SACROSANCTUM CONCILIUM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Oração Eucarística IV Nós proclamamos a vossa grandeza, Pai Santo, a sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas:
Advertisements

Especialização em Liturgia
Oração Eucarística VI- A
Congregação para a Doutrina da Fé
A Eucaristia, sacramento de nossa salvação realizada por Cristo na cruz, é também um sacrifício de louvor em ação de graças pela obra da criação. No sacrifício.
I. Objectivos Compreender que o sacerdócio dos fiéis leigos e o sacerdócio dos bispos.
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA SACRAMENTOS
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
A igreja Adventista do Sétimo é somente uma igreja evangélica ou é também um movimento profético?
DEUS CRISTO IGREJA HOMEM PERDÃO
EUCARISTIA (1ª PARTE).
Somos Um Grupo Com JESUS quando
A primeira comunidade constitui o prelúdio do nascimento da Igreja; a presença da Virgem contribui para lhe delinear o rosto definitivo, fruto do dom.
Eucaristia, Sacramento da Caridade
Elogiar Maria como 'Arca da Aliança' evoca toda a tradição bíblica
Caríssimos, Esta é a última solenidade do Tempo Comum. Assim, vamos encerrando o Ano Litúrgico, depois de termos celebrado todos os mistérios da vida.
A Presença Real de Jesus
Na Origem da Eucaristia, está presente Maria.
Eucaristia, Força e Vida
A EUCARISTIA EDIFICA A IGREJA
Culto à Virgem Maria.
PESCA EM ÁGUAS PROFUNDAS LXXVIII EVANGELIZAÇÃO NO TERCEIRO MILÊNIO
O Anjo e Maria.
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CATOLICIDADE
“Eu Creio” - “Nós Cremos”
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA LITURGIA
Maria Mulher Eucarística
30/05/2009 Percorrendo o itinerário da vida da Virgem Maria, o Concílio Vaticano II recorda a sua presença na comunidade que espera o Pentecostes: “Tendo.
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CATEQUESE
DEUS CRISTO IGREJA HOMEM BÊNÇÃO
Caríssimos “A Sagrada Escritura não conhece outro Deus, a não ser o Deus da Aliança, que criou o mundo para incutir o seu amor em todas as criaturas.
O Verdadeiro Deus está entre Vós!
Maria, Mulher Eucarística
PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
Maria Mãe da Eucaristia
Sacrosanctum Concilium
Liturgia do Vaticano II
CONCEITOS TEOLÓGICOS E ECLESIOLÓGICOS Para uma conversão pastoral da paróquia.
Natureza O termo mistério aplicado à Igreja: indicando que a sua realidade transcende a instituição visível e excede as capacidades humanas de compreender.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - A
O Espírito capacita a Igreja
A Vontade de Deus em Quatro Dimensões
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
ENPL 2012 Escola de Ministérios Acólitos.
ESTUDO DOS SACRAMENTOS
A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO CRISTÃO Disse Jesus aos seus apóstolos: “tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer” (Lc 22,15)
Para um Tempo Novo, um coração novo
A Sagrada Eucaristia é uma garantia do amor que nos aguarda; nela “recebemos um penhor da glória futura”. Dá-nos força e consolo, mantém viva a recordação.
NA NOVA ALIANÇA, o verdadeiro templo já não é produto de mãos humanas: o Templo de Deus por excelência é a santa Humanidade de Jesus. Ele mII. AS IGREJAS.
5º DOMINGO DA PÁSCOA 18 DE MAIO DE 2014 Atos 6,1-7 Salmo 32 (33) 1 Pedro 2,4-9 Jo 14,6.
REDEmPTORIS MATER.
Caríssimos, Estamos chegando ao 4º domingo do Advento. Já ultrapassamos o dia 17 de dezembro e até o dia 24, inclusive, a liturgia nos orienta mais.
A contemplação de Cristo tem em Maria o seu modelo insuperável. À contemplação do rosto de Cristo, ninguém se dedicou com a mesma assiduidade de Maria.
Papa Bento XVI “Sacramentum Veritatis” Da relação entre a Eucaristia e os restantes dos sacramentos juntamente com o significado escatológico.
Sacramentos.
Querendo Deus, sumamente benigno e sábio, realizar a redenção do mundo.
Carta do Apóstolo Paulo
Uma Fé plena em Jesus Cristo parte 2. 6 Dei-te a conhecer aos homens que, do meio do mundo, me deste. Eles eram teus e Tu mos entregaste e têm guardado.
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA TRANSUBSTANCIAÇÃO DOUTRINA CRISTÃ PALAVRAS CHAVES DA ALMA CATÓLICA Parte XXXVII.
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CULTO
Aula 9 As Missões Divinas
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA MISSÃO
REGINA CAELI - Rainha do Céu - Te amo, ó Mãe querida! r.
Ó Maria, que disseste: “Eis a serva do Senhor”. Ensina- me a pôr a minha vida ao vosso serviço.
A missão do Espírito Santo na Igreja
Vida espiritual - Espiritualidade cristã: o que significa ?
PASTORAL LITÚRGICA A Missa renovada pelo Concílio Vaticano II é “ação de Cristo e do Povo de Deus hierarquicamente organizado” (IGMR 16), reunido em.
19 Quem pertence à Igreja PERUGINO, Pietro Cristo entregando as chaves a Pedro Fresco Capela Sistina, Vaticano.
O que celebram os cristãos quando se reúnem 24 ISENBRANT, Adriaen Missa de São Gregório.
Transcrição da apresentação:

SACROSANCTUM CONCILIUM A TEOLOGIA DA SACROSANCTUM CONCILIUM Passo Fundo 31.08.2013 Pe. Alexander Mello Jaeger

O Concílio Vaticano II buscou retornar às Fontes A Palavra de Deus está na Bíblia e na Tradição A liturgia é o lugar privilegiado da Bíblia e da Tradição Antes do Concílio houve O movimento bíblico O movimento litúrgico

Abadia de Quarr Ilha de Wight (GB) Dom Paul Bellot (1876-1944) Abadia de Quarr Ilha de Wight (GB)

Abadia de Quarr na Ilha de Wight (GB) 1911-1912

Castelo Rothenfels am Mein

Projeto de Romano Guardini e Rudolf Schwarz. Sala dos Cavaleiros, 1928. Projeto de Romano Guardini e Rudolf Schwarz.

Papa João XXIII abriu o Concílio em 11.10.1962

O Papa Paulo VI promulgou a Sacrosanctum Concilium em 04.12.1963

Por que o Concílio tratou da Liturgia? A Igreja julga ser seu dever cuidar de modo especial da reforma e do incremento da Liturgia

Pois a Liturgia, pela qual, principalmente no divino Sacrifício da Eucaristia, «se exerce a obra de nossa Redenção» contribui do modo mais excelente para que os fiéis exprimam em suas vidas e aos outros manifestem o mistério de Cristo e a genuína natureza da verdadeira Igreja. SC2

Caracteriza-se a Igreja de ser, a um tempo, humana e divina, visível, mas ornada de dons invisíveis, operosa na ação e devotada à contemplação, presente no mundo e no entanto peregrina.

E isso de modo que nela o humano se ordene ao divino, e a ele se subordine, o visível ao invisível, a ação à contemplação e o presente à cidade futura, que buscamos.

Por isso, enquanto a Liturgia cada dia edifica em templo santo no Senhor, em tabernáculo de Deus no Espírito a aqueles que estão dentro dela, até à medida da 'idade da plenitude de Cristo', ao mesmo tempo admiravelmente lhes robustece as forças para que preguem Cristo. Destarte ela mostra a Igreja aos que estão fora como estandarte erguido diante das nações , sob o qual se congreguem num só corpo os filhos de Deus dispersos, até que haja um só rebanho e um só pastor.'

Princípios teológicos

Salvação de Deus Jesus Tempo de Preparação Antigo Testamento Plenitude dos tempos Jesus Tempo do Espírito Tempo da Igreja Tempo da Liturgia Salvação de Deus

Na Missa Na Palavra Quando a Igreja ora e salmodia litúrgica Na ação Presente Cristo Na Missa Na Pessoa do ministro Nas espécies eucarísticas Na Palavra Quando a Igreja ora e salmodia Nos sacramentos

“Toda celebração litúrgica, como obra de Cristo sacerdote, e de Seu Corpo que é a Igreja, é uma ação sagrada por excelência, cuja eficácia, no mesmo título e grau, não é igualada por nenhuma outra ação da Igreja.”

Cristo é o celebrante de toda a ação litúrgica

A Liturgia não esgota a ação da Igreja. “No entanto, a Liturgia é o cume para o qual tende a ação da Igreja e, o mesmo tempo, É a fonte donde emana toda a sua força”

Os fiéis devem se acercar da Sagrada Liturgia com disposição de reta intenção, sintonizar a sua alma com as palavras e cooperar com a graça do alto. Os fiéis participem com conhecimento de causa (consciência), ativa e frutuosa.