FRASES, ORAÇÃO E PONTUAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orações Subordinadas Substantivas.
Advertisements

Orações Subordinadas Substantivas e Reduzidas
Orações Subordinadas Substantivas
Frase - Oração - Período
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
PERÍODO COMPOSTO Por Veridiana Brustolin Corrêa.
Análise Sintática: sujeito
Além do sujeito e do predicado temos os termos associados ao verbo.
SINTAXE "Sintaxe" é o estudo das relações que as palavras estabelecem entre si nas orações e das relações que se estabelecem entre as orações nos períodos.
SUJEITO E PREDICADO.
Revisão – termos da oração
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.
Oficina de Pontuação Ensino Propulsor
TRANSITIVIDADE VERBAL
ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS.
Gramática da Sapatilha
Classificações das conjunções
Análise Sintática.
TIPOS DE VERBO NO PREDICADO
PREDICAÇÃO VERBAL.
Prof. Francisco Platão Savioli
ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS
FUNÇÕES SINTÁCTICAS Elementos da oração Ano Lectivo
Orações Subordinadas Língua Portuguesa.
Orações Subordinadas Substantivas
Frase - Oração - Período
Sintaxe Aula 3 William Paixão – Professor
Orações Subordinadas Aulas 3 e 4.
Cursinho Vitoriano Aula de Gramática Profª Beatriz
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
Predicação Verbal e Complementos Verbais
PREDICADO * MARTA DUWE.
AULA DE REVISÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6ª SÉRIE FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO:
PERÍODO COMPOSTO ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
PREDICAÇÃO VERBAL.
VAMOS ENTENDER CADA PASSO PARA O DOMÍNIO DESTE TÃO IMPORTANTE ASSUNTO?
PONTUAÇÃO Os sinais de pontuação são recursos variados e representam as pausas e entonações da fala. A pontuação dá à escrita maior clareza e simplicidade.
Prof. Júnior Oliveira ORAÇÕES REDUZIDAS.
Frase-Oração-Período
{Períodos, Frase, Oração
Transitividade Verbal
Vírgula Grupo: Gabriela Amaral-553 Juliana Monteiro- 539
Representação do sujeito:
Tipos de Período Profa Shirlene Xavier
Língua Portuguesa Prof. Izabel Período Composto por Subordinação.
Termos essenciais da oração e predicação verbal
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
Termos essenciais da oração
Verbal, Nominal, Adjetival e Preposicionado
Tipos de predicado Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito.
Orações Subordinadas Substantivas
PERÍODO COMPOSTO Profª Maiara Cristina Segato
Tipos de predicado.
TIPOS DE PREDICADO.
FRASE ORAÇÃO PERÍODO Frase – é todo enunciado de sentido completo.
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
Orações subordinadas substantivas reduzidas
Oração subordinada: substantiva relativa e adjetiva relativa
Conjunção A palavra “conjunção” provém de “conjunto”.
Coordenação e subordinação
Estudo do Predicado Prof. Jair Nascimento.
Estudo do Predicado Profa. Vivian Gusmão.
Sintaxe da Frase - Funções sintáticas - Complementação do verbo AZEREDO, José Carlos de. Iniciação à sintaxe do português. p e PERINI,
Resumo Assuntos estudados
Funções sintáticas.
ELEMENTOS DA ORAÇÃO As Funções Sintáticas.
Uso dos sinais de pontuação Professor Marcel Matias.
, ; : Sinais de Pontuação.
Dito e Feito, 6.º ano Funções sintáticas.
SINTAXE Importância da gramática LER E ESCREVER
Transcrição da apresentação:

FRASES, ORAÇÃO E PONTUAÇÃO Simone Thomaz

Frases e orações: Letra maiúscula no início; Frase: Qualquer enunciado que possui sentido completo. Letra maiúscula no início; Sinal de pontuação no final(. ! ? ...) Valor enunciativo de : exclamação, pedido, ordem, pergunta, etc. A frase tem que estar associada à outras frases para ter sentido. Ex: “Não somente é desnecessário como também é indesejável”. Falta um sintagma nominal (SN) O que é desnecessário e indesejável? SN= leite “O leite não somente é desnecessário como também é indesejável”

Manifestações de frases: As frases se apresentam em orações: Orações simples Um único verbo. Orações complexas Mais de um verbo. Obs.: O Dr. Frossard parece saber tudo sobre o leite. verbo verbo auxiliar principal oração simples

Vai ser: verbo da primeira oração Vai ser: verbo da primeira oração. For governado: verbo da segunda oração. Sabe: verbo da terceira oração. Vê: verbo da quarta oração.

Vejamos: verbo da primeira oração 1°quadrinho Vejamos: verbo da primeira oração Muda: verbo da segunda oração (Complexa) 2°quadrinho Parece: verbo da oração (Simples) 3°quadrinho Falta: verbo da primeira oração Achar: verbo da segunda oração Significa: verbo da terceira oração. (complexa) Vejamos: verbo da primeira oração

Frase nominal e verbal: Observe o verbo (ação): _________?__________DERRAMOU_________?__________ Quem? (Arg.1- agente) O quê? (Arg.2 – obj. afetado) O verbo derramou tem uma estrutura argumental, pois exige dois argumentos. Pedro derramou o leite Observe o verbo (ligação) O leite é benéfico Verbos de ligação são desprovidos de estrutura argumental, pois é aquele que liga o sujeito com seus atributos. Frase verbal verbo de ação Frase nominal Verbo de ligação V. Ligação: ser, estar, permanecer, ficar, continuar, andar.

Frases nominais: A ênfase significativa está no nome Exemplos: O leite permanece fresco. Socorro! Fogo! O trem está atrasado.

Frases verbais: O verbo funciona como elemento principal da rede argumental. Exemplos: O leite derramou. Ele leu o jornal pela manhã. Calvin acredita no valor da novidade. O trem chegou atrasado.

Orações e pontuação: Virgula: Na enumeração (comp. Nominal) Na aposição (aposto) Na explicação Na ordem indireta “ A combinação de grãos, cereais e leguminosas, como arroz integral e qualquer tipo de feijão, milho e lentilha, pão integral e grão-de-bico ou ervilhas, entre outros” A conjunção “e” marca o fim da enumeração.

Na enumeração todos os termos possuem a mesma função . Exemplo: Fui ao mercado comprar leite, pão ,queijo e manteiga. (leite, pão, queijo e manteiga são complementos verbais.) Na aposição a vírgula tem função de separar o termo que explica o anterior. Exemplo: A proteína desses alimentos, a caseína, está entre os maiores alérgenos conhecidos.

Na explicação algumas expressões explicativas devem vir sempre separadas por vírgulas, como: (...), ou seja, (...) (...), por exemplo,(...) (...) , isto é, (...) (...), ou melhor, (...) (...), quer dizer, (...)

Na ordem indireta: qualquer alteração na ordem direta da frase abre a possibilidade do uso da vírgula. Ordem direta: Sujeito+verbo+complementos+expressões circunstanciais.(Adverbiais) Exemplo: “Após uma pesquisa histórica e epidemiológica, qualquer pessoa sincera descobrirá evidências dos benefícios do vegetarianismo.” Sujeito: qualquer pessoa sincera Verbo: descobrirá Complemento verbal: os benefícios do vegetarianismo Circunstâncias: Após uma pesquisa histórica e epidemiológica.

Dois pontos: Pode indicar: Uma citação: O ministro afirmou com segurança: “a violência está sob controle.” Uma enumeração: O sucesso de um atleta depende de vários fatores: esforço, habilidade, saúde, alimentação e patrocínio. Esclarecimento: Doenças cardiovasculares: hipertensão e aterosclerose.