SACROSANCTUM CONCILIUM A TEOLOGIA DA SACROSANCTUM CONCILIUM Passo Fundo 31.08.2013 Pe. Alexander Mello Jaeger
O Concílio Vaticano II buscou retornar às Fontes A Palavra de Deus está na Bíblia e na Tradição A liturgia é o lugar privilegiado da Bíblia e da Tradição Antes do Concílio houve O movimento bíblico O movimento litúrgico
Abadia de Quarr Ilha de Wight (GB) Dom Paul Bellot (1876-1944) Abadia de Quarr Ilha de Wight (GB)
Abadia de Quarr na Ilha de Wight (GB) 1911-1912
Castelo Rothenfels am Mein
Projeto de Romano Guardini e Rudolf Schwarz. Sala dos Cavaleiros, 1928. Projeto de Romano Guardini e Rudolf Schwarz.
Papa João XXIII abriu o Concílio em 11.10.1962
O Papa Paulo VI promulgou a Sacrosanctum Concilium em 04.12.1963
Por que o Concílio tratou da Liturgia? A Igreja julga ser seu dever cuidar de modo especial da reforma e do incremento da Liturgia
Pois a Liturgia, pela qual, principalmente no divino Sacrifício da Eucaristia, «se exerce a obra de nossa Redenção» contribui do modo mais excelente para que os fiéis exprimam em suas vidas e aos outros manifestem o mistério de Cristo e a genuína natureza da verdadeira Igreja. SC2
Caracteriza-se a Igreja de ser, a um tempo, humana e divina, visível, mas ornada de dons invisíveis, operosa na ação e devotada à contemplação, presente no mundo e no entanto peregrina.
E isso de modo que nela o humano se ordene ao divino, e a ele se subordine, o visível ao invisível, a ação à contemplação e o presente à cidade futura, que buscamos.
Por isso, enquanto a Liturgia cada dia edifica em templo santo no Senhor, em tabernáculo de Deus no Espírito a aqueles que estão dentro dela, até à medida da 'idade da plenitude de Cristo', ao mesmo tempo admiravelmente lhes robustece as forças para que preguem Cristo. Destarte ela mostra a Igreja aos que estão fora como estandarte erguido diante das nações , sob o qual se congreguem num só corpo os filhos de Deus dispersos, até que haja um só rebanho e um só pastor.'
Princípios teológicos
Salvação de Deus Jesus Tempo de Preparação Antigo Testamento Plenitude dos tempos Jesus Tempo do Espírito Tempo da Igreja Tempo da Liturgia Salvação de Deus
Na Missa Na Palavra Quando a Igreja ora e salmodia litúrgica Na ação Presente Cristo Na Missa Na Pessoa do ministro Nas espécies eucarísticas Na Palavra Quando a Igreja ora e salmodia Nos sacramentos
“Toda celebração litúrgica, como obra de Cristo sacerdote, e de Seu Corpo que é a Igreja, é uma ação sagrada por excelência, cuja eficácia, no mesmo título e grau, não é igualada por nenhuma outra ação da Igreja.”
Cristo é o celebrante de toda a ação litúrgica
A Liturgia não esgota a ação da Igreja. “No entanto, a Liturgia é o cume para o qual tende a ação da Igreja e, o mesmo tempo, É a fonte donde emana toda a sua força”
Os fiéis devem se acercar da Sagrada Liturgia com disposição de reta intenção, sintonizar a sua alma com as palavras e cooperar com a graça do alto. Os fiéis participem com conhecimento de causa (consciência), ativa e frutuosa.