A EN2 está direcionada 100% ao mercado Corporativo, publico e Privado, desenvolvendo projetos pautados no conceito de sustentabilidade, integrando as melhores.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BACIA DO RIO PARAOPEBA. BACIA DO RIO PARAOPEBA.
Advertisements

Saneamento Básico Professora e enfermeira : Carla Gomes e Patrícia Lins.
Saneamento Básico COAGULAÇÃO
Processos de tratamento
2. SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA IMPORTANCIA DA ÁGUA PARA MANUTENÇÃO DA VIDA
ÁGUA.
ÁGUA.
tratamento convencional.
Saneamento ambiental Iana Alexandra
Disciplina: Sistema de Água
Resíduos Sólidos Tratamento e Disposição Final
ETA - Abastecimento de água
LIXO MARINHO.
TRATAMENTO DE ÁGUA PARA CONSUMO
Resíduos.
A EN2 está direcionada 100% ao mercado Corporativo, publico e Privado, desenvolvendo projetos pautados no conceito de sustentabilidade, integrando as melhores.
ETA da CABEÇA GORDA.
Revisão de ciências Avaliação dia 04/09/2013.
Reuso de Água na Fundação RIOZOO
Tratamento do Esgoto Doméstico Deivid Ívini Moraes de Negreiros.
EQUALIZAÇÃO DE RESÍDUOS
OFSY – Sistema de Omnifiltração
Água e Saúde Profª Lilian Larroca.
Reuso De Água para Fins Não Potáveis
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
TRATAMENTO DE ÁGUA OBJETIVO:
Sistemas de Separação por Membrana
pH Alcalinidade Acidez
Cap. 11 – A qualidade da água
Subsistema de Abastecimento de Água do Alto Rabagão
PROCESSOS DE TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS
alguns aspectos gerais
A Implementação do REACh na indústrias de curtumes
Abastecimento de Água em Rede Pública
Conceitos Fundamentais
SANEAMENTO BÁSICO E O MEIO
Limites de Água Potável
Aula 5 – Estações de Tratamento de Águas (ETA)
Distribuição da água na Natureza
ESCOLA MONTE DE CAPARICA
O Grupo MS Gomes está direcionado 100% ao mercado Corporativo, publico e Privado, desenvolvendo projetos pautados no conceito de sustentabilidade, integrando.
Professor: Wanderson A7
Esgotos Planeta Água: poluição
Aula 1. Introdução a Biotecnologia Ambiental
AMBIENTE É o lugar onde crescem as plantas….
AMBIENTAL MS GESTÃO EFICAZ DA OPERAÇÃO E USO RACIONAL DOS RECURSOS.
Estações de Tratamento de Água
Tecnologia no Tratamento de Água
Tratamento Caseiro da água Filtrar a água Clorar a água Ferver a água
ETA CONVENCIONAL DE TRAMENTOCOMPLETO É a Estação de Tratamento de Água que apresenta todos os processos de tratamento: coagulação, floculação, decantação,
Alternativas para Tratamento de Águas Residuárias
TRATAMENTO DE ÁGUA.
Porque devemos nos preocupar com o tratamento do esgoto?
Estação de tratamento de água Prof: CLEVERSON
Área de projecto Resíduos
Profº Carlos Eduardo Tirlone
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Saneamento Básico Docente: Eng.ª Kelly Galvão.
Estação de tratamento de água Prof: CLEVERSON
TRATAMENTO DA ÁGUA Professor: André Luiz Montanheiro Rocha
TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO
Água – fundamental para vida.
Estação de tratamento de água
Ciências Naturais Domínio 5.° ano A água, o ar, as rochas e o solo
Tratamento de águas Prof. Dra. Elizabeth Halfeld da Costa
Dra. Cali Laguna Achon Dr. João Sérgio Cordeiro XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas - SP.
Processos de tratamento da água
Colégio Inedi Química, Turmas 101 e 102 Professor Luiz Antônio Tomaz.
INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS
Filtração Tipos de filtros de pressão: Filtro prensa
ANA BEATRIZ Nº1/DIANA Nº4/ISABELLA Nº11/LARISSA Nº15
Transcrição da apresentação:

A EN2 está direcionada 100% ao mercado Corporativo, publico e Privado, desenvolvendo projetos pautados no conceito de sustentabilidade, integrando as melhores e mais conceituadas tecnologias existentes no mercado atual, proporcionando aos nossos clientes soluções inovadoras, econômicas e seguras, transformando cada projeto em um referencial de sucesso e viabilidade.

TECNOLOGIAS SOLUÇÕES EM TRATAMENTO DE ÁGUA

SOLUÇÕES EM TRATAMENTO DE ÁGUA E EFLUENTES Toda a água utilizada acaba sendo transferida para o processo de efluentes para ser devolvida ao corpo do rio e por isso deve ser tratada adequadamente.

SOLUÇÕES EM TRATAMENTO DE ÁGUA E EFLUENTES; Definição de Efluentes é todo resíduos líquido e gasoso que são produzidos e lançados no meio ambiente: Efluente s.m., do Latim effluente que emana, que flui. Todos os resíduos fluidos (líquidos e gasosos) provenientes das diversas atividades humanas, quando são descartados no meio ambiente. Os efluentes líquidos constituem-se nos maiores poluidores dos corpos de águas e por isto tem sido dedicado muitos esforços para controlar a qualidade dos mesmos. No Brasil existe uma completa legislação Federal e Estadual que trata dos efluentes líquidos.

Conceito de ETA Tratamento de Água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.

Numa estação de tratamento de água, o processo ocorre em etapas: - Coagulação: quando a água na sua forma natural (bruta) entra na ETA, ela recebe, nos tanques, uma determinada quantidade de sulfato de alumínio. Esta substância serve para aglomerar (juntar) partículas sólidas que se encontram na água como, por exemplo, a argila.

- Floculação - em tanques de concreto com a água em movimento, as partículas sólidas se aglutinam em flocos maiores. - Decantação - em outros tanques, por ação da gravidade, os flocos com as impurezas e partículas ficam depositadas no fundo dos tanques, separando-se da água.

- Filtração - a água passa por filtros formados por carvão, areia e pedras de diversos tamanhos. Nesta etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro. - Desinfecção - é aplicado na água cloro ou ozônio para eliminar microorganismos causadores de doenças.

- Fluoretação - é aplicado flúor na água para prevenir a formação de cárie dentária em crianças. - Correção de PH - é aplicada na água uma certa quantidade de cal hidratada ou carbonato de sódio. Esse procedimento serve para corrigir o PH da água e preservar a rede de encanamentos de distribuição.

SOLUÇÃO Tratamento de águas de abastecimento Tratamento de águas de processos industriais Tratamento de efluentes sanitários (residências, restaurantes, hotéis e cidades) Tratamento de efluentes industriais Aeração de tanques Agitação de tanques de equalização Captação de águas de superfícies Dosagem de soluções químicas Medição e controle de vazões Medição e controle de nível Reuso de águas residuárias industriais e domésticas Reuso de efluentes sanitários

APLICAÇÕES Residências Condomínios horizontais e verticais Abastecimento público de água Efluentes sanitários em geral Indústria alimentícia Indústria têxtil Indústria de confecções Agroindústria Irrigação, entre outras

VANTAGENS Construção em resina plástica reforçada com fibra de vidro (PRFV), de grande resistência a intempéries e agentes químicos, que garante elevada vida útil ao equipamento Precisão tecnológica envolvida nos processos Baixo peso que resulta em economia nas bases da estrutura Facilidade de transporte e instalação Ocupação de áreas reduzidas, inclusive na malha urbana, sem problemas com emissão de odores característicos das estações convencionais

Dentre outras VANTAGENS Baixo custo de execução, manutenção e operação Baixo consumo de energia elétrica Concepção modular e cambiável permite arranjos econômicos e fácil ampliação Possibilidade de execução em etapas Sistemas entregues em prazos mais curtos, incluindo testes e treinamentos de operadores Garantia integral de 5 anos contra eventuais defeitos de fabricação