Ecologia: conceitos básicos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ECOLOGIA Por Domingos A. Lammoglia.
Advertisements

Unifev Introdução à Ecologia Profa. Marisa Dionísio.
Ecologia.
Profa. Maria Paula 3ª Série EM 2011 INTERAÇÕES DA VIDA.
Meio Ambiente e Edificações
ECOLOGIA Conceitos básicos.
INTERAÇÕES DA VIDA Profa. Maria Paula
Professora: Ivaneide Alves de Araujo 3ª B
Ecossistemas.
Encontro Ciência Lisboa, 7 de Julho A ciência ecológica e o desafio da sustentabilidade Helena Freitas Centro de Ecologia Funcional Departamento.
Ciclos Biogeoquímico O ciclo biogeoquímico é o percurso realizado no meio ambiente por um elemento químico essencial à vida. Ao longo do ciclo, cada elemento.
A Biosfera Começar O Termo ”Biosfera”. O termo biosfera designa o conjunto dos seres vivos da Terra e seus habitats,ou seja, o meio que os rodeia.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 7. Ecologia.
Estudo de ciências no 7º ano!!! Biodiversidade : você sabe o que é? É a variedade de espécies de seres vivos que existe em nosso planeta, assim como a.
ECOLOGIA :. Ecologia Ecologia é o estudo das relações dos seres vivos entre si e com os componentes do ambiente. Ecologia: oikos = casa (E. Haeckel)
CIRCULAÇÃO DE MATÉRIA NA NATUREZA Claudio Paris – Magrão 14/04/2010 twitter.com/profmagrao MÓDULO 4 – BIO III APOSTILA 1.
Ecologia: conceitos básicos Disciplina: Ecologia Professor: Thiago Ruffo Curso Técnico em Meio Ambiente.
A Influência do Ser Humano no Meio Ambiente Diana Rodrigues Fortunato Valquíria Cardoso Kemp Educação Física – 5º período.
Prof.: Anderson Marques de Souza 2017
CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS.
Aula: Conceitos, Históricos e Objetivos
Atmosfera: o ar que nos rodeia
ECOLOGIA IMPORTÂNCIA DA ECOLOGIA RACIONALIZAÇÃO DOS DESMATAMENTOS E DA
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
Aula: Níveis de Organização
Ciências Naturais – 8.º ano
O que é Ecologia?.
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Diversidade Biológica
Competição Licenciatura em Ciências Biológicas – Ecologia – Thiago Ruffo e Rafaela Freire.
Adaptações ao ambiente físico: Água e nutrientes
Metodologia do Ensino de Ciências – Aula 10
Ufrgs Bict Disciplina de Fundamentos de Ecologia A Fatores Ecológicos
Salve 08 de março! Que felizes sejam os dias das mulheres!
ECOLOGIA.
Ecologia Definição Termos em ecologia Fotossíntese
Do gr. Oikos, casa + logos, estudo
Diversidade na Biosfera
Ciência, Tecnologia e Análise do Comportamento
As grandes paisagens vegetais da Terra e as Questões ambientais
Professor Hélcio Marques Junior Biólogo Eps Docência Universitária
Aula: ECOLOGIA DE POPULAÇÕES E COMUNIDADES
Ambientes naturais de vida
CONTROLE DE PRAGAS Ecologia dos insetos
HIDROGRAMA ECOLÓGICO Benedito C. Silva.
DINÂMICA DE POPULAÇÕES
Ciências Naturais – 8.º ano
Substrato SOLO Em Pedologia (ciência que estuda os solos), o solo é o meio natural capaz de suportar o crescimento das plantas. É constituído essencialmente.
DINÂMICA DAS POPULAÇÕES BIOLÓGICAS
Ecologia A ciências da natureza.
Conceitos básicos da ecologia
CAPÍTULO I Onde Existe Vida ?.
Ecologia - conceitos importantes
Fundamentos em Ecologia
Ecologia.
Química ambiental é definida como o estudo das fontes, reações, transporte e efeitos das espécies químicas em água, solo, ar, ambientes de vida e os efeitos.
Aulão de Revisão Ciências
SERES VIVOS.
ECOLOGIA Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
Aulão de Revisão Ciências
Capítulo 1 Lugar e paisagem.
EE Euclydes Deslandes PROFª Valéria.
Diversidade da vida.
ECOLOGIA Conceitos fundamentais.
ECOLOGIA GERAL - UFCD ECOLOGIA Os organismos da Terra não vivem isolados, eles interagem uns com os outros e com o meio ambiente. Ao estudo dessas.
Transcrição da apresentação:

Ecologia: conceitos básicos Disciplina: Ecologia Professores: Thiago Ruffo e Rafaela Freire Licenciatura em Ciências Biológicas

O que é Ecologia? O que fazem os ecólogos? Em que os ecólogos estão interessados?

O que a Ecologia estuda? As inter-relações entre os seres vivos e destes com o ambiente físico.

Ecologia: ciência antiga Fonte: http://www.guiavegano.com.br/vegan/ciencia/artigos/ciencia/o-homem-evoluiu-como-um-animal-carnivoro-ou-vegetariano Acesso em 26 set. 16, 10h20min. Fonte: http://wwwnovas.blogspot.com.br/2010/10/evolucao-da-alimentacao-humana.html. Acesso em 26 set. 16, 10h20min.

Ecologia: ciência antiga “Distribuição e abundância de seres/organismos e das interações que determinam a distribuição e abundância.” Fonte: https://marianaplorenzo.com/2013/06/21/a-trajetoria-do-homem-natural-ao-civilizado-uma-reflexao-rousseauniana/ Acesso em 26 set. 16, 10h20min.

Breve histórico Thomas Malthus (1766-1834), em 1798, chamou atenção para o conflito entre as populações em expansão e a capacidade da Terra de fornecer alimento. Ernst Haeckel (1834-1919), em 1866, cunho o termo “ecologia”. É considerado o pai desta ciência. Arthur George Tansley (1871-1955), propôs em 1934, o termo “ecossistema”. A palavra tem origem no grego "oikos", que significa casa, e "logos", estudo. Ernst Haeckel

Ecologismo x Ecologia Diferenças & Convergências

Divisões da Ecologia Autoecologia: Estuda as espécies a partir de suas relações com o meio ambiente, como cada espécie reage separadamente à determinados fatores ambientais (clima, vegetação, relevo, etc.). É o um ramo científico clássico e, atualmente, seguido por poucos cientistas. Sinecologia: Também conhecida como Ecologia Comunitária, é voltada para o estudo das comunidades de seres vivos. Foca a distribuição das populações, suas relações ecológicas, demografia, deslocamento e quantidades. Se encarrega de examinar as estruturas das cadeias alimentares, sucessões ecológicas e inter-relações entre predadores e presas.

Divisões da Ecologia Demoecologia: Também conhecida como Dinâmica das Populações ou Ecologia das Populações, faz o estudo de cada população separadamente. Etologia: também chamada de ecologia comportamental, de que forma uma espécie interage com outros indivíduos e com outras espécies. Konrad Lorenz realizou estudos do comportamento de gansos, criou a etologia, Premio Nobel em 1973. Konrad Lorenz 1903 - 1989

Divisões da Ecologia Ecofisiologia: estuda a resposta dos organismos a fatores tais como temperatura, luz, pH, etc. Por exemplo, Justus Liebig estudou o papel dos sais nutrientes no crescimento das plantas. Ecologia química: estuda processos tais como comunicação, mecanismos de defesa, e várias outras estratégias químicas. Odores e sabores agradáveis ou repulsivos fazem parte de mecanismos de defesa ou atração. Ecologia social:Sustenta a ideia que os problemas ecológicos atuais estão arraigados e profundamente assentados em problemas sociais, particularmente no domínio dos sistemas políticos e sociais hierarquizados. Ecologia humana: ramo científico da ecologia que tem como objeto de estudo a relação do ser humano com o seu ambiente natural.

Níveis de Organização Átomo Molécula Organela Célula Tecido Órgão Sistema Organismo População Comunidade Ecossistema Biosfera

Ecossistema: a unidade básica da Ecologia Por que? Ecossistema Biótopo (espaço físico) Biocenose ou comunidade (componente biótico)

E a Biosfera... Do que se trata? A fina camada de solo, água e ar que abriga a vida em nosso planeta é chamada biosfera. Apenas 17Km – 7Km de altitude e 10Km de profundidade. A Biosfera interage com outros três sistemas: Hidrosfera Litosfera Atmosfera

Observa atentamente figura abaixo

1. Que elementos abióticos podem ser observados na figura?

2. Que elementos bióticos podem ser observados na figura?

3. Qual o papel deles (nicho ecológico) no ambiente?

Nicho x Habitat Nicho ecológico  Conceito relacionado com o modo de vida de determinada espécie em seu habitat. É o papel ecológico (“profissão”) que a espécie desempenha no ecossistema. Habitat   é o lugar na natureza onde uma espécie vive. Haverá competição entre espécies que ocupam um mesmo habitat?

Nicho fundamental x nicho percebido

4. Como os seres vivos se relacionam entre si e com os elementos abióticos?

4 8 5 1 7 6 2 3

5. Quantos ecossistemas podemos ver na figura?

“Fronteiras” de um ecossistema? Como são definidos pela rede de interações entre organismos, e entre os organismos e seu ambiente, ecossistemas podem ter qualquer tamanho! Dificuldade em determinar os limites  adoção de distinções para a compreensão e possibilidade de investigação científica. Meios aquáticos e terrestres. Ecossistemas aquáticos: lagos, naturais ou artificiais (represas), os mangues, os rios, mares e oceanos. Ecossistemas terrestres: as florestas, as dunas, os desertos, as tundras, as montanhas e pastagens.

Fatores abióticos que influenciam os seres vivos Umidade  relação com a pluviosidade. Alguns animais não tem proteção contra à dessecação. Fatores edáficos  importantes na circulação da água e do ar que penetram no solo.

Fatores abióticos que influenciam os seres vivos Temperatura e gases  o aumento da temperatura diminui a solubilidade de gases, como o oxigênio, e aumenta os efeitos tóxicos de algumas substâncias. Luz  Importante para vários processos biológicos (fotossíntese, períodos de sono, floração, etc.).

Papel do Ecólogo Observação e descrição Desenvolvimento de hipóteses ou explicações Teste de hipótese (experimentação) Método científico

O que os quadrinhos I, II e III representam O que os quadrinhos I, II e III representam? Onde podemos enxergar as etapas do métodos científico no quadrinho abaixo?

Outras abordagens Experimento natural Microcosmo Modelos matemáticos

Experimentação em Ecologia Mãos à obra!