Arte Rupestre em Florianópolis

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA
Advertisements

A identidade do homem americano
O Renascimento Movimento artístico que é comumente aplicado a civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e Sugere que a partir do século.
Revisão para a Prova O surgimento das cidades
A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA:
A América Pré-Colombiana
A ocupação da América e do Brasil
QUEM ERAM OS PALEOÍNDIOS DA AMÉRICA
Os primeiros habitantes da América
SISTEMAS DE NUMERAÇÃO.
O Estreito de Bering.
A Dinâmica da Litosfera
TEORIA EVOLUCIONISTA Definições:
SEGUNDO O DICIONÁRIO AURÉLIO HISTÓRIA É:
A dinâmica do litoral.
Homem americano. Várias hipóteses foram desenvolvidas para explicar a colonização humana nas Américas.
Arte rupestre Do francês rupestre, o termo designa gravação, traçado e pintura sobre suporte rochoso, qualquer que seja a técnica empregada.
PRÉ-HISTÓRIA A Arte do período PALEOLÍTICO SUPERIOR (Pedra Lascada)
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
INSTITUIÇÕES SOCIAIS IGREJA FILOSOFIA - Professor Fernando Petry.
A RELAÇÃO HOMEM NATUREZA
PRÉ-HISTÓRIA: A Origem do Homem
“ARTE” RUPESTRE “Arte” Rupestre é o nome que se dá ao tipo de “arte” mais antigo da história, baseado principalmente nas pinturas, desenhos ou representações.
História da Arte do Brasil
PINTURAS RUPESTRES BRASIL E MUNDO.
Módulo 01 – Planeta e Cartografia
Por uma escola de vida Pré-História Geral Prof.: Thiago Oliveira.
Pré-História do Brasil
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
VISITA AO MUSEU DE ARTE DA BAHIA DIA: 20 DE SETEMBRO DE 2012 DAS 14H30MIN ÀS 18H LOCAL: CORREDOR DA VITÓRIA PÚBLICO-ALVO: ACADÊMICOS DE DIREITO PROFESSORA.
A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA:
Sistemas de Numeração Professor Maicon.
Vestígios Arqueológicos
Colégio da Polícia Militar.
FotosO que FazerComo chegarLagoaHomeExtras Clique no botão para começar.
Indivíduo, Cultura e Identidade
Pré-História “Antes da escrita”:.
História da Arte catarinense
Pré-História Arte rupestre na Região Centro-Oeste do Brasil
A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA:
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
Pré-História Supervisora: Maria Helena
História Contemporânea Séc. V d.C.
Professora Carol/Geografia
OC2 – Indivíduo, Cultura e Identidade
Arte africana e Afro-Brasileira
Arte Rupestre Uma das primeiras formas que o ser humano encontrou para deixar seus vestígios foi a pintura. A arte rupestre consistiu na maneira utilizada.
A ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA CAPÍTULO 1.
Pré-História Prof. Vanessa Martins.
Pré – História Brasileira
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
O POVOAMENTO NO BRASIL Cenário do Brasil encontrado pelos primeiros povoadores: Clima seco e frio. Vegetação rasteira, cerrado e caatinga, na sua maioria.
Os corais Sandra e Jéssica.
Gravuras rupestres. 15/04/2017
PRÉ-CABRALINOS E PRÉ-COLOMBIANOS
Arqueoastronomia Bruna Donadel Weise
OS HOMENS PRIMITIVOS NÃO TINHAM NECESSIDADE DE CONTAR, POIS VIVIAM DA
Parque Nacional da Serra da Capivara
A origem dos calçados Escola: Coopen Aluno: Pedro Paulo Série: 5º ano B.
OC2 – Indivíduo, Cultura e Identidade
PINTURA RUPESTRE BRASIL.
ANTROPOLOGIA.
Descobrindo informações no mapa. Leitura de mapa  Qual é o título do mapa?  O mapa apresenta uma escala? Qual é?  O que é a escala no mapa?  O que.
Arte Pré-Histórica Brasileira
Pré-História Brasileira Prof. Alan. Questionamentos: Como datar a Pré-História Brasileira? Podemos usar a teoria da origem da Escrita como marco de divisão?
INTRODUÇÃO O presente trabalho tem por objetivo um novo olhar sobre a questão indígena regional, com destaque principal para o grupo Xokleng. Neste sentido.
AS CONSTRUÇÕES MEGALÍTICAS
Continente Ilha Um pouco de história: Civilizações Pré-Cabralinas Florianópolis Os habitantes da região de Florianópolis na época da chegada dos exploradores.
Você sabe quem foram os nossos antepassados? Quem eram os habitantes de Itaboraí antes da chegada dos Portugueses? Você sabe o que eles comiam, como viviam.
HISTÓRIA DA ARTE BRASIL
Transcrição da apresentação:

Arte Rupestre em Florianópolis A arte rupestre é um mistério que existe e nos faz pensar sobre a aventura da linguagem na comunicação. LUCAS, Keller. A arte rupestre no município de Florianópolis. Edeme: s/d. Florianópolis. __________________. Arte Rupestre em Santa Catarina. Florianópolis: Rupestre, 1996. Professora: Micheline Barros. Março de 2008

Máscara Terceiro olho: visão integral e da eternidade, homem usando 100% de sua capacidade mental, comum entre hindus e egípcios.

Possíveis significados “Ao contrário de brincadeira de índios ou lugares comuns, possuíam para o índio grande importância. Hipótese esta confirmada e robustecida pela localização dos petróglifos em praias, as mais bravas e furiosamente batidas pelos vagalhões do mar alto, portanto, lugares que incutem medo, respeito e pavor”. (Pe. João Alfredo Rohr) Os pescadore antigos tinham muito respeito pelos “letreiros” evitavam de passar perto, pois consideravam lugares sagrados, ligados a forças ocultas. A pedra negra é considerada sagrada por várias religiões primitiva do mundo. Locais de difícil acesso Filosofia, leis crenças, saber científico, capacidade mental

As sinalações Sobre rocha intrusivas basalticas de granulação fina – pedra ferro – 130 milhões de anos. Sambaquis são relacionados as sinalações e ajudam a datação. Datações em 10% dos sítios do da ilha de SC, nenhuma ilha do entorno foi datada. 1o. Datação séc.XIX – 1970 – Charles Wiener MNRJ. 1910 – Militar marinha Boiteux realizou estudos em SC. A datação + antiga na Pta das Almas 4.330 anos. 1977 Pe. Rohr sugere pertencimento aos Guaranis pela semelhança do traçada obtido junto a urnas funerárias que datariam de 1000 anos atrás. Museu Arqueologia UFSC data 7000 anos ocupação da Ilha de SC.

Datações Homem do Sambaqui – coletor. (Chile, Peru, México, leste EUA, África atlântica e China) ~= urnas funerárias. Guaranis – agricultores e ceramistas Carijós (descobrimento) Mar no nível atual há 8.000 anos os povos já existiam a mais de 10.000. No Brasil, Artes rupestre: Goiás 26.970 anos, pesquisas de 1986; Piauí 50.000 anos, Niéde Guidon.

Tipos de sinalações Motivos naturalistas Motivos geométricos: antropomorfos: braços levantados, máscaras simples e duplas, pegadas humanas; Zoomorfos: peixes. Motivos geométricos: traços paralelos, ondulados, verticais, horizontais, ziguezague, círculos simples e com divisões, concêntricos, séries de triângulos com vértice para cima e para baixo;

Símbolos “A arte rupestre operou (…) como um mecanismo de comunicação ou linguagem rudimentar escrita.” Marcos M. Rubinger (1979)

Execução Gravura Gravura e pintura Pintura ( ø em SC) Polimento com areia Abrasão com auxílio de água Raspagem com pedra ou areia Profundidade 1 a 5 mm e máx. 5 cm larg.

Localização dos sítios

Sítios na Ilha de SC

Preservação Abandono Desconhecimento Descaso das autoridades Turismo Desaparecimento de 80 % Caçadores de tesouros déc. 50 – dinamite. Intempéries Tombamento e fiscalização

Ilha do Campeche .4 Km da costa .800m comp. .300m larg. .2 montanhas .Área 558.500 m2 .Comparada à Ilha de Páscoa

Máscara dupla

Antropomorfos

Entalhes

Noção de Tempo

Brunidores