Ronaldo Laranjeira Psiquiatra do PROAD

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jovem X RISCO EMOÇÃO Dr. Jairo Bouer Março de 2004.
Advertisements

UNIJUÍ – UNIVESIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DCS – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS.
XIX Congresso Brasileiro de Psiquiatria
CONSEP CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA AISP 84
Políticas Públicas e Álcool
Maconha: Avaliação Psiquiátrica
Conselho Regional de Medicina – São Paulo Novembro 2002
Drogas Ilícitas É toda e qualquer substância (droga) proibida por lei. Note-se que algumas drogas, ilícitas em determinados países (como o álcool em determinados.
DROGAS E TRABALHO Dra Fernanda Livani Médica do Trabalho
Drogas Lícitas e Ilícitas
Gravidez 2º Trimestre.
USO, ABUSO E DEPENDÊNCIA DE DROGAS
Cigarro 6ºB 2010.
Projeto De Bem com a Vida Depto. Recursos Humanos.
Repressão às drogas Polícia Militar do Estado de Santa Catarina
DROGAS, NOÇÕES BÁSICAS DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO
Elas afetam o SNC e podem causar dependência.
Hemácias ou Glóbulos Vermelhos Leucócitos ou Glóbulos Brancos
Teste da Orelhinha.
A Violência no Corpo e na Mente do Adolescente
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Surdos E Mudos Realizado por: Catarina Soares nº6 Cláudia Silva nº7
AR PARTE II Prof. Ms. Lilian Orvatti.
O CIGARRO E A MULHER.
Escola Básica 2º e 3º ciclos Manuel de Figueiredo
POR QUE AS PESSOAS FUMAM?
proposta Veja quem tem razão...
O tabaco, o cigarro e o fumo. Trabalho realizado por:
Quais os tipos de drogas que existem e que efeitos elas provocam?
OS JOVENS E AS DROGAS.
FACULDADE UNIDADA DE CAMPINAS REALIZADO POR ACADEMICOS DE MEDICINA:ANA PAULA LOPES, DALILA CRISTINA,LUANA BARROS, LUDMILLA A., TACIANE SUELLEN,TATIELLY.
ABORTO “O direito à vida!” Marina Stocco Turma: 212.
Fatores pré-natais Prof. Ms. Alan A. Rodrigues Aula 01.
Como reduzir o risco de SMSL
Vulnerabilidades para que o adolescente se envolva com drogas
Tabagismo na gravidez Daisy Malta / N° 7 Mariana Limeira / N° 31
Prof. Vilson Bagatini Porto Alegre - RS - Brasil
Diagnóstico Precoce da Paralisia Cerebral
Concepção uma nova vida
Motivações relacionadas com a dependência
Sistema Respiratório.
TABAGISMO E DISTÚRBIOS PSIQUIÁTRICOS
TEORIA DE BARKER Carlos Arcanjo
ATENÇÃO!!!' Doutor, o senhor terá de me ajudar num problema muito sério'. Este meu bebê ainda não completou um ano e estou grávida novamente.Não quero.
O CIGARRO COMO DROGA. São identificadas na fumaça do cigarro substâncias São identificadas na fumaça do cigarro substâncias.
Na Inglaterra, o Medical Research Council classifica os fumantes em três categorias: a) FUMANTES LEVES 1 a 10 cigarros diários b) FUMANTES MODERADOS 11.
Seminário Psicologia Filme… Como gastar seu dinheiro
Aconselhamento em Cardiopatias Congênitas
Diga sim à vida Estiloja.com.
UM LOUCO AMOR Estiloja.com.
Hiperatividade.
Juliana Guamá Disciplina de Tópicos Especiais em Engenharia de Sistemas I Maio – Adaptações ao trabalho.
Dica Geral: A juventude, ao contrário do que muitos pensam, não é eterna. Força, saúde e vida são coisas que a gente precisa poupar e saber investir,
Drogas lícitas e ilícitas
Controvérsia Pública Drogas
Módulo 3 – Capítulo 2 : SUPERA
DROGAS E ÁLCOOL NO TRABALHO
TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL UNIVERSAL TESTE DA ORELHINHA
Depois de apresentar cinco anos consecutivos de queda, a mortalidade materna no Paraná apresenta um forte aumento e interrompe a tendência de redução.
O CIGARRO E A MULHER O CIGARRO E A MULHER QUE É ISSO??
CURSO DE DEFICIÊNCIA FÍSICA E TECNOLOGIA ASSISTIVA NA ESCOLA
Free Powerpoint Templates
Drogas na Adolescência
O alcoolismo Alcoolismo Os jovens estão começando a beber cada vez mais cedo: 51,2% das crianças entre 10 e 12 anos já experimentaram bebidas alcoólicas.
AS DROGAS E SEUS MALEFÍCIOS2016. Estas drogas são divididas em dois tipos:  Drogas legalizadas cigarro e bebida alcoólica.  Drogas ilegais maconha,
Problemas com álcool e drogas Ações preventivas na comunidade Relevância A mortalidade brasileira é das dez mais altas do mundo para os jovens de 15 a.
Transcrição da apresentação:

Ronaldo Laranjeira Psiquiatra do PROAD Gravidez e Drogas Ronaldo Laranjeira Psiquiatra do PROAD

Álcool EUA álcool é a principal causa não genética de oligofrenia (deficiência mental) Mãe com padrão perigoso de consumo álcool: filho com rebaixamento  intelectual, ou pequenas dificuldades de leitura, atenção e concentração Hoje, em relação ao álcool na gravidez, a tolerância é zero

Drogas e gravidez A proibição deveria ser firme em relação ao álcool ou a qualquer outra substância  tóxica, como a maconha e a cocaína, por exemplo. As evidências estão cada vez mais consistentes de que os danos provocados pelo consumo dessas drogas na gravidez superam até mesmo os provocados pelo cigarro.

Tabaco Baixo peso (20% menos), risco de infecção e de déficit de atenção é muito grande em filhos de mães fumantes. Sendo assim, proibir o contato com fumo, álcool, maconha e cocaína durante a gestação, como forma de proteger o feto, é uma indicação médica de importância absoluta.

Estudo UNIFESP 1000 adolescentes grávidas aleatoriamente numa maternidade V.N.Cachoeirinha Avaliar a condição mental e psiquiátrica da adolescente e um exame neurocomportamental do recem nascido (33h de vida)

Resultado 4,6% das adolescentes consumiram maconha no último trimestre da gestação e 1,3%, cocaína. Esse talvez seja o dado mais significativo que levantamos: é grande o número de adolescentes que consomem drogas, mas nenhuma delas confirma o uso, quando entrevistada.

Resultados Os testes aplicados na criança dormindo e quando está acordada revelaram maior irritabilidade e excitabilidade nos recém-nascidos de mães que usaram maconha. Verificaram que a maconha provoca alterações mais importantes do que a cocaína, porque contêm mais de 400 substâncias, o que aumenta o nível de toxicidade no sangue que passa para o feto.

Resultados O exame neurocomportamental realizado algumas horas depois do nascimento dos filhos de usuários de maconha mostrou que o nível de excitação e irritabilidade nessas crianças é maior e que elas passam da fase do sono para a fase de alerta com mais dificuldade. E mais: quando se faz o seguimento depois de quatro ou cinco anos, verifica-se que as crianças nascidas de mães que usaram a droga têm dificuldade de leitura, de concentração e de controlar os impulsos.

Resultados maconha possivelmente provoca mudanças no cérebro que fazem com que essas diferenças sutis tenham efeito mais permanente do que se imaginava. “Tenho certeza de que poderemos demonstrar que o fato de a mãe ter bebido ou usado maconha e cocaína durante a gestação vai ter repercussões permanentes em seus filhos”.

A literatura especializada Registra as evidências  de que usar álcool, cocaína ou crack, principalmente no terceiro trimestre da gravidez, provoca uma síndrome que eles chamam de “bebês do crack”. Essas crianças são irritadas, inquietas, têm dificuldade para dormir e comprometimentos também do ponto de vista evolutivo.

Literatura especializada Há alterações no desenvolvimento das crianças expostas a substâncias tóxicas na vida fetal. O impacto dessas drogas num cérebro em formação é muito mais profundo do que num cérebro maduro. O seguimento dessas crianças deixa evidente que, a partir dos três, quatro, cinco anos, elas apresentam principalmente alterações em sua adaptação ao meio (convivência) e dificuldade de leitura.