ARTIGO: subtítulo se houver]
Título do Trabalho (até 20 palavras)
TÍTULO ILUSTRAÇÕES, GRÁFICOS, FOTOGRAFIAS, ETC. 1. INTRODUÇÃO
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO CONCLUSÃO METODOLOGIA REFERÊNCIAS
Artigo científico Disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica
Referências Bibliográficas.
Maria Bernardete M. Alves e Marili I. LopesUFSC/2006 Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos Maria Bernardete Martins Alves.
REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO
TÍTULO DO TRABALHO Nome e Sobrenome do autor1; Nome e Sobrenome do autor 2; Nome e Sobrenome do autor 3 1Titulação, Instituição, Cidade, Estado, .
Orientações Gerais Para Elaboração do Poster
FORMATAÇÃO.
SISTEMA DE BIBLIOTECAS
1º DIA – aula 01: conhecendo as partes de um tcc
Título Marcos Alexandre Barros1, Isa Rocha2 (exemplo). Introdução
TÍTULO DO TRABALHO Nome e Sobrenome do autor1; Nome e Sobrenome do autor 2; Nome e Sobrenome do autor 3 1Titulação, Instituição, Cidade, Estado, .
SISTEMA DE BIBLIOTECAS ARTIGOS TÉCNICOS E/OU CIENTÍFICOS
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO CONCLUSÃO METODOLOGIA CONTRIBUIÇÕES
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO CONCLUSÃO MÉTODO REFERÊNCIAS
Rosana Santos OLIVEIRA1; Sandro Sampaio ALBUQUERQUE2
TÍTULO Autor1, co-autor2, co-autor3, co-autor n.
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ DIRETORIA GERAL DE BIBLIOTECAS
Transcrição da apresentação:

Partes que compõem um trabalho científico Metodologia do Trabalho Científico

A estrutura de um trabalho científico é composta de três partes fundamentais, segundo a ABNT: Pré-textual Textual Pós-Textual

PARTE PRÉ-TEXTUAL: Elementos que antecedem o texto principal: a) capa; b) lombada; c) folha de Rosto (com a ficha catalográfica no verso); d) errata; e) folha de Aprovação; f) dedicatória; g) agradecimentos; h) epígrafe; i) resumo em língua vernácula; j) resumo em língua estrangeira; k) lista de ilustrações (quadros, figuras, tabelas); l) lista de tabelas; m) lista de abreviaturas e siglas; n) lista de símbolos; o) sumário.

ELEMENTOS São os elementos obrigatórios (ou não) que tem que constar nos trabalhos acadêmicos. A) Capa Devem constar as seguintes informações, dispostas na ordem apresentada: > nome da instituição; > nome do autor; > título; > subtítulo (se houver); > número de volumes (se houver mais de um deve constar em cada capa a especificação do respectivo volume); > local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado; > ano de apresentação.

B) Lombada: Trabalhos encadernados (capa dura) devem ter impressos em suas lombadas as seguintes informações: > Nome do autor, impresso longitudinalmente e legível do alto para o pé da lombada; > O título do trabalho acompanha as mesmas recomendações acima; > Elementos alfanuméricos de identificação, como no caso de trabalhos com mais de um volume.

C) Folha de rosto: É composta pelos seguintes itens: a) anverso da folha de rosto: > autor; > título principal do trabalho: deve ser claro e preciso, identificando o seu conteúdo e possibilitando a indexação e recuperação da informação; > subtítulo (se houver) deve ser evidenciado a sua subordinação ao título principal, precedido por dois pontos; > número de volumes (se houver mais de um deve constar em cada capa a especificação do respectivo volume) ;

> natureza do trabalho (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso e outros) e objetivo (grau pretendido, aprovação em disciplina e outros), > nome da instituição a que é submetido o trabalho e a área de concentração; > orientador e, se houve, coorientador; local da instituição que o trabalho vai ser apresentado; > ano de depósito (da entrega).

verso da folha de rosto: deve conter a ficha catalográfica de acordo com as regras de catalogação vigentes. A ficha deve ser feita por um profissional da área de biblioteconomia.

D) Errata: Configura uma lista dos erros detectados no trabalho depois de impresso, evidenciando as folhas e as linhas das ocorrências e as devidas correções. Elemento opcional, geralmente apresentado em papel avulso ou encartado, que é acrescido ao trabalho já impresso.

E) Folha de aprovação: Deve constar: > o nome do autor; > o título do documento por extenso e subtítulo (se houver); > a natureza, o objetivo, o nome da instituição a que é submetido e a área de concentração; > a data de aprovação; > o nome, a titulação, a assinatura e a instituição dos membros que constituem a Banca Examinadora. O Orientador deve aparecer em primeiro lugar, por ser o presidente da banca. Obs: A data de aprovação e a assinatura dos membros componentes da banca são colocadas após a aprovação do trabalho.

F) Dedicatória: Folha na qual o autor dedica a obra a alguém F) Dedicatória: Folha na qual o autor dedica a obra a alguém. É um elemento opcional não identificado por título ou indicativo numérico e aparece após a folha reservada à Banca Examinadora. Caso, porém, seja incluído, recomenda-se que os textos figurem à direita, na parte inferior das respectivas folhas.

G) Agradecimentos: Nesta folha, encabeçada pela palavra AGRADECIMENTOS centralizada no papel, incluem-se os agradecimentos ao orientador, às instituições e/ou pessoas que contribuiram de modo relevante à elaboração do trabalho. É importante enfatizar que os agradecimentos em demasia acabam por obscurecer aqueles que realmente merecem ser lembrados. Desse modo, agradecimentos a contribuições rotineiras não são normalmente feitos.

H) Epígrafe: Elemento opcional, colocado após os agradecimentos, “onde o autor apresenta uma citação, seguida de indicação de autoria, relacionada com a matéria tratada no corpo de trabalho”. Caso seja incluído, recomenda-se que o texto figure à direita, na parte inferior das respectivas folhas. Epígrafes podem figurar nas folhas de abertura das seções principais do trabalho.

I) Resumo na Língua Vernácula: O resumo é digitado ou datilografado em espaço 1,5, devendo ressaltar o objetivo, o método, as técnicas de abordagem, os resultados e as conclusões do trabalho com frases, concisas, objetivas e coerentes, e não uma simples enumeração de tópicos. No resumo devem ser identificadas as novas técnicas, se for o caso,e para trabalhos não experimentais,descrever as fontes e os tratamentos dos dados.

Nos resultados devem-se destacar fatos novos, descobertas significativas, contradições e teorias anteriores, relações e efeitos novos verificados. Deve-se indicar os valores numéricos, brutos ou derivados; os resultados de uma ou várias observações repetidas e os limites de precisão e graus de validade. Descreve-se as conclusões, ou seja, as consequências dos resultados, e como eles se relacionam com os objetivos propostos no documento em termos de recomendações, aplicações, sugestões, novas relações e hipóteses aceitas ou rejeitadas.

No resumo, a primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento. A seguir, indicar informações sobre a categoria do tratamento, isto é, qual o aspecto a ser abordado, por exemplo: memória científica, estudo de caso, etc. Deve ser evitado o uso de frases negativas, símbolos ou contrações que não sejam de uso corrente, fórmulas, equações, diagramas etc. que não sejam absolutamente necessárias; quando for indispensável, defini-las na primeira vez que aparece. O resumo deve ser redigido em um só parágrafo, de preferência, na 3ª pessoa do singular e o verbo na voz ativa com, no máximo, 500 palavras e no mínimo 150 palavras. Sugere-se que o resumo venha antecedido por uma referência bibliográfica do trabalho.

J) Resumo em idioma estrangeiro: Deve apresentar a versão do resumo em idioma de divulgação internacional e digitado em espaço 1,5.

L) Lista de Ilustrações e de tabelas: Estas folhas, de modo distinto, destinam-se, a exemplo do sumário, a relacionar as ilustrações (desenho, gravura, imagem, fotografia, gráficos e outros), e as tabelas existentes no texto, na ordem em que aparecem, com a indicação da página em que se inserem.

Em razão da especificidade dos conteúdos, essas listas devem ser elaboradas e apresentadas individualmente, ou seja, uma lista para as ilustrações ou, se necessário, para cada tipo de ilustração, e uma lista para as tabelas. Embora opcional, é recomendável condicionar-se a inclusão dessas listas às necessidades do próprio texto, em termos de especificidade, identificação e número desses elementos no corpo do trabalho, tendo-se em conta os princípios da comunicação científica.

É importante considerar que a inclusão dessas listas no trabalho permite que o leitor localize e acesse no texto, com maior rapidez e facilidade os elementos arrolados nas listas respectivas.

M) Lista de Abreviaturas e Siglas: Esta folha reúne abreviaturas ou siglas utilizadas no decorrer do texto, com as respectivas significações, a fim de dar ao leitor condições de melhor entendimento do trabalho. É também um elemento pré-textual dado como opcional. Nesta lista, as siglas e abreviaturas são apresentadas em ordem alfabética, seguidas das palavras ou expressões correspondentes grafadas por extenso.

N) Lista de símbolos: Esta folha, opcional, destina-se a relacionar, na mesma ordem em que aparecem no trabalho, os símbolos relacionados no texto, com os respectivos significados.

O) Sumário: Consiste na "enumeração das principais divisões, seções e outras partes de um documento, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede, acompanhado dos números das páginas". Se houver mais de um volume o sumário completo deve constar em cada um deles.

PARTE TEXTUAL: Esta parte deve ser composta dos seguintes itens: - introdução; - desenvolvimento; - conclusões; - recomendações (opcional).

Introdução : É a apresentação do trabalho e deve indicar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho. Deve indicar o tema da pesquisa de maneira clara e simples, apresentar a metodologia do trabalho e fazer rápidas referências a trabalhos anteriores, que tratem do mesmo assunto.

Desenvolvimento: Parte principal do texto que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em seções e subseções, que variam em função da abordagem do tema e do método. Deve ser visto como algo que subsiste sozinho sem necessitar da introdução ou da conclusão. O desenvolvimento lógico do trabalho aparece por inteiro no desenvolvimento.

Conclusão: Parte final do texto, na qual se apresentam conclusões correspondentes aos objetivos ou hipóteses. Deve responder aos objetivos e às hipóteses apresentadas na introdução. Para tanto, é importante a retomada da visão ampla apresentada na introdução. A conclusão deve fazer sentido para quem não leu o resto do trabalho, ou pelo menos para quem leu , no máximo, a introdução. Ela não deve conter dados novos. Recomendações e sugestões para a implementação da pesquisa, também podem ser incluídas no trabalho.

PARTE PÓS-TEXTUAL: Nesta parte estão incluídos os seguintes itens: - referências (obrigatório); - glossário; - apêndice; - anexos; - índice.

Referência: Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento que permite sua identificação individual, mesmo mencionados em notas de rodapé. A lista das publicações citadas na pesquisa, ou que serviram de fundamento para o desenvolvimento da mesma, deve constar de um capítulo à parte, denominado Referências*. *Esta deve ser a nomenclatura adotada e não Bibliografia, como aparece em algumas publicações.

Glossário: Relação de palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas definições. É um elemento opcional, elaborado em ordem alfabética.

Apêndice: Elemento opcional que consiste em um texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho. Os apêndices são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Ex.: APÊNDICE A – A AVALIAÇÃO NUMÉRICA DE CÉLULAS ALEATÓRIAS TOTAIS AOS QUATRO DIAS DE EVOLUÇÃO. APÊNDICE B – AVALIAÇÃO DAS CÉLULAS MUSCULARES PRESENTES NAS CAUDAS EM REGENERAÇÃO.

Anexo: Elemento opcional, que consiste em um texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração. Os anexos são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos.

Índice: É a lista de palavras ou frases, ordenadas segundo um determinado critério, que localiza e remete para as informações contidas no texto. O índice aparece no final da publicação.

Referências: ww.sibi.ufrj.br/documentos/manual-teses-dissertacoes.pdf www.trabalhoabnt.com/regras-normas-abnt-formatacao MÜLLER, M.S; CORNELSEN, J.M. Normas e padrões para teses, dissertações e monografias. 6ed. Londrina: EDUEL, 2007.