A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANA BEATRIZ Nº1/DIANA Nº4/ISABELLA Nº11/LARISSA Nº15

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANA BEATRIZ Nº1/DIANA Nº4/ISABELLA Nº11/LARISSA Nº15"— Transcrição da apresentação:

1 ANA BEATRIZ Nº1/DIANA Nº4/ISABELLA Nº11/LARISSA Nº15
ÁGUA TRATADA E ESGOTOS ANA BEATRIZ Nº1/DIANA Nº4/ISABELLA Nº11/LARISSA Nº15

2 Estação de tratamento de água
O QUE É? Tratamento de Água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. Estação de tratamento de água

3 Em uma estação de tratamento de água, o processo ocorre em etapas:
COMO OCORRE? Em uma estação de tratamento de água, o processo ocorre em etapas: Coagulação: quando a água na sua forma natural (bruta) entra na ETA, ela recebe, nos tanques, uma determina quantidade de sulfato de alumínio. Esta substância serve para aglomerar (juntar) partículas sólidas que se encontram na água como, por exemplo, a argila. Floculação - em tanques de concreto com a água em movimento, as partículas sólidas se aglutinam em flocos maiores. Decantação - em outros tanques, por ação da gravidade, os flocos com as impurezas e partículas ficam depositadas no fundo dos tanques, separando-se da água.

4 Filtração - a água passa por filtros formados por carvão, areia e pedras de diversos tamanhos. Nesta etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro. Desinfecção - é aplicado na água cloro ou ozônio para eliminar microrganismos causadores de doenças. Fluoretação - é aplicado flúor na água para prevenir a formação de cárie dentária em crianças. Correção de PH - é aplicada na água uma certa quantidade de cal hidratada ou carbonato de sódio. Esse procedimento serve para corrigir o PH da água e preservar a rede de encanamentos de distribuição.

5 ONDE OCORRE NAS CIDADES?
A empresas especializadas no tratamento da água. A que trata água da cidade de São Paulo é a SABESP. POR QUE OCORRE? O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.

6 QUEM É O RESPONSÁVEL? QUANDO OCORRE?
A SABESP é responsável pelo tratamento de água (E.T.A). Lá, eles filtram as impurezas encontradas nas fontes de água doce. QUANDO OCORRE? Todos os dias, para a água chegar limpa, na residência de todos. Estação de tratamento de água

7 Soluções dadas pelo poder público:
Investimentos em boas empresas que possam tratar da água de uma cidade, com qualidade. Quem deveria cuidar da situação: O governo, se responsabiliza, para o cuidado da água da cidade. Imagem do símbolo da prefeitura de São Paulo.

8 Como os cidadãos devem ajudar e cuidar da situação:
Não poluindo os rios, não jogando lixo no chão( pois irá entupir os bueiros causando alagamentos), reciclando( pois assim reaproveitamos o lixo) e cuidando do meio ambiente. Qual é a situação ideal para esse serviço urbano: Contratar empresas que possam realizar a limpeza das águas. Imagem de riacho com água limpa.

9 Esquema do tratamento de água
IMAGENS Esquema do tratamento de água Estação de tratamento

10 TRATAMENTO DE ESGOTO O QUE É?
O tratamento de esgoto é uma medida de saneamento básico tendo como objetivo acelerar o processo de purificação da água antes de ser devolvida ao meio ambiente ou reutilizada. A origem dessa água poluída se dá através da rede de esgoto proveniente de residências, comércios e indústrias. COMO OCORRE? As unidades de tratamento são conhecida como ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), onde a água suja passa por vários tipos de tratamento podendo variar de empresa para empresa.

11 ONDE OCORRE NAS CIDADES?
Há uma estação de tratamento e local próprio para isso. Um lugar de tratamento é a E.T.E. POR QUE? A coleta e o tratamento do esgoto (ou efluente líquido) e do lodo gerado no tratamento são atividades de grande importância para a saúde pública. A elevada incidência de doenças de veiculação hídrica tem como causa principal, a contaminação de fontes de águas e mananciais. A proteção dos mananciais é realizada, em parte, pela destinação correta dos efluentes e resíduos do tratamento (lodo). Para manter a cidade mais limpa, e com uma qualidade de vida melhor.

12 A SABESP é responsável por cuidar do esgoto produzido.
QUEM É O RESPONSÁVEL? A SABESP é responsável por cuidar do esgoto produzido. QUANDO OCORRE? Ocorre todos os dias, as empresas tratando o lixo, para sempre podermos ter uma maior higienização e saúde melhor.

13 Soluções dadas pelo poder público: contratar uma empresa que possa realizar o tratamento de esgoto da cidade, e as pessoas colaborando o lugar onde jogam o lixo. Quem deveria cuidar da situação: o governo, investindo em boas empresas de tratamento de esgoto.

14 Como funciona a Estação Individual
IMAGENS Como funciona a Estação Individual

15 Como os cidadãos devem ajudar e cuidar da situação: os cidadãos devem, através de seus votos cobrar isto de seu governante. Qual é a situação ideal para esse serviço urbano: todos devem ter tratamento de esgoto.

16 Bibliografia


Carregar ppt "ANA BEATRIZ Nº1/DIANA Nº4/ISABELLA Nº11/LARISSA Nº15"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google