ASSOCIATIVISMO Participa Não participa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Direito da Contabilidade
João Lúcio de Azevedo ESALQ/USP, UMC, UCS, CBA
Capa Disciplina: Ajustamento de Observações
SIPS Sistema de Indicadores de Percepção Social
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
ESTUDO SOBRE A APURAÇÃO DO SPREAD E VALOR ADICIONADO Instituições Financeiras Bancárias Brasileiras SP, 15/02/06 FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BANCOS FUNDAÇÃO.
Fonte das informações:
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Fórum de Empreendedorismo
EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
Sobre a Sondagem Tema: Acesso a serviços financeiros – empréstimos bancários; Realização: 28 de maio a 26 de junho de 2009; Respondentes: empresários,
Análise Econômica Lucro Real Nívea Cordeiro 2011.
Paulo Sérgio Rodrigues PEL205
Avaliando Títulos de Dívida
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
Pesquisa sobre Medicamentos Genéricos:
Laércio de Oliveira Pinto
RELACIONAMENTO BANCÁRIO
Renda até 2 SM.
Pesquisa: “O Papel do CRO no Brasil”
CONCURSO BANCO DO BRASIL CEJURGS.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
TELECOMUNICAÇÕES - ROAMING
PESQUISA SOBRE PRAZO MÉDIO DA ASSISTÊNCIA NA SAÚDE SUPLEMENTAR
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
Regulamento FMTKD adaptado para Categorias Não-Oficiais
Bolha Posição de máx. W2 Ponto de Estagnação
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 11.
Trabalho sobre Cor Thiago Marques Toledo.
Indicadores do Mercado
1 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Junho de 2006 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Junho de 2006.
JESUS SE ENCONTRA COM SEUS PRIMEIROS SEGUIDORES
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada CONDUTA AUXILIAR ANO IV – Nº 06.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO IV – Nº 04.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO III – Nº 05.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 7.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 4.
Os números a seguir, representam as notas de
Plataforma Brasil – Submissão de pesquisa
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO V – Nº 01.
PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS E NÃO-BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM TERMOS DE MERCADO DE TRABALHO: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS E SUBSTANTIVAS Alessandra.
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
CLASSIFICAÇÃO DE FILMES
Projeto Medindo minha escola.
1 Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná Setembro de 2007.
Aula 12.
GESTÃO DA INADIMPLÊNCIA
ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO
1 Aplicações do Fecho Regular. 2 A interseção de uma linguagem livre de contexto e uma linguagem regular é uma linguagem livre de contexto livre de contexto.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Inquérito à Atividade Empresarial 2013 CÂMARA DO COMÉRCIO E INDÚSTRIA DE PONTA DELGADA OUTUBRO 2014.
Atuação do Terceiro Setor: Relações Sustentáveis? Sustentabilidade da Sociedade Civil & Sustentabilidade das Organizações da Sociedade Civil Mário Aquino.
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
Plano de Metas 2009 Fechamento de dezembro/2009. Associados Bateram a meta: 61 agências (81,33%) Não bateram: 14 agências (18,67%)
PAUTA: 1.- EDUC 2.- INADIMPLÊNCIA 3.- PERSPECTIVAS ECONÔMICAS
Pesquisa de Mercado Aula Introdutória 11/08/2010 Tanúzia Vieira Publicidade e Propaganda.
A questão dos Juros no Brasil
INTRODUÇÃO: CONTAS A PAGAR E A RECEBER
Transcrição da apresentação:

RELACIONAMENTO DOS EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS MINEIROS COM O SISTEMA FINANCEIRO Abril | 2013

ASSOCIATIVISMO Participa Não participa Participação em... Participa Não participa Quem participa de associação não participa de sindicato e nem de cooperativa. Quem participa de cooperativa não participa de sindicato. Associação Sindicato Cooperativa O baixo índice de associativismo está relacionado com menor oferta de entidades que representam as atividades realizadas pelos empreendedores individuais, ou é sinal de baixo interesse pela prática associativa? ... Ou seja, cerca de 10% dos empreendedores realiza alguma forma de associativismo. Fonte: Perfil do Empreendedor Individual de Minas Gerais, 2010.

Dificuldade com técnicas de gerenciamento / condução dos negócios DIFICULDADES Dificuldades para ... Sim Não Empreendedores individuais possuem dificuldade para adquirir os insumos necessários para sua atividade e possuem máquina e equipamentos defasados. Esse cenário está causando perda de competitividade? Qual o principal fator redutor de competitividade? Será que a carência gerencial dificulta a análise da necessidade de crédito? Destes, 64% têm dificuldade para obtenção de crédito / empréstimos bancários. Sim Não Dificuldade com técnicas de gerenciamento / condução dos negócios Fonte: Perfil do Empreendedor Individual de Minas Gerais, 2010.

Inadimplência de clientes DIFICULDADES Dificuldades para ... Sim Não Destes, 45,2% têm dificuldade para obtenção de crédito / empréstimos bancários. Inadimplência de clientes Destes, 47,1% têm dificuldade para obtenção de crédito / empréstimos bancários. O fato de a inadimplência ser entendida como um problema para o empreendedor individual aparentemente não interfere no grau de dificuldade para obtenção de crédito / empréstimo bancário. Fonte: Perfil do Empreendedor Individual de Minas Gerais, 2010.

Dificuldade de crédito de fornecedores DIFICULDADES Dificuldades para ... Sim Não Destes, 34,2% têm dificuldade para obtenção de crédito / empréstimos bancários. Dificuldade de crédito de fornecedores Destes, 67,9% têm dificuldade para obtenção de crédito / empréstimos bancários. O Há maior incidência de empreendedores que afirmaram ter dificuldade para obtenção de crédito / empréstimo bancário entre aqueles que também têm problemas de financiamento com os fornecedores. Fonte: Perfil do Empreendedor Individual de Minas Gerais, 2010.

RELACIONAMENTO BANCÁRIO Modalidade da conta corrente e forma de movimentação bancária 5,0% apenas as finanças pessoais 52,5% apenas as finanças empresariais 42,5% movimentam tanto das finanças empresariais quando as pessoais Somente pessoa jurídica 45,8% apenas as finanças pessoais 2,8% apenas as finanças empresariais 51,4% movimentam tanto das finanças empresariais quando as pessoais Somente pessoa física A maior parte dos empreendedores individuais mistura as finanças pessoais e empresarias. Mesmo na conta do tipo pessoa jurídica este comportamento é evidenciado. Quais as razões? Fonte: Empreendedor Individual: Relacionamento Bancário e Regularidade, 2011.

RELACIONAMENTO BANCÁRIO Produtos que utiliza por tipo de conta bancária Sim Não Dos que afirmam possuir apenas conta bancária do tipo pessoa jurídica e também apontaram que já utilizam cheque especial de pessoa física  essa parcela representa 2,6% dos empreendedores que possuem pelo menos 1 conta bancária. Dos empreendedores que afirmaram ter apenas conta bancária do tipo pessoa física também apontaram que já utilizam o serviço de cobrança bancária  essa parcela representa 7,8% dos empreendedores que possuem pelo menos 1 conta bancária. O que leva à este tipo de confusão por parte do empreendedor individual? Como podemos tratar estas temáticas na próxima pesquisa? Fonte: Empreendedor Individual: Relacionamento Bancário e Regularidade, 2011.

RELACIONAMENTO BANCÁRIO Produtos bancários mais desejados Não utiliza Este comportamento é fruto do desconhecimento dos serviços? Utiliza 55% 45 % Cartão de crédito pessoa física 58% não têm interesse em utilizar o cartão de crédito de pessoa física. Outros 34% têm interesse na utilização deste serviço. Cartão de crédito pessoa jurídica 50% não têm interesse em utilizar o cartão de crédito de pessoa jurídica. Porém, destes, 54% já possuem cartão de crédito de pessoa física. Outros 45 % têm interesse na utilização do cartão de pessoa jurídica. 87 % 13% Fonte: Empreendedor Individual: Relacionamento Bancário e Regularidade, 2011.

RELACIONAMENTO BANCÁRIO Produtos bancários mais desejados O fato de haver a mistura entre as finanças pessoais e empresariais influencia no interesse pelos serviços bancários? Utiliza Não utiliza Cheque especial pessoa física 34% 66 % 73% não têm interesse em utilizar cheque especial física. Porém, 71% destes já utilizam cheque especial pessoa jurídica. Outros 21% têm interesse na utilização do cheque especial PF. Cheque especial pessoa jurídica 65% não têm interesse em utilizar o cheque especial de pessoa jurídica. Porém, destes, 61 já possuem cheque especial de pessoa física. Outros 33% têm interesse na utilização do cheque especial empresarial. 11% 89 % Fonte: Empreendedor Individual: Relacionamento Bancário e Regularidade, 2011.

RELACIONAMENTO BANCÁRIO Conhecimento de linhas de empréstimo bancário específicas para pessoa jurídica De quem tem conhecimento de linhas de empréstimo específicas para pessoa jurídica possuem conta corrente de pessoa física. 57 % De quem tem conta corrente de pessoa jurídica afirmaram não conhecer linhas de empréstimo específico para pessoa jurídica. 73 % De quem tem conta corrente tanto de pessoa física quanto de pessoa jurídica afirmaram não conhecer linhas de empréstimo específico para pessoa jurídica. 72 % 74 % De quem já possui empréstimos, não conhecem linhas de crédito específicas para pessoa jurídica. De quem já conhece linhas de crédito específicas para pessoa jurídica afirmaram que não utilizam empréstimos e nem pretendem fazê-lo. Por outro lado, desejam utilizar este serviço. 38 % 41% Fonte: Empreendedor Individual: Relacionamento Bancário e Regularidade, 2011.

RELACIONAMENTO BANCÁRIO Obtenção de empréstimo bancário específicas para pessoa jurídica A não tentativa de tomada de empréstimo específico para pessoa jurídica demonstra que as linhas conhecidas não são suficientemente atrativas? Conhece Não conhece 21% 79 % Conhecimento sobre linha de crédito específica para pessoa jurídica Tentou tomar empréstimo PF 44 % Conseguiu obter empréstimo específico para PJ