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AULA 4: GESTALT Professora: Geórgia Feitosa

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Apresentação em tema: "AULA 4: GESTALT Professora: Geórgia Feitosa"— Transcrição da apresentação:

1 AULA 4: GESTALT Professora: Geórgia Feitosa
PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA AULA 4: GESTALT Professora: Geórgia Feitosa REFERÊNCIAS ARNHEIM, R..Gestalt.In: ARNHEIM, R.. Intuição e intelecto na arte. São Paulo, Martins Fontes, 2004. FILHO, João Gomes. A gestalt do objeto. Disponível em: acesso em: 2 de março de 2016.

2 profageorgiafeitosa.wordpress.com MENU PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA 2016

3 INÍCIO Final do século XIX Princípio Chave:
Uma análise das partes nunca poderá proporcionar uma compreensão do todo, uma vez que o todo é definido pelas relações e interdependências. Não existe identidade separada do todo.

4 Wertheimer- EUA- um dos três mais conhecidos
Princípio Chave: Um todo é mais, ou diferente, ou a soma de suas partes.

5 Quando alguém olha um conjunto de formas, estas serão vistas como relacionadas entre si se forem semelhantes em tamanho, forma ou cor ou algum traço perceptivo. As características objetivas dos agrupamentos influenciam os agrupamentos feitos pela mente do observador.

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8 O sujeito seleciona o que é de seu interesse num dado momento.
Nossos desejos mobilizam a nossa percepção Nossos desejos são acionados pelo conhecimento de mundo que guardamos na nossa memória A mente liga os elementos com base no passado do observador.

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11 CONCEITOS PRINCIPAIS O ORGANISMO COMO UM TODO o organismo em si
o organismo em seu meio não há diferença entre atividade física e mental as necessidades dominantes emergem como primeiro plano contra o fundo ( personalidade total) A ação responde a necessidade dominante

12 CONCEITOS PRINCIPAIS Movimento e energia

13 O que tem a ver com a arquitetura?
Gestalt também pesquisa outras qualidades de estética como: - Equilíbrio (por peso e direção, simetria e assimetria); - Desequilíbrio; - Contraste (por luz e tom, cor, vertical e horizontal, movimento, dinamismo, ritmo, passividade, proporção, escala, e agudeza);

14 Leis da Gestalt Unidade – Uma unidade é identificada em um único elemento, que se encerra em si mesmo. Segregação – A segregação é a parte que se divide ou que se evidencia em relação as outras unidades, é o fator que contrasta no objeto com outros elementos. Unificação – A unificação consiste na igualdade ou semelhança dos estímulos, nela se encontra harmonia e equilíbrio nos objetos.

15 Fechamento – O fechamento ocorre quando se estabelece uma formação nas unidades, ou seja, obtêm a sensação de fechamento visual da forma pela sua continuidade estrutural. Continuidade – A continuidade é a tendência dos elementos se acompanharem uns ao outros, de maneira que permitam a continuidade de um movimento para uma direção já estabelecida. Proximidade – A proximidade ocorre quando os elementos que estão próximos entre si tendem a ser vistos juntos, a proximidade e a semelhança são dois fatores que agem juntos.

16 Semelhança – A semelhança é estimulada pela igualdade da forma e da cor, o que desperta um agrupamento das unidades por partes semelhantes. Pregnância da Forma – A pregnância da forma é uma das leis mais básicas na gestalt, um objeto com alta pregnância da forma tende a ser equilibrada, harmônica e homogênea trazendo uma boa visualização fazendo com que o espectador consiga entender a forma rapidamente sem problemas, um objeto com baixa pregnância da forma faz com que se tenha mais trabalho para identificar as unidades no objeto.

17 Categorias Conceituais: Fundamentais
Harmonia, Desarmonia, Equilíbrio, Desequilíbrio e Contraste. Harmonia – A harmonia é a disposição formal bem organizada entre todos os elementos do objeto, trazendo regularidade de forma simples e clara. A harmonia por ordem traz uniformidade entre as unidades e a harmonia por regularidade traz elementos absolutamente nivelados em termos de equilíbrio visual. Desarmonia – Podemos chamar do processo oposto a harmonia, os elementos se tornam desordenados produzindo discordâncias, tendem a serem irregulares não tendo nivelamento e inconstância formal.

18 Equilíbrio – O equilíbrio acontece quando as forças agem ao mesmo tempo sobre ambos os lados dos elementos, trazendo a sensação de que os dois lados de um objeto são iguais ou que são compensados mutuamente. O equilíbrio pode ser compensado por pesos ou pela sua direção que podem ser iguais, ou que balanceiam. O equilíbrio pode ser simétrico, ou seja, é um equilíbrio axial que pode acontecer em um ou mais eixos, nas posições horizontal, vertical, diagonal ou de qualquer inclinação. E também pode ser assimétrico, nenhum de seus lados opostos são iguais.

19 Desequilíbrio – É o oposto do equilíbrio, é quando as forças que agem sobre os corpo não consegue equilibrar-se. Este estado pode trazer uma certa atenção ao observador, chamando a atenção ou até o inquietando. Contraste – O contraste tem uma grande importância, é onde através da luz ou de sua ausência, traz as formas dos objetos. A partir de diferentes cores também pode se notar o contraste realçando ou não diversos elementos. O contraste também pode ser vertical ou horizontal, pode ser a partir de movimentos e dinamismo.

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24 A boa gestalt Agora vamos falar do que chamaremos de boa gestalt, as forças de organização da forma tendem a se dirigir tanto quanto permitem as condições dadas no sentido da clareza, da unidade e do equilíbrio, ou seja, as unidades que compõe o objeto alteram sua forma, seu equilíbrio, e assim o seu contexto. A boa gestalt surge do equilíbrio natural

25 Atividade Compare as imagens e responda:
Você consegue representar essa imagem, em quanto tempo? Comente sobre a pregnância da forma, continuidade, semelhança e proximidade.

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