casa de vidro – Lina bo bardi

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Brises e Elementos vazados
Advertisements

DESENVOLVIMENTO DE PROJETO ARQUITETÔNICO
Check list para entrega de Projeto Arquitetônico
"Compor é organizar com sentido de unidade e ordem os diferentes fatores de um conjunto para conseguir o maior efeito de atração, beleza e emoção." © Copyright.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL, ARQUITETURA E URBANISMO ESTRUTURAS METÁLICAS E SUAS APLICAÇÕES ESTRUTURAS METÁLICAS E.
PRINCÍPIOS E FORMAS DE DESENHO E REPRESENTAÇÃO. INTRODUÇÃO Wong Neste livro Mostra que o desenho, formas e objetos não são simplesmente desenhos, formas.
REPRESENTAÇÃO DE PILAREs DE concreto armado
Arquitetura Brutalista Um movimento arquitetônico desenvolvido por arquitetos modernos em meados das décadas de 50 e 60. Um movimento arquitetônico desenvolvido.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física TELEVISÃO.
Escadas e Rampas Fabrícia Mitiko Ikuta e Verônica de Freitas
Educação básica e de qualidade para todos. Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos.
5 S NOMES: FABIO SANTOS SENO – WILLIAN GUEDES – CLAYTON LINCOLN – X JOÃO CLAUDIO MORAES – EDGAR ROLIM
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física VISÃO BINOCULAR.
FIC – Faculdade Integrada do Ceará Curso: Arquitetura e Urbanismo Disciplina: Seminários Professor(a): Larissa Turno: Manhã/CD Gabriel Viana Stefano Serino.
Douglas Alexandre Desenho Técnico – Ferreira Patricia e Miceli Tereza.
Construção civil projeto, construção e administração de obras
Apresentação - formação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADE UNIVERSITÁRIA EM CRUZ ALTA CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA- LICENCIATURA; COMPONENTE.
Altura Ativa.
Ciências da Natureza e suas
PROJETO ARQUITETÔNICO 1
AUT-274 LUZ, ARQUITETURA E URBANISMO
O solitário caçador da verdade
Desenho Mecânico I Projeção Ortogonal (1° e 3° Diedros)
A CASA DOS TRIÂNGULOS JOÃO BATISTA VILANOVA ARTIGAS FABIANA ALVES
Museu de Arte Contemporânea - Kiasma Atelier VI - MUSEU Semestre: 8° Professor: André Lissonger Aluna: Isabela Cecília e Luana Holanda.
Caça às Musas.
Uma história de Maria Jesus Sousa (Juca)
Novo Terminal Hidroviário do Centro da Lagoa da Conceição
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017
A Missão Francesa no Brasil
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO - JAVA
Erika A. Oliveira Eustáquio Sidnei Milanez Júnior
Desenho Técnico Aula 02 Geometria Descritiva, Figuras Geométricas
Salzburgo The Sound of Music Julie Andrews.
Arquitetura ou Engenharia civil ?
Neocolonial – Rio de Janeiro
P – Amsterdam a Viena – Fonte Old English tam
AULA 4: GESTALT Professora: Geórgia Feitosa
Reabilitação do Pavilhão Carlos Lopes
ECLETISMO NA ALEMANHA.
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
CAMILLO SITTE ( ) Camillo Sitte nasceu e morreu em Viena
AGENCIA DO BANCO DO BRASIL EM ALDEOTA - FORTALEZA
Rino Levi filho de pais italianos, Rino nasceu em São Paulo, dia 31 de dezembro,1901,foi um importante arquiteto brasileiro,paulista, conhecido internacionalmente.
O LUGAR E A PAISAGEM PROFª LUCIENE “ O CENTRO DO MUNDO ESTÁ EM TODO LUGAR.O MUNDO É O QUE SE VÊ DE ONDE SE ESTÁ”. MILTON SANTOS.
Paisagens 6º Ano.
AULA 01 - Conceitos Gerais sobre Projeto Arquitetônico.
Formulário para Inscrição de Projetos de Patrocínio Incentivado
ATLETISMO (SALTOS).
PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA
Certificação Ambiental UNICEUMA CENTRO UNIVERSITÁRIO ARQUITETURA E URBANISMO 9º período- turma ANDRESSA RENATHA DE SOUSA ALLYSON SANTOS.
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO - UFRN - ESTRUTURA CURRICULAR (A5)
CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO Domótica
QUEM SOMOS. PROJETO RENASCER: a contribuição dos filhos e amigos de Poxoréu a sua terra natal.
Neoclassicismo.
André Kertész Jeniffer Grass Iluminação – 2016/2
IV Conferência Estadual
OS PROFISSIONAIS DO TEATRO
HISTÓRIA 2018 o que é história
HISTÓRIA 2018 o que é história
FACULDADE ESUDA ARQUITETURA E URBANISMO PVI - ARQUITETURA HOSPITALAR CENTRO ONCOLÓGICO FACULDADE ESUDA ARQUITETURA E URBANISMO PVI - ARQUITETURA HOSPITALAR.
Capítulo 1 Lugar e paisagem.
Uso do xadrez como ferramenta didática
O Espaço Geográfico, a Paisagem, o Lugar, o Território e a Região. Prof. ANDRÉ LUÍS EUGÊNIO DE OLIVEIRA.
Aula: Renascimento e Modernidade
Ateliê de Projeto I – Prof. Jose Roberto Aluna: Valéria Silveira – Turma:2003 Arquitetura.
Transcrição da apresentação:

UNIARAXÁ-CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DE ARAXÁ TRABALHO DE HISTORIA DA ARQUITETURA MODERNA

casa de vidro – Lina bo bardi

Lina Bo Bardi Nasceu em 5 de dezembro de 1914, Roma, Itália e faleceu 20 de março de 1922, São Paulo. O trabalho de Lina combina racionalismo estético, o pensamento marxista e a reflexão da cultura popular brasileira. Considerada ícone da arquitetura moderna no Brasil, a Casa de Vidro foi o primeiro projeto construído da arquiteta. A Casa de Vidro, residência do casal Lina Bo Bardi e Pietro Maria Bardi por mais de 40 anos, ganhou este nome por sua fachada imponente de vidro que parece flutuar sobre pilares. 

Casa de Vidro Marcada pela transparência dos grandes panos de vidro e pela leveza de sua estrutura de aço.

Estrutura A estrutura vertical se compõe por esbeltos tubos de aço, dispostos em uma modulação de quatro módulos de largura por cinco de profundidade. Formam o pilotis da residência e avançam pela laje do piso superior até alcançarem a laje da cobertura.

Iluminação A análise visual da iluminação direta e indireta do edifício, permite perceber que quase em sua totalidade o prédio é iluminado pela luz natural.

Espaço - uso A análise visual do espaço de uso, permite entender a sua utilização em uma porcentagem aproximada de 41% para área social, 34% para a íntima, 20% para a de serviço e 5% para o acesso.

Simetria A análise visual externa da casa de vidro, possibilita entender que existe uma simetria nas linhas, em sua parte frontal, sendo assimétrica quanto a parte lateral. Em todo caso, a utilização de cubos foi essencial no balanço visual e responsável pelas linhas elegantes.

Análise da fachada Construção leve e cristalina a toda a frente da casa se apóia sobre pilares metálicos, definindo-se sobre os dois planos horizontais das lajes de piso e cobertura marcando a fachada principal. Entre esses dois planos o vazio do salão.  

Análise do interior O interior em total harmonia com a natureza e cortina em toda fachada. Ambientes separados por mobílias o que aumenta o espaço e a visualidade entre os setores.  Aconchegante e ao mesmo tempo audacioso, o salão impera entre os espaços para visitas o recolhimento e descanso.

Análise do Acesso Principal A escada de acesso leve e transparente não impede a visão do entorno.  Definida em dois lances, o primeiro, mais curto, parte em direção à paisagem, o visitante é levado a voltar-se a paisagem, antes de iniciar a subida.  Segundo nível, corresponde ao patamar, primeiro lugar de parada e mirante da paisagem. 

Instituto Lina Bo e P.M. Bardi Hoje A CASA DE VIDRO abriga a sede do Instituto Lina Bo e P.M. Bardi criado em 1990 que tem como objetivo promover a arquitetura, design, urbanismo e arte brasileira. Com foco em exposições, publicações, palestras e conferências, o Instituto Bardi possibilita o acesso a aspectos relevantes e pouco conhecidos do pensamento e da produção artística e cultural do país. Além do marco arquitetônico, a Casa de Vidro tornou-se ponto de encontro de artistas, arquitetos e intelectuais. O Instituto tem como missão dar continuidade à atuação do casal Bardi, que, além de seu nome, doou ao país o resultado de uma vida de trabalho pela arte e cultura, dentro da filosofia de Pietro “ O importante é mover-se nesses círculos pensando nos outros mais do que em si mesmo”