ELETRICIDADE 3 Prof. Cesário.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
Advertisements

2008 CAMPO ELÉTRICO Abud.
Sistema de coordenadas utilizando a regra da mão direita
BIOMECÂNICA Trigonometria e álgebra vetorial Carlos Bolli Mota
Eletricidade Básica Prof. Hebert Monteiro.
Carga Elétrica e Campo Elétrico
O CAMPO ELÉTRICO Conceito de Carga de Prova: Muitas vezes é conveniente fazer o uso de uma carga elétrica fictícia chamada carga de prova ou de teste.
5. Força magnética sobre um condutor com corrente elétrica
(semelhante ao fluxo de água vA)
Regra do Paralelogramo
Introdução ao Eletromagnetismo
Eletrostática - Força elétrica
CAMPO ELÉTRICO Considerando uma carga elétrica Q fixa em uma posição do espaço:    Q   A carga Q modifica de alguma forma a região que a envolve Para medir/sentir.
Potencial Elétrico 31/03/2010.
ELETROMAGNETISMO É o ramo da física que estuda os fenômenos elétricos e magnéticos e suas interações entre si. Estes fenômenos manifestam-se através.
ELETROMAGNETISMO É o ramo da física que estuda os fenômenos elétricos e magnéticos e suas interações entre si. Estes fenômenos manifestam-se através de.
Eletrostática: campo e potencial elétrico
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
ELETROSTÁTICA A eletrostática é basicamente descrita por dois princípios, o da atração e repulsão de cargas conforme seu sinal (sinais iguais se repelem.
V E T O R E S a + b = c a b Prof. Cesário.
V E T O R E S b a + b = c a (3) Prof. Cesário.
ELETRICIDADE (2) Prof. Cesário.
Eletrostática Eletricidade.
Física Geral e Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
ELETRICIDADE 4 Prof. Cesário POTENCIAL ELÉTRICO.
Física Eletrostática – Lei De Coulomb Ilan Rodrigues.
Grandezas Vetoriais & Operações com Vetores
Eletrostática Eletricidade.
Campo Elétrico Prof.: Boto.
Vetores Grandeza escalar: grandeza física descrita por um número e obedecem as leis da aritmética e da álgebra elementar. Ex: temperatura, 25º. Grandeza.
Movimento Uniformemente Variado (MUV)
Magnetismo.
Centro de massa Prof. Cesário.
ELETROMAGNETISMO.
ELETROSTÁTICA O modelo atômico simplificado consta de o núcleo atômico contendo prótons, nêutrons e uma eletrosfera. 1 - O núcleo possui dimensões.
Lei de Coulomb Partículas eletrizadas podem interagir através da atração, quando as cargas elétricas delas possuem sinais opostos, e por repulsão, quando.
ATIVIDADES. ATIVIDADES COMO SE FORMAM OS RAIOS?
Campo elétrico Giovanni Ávila Física.
E L E T R O S T Á T I C A II 5 – Campo Elétrico
FORÇA MAGNÉTICA I- Força magnética sobre uma carga móvel imersa em um campo magnético uniforme.
Campo Elétrico.
CAP-22: CAMPO ELÉTRICO Lista de exercicios: 1E, 2E, 3E, 4E, 5E, 6E, 14E, 17E, 25P, 39P,
Bacharelado em Engenharia Civil
Prof. Eng. Francisco Lemos Disciplina: Mecânica Geral
Física Eletrostática – Lei De Coulomb Eduardo Kilder e Ilan Rodrigues.
Bacharelado em Engenharia Civil
CAMPO ELÉTRICO PRODUZIDO POR UMA LINHA DE CARGA
Campo Magnético criado por correntes
Física Aula 05 - Eletricidade
CAMPO ELÉCTRICO O campo gravitacional num ponto no espaço é igual à força gravitacional que age sobre uma partícula de prova (teste) de massa m0 dividida.
Uma carga de prova q0 colocada num campo eléctrico
Eletrostática Campo Elétrico Professor Sandro Dias Martins.
Eletrostática Eletricidade.
Campos Magnéticos Produzidos por Correntes
ELECTRICIDADE: Fluxo e Lei de Gauss Aula – 4
Densidade e Massa, Momentos e Centro de Massa e Momento de Inércia
Viviane Galvão Aula 2 – Campo Elétrico Viviane Galvão
Aula 3 – Lei de Gauss Viviane Galvão 1.
ELETROMAGNETISMO Imãs -corpos que tem o poder de atrair ferro e que interagem entre sí.
Eletrostática – Campo Elétrico
ELETROTÁTICA Professor John Disciplina Física C.
ELETROSTÁTICA Professor John Disciplina Física C.
Frente B: Eletricidade
Campo elétrico e sua relação com a força elétrica Prof. André Pires.
Lei de Gauss José Roberto.
CAMPO ELÉTRICO Prof. Bruno Farias
CAMPOS MAGNÉTICOS Prof. Bruno Farias
POTENCIAL ELÉTRICO Prof. Bruno Farias
LEI DE GAUSS Prof. Bruno Farias
Transcrição da apresentação:

ELETRICIDADE 3 Prof. Cesário

7 – CAMPO ELÉTRICO F q0 E = Uma carga elétrica (Q) cria em torno de si uma região onde, se colocada uma outra carga q0, sobre esta segunda agirá uma força de natureza elétrica. Q Esta região é denominada campo elétrico. Define-se o vetor campo elétrico em um ponto por: E = F q0 q0 F Onde F é a força que age sobre a carga q0. Se q0 é positivo, E e F têm o mesmo sentido. Se q0 é negativa, E e F têm sentidos oposto. NÃO ESQUEÇA: O sentido do campo elétrico em um ponto é o mesmo da força que age sobre uma carga positiva (carga de teste) colocada nesse ponto.

Algumas configurações de campo elétrico. Q Campo elétrico de carga negativa. Dipolo elétrico – Duas cargas de mesmo Módulo e sinais opostos Duas cargas positivas O campo elétrico em cada ponto é um vetor tangente à curva. Sempre se afastando de carga positiva e dirigindo-se para carga negativa.

u 7.1 – Campo elétrico de carga puntiforme Carga positiva Q q0 Lei de Coulomb: F = K. Q.q0 r2 E Q q0 E = = K. F q0 Q r2 Vetorialmente se escreve E = K. Q r2 u u Onde é o vetor unitário que liga de Q ao ponto. Para um conjunto de cargas puntiformes, E é a resultante (soma vetorial) dos campos criados por cada uma das cargas.

 0  é a densidade superficial de carga (carga/área) e 0 = 1/(4K). 7.2 – CAMPO ELÉTRICO ENTRE DUAS PLACAS COM CARGAS OPOSTAS + + + + + + + + + + + _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ Campo elétrico uniforme criado por duas placas condutoras Com cargas de mesmo módulo e sinais opostos. Observe que as cargas se distribuem nas faces internas. O campo elétrico entre as placas é: E =  0 Onde:  é a densidade superficial de carga (carga/área) e 0 = 1/(4K).

7.3 - Campo elétrico de um anel condutor (ao longo do eixo) dQ Seja dQ a carga em um ponto do anel. Tem-se um anel condutor com uma carga Q uniformemente distribuída. dE dE.cos  Q  r R O x Sejam também r – distância da carga ao ponto R – o raio do anel x – a distância do centro do anel ao ponto P. P Quer-se calcular o campo elétrico no ponto P. O campo elétrico será a soma dos vetores dEcos  pois, as componentes dE.sen  se anulam. dEcos  = K. . dQ r2 x r dEcos  = K. . dQ r2 x r E = Como K, x e r são constantes: E KQ. KQ x r3 = (R2 + x2)3/2

7.4 - Campo elétrico de condutor retilíneo y E E = K.Q. 1 y2( a2 + y2) Se o condutor for muito longo comparado com a distância y, E = 2K y Veja demonstração a seguir

 Demonstração - Campo elétrico de condutor retilíneo dE.cos dE.sen -a a P dQ y dE r x  dE.sen dE.cos Seja um condutor com uma carga Q distribuída uniformemente ao longo do mesmo. Calculando o campo no ponto P, sobre a mediatriz. O campo elétrico criado pelo elemento de carga dQ no ponto P é dE = KdQ/r2 Como para cada ponto do eixo –x existe o simétrico, as componentes horizontais se anulam. Assim, o campo eletrico é a soma das componentes dE.cos. E = cos .dE = KdQ r2 cos  = y r .

 = Como a carga é distribuída uniformemente pode-se fazer: Q x ou dQ =  dx Tem-se também que: r2 = x2 + y2  r3 = (x2 + y2)3/2. Portanto: KdQ r2 y r . = K  y dx = K  y dx = 1 (x2 + y2)3/2 -a a = K  y. = kQ. x y2(x2 + y2)1/2 y2(a2 + y2)1/2 (Ao substituir  por Q/2a)

1 - O campo elétrico em um ponto tem o sentido da força que age sobre RESUMO 1 - O campo elétrico em um ponto tem o sentido da força que age sobre uma partícula eletrizada positivamente colocada nesse ponto. P Me disseram que aí ao lado tem um campo elétrico. Como é que eu vou determinar o módulo e o sentido desse campo elétrico, precisamente no ponto P? F + Fácil, minha cara! Vamos colocar uma carga positiva q0, para teste no ponto. Então o sentido do campo é também para a direita. Observou que a força que age sobre a carga positiva é para a direita? Quanto à intensidade do campo elétrico é: E = F/q0.

 0 x E KQ. KQ = (R2 + x2)3/2 r3 ( = carga/área) 2 – Intensidade do campo elétrico Carga puntiforme Q a uma distância r: F = KQ r2 Condutor retilíneo de comprimento 2a E = K.Q. 1 y2( a2 + y2) em um ponto da mediatriz a uma distância y Condutor retilíneo muito comprido em relação à distância ao ponto – Sendo  = Q/L a densidade linear de carga, a uma distância y do condutor E = 2K y Anel de raio R com carga Q, em um ponto sobre o eixo,a uma distância x do centro E KQ. KQ x r3 = (R2 + x2)3/2 Par de placas paralelas, com cargas de módulo Q (em cada uma) e sinais opostos. ( = carga/área)  0 K = 9,0 x 109 uSI 0 = 8,85 x 10-12 uSI

EXERCÍCIOS 1 – Determine o módulo e o sentido do campo elétrico nos pontos A e B do sistema: 4,0 C 2,0 C 10 cm 5 cm 20 cm A B 2 – Três cargas de módulos iguais a 4 x 10-6 C são colocadas em três vértices de uma quadrado, conforme indicado na figura. A carga do vértice B é positiva e as outras duas positivas. Determine o vetor campo elétrico no quarto vértice do quadrado. (lado do quadrado = 20 cm) A B C

3 – Um dos lados de um triângulo equilátero é disposto na direção leste-oeste. Nos dois vértices desse lado, que mede 0,4 m, são colocadas cargas de 1,2 nC. No terceiro vértice coloca-se uma carga de 40 nC. Qual é o módulo e o sentido do vetor campo elétrico no ponto médio do lado disposto na direção leste-oeste? 4 – Um anel condutor tem carga elétrica de 12 x 10-5 C e raio 20 cm. Qual é a intensidade do campo elétrico em um ponto sobre o eixo do anel à 50 cm do centro? 5 – Qual é a intensidade do campo elétrico em um ponto situado a 50 cm de um condutor retilíneo muito comprido que apresente uma carga de 5 C/m? 6 – Uma partícula com 5 C é colocada no espaço entre duas placas planas paralelas eletrizadas com cargas opostas ambas de módulo iguais a 1,77 nC. Determine a intensidade da força que age sobre a partícula se a área de cada placa é de 2 m2. (0 = 8,85 x 10-12) 7 – Qual é a intensidade e o sentido da força que age sobre uma partícula eletrizada com 3,0 C, localizada a 12 cm de um condutor longo que tem uma densidade linear de carga igual a 6,0 x 10-4 C/m? 8 – Uma partícula com 3,0 C é colocada sobre o eixo de anel, à 1,2 m do centro desse anel. Sendo 20 cm o raio do anel e 6,0 x 10-2 C a sua carga, determine a força que age sobre a partícula.

P r 9 – Uma carga (puntiforme) de -8,0 nC está localizada na origem dos eixos cartesianos. Determine: (a) o vetor campo elétrico no ponto P(3, 4, 12)(m). (b) o módulo do vetor campo elétrico (c) os ângulos formados pelo vetor campo elétrico com cada um dos eixos, P r