GUIA DE CRIAÇÃO E MONITORAMENTO DE FANPAGES

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GUIA DE CRIAÇÃO E MONITORAMENTO DE FANPAGES

Índice Como criar uma página Passo a passo para criar uma página; Conhecendo o Painel de Controle; Como fazer uma postagem Tipos de postagem; Como programar uma postagem; Curtir, Compartilhar e Comentar; O que é engajamento Métricas para Facebook; Facebook Insights – como melhor fazer uso;

Planejamento Tipo de Conteúdo; Gestão de Promoções Monitoramento Público (análise e alvo); Objetivos e metas; Gestão de Promoções Guidelines do facebook; Concurso ou promoção?; Regulamento; Monitoramento Objetivos; Ferramentas gratuitas

COMO CRIAR UMA PÁGINA

Na página inicial do facebook (http://facebook Na página inicial do facebook (http://facebook.com) existe um formulário para cadastro. Esse formulário é para se cadastrar com um perfil. Desça a barra de rolagem até que apareça, abaixo de cadastre-se, onde tem escrito ‘crie uma página’.

Na página que irá aparecer, selecione a opção ‘Negócios locais ou local’. Preencha as informações de acordo com o descrito ao lado, adequando-as a sua própria loja. É importante colocar todas as informações corretamente, pois elas serão a forma de encontrar sua unidade na rede. Não esqueça de marcar o box dos termos de compromisso. Leia-os! Ao infringir uma das regras do Facebook sua página será excluída, por isso é necessário ter conhecimento das regras da rede.

Caso ainda não tenha uma conta no facebook ou deseje utilizar uma conta só para a sua página é necessário cadastrar um novo usuário que será o administrador da página. No entanto, se desejar administrar a página com seu próprio perfil clique em Eu já tenho uma conta no facebook, logo abaixo do título. Ao clicar em ‘Eu já tenho uma conta no Facebook’, a rede irá lhe direcionar para a página de login. Faça o login com seu usuário e senhas pessoais. Você receberá uma mensagem no seu email cadastrado informando dos dados da página e da publicação da mesma.

Em seguida aparecerão 4 passos para as configurações primordiais de sua conta. Foto do perfil, informações sobre a loja, endereço personalizado e habilitar ou não anúncios. 1) Foto: Vamos utilizar as imagens disponíveis no Manual de Uso de Redes Sociais – Clube Turismo. 2) Sobre: Forneça informações básicas sobre a sua loja em 190 caracteres com espaço. Insira o endereço da web (site) logo no campo inferior. Ative o box ‘sim’ no campo “Clube Turismo Sua Loja é um estabelecimento, uma empresa ou um local real?” e “Clube Turismo Sua Loja será a representação autorizada e oficial deste estabelecimento, empresa ou local no Facebook?”. O último aparecerá após a ativação do primeiro. 3) Endereço Web do Facebook: Essa parte é muito importante, pois facilita a divulgação de sua página na web. Coloque o nome ‘clubeturismosualoja’ substituindo ‘sualoja’ pelo nome de sua unidade. Ex.: clubeturismobauru. Esse endereço não poderá ser alterado depois. Pule a parte de ‘Adicionar anúncios’

Sua página já está criada. Com os passos iniciais terminados, o facebook abrirá na sua página. Agora a rede lhe dará sugestões de comportamento para incentivar o crescimento da página como curtir; convidar amigos e compartilhar algo (clique em pular). Após a apresentação, a página vai abrir no seu Painel de Controle. Sua página já está criada.

Conhecendo o Painel Administrativo Quando alguém curtir ou comentar em sua página, irá aparecer neste painel Mensagens enviadas diretamente, De forma privada, pelos curtidores. Gráfico do Alcance e Falando Sobre isso Pessoas que curtiram a sua página

Painel Administrativo da Página Oficial Clube Turismo Brasil

Opções do Menu no Painel Administrativo Editar página Gerenciar Permissões: Nessa opção é possível gerenciar todas as configurações de privacidade da página. É recomendável que deixe da maneira que o Facebook mantém como padrão, mas certifique-se de que as caixas de mensagem e respostas estejam marcadas.

Atualizar informações Insira as informações conforme o exemplo a baixo. É importante colocar CEP, Horário e Página Oficial. O facebook incluirá um mapa mostrando o local de Sua loja após salvar as alterações. Insira ‘Clube Turismo br’ para aparecer a página oficial

Cargos administrativos: Nessa opção é possível gerenciar todos os administradores e gestores de conteúdo. Insira o nome ou email da pessoa que deseja tornar administrador para efetivar seu cadastro. É necessário que essa pessoa tenha curtido a página. Aperte em ‘salvar’ e digite sua senha para completar o processo. Um novo campo vazio vai se abrir para colocar um novo administrador. É possível controlar o cargo do novo administrador de forma a limitar sua atividade na página. Criador de conteúdo: Pode editar a página, enviar mensagens e criar publicações como Página, criar anúncios e visualizar informações. Moderador: Pode responder e excluir comentários na página, enviar mensagens como Página, criar anúncios e visualizar informações. Anunciante: Pode criar anúncios e visualizar informações. Analista de informações: Pode visualizar informações.

Gerenciar Notificações: Nessa opção é possível gerenciar todas as notificações sobre a página que serão direcionadas para o seu email. Recomenda-se deixar o padrão do facebook (não modificar nada). Usar Registro de Atividades: Ao clicar nesse tópico você será redirecionado para o registro de atividades de sua página. Todas as postagens agendadas podem ser alteradas/visualizadas aqui.

Registro de Atividades da Página Oficial Clube Turismo Brasil Postagem agendada Linha do tempo de suas postagens agen- dadas/publicadas Última postagem agendada publicada

Convidar contatos de e-mail: Permite que você divulgue a página por email para seus contatos através de várias contas (yahoo, hotmail, google, etc) com o máximo de 5mil contatos suportados. Convidar amigos: Permite que você convide seus amigos do facebook para curtir a sua página. Mesma opção presente no painel. Compartilhar a página: Divulga a página no seu perfil através de um compartilhamento tradicional, atingindo, assim, seus amigos e permitindo que eles também compartilhem. AJUDA na central de ajuda é possível ver o tutorial de apresentação realizado pelo facebook, como também entrar em contato direto com a central de ajuda da Rede e enviar comentários sobre a página.

COMO FAZER UMA POSTAGEM

Tipos de Postagem Postagem escrita Eventos, grupos ou datas importantes que mereçam atenção do usuário. Fotografia ou vídeos, também é possível colocar álbuns de fotos.

Recomenda-se criação de álbuns somen- te em situações que necessitem de uma aglomeração de fotos do mesmo tema. Por exemplo: um show, uma viagem com grupo, fotos da sua loja e equipe. 1 Escolha a fotografia em “Escolher arqui- vo” . Certifique-se de que ela se adéqua a nosso Manual de Uso de Redes Sociais. 2 Mesmo quando for postar vídeos ou fotos é necessário que se escreva um comentário sobre os mesmos. É re- comendável que não ultrapasse os 190 caracteres. Clique em “Publicar” depois de tudo pronto para divulgar sua imagem/vídeo.

Hora da postagem. Depois de 48h passa a marcar o dia no qual a postagem foi realizada Comentário realizado pelo autor da postagem sobre a mesma. Links serão destacados auto- maticamente Imagem cortada no tamanho 403x403px. Certifique-se de que as informações impor- tantes estejam dentro deste quadrado (logo, imagem principal e afins) Quantidade de Compartilhamentos Quantidade de Curtidas Comentários e Respostas aos Comentários na sua postagem.

1 2 Como Programar uma postagem Para programar uma postagem, proceda normalmente com a atualização de Status ou foto/vídeo. Quando finalizar a preparação (escrever o comentário sobre o assunto e foto) clique no relógio (em destaque) logo abaixo do nome “Escolher Arquivo” 1 Selecione o ano, o mês, o dia, as horas e minutos com atenção, conforme vão aparecendo (aparece o próximo assim que você selecionar o anterior). Deste mesmo jeito é possível retroagir uma postagem. Clique em “Programar” 2

3 Editando, adiantando e excluindo uma postagem programada. O facebook sempre irá lhe confirmar se a pos- tagem foi programada ou não. É recomendável, no entanto, sempre clicar em “Ver Registro de Atividades” para ter 100% de certeza. 3 Editando, adiantando e excluindo uma postagem programada. Descanse o cursor em cima da imagem que deseja alterar para apa- recer a seta com as opções de edição. Ao clicar no Registro de Atividades é possível verificar as postagens agendadas e fazer as modificações necessárias a elas. Horário que a Postagem será publicada.

Ao Clicar na seta é possível verificar todas as opções de modificação da postagem.

Curtir: Um usuário pode curtir sua posta- Curtir, Comentar e Compartilhar Curtir: Um usuário pode curtir sua posta- gem e os comentários de outras pessoas sem estar veiculado à página como curtidor (quem curtiu a página). Comentar: É possível deixar sua opinião através de comentários na página. Os comentários só podem ser deixados em postagens. Quando um usuário comenta na linha do tempo da página irá aparecer como “O usuário Nome Sobrenome escreveu na sua linha do tempo” dentro da aba de notificações. Responder: A última atualização para páginas (abril/13) do facebook trouxe uma funcionalidade nova. Agora é possível responder a comentários realizados em sua página diretamente. Compartilhar : Ao compartilhar uma postagem, o usuário transfere o post para a sua própria linha do tempo e assim permite que todos os seus amigos o visualizem.

O QUE É ENGAJAMENTO

O ENGAJAMENTO É O GRAU NO QUAL O CONSUMIDOR INTERAGE COM A SUA MARCA. Falar de engajamento em redes sociais é falar do próprio propósito de uma marca estar presente na web. O engajamento permite não só que a página seja mais divulgada pelos seus fãs e para futuros clientes, como também objetiva a diminuição da distância entre o cliente e a marca. Trazer o usuário para mais perto da empresa fideliza o cliente e possibilita o modelo de divulgação mais antigo e eficaz: boca a boca. Com um bom engajamento é possível criar os chamados ‘advogados da marca’; usuários fiéis à marca que realmente vestem a camisa. Usuários engajados sentem-se parte da empresa

Métricas para Facebook 1 2 3 Amigos de fãs: Este número representa a quantidade de pessoas que podem ser impactadas pelos compartilhamentos de suas postagens, ou seja, o número de sua real audiência. Imediatamente, este é o número de fãs em potencial. Falando sobre isso: Número de histórias que foram geradas através de uma postagem sua no período escolhido (em geral, 7 dias para trás da data atual). Incluí links, menções e marcações, além de compartilhamentos, curtidas e comentários não só na sua página mas também nos compartilhamentos derivados dela. Alcance total: É a métrica que agrega o alcance de todas as suas postagens, comentários de amigos e anúncios durante o período de 7 dias antes da data escolhida. Caso esta métrica esteja descendo em número percentuais é preciso repensar no conteúdo que está sendo publicado.

Publicações da página é achando dentro de ‘ver todos’ no gráfico de alcance no Painel de Controle. É possível colocar as publicações ordenadas pelas métricas oferecidas: Alcance, Usuários envolvidos, Falando sobre isso e Efeito viral. Clicando nos números e dados é possível ver gráficos sobre os mesmos

Alcance: número total de pessoas que viram o seu post; Usuários envolvidos: quantidade de pessoas que clicaram em sua publicação; Falando sobre isso: número de pessoas que criaram uma história através de sua postagem, seja respondendo uma pergunta ou a um evento, comentando, curtindo e compartilhando; Efeito viral: número de pessoas que criaram uma história através de sua publicação em relação ao alcance.

Opções de Curtir: quantidade de pessoas que curtiram sua página e que clicaram em ‘curtir (desfazer)’ ao longo do tempo estipulado. Também é possível verificar a origem dessas curtidas, como as pessoas estão encontrando o seu conteúdo. Monitorar a origem das curtidas é de extrema importância para o Planejamento, pois expõe os meios a partir dos quais seu trabalho mais está dando frutos. No caso, “celular”, que corresponde a dispositivos móveis em geral (tablet, smartphones e afins) aparece em segundo lugar; antes mesmo de “na página”. Isso nos permite explorar a capacidade de cada campo. Alcance demográfico: Oferece uma indicação precisa de quem está interagindo com o seu conteúdo; divido por sexo e idade.

PLANEJAMENTO

Tipos de conteúdo Definir qual conteúdo será divulgado nas redes sociais é definir a própria identidade da empresa na internet. Ao escolher uma imagem para ser usada pela empresa como sua representação define-se toda uma abordagem a ser utilizada pela marca no mundo virtual. O conteúdo é o mais importante passo a ser pensado quando se trata de Redes Sociais. Conteúdo precisa ser adaptado conforme a análise das métricas acusa uma ou outra resposta do público. Um conteúdo bem desenvolvido e pensado não só fala com o usuário e o atinge, mas também converte esse público em uma clientela fidelizada. É preciso criar sua própria estratégia de conteúdo; o que funciona para uma marca ou uma unidade não necessariamente funcionará para outra, por mais que ambas sejam do mesmo ramo. Originalidade e inovação atraem público e consolidam a marca.

Ações informativas

Ações promocionais

Promoções e Concursos Culturais

Ações de engajamento

Ações de Conscientização

Público: Análise e Alvo Definir seu público-alvo é o primeiro passo para criar um planejamento que vá suprir as necessidades de sua marca na web. Nem todo conteúdo, por mais difundido que ele possa se tornar, vai atingir e engajar seu público-alvo. Postagens de gatinho bocejando, caras feias para segundas-feiras e festas nas sextas-feiras, memes (keep calm e afins) geram um engajamento ilusório e não propagam o seu produto ou a sua fanpage. Números altos são lindos, mas o que nos interessa mesmo é se o usuário reconhece sua marca pelo serviço que ela presta. Não adianta possuir altos números de falando sobre isso ou curtidores se as pessoas estão sendo atingidas pela imagem e não pelo produto. Entenda não só qual é seu público , mas também o público que você deseja atingir e potencialize o conteúdo para ele. As métricas oferecidas pelo Facebook Insights são medidas por sexo e idade.

A questão não é nunca fazer uso de memes e imagens fofas - muito pelo contrário! Quando utilizados no momento certo (em mídias e redes sociais o momento é tudo) podem fazer toda a diferença na divulgação de uma página. O problema está quando este tipo de conteúdo passa a ser a estratégia da marca na web. Gráficos de curtidores e falando sobre isso são de extrema importância para definir qual é o público que você já tem e qual é o público que está engajando com o conteúdo que você posta. Conhecer bem aqueles usuários que mais estão ativos na página, dialogar com eles e monitorar suas preferências são pontos chaves para um bom desempenho da marca nas redes. Usuários que se sentem valorizados e ouvidos tem muito mais chance de se tornarem advogados da marca e vir não só a defende-la como também fazer propaganda para seus amigos.

Objetivos e Metas Saber para onde você quer ir é o primeiro passo para chegar lá. Defina Metas. Saiba o que a empresa precisa da web e não trace metas impossíveis. Divulgação da marca ou produto; Prospecção de Clientes; Atendimento ao Consumidor; Melhorar o relacionamento com os clientes; Pesquisa de Mercado; São alguns objetivos que uma empresa pode traçar nas redes sociais. Além disso, as Redes Sociais são fundamentais para gerarem tráfego de visitas para o site e aumentar o Page Rank, principal algoritmo utilizado pelo Google para distribuir os resultados entre as páginas. Tenha em mente de que redes como o Facebook tem como embasamento o relacionamento com o público e o retorno do investimento realizado na web não deve ser medido da mesma forma como na mídia tradicional.

GESTÃO DE PROMOÇÕES

Guidelines do Facebook O Facebook possui uma política para criar promoções, concursos ou sorteios na rede social. Por isso, é importante conhecer as regras para melhor elaborar estas práticas. DIRETRIZES 1) A ação deverá funcionar em um app ou aba. Nunca em posts no mural ou eventos; 2) Não é permitido usar recursos ou funcionalidade da rede social como mecanismo de votação para uma promoção – como curtir um post, comentar, compartilhar, fazer check-in em um evento ou taguear uma foto; 3) Reconhecimento de que a promoção não envolve os funcionários do facebook e a rede não tem responsabilidade sobre a mesma; Verifique clicando abaixo todas as guidelines do facebook: http://www.facebook.com/page_guidelines.php#promotionsguidelines

Concurso ou Promoção? Créditos da imagem: http://www.mercadoecommerce.com.br A definição entre ‘Concurso’ e “promoção” é extremamente necessária para se adequar as Guidelines do Facebook e melhor definir o seu regulamento.

Regulamento Sempre faça um regulamento e o publique em um local acessível; no regulamento, preveja todo o tipo de situação possível e de ressalvas necessárias ao bom funcionamento do concurso. Esse documento servirá como embasamento para quaisquer problemas jurídicos ou sociais que venha a aparecer. Certifique-se de deixar claro tudo que as diretrizes da rede solicitam, como também inserir uma clausula alegando que o usuário concorda automaticamente com os termos do concurso no ato da participação.

MONITORAMENTO

Mesmo quem não está presente nas mídias se engana se pensa que sua marca não está sendo difundida na web. Os usuários comentam constantemente sobre tudo que fazem, incluindo o consumo de produtos e suas opiniões sobre os mesmo. Quando uma empresa está presente nas Mídias Sociais é de importante que se mantenha um monitoramento sobre a situação da marca na web. Com um bom monitoramento é possível angariar dados suficientes para não só melhorar sua presença na rede, mas melhorar a própria empresa. Estar atento ao que os clientes, falam não só sobre a empresa, como também sobre seus gostos pessoais, irá auxiliar sua forma de lidar com o público e inovar a visão da marca sobre um usuário que, anteriormente, consistia tão somente em uma massa amorfa.

Objetivos do Monitoramento Identificar e analisar reações, sentimentos e desejos relativos a produtos, organizações, entidades e campanhas; Conhecer melhor o público; Realizar ações proativas e recreativas para alcançar o objetivo da organização ou pessoa de forma ética e sustentável; (Silva, 2010)

Ferramentas Gratuitas Muitas vezes apenas o Insights do Facebook não é suficiente para adquirir as informações necessárias para o monitoramento/planejamento. Existem ferramentas de monitoramento gratuitas que permitem a emissão de relatórios e acompanhamento/atividades avançados nas redes sociais.