Hipotálamo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Endócrino.
Advertisements

Sistema Endócrino.
Fisiologia do Sistema Reprodutivo
Hipófise.
SISTEMA ENDÓCRINO.
SISTEMA ENDOCRINO.
Colégio INEDI Biologia
O eixo hipotálamo/hipófise
SISTEMA ENDÓCRINO Glândulas e Hormônios.
O que é Sistema Endócrino?
SISTEMA ENDOCRINO.
Hipotálamo e Hipófise.
APARELHO REPRODUTOR FEMININO REGULAÇÃO HORMONAL (ANIMAÇÕES)
Sistema endócrino (glândulas e hormônios)
Sistema endócrino.
Sistema genital masculino
HORMÔNIOS NÃO-ESTERÓIDES
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Sistema Endócrino.
Sistema Endócrino.
Sistema Endócrino I.
SISTEMA ENDÓCRINO.
PUBERDADE Processo biológico do amadurecimento sexual humano que possibilita a reprodução.
Sistema Endócrino.
FISIOLOGIA DO SISTEMA HIPOTÂLAMICO – HIPOFISÁRIO.
Coordenação do organismo Sistema neuro - hormonal
HIPOTÁLAMO - funções Controle do SNA – controla e integra as atividades do sistema nervoso autônomo, tais como: Contração dos músculos liso e cardíaco;
Hormonas e seus receptores como alvo de fármacos
Sistema Endócrino Aula Programada CIENCIAS Tema: Sistema Endócrino.
SISTEMA ENDÓCRINO GLÂNDULAS ENDÓCRINAS HORMÔNIOS
O sistema hormonal.
4/23/2017 SISTEMA ENDÓCRINO Professor Marcello.
Sistema Endócrino.
Sistema Endócrino.
SISTEMA ENDÓCRINO.
Puberdade.
Sistema endócrino.
Disciplina de Fisiologia
Sistema Endócrino e Exercício
SISTEMA ENDÓCRINO.
SISTEMA ENDÓCRINO Glândulas e Hormônios Controle químico 1 Prof. Lívia Pola.
Sistema Endócrino Glândulas exócrinas e endócrinas.
Sistema Endócrino Principais glândulas endócrinas humanas Gônadas
SISTEMA ENDÓCRINO.
ENDOCRINOLOGIA GERAL – HORMÔNIOS
SISTEMA ENDÓCRINO Coordena diversas funções do organismo – vida de relação; metabolismo, crescimento, reprodução, respostas a situações de perigo, etc.
SISTEMA ENDÓCRINO.
Métodos Contracetivos Ana Margarida nº3 Filipe Rose nº12 Francisca Cunha nº13 Pedro Gomes nº21 Raquel Genro nº22 Renata Mota nº23.
SISTEMA ENDÓCRINO. Glândulas endócrinas: Funções: Secreções de substâncias (hormônios) que atuam sobre células alvo Hormônios: Substâncias químicas que.
SISTEMA ENDÓCRINO. Hormônios: Substâncias químicas produzidas pelas glândulas endócrinas que atuam em tecidos alvo.
SISTEMA ENDÓCRINO. INTRODUÇÃO É formado pelo conjunto de glândulas que, juntamente com o sistema nervoso, coordenam as funções do organismo. São classificadas.
E STÁGIO EM B IOLOGIA NO E NSINO M ÉDIO I M ARIA C RISTINA P ANSERA DE A RAUJO Jaqueline Bhen Marilia Kerber Marla Copetti Regina Pasqualoto.
Sistema Hormonal.
Métodos Hormonais.
Sistema Genital.
Sistema Endócrino Marcus Ferrassoli.
Professor: Guilherme Vieira
Fonte: slideshare (Adaptado)
SISTEMA ENDÓCRINO Página 91.
ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA ENDÓCRINO. GLÂNDULA: é um órgão cuja função é produzir e secretar algumas substâncias com um função pré-determinada.
Sistema Endócrino Aula Programada Biologia Tema: Sistema Endócrino.
TÉCNICO EM ENFERMAGEM Sistema endócrino. Conjunto de glândulas responsáveis pela produção dos mensageiros químicos. ( Hormônios ) Que atuam no sentido.
REGULADORES Ensino Fundamental II – 8º Ano Ciências Naturais
Ciclo Menstrual Sistema neuro-hipófise-ovariano (SNHO) controla fenômenos e determinam ciclo Complexo limbo-ovariano: controle sistema neuroendócrino reprodutor;
Reprodução humana.
FASES DA VIDA.
Sistema Endócrino Alila Medical Images/ Shutterstock.
Sistema Endócrino Principais glândulas endócrinas humanas Gônadas Ovários -Localizados no interior da cavidade pélvica -Hormônios produzidos: Estrógeno.
CICLOS REPRODUTIVOS FEMININO
Transcrição da apresentação:

Hipotálamo

O Hipotálamo segrega 2 hormonas: Oxitocina (este mensageiro químico estimula as contrações uterinas no trabalho de parto e induz a produção de leite para a amamentação do bebé) hormona que liberta gonadotrofina (GnRH) O hipotálamo segrega ainda hormonas que: Estimula a libertação de: adrenocorticotropina (ACTH), tirotropina (TRH), somatotropina (GRH), gonadotropinas (LH/FSH-RH), prolactina (PRH) hormona melanocitoestimulante (MSH) hormona do crescimento (GHRH) Inibe a libertação de: somatotropina (GIH), prolactina (PIH) hormona melanocitoestimulante (MSHIH).

Hipófise

Lobo posterior AVASOPRESSINA ADH : Controla a reabsorção renal de água, logo,a concentração da urina e o equilíbrio osmótico do organismo.

Lobo anterior TSH (HORMONA TIROIDEOESTIMULANTE) – regula a tiróide; FSH (HORMONA FOLICULOESTIMULANTE) – actua sobre as glândulas sexuais (ovários e testículos); LH (HORMONA LUTEINIZANTE) - actua sobre as glândulas sexuais (ovários e testículos)  ACTH (Hormona adrenocorticotropina )- actua nas glândulas suprarenais onde controla a producção de adrenalina e esteroides. GH (HORMONA DE CRESCIMENTO) - favorece o crescimento dos musculos e dos ossos e contribui para regular o metabolismo. PRL (PROCLATINA)- estimula a producção de leite pelas glândulas mamárias e o aumento dos seios.

Alterações nos ciclos menstruais e ováricos FSH (HORMONA FOLICULOESTIMULANTE) – actua sobre as glândulas sexuais (ovários e testículos); LH (HORMONA LUTEINIZANTE) - actua sobre as glândulas sexuais (ovários e testículos) 

A adeno-hipófise produz hormonas com função reguladora de outras glândulas e hormonas com acção directa sobre os tecidos. A hormona LH (hormona luteinizante) e a hormona FSH (hormona foliculoestimulante), são duas das hormonas produzidas pela adeno-hipófise, são elas que actuam sobre as glândulas sexuais.

Ciclo menstrual… O ciclo menstrual divide-se em 3 fases: Fase folicular Fase ovulatória Fase luteínica (ou fase do corpo amarelo)

Ciclo ovárico e ciclo uterino…

A hipófise é um órgão extremamente importante na regulação dos ciclos sexuais   A produção alternada de LH e FSH pela hipófise é a responsável pela ocorrência do ciclo sexual feminino

Hormona do Crescimento GH GH (HORMONA DE CRESCIMENTO) - favorece o crescimento dos musculos e dos ossos e contribui para regular o metabolismo.

GH PRODUZ

Nanismo

Gigantismo

Acromegalia

Produção de leite

Produção de leite-prolactina PROLACTINA - estimula a produção de leite pelas glândulas mamárias e o aumento dos seios.

Alterações da melanina da pele

Hormona melanocitoestimulante. responsáveis pela elaboração do pigmento escuro denominado melanina - por isso, a acção desta hormona tem uma considerável contribuição para a coloração da pele de cada indivíduo.

Factores que estimulam e influenciam a produção de melanina Genéticos – pigmentação constitucional. Hormonais –a produção de melanina também é estimulada pela alta taxa de hormona sexual feminina, principalmente a progesterona durante a gravidez Ambientais – a radiação ultravioleta A é mais importante para a pigmentação que a radiação ultravioleta B. Químicos – substancias fotossensibilizantes como ácidos psoralênicos. Alimentares – carência e hiperdosagem de várias vitaminas. Agressões – agressões seguidas de processo inflamatório, podem levar ao aumento na produção de melanina se a região for exposta ao sol.

PUBERDADE PRECOCE LH/FSH

O QUE É? A puberdade precoce é o desenvolvimento sexual secundário antes dos 8 anos nas raparigas e dos 9 anos nos rapazes.

QUAIS OS TIPOS DE PUBERDADE PRECOCE? A puberdade precoce central ocorre quando há uma alteração na secreção da hormona GnRH, que é produzida numa região específica do diencéfalo, o hipotálamo. Na puberdade precoce periférica há um aumento dos níveis de estrogénios ou testosterona, que actuam directamente estimulando as gónadas.

O QUE CAUSA A PUBERDADE PRECOCE? Nas meninas predomina a puberdade precoce de origem central sem uma causa conhecida. Sabe-se que as meninas com baixo peso ao nascimento, adoptadas, obesas ou expostas a substâncias químicas apresentam um risco de 10 a 20 vezes maior para desenvolver puberdade precoce. Em relação aos meninos, mais de 50% dos casos apresentam uma causa orgânica, principalmente tumores do sistema nervoso central e testículos.

Desenvolvimento de pêlos púbicos e dos órgãos sexuais; SINTOMAS DA PUBERDADE PRECOCE Dentro dos sintomas da puberdade precoce, estão incluídos os seguintes factores antes da idade normal (8 para as meninas, 9 para os meninos): Desenvolvimento de pêlos púbicos e dos órgãos sexuais; Crescimento dos seios e sangramento vaginal; Crescimento rápido, mas cedo demais, que pode eventualmente diminuir a altura total quando adulto.

TSH (HORMONA TIROIDEOESTIMULANTE) – regula a tiróide;

ACTH - actua nas glândulas suprarenais onde controla a producção de adrenalina e esteróides

Tiróide

O que é o Hipertiroidismo ?

O que é o Hipotiroidismo ?

O que causa a diminuição das hormonas?

Sintomas

Bócio

O que é ?

O que causa a doença?

Porquê o aumento do volume?

Cancro na Tiroide

O que é ?

O cancro na tiróide pode ser de 2 tipos: o  carcinoma papilar; o folicular;

Qual é a causa ?