Análise e Vistoria de Imóveis Tombados em Joinville - SC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Exercícios Resolvidos
Advertisements

IFTO ESTRUTURA DE DADOS AULA 05 Prof. Manoel Campos da Silva Filho
Programa das Aulas 20/09/05 - Apresentação da disciplina
Eng. Fernando Rebouças Stucchi
1 ANÁLISE E PROJETO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PROCESSO: CONCEITO MODELOS DE PROCESSO PROCESSO UNIFICADO HISTÓRIA CARACTERÍSTICAS AS QUATRO.
REUNIÃO NACIONAL DE MULHERES DIRETORAS DA FORÇA SINCAL.
Após 3 meses de pesquisas para a realização do sonho da casa de campo, encontramos os profissionais de uma das melhores empresas do ramo de construção.
Palestras, oficinas e outras atividades
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
Pesquisa Bibliográfica Disciplina de Metodologia da Pesquisa Profª Tereza Yoshiko Kakehashi 1.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Parceiros: 1 Pesquisa de Opinião PNAFM Encontro de Coordenação Brasília 07 a 10 de novembro de 2006.
TRABALHO DE CAMPO I OBJETIVOS
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Questionário de Avaliação Institucional
ProjetoMãos-à-obra O QUE É? É um conjunto de 30 vídeos, produzidos pela Fundação Roberto Marinho, em parceria com a ABCP e a Anamaco. Em cada um, são.
Técnica de Contagem.
Caso 01 Paciente feminino, 11 anos de idade realizou exames radiográficos para iniciar tratamento ortodôntico Cisto ósseo traumatico Paciente femenino.
CFES Sul semestre 2011/01 ENCONTRO REGIONAL 03 e 04/ 03 Reunião CM
Provas de Concursos Anteriores
IMPLANTAÇÃO GERAL D C B A N ACESSOS PEDESTRES ACESSOS VEÍCULOS
Riscos das Edificações
FICHA TÉCNICA B A 02 TORRES Área do terreno: m² 148 APARTAMENTOS
Governo do Estado de Sergipe Secretaria de Estado da Fazenda AUDIÊNCIA PÚBLICA 3º Quadrimestre 2008 Fev/ AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação do Cumprimento.
Projeto Parede de Concreto
UNIDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DE ANÁPOLIS - UEG
As Maravilhosas Pontes da China By : E. Cheong.
Secretaria de Turismo, Comércio e Indústria. Eventos 2011.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
Educação Pré-Escolar / 1º Ciclo do Ensino Básico
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONSERVAÇÃO - FROTA ANO III – Nº 03.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 9.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONSERVAÇÃO - FROTA ANO IV – Nº 01.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONSERVAÇÃO - FROTA ANO IV – Nº 05.
Má execução de obras de Engenharia com estudo de casos
Projetistas Construção e Incorporação: Living Construtora
2º Ciclo do Ensino Básico Ex - Grupo de docência REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA 01 1º Grupo 200 Código do grupo de.
PIS-COFINS NÃO CUMULATIVO – Receitas Financeiras
Restauração do prédio da FAZESP
O Plano "Não basta destruir o que sobra;
Núcleo de Mídia – Comercial Ranking Nacional de Circulação - Domingos Evolução Mês* 3,38% 2,20% 1,39% 1,13% -4,84% 0,49% -6,16% -0,07% -0,71% 0,27% 0,43%
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
Progressão Geométrica Matrizes Questão nº01  Na P.G., a posição do termo é...
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
VI Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira
Projeto Medindo minha escola.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
01. Conceitos Básicos e definições
Curso: Cerimonial, Protocolo e Eventos
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Rio Verde - Goiás - Brasil
FORMATANDO O TRABALHO NO WORD 2007
INCORPORAÇÃO E CONSTRUÇÃO
CAVICCHIOLLI E CIA LTDA Ficha t é cnica: Manuten ç ão Cidade não preenchida Regional: SPI Promotor: Karina Lemes Data: 20/09/ :30:10.
GeoPB Envio de Informações de Obras Públicas
CALENDÁRIO 2013 MÓDULO II.
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Dinâmica do Movimento Plano de um Corpo Rígido: Força e Aceleração
Módulo Compras Relatórios e Relações 1. Objetivo 2 Conhecer os relatórios e as relações do sistema disponibilizadas no módulo Compras.
PROJETO DE AUTOMAÇÃO RESIDÊNCIAL
OCUPAÇÃO TEMPORÁRIA “Utilização transitória, remunerada ou gratuita, de bens particulares pelo Poder Público, para a execução de obras, serviços ou atividades.
SÃO SEBASTIÃO DA VARGEM ALEGRE
Riscos das Edificações Principais Ocorrências - Sistema elétrico inadequado - Obras sem orientação técnica - Intervenções inadequadas.
Transcrição da apresentação:

Análise e Vistoria de Imóveis Tombados em Joinville - SC Engª MsC Silvania Miranda do Amaral Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho Especialista em Georreferenciamento Mestre em Engenharia Civil

Histórico do município Imóveis tombados e patrimônio 02 de 39 Introdução Objetivo Histórico do município Imóveis tombados e patrimônio Imóveis tombados em Joinville Teatro Municipal Farmácia Minâncora Edifício Eugênio Lepper Conclusões

03 de 39 Introdução Este trabalho é decorrente de várias perícias que foram realizadas em imóveis tombados em Joinville, onde a lide é referente as depreciações destes imóveis.

04 de 39 Objetivo Demonstrar e discutir a real situação dos imóveis tombados e sugerir algumas ações que possam evitar o abandono e a depreciação destes imóveis.

O início da interferência humana no município 05 de 39 Histórico do Município O início da interferência humana no município Casamento da Princesa Dona Francisca (filha de Dom Pedro I) com o Príncipe François Ferdinand Philippe de Orleans; que resultou no complemento do dote que foram as terras para escolher dentre as melhores localidades, na Província de Santa Catarina “...25 léguas quadradas de 3000 braças”. A área foi escolhida por Léonce Aubé representante do Príncipe em 1844; em 20 de Dezembro de 1845 chega o 1º Engenheiro Conselheiro e Tenente Coronel d’Engenharia Jerônimo Francisco Coelho e outros engenheiros para efetuar a medição e demarcação, conclui-se em 24 de janeiro de 1846.

Histórico do Município 06 de 39 Histórico do Município

Histórico do Município 07 de 39 Histórico do Município

Histórico do Município 08 de 39 Histórico do Município Primeiras construções eram o mais simples possível, feitas de tronco de palmitos ligados com o cipó e coberta com feixes de folhas de palmeiras.

Histórico do Município 09 de 39 Histórico do Município Os imigrantes suíços e alemães construíram outras moradias: A técnica construtiva enxaimel oriunda da cultura originaria onde o fechamento era feito com adobe, taipa, tijolos, tesouras, sem cumeeira, construídas de forma a criar espaços sem escoras abaixo dos telhados; efetuando modificações e adaptações entre elas a varanda.

Histórico do Município 10 de 39 Histórico do Município

Histórico do Município 11 de 39 Histórico do Município Primeiro construtor de Joinville: Francisco Nicodemus (instalou os trilhos do bondinho puxado a burros nos anos de 1910).

Histórico do Município 12 de 39 Histórico do Município Primeiros Arquitetos e Engenheiro: Max Keller Georg Keller Paul Hellmuth Keller Art Noveau em alguns edifícios na área central com maiores requintes arquitetônicos.

13 de 39 Tombamento Tombar = Inventariar, arrolar, inscrever nos arquivos do Reino (anteriormente guardados nas torres dos castelos). Tombamento é a divulgação da cultura e da memória de uma comunidade em uma determinada época. Em 1931 –Carta de Atenas Tombamento é disciplinado no Brasil pelo Decreto-Lei Federal n.º25, 30.11.1937. Art. 2º da Lei 5.846/80, exige para tombamento que os imóveis estejam vinculados a fatos memoráveis da história ou que apresentam excepcional valor arqueológico, etnográfico, bibliográfico, artístico ou religioso.

14 de 39 Tombamento O tombamento não retira a propriedade do imóvel e não implica em seu congelamento. Não é confisco. Tombamento: o bem passa a ser utilizado pela coletividade indiretamente O direito coletivo ao bem histórico, paisagístico ou cultural sobrepõe-se ao direito individual. Com o Tombamento o proprietário perde o potencial de edificabilidade do terreno(solução é a transferência do potencial construtivo). A maior dificuldade é a manutenção preventiva de imóvel ser realizada por um restaurador cultural.

Obrigação de fazer Obrigação de não fazer Imóveis tombados e patrimônio Obrigação de fazer Diante do tombamento o proprietário vai ter a obrigação de fazer manutenção continua no imóvel, com autorização da órgão que tombou o imóvel e da Prefeitura local. Lei Rouanet, Fundo Municipal e Mecenato Municipal que visam investir nos projetos de restauro e obras no imóvel tombado. Obrigação de não fazer Fica o proprietário a obrigação de não destruir o imóvel, demolir ou tirar pedaços ou partes do imóvel, executando a mutilação do imóvel.

Imóveis tombados e patrimônio 16 de 39 Imóveis tombados e patrimônio Problemas mais comuns Aberturas no pavimento térreo inadequadas ao comércio, e a utilização de grades e portas de rolo. Escadas em madeira em péssimo estado. Inexistência de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais. Existência de fissuras e trincas. Desatualização no sistema hidráulico predial Contato da água nas estruturas da cobertura afetando as madeiras aumentando a umidade e afetando o cerne e o borne.

Imóveis tombados em Joinville 17 de 39 Imóveis tombados e patrimônio Imóveis tombados em Joinville Imóvel localizado na esquina das ruas XV de novembro com rua do príncipe, denominado Lojas Salfer. Imóvel localizado na Rua do Príncipe. Observar que os pavimentos térreos já se encontram modificados, com marquises e grandes anúncios.

Imóveis tombados e patrimônio 18 de 39 Imóveis tombados e patrimônio Imóvel localizado na Rua do Príncipe. Museu de Imigração e Colonização.

Imóvel localizado em esquina com o torreão e a entrada em ângulo 19 de 39 Imóveis tombados e patrimônio Imóvel localizado em esquina com o torreão e a entrada em ângulo

Theatro Municipal Dados do imóvel 20 de 39 Theatro Municipal Dados do imóvel Endereço: Rua XV de Novembro esquina com Rua Dona Francisca em Joinville. Idade do imóvel: 96 anos. Autor do Projeto: Arquiteto Keller e Cia Ltda. Execução da Obra: Francisco Nicodemos. Responsáveis técnicos pela manutenção: Proprietário e locatários. Área total do prédio: 11.675,00 m² Construído em 1916.

21 de 39 Theatro Municipal Prédio nos anos de 1959. Envelope n.º98 – clubes e sociedades: teatro nicodemus. Fonte: arquivo histórico de joinville Prédio atualmente. Observar na lateral esquerda quem de frente olha, a modificação executada

Detalhes arquitetônicos Theatro Municipal Detalhes arquitetônicos Imagem do prédio. Ano 1929. Imagem atual .

23 de 39 Theatro Municipal Foto atual da lateral direita de quem de frente olha o imóvel. Observar a construção do segundo pavimento, e as esquadrias de alumínio no térreo. Foto Parcial do Theatro Nicodemus, com ênfase ao lado direito quem de frente olha o imóvel.

Modificações através dos anos 24 de 39 Theatro Municipal Modificações através dos anos

Theatro Municipal Estado de conservação Observar o acabamento entre o reboco pintado (imitando o revestimento da pastilha) e o início do revestimento da fachada Paredes de fechamento em alvenaria de tijolos furado, tendo no encontro da alvenaria com as telhas infiltrações, é necessário à colocação de um rufo, com acabamento com massa.

26 de 39 Theatro Municipal Estado de conservação

27 de 39 Theatro Municipal Estado de conservação

28 de 39 Theatro Municipal

Farmacia Minancora Dados do imóvel Dados do Imóvel: Farmácia Minâncora 29 de 39 Farmacia Minancora Dados do imóvel Dados do Imóvel: Farmácia Minâncora Endereço: Rua do Príncipe esquina com a Alameda Bruscheimm. Idade do imóvel:83 anos Proprietário: Lady Dória E Eduardo A. Gonçalves Autor do Projeto: Arquiteto Max Keller Execução da Obra: Arquiteto Max Keller Área total do terreno: 1.520,00 m² Área total do edifício: 1.839,00 m² com 03 pavimentos.

Detalhes arquitetônicos Farmacia Minancora Detalhes arquitetônicos

31 de 39 Farmacia Minancora

32 de 39 Farmacia Minancora Estado de conservação

Edificio Eugenio Lepper 33 de 39 Edificio Eugenio Lepper Dados do imóvel Endereço: Rua do Príncipe n.º 101 esquina com a Rua Princesa Isabel, centro Documento: Transcrição n.º43.610 -1ª Circunscrição de Joinville Idade do imóvel: 89 anos. Execução da Obra: construtora Enterlein, Keller e Cia. Área total do terreno: 621,18m² Área total do edifício: 830,00m²

Detalhes arquitetônicos Edificio Eugenio Lepper Detalhes arquitetônicos

Edificio Eugenio Lepper 35 de 39 Edificio Eugenio Lepper

Modificações através dos anos 36 de 39 Edificio Eugenio Lepper Modificações através dos anos

Edificio Eugenio Lepper 37 de 39 Edificio Eugenio Lepper Estado de conservação

Imóveis tombados e patrimônio 38 de 39 Imóveis tombados e patrimônio Sugestões Adaptações Conclusões São várias as implicações economicas após o tombamento do prédio. A propriedade não pode sofrer alterações de grandes vultos Restaurar e adequar deixando-o compatível com o mercado Há falta de profissionais capazes de realizar obras de restauro. Manutenção preventiva possui custos relativos da intervenção bem inferiores a manutenção corretiva, evitando a deterioração precoce dos imóveis.

Obrigada! Engª MsC Silvania Miranda do Amaral 39 de 39 Imóveis tombados e patrimônio Obrigada! Engª MsC Silvania Miranda do Amaral Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho Especialista em Georreferenciamento Mestre em Engenharia Civil sma.joi@terra.com.br