O Portal do Estudante de Computação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estruturação de Linguagens (Pascal e C++)
Advertisements

Linguagem de Programação I
Linguagem PASCAL Estruturas de Controle
Teste de Software Parte 3.
Estrutura de Dados I Profº.: ABC Sampaio
Introdução à Linguagem PASCAL Prof. Luis Otavio Alvares
Adaptado de material da profa. Maria Aparecida Livi
Introdução à Programação Pascal - Começando Prof. Filipo Studzinski Perotto 2009.
Softwares.
{Exemplo de um programa PASCAL} uses CRT; var
Algoritmos e Estruturas de Dados II
Apresentação da linguagem Python
Algoritmos e Programação Thyago Maia Tavares de Farias Aula 25.
O Portal do Estudante de Computação
O Portal do Estudante de Computação
O Portal do Estudante de Computação
Capítulo 10 Strings & File I/O. Strings Strings são um conjunto de Caracteres ASCII. No Controle de Instrumentação pode-se converter valores numéricos.
GAUSS COM PIVOTEAMENTO
O Portal do Estudante de Computação
O Portal do Estudante de Computação
João Lucas de Oliveira Torres
Ponteiros em Pascal Variáveis ponteiros são aquelas que guardam o endereço de outra, possibilitando o acesso a seu conteúdo. Declaração em Pascal:  var.
Variáveis, Tipos de Dados e Constantes
O Portal do Estudante de Computação
Prof. Dr. Marcelo Duduchi
MÉTODO JACOBI.
Sub-programas. Mecanismo de composição de programas Sub-programa está para peça de LEGO assim como um programa está para a construção.
Ameliara Freire O comando de entrada de dados é utilizado quando desejamos fornecer um valor para um nosso programa. Os dispositivos.
Introdução a Programação COM 100
Ponteiros em Pascal Variáveis ponteiros são aquelas que guardam o endereço de outra, possibilitando o acesso a seu conteúdo. Declaração em Pascal:  var.
Introdução ao uso de vatores na linguagem PASCAL.
Fábio de Oliveira Borges
O Portal do Estudante de Computação
O Portal do Estudante de Computação
Aula 10 - Armazenamento de Dados em Registros
Paradigmas de Programação - prof Gláucya Carreiro Boechat1 Elaborando um Programa Prof.: Gláucya Carreiro Boechat Universidade.
Computação Eletrônica Subprograma. Função O que este programa faz? Program funcao; var n,x: real; begin write('Entre n: '); readln(n); x := cos(n); write(x);
Computação Eletrônica
Capítulo III Modularização Procedimentos e Funções Universidade Federal de São Carlos Departamento de Computação Aluna: Luanna Lopes Lobato
Linguagem Pascal Prof. Sérgio Rodrigues.
Linguagem PASCAL1 Módulo 3 Estrutura de Dados.. Linguagem PASCAL2 Arrays (“Variáveis compostas homogêneas”) n Arrays unidimensionais: identificador: array.
ARQUIVOS.
Aula 11 – 24/05/2014 Arquivos textos. Manipulação de arquivos texto O armazenamento de dados em arquivos é muito utilizado em aplicações pois os dados.
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS UNIDIMENSIONAIS (VETORES)
Algoritmos - exercícios
Computação Eletrônica
Estruturas de Dados + Algoritmos = Programas
Técnicas de Programação I
Computação Eletrônica Variáveis Reais e Booleanas.
Manual de Referência Pascal. write Memória Monitor / Teclado write(‘Como vai?’); x 30 y 5 O computador escreve o texto entre aspas no monitor. A memória.
Programação de Computadores - 1
Strings.
Introdução à Programação
Programação Computacional Aula 8: Entrada e Saída pelo Console Prof a. Madeleine Medrano
Arquitetura de Computadores
Computação Eletrônica
AULA 09 PROGRAMAÇÃO I. Estruturas de Dados Heterogêneas 10/08/2010 Programação I 2 Objetivo: Estudar os tipos de dados heterogêneos:  Registros;  Arrays.
Computação Eletrônica Strings. Strings (Cadeias de Caracteres) Um string é um texto. Em Pascal, este texto deve ser delimitado por aspas simples. Exemplo:
O Portal do Estudante de Computação
Linguagens de Programação Pedro Lopes MÓDULO 4- Subprogramas (Procedimentos e Funções) 2010/2011.
Tipos de Dados, Variáveis, Expressões Lógicas e Aritméticas
R e Rstudio Prof. Raphael de Souza e Josiel Maimone Figueiredo Programação para Física Ambiental.
Programação em C Aula 9.
Sistemas para Internet Algoritmos e Lógica de Programação
Arquivos textos (text)
Computação Eletrônica Variáveis Inteiras. A memória A memória pode ser vista como um imenso gaveteiro Em cada gaveta, guardamos uma informação. Por exemplo,
Programação e Sistemas da Informação 48 tempos IPTrans, Novembro 2009 Prof. Marisa Gomes.
1 Estruturas Condicionais Aula – Tópico 3 Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003)
SUB-ROTINAS EM PASCAL PROGRAMAÇÃO MODULARIZADA 252.
Transcrição da apresentação:

O Portal do Estudante de Computação Computação Depressão O Portal do Estudante de Computação www.facebook.com/ComputacaoDepressao www.ComputacaoDepressao.com.br Pascal Lógica de Programação

Entrada Momento do programa em que passamos informações para ele. O programa armazena as informações passadas nas variáveis. Usaremos inicialmente entrada através do teclado, porém a entrada pode ser feitas de diversas maneiras: Teclado Arquivo Mouse Outros dispositivos de entrada

funções de entrada READ: lê algo digitado seguido de um <enter>. Não permite que o usuário digite mais nada, aplicando às variáveis o que foi digitado. READLN: lê algo digitado seguido de um <enter>. Permite que o usuário continue digitando valores sempre que for pedido numa operação de entrada. Resumindo: utilizaremos esse! READKEY: lê um caractere pressionado no teclado, sem a necessidade do <enter>. Somente para o tipo de dado caractere (char). Resumindo: utilizaremos apenas o READLN e o READKEY! Tipos de dados que aceitam entrada: integer, real, char e string. Valores booleanos só podem ser atribuídos via código.

Exemplo de utilização: readln var idade: integer; begin writeln(‘Qual é a sua idade?’); readln(idade); writeln(‘Sua idade é:’, idade); readln; end.

Exemplo de utilização: readkey var caractere: char; begin writeln(‘Pressione um caractere:’); caractere := readkey; writeln(‘Caractere digitado:’, caractere); readln; end.

entrada com várias variáveis Sim, podemos ler várias variáveis ao mesmo tempo. Exemplo: readln([variável], [variável], ...); Se utilizarmos tipos de dados numéricos (integer, real), podemos digitar os três seguidos de espaço ou um a cada <enter> pressionado. Se utilizarmos o tipo char, somente podemos digitar os caracteres juntos, pois o espaço e inclusive a tecla <enter> são lidos como caracteres. Isso é explicado na tabela ASCII. Não é possível a entrada de várias variáveis com tipo de dado string.

entrada com várias variáveis a, b, c: integer; begin writeln(‘Digite os três valores, separados por espaços:’); readln(a, b, c); writeln(‘Equação do segundo grau:’, a, ‘x²+’, b, ‘x+’, c, ‘=0’); readln; end.