Rádio e Jornalismo Seminário de Língua Portuguesa Instrumental I

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Elementos do Jornalismo On-line
Advertisements

Evolução do rádio e digitalização
Oi FM – Um jeito diferente de ouvir rádio.
APRESENTAÇÃO A Rede CBN, formada por 28 emissoras em todo o Brasil, atua no segmento “all news”, ou seja, 24 horas de jornalismo. Foi a primeira (1990)
A Melhor Equipe de Comunicadores do Rádio Brasileiro
1 Rádio: Informação e Educação a Distância Carlos Alberto de Souza, Dr - Univali Iara Soldi de Souza (Esp. – Governo SC) Resumo O rádio assumiu, ao longo.
REVISÃO Comunicação Social.
Processo de Comunicação
UFBA Universidade Federal da Bahia
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Sonoplastia Infra- estrutura, instalação e regulagem de equipamentos da Rádio Escolar Outubro
FORMATOS RADIOFÔNICOS DE CURTA DURAÇÃO Marciel Consani.
Mídia e Educação Mas... o que são mídias? O que é tecnologia? - Que mídias você utiliza no seu dia-a-dia?
IBOPE – Julho a Setembro de 2009 Salvador. Conceito A Nova Brasil FM é uma emissora moderna que nasceu para valorizar o artista brasileiro. Em seu DNA,
A DIVULGAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL. Desejo ver o Exército cada vez mais aberto para a comunidade e mais próximo do nosso cliente principal: a Sociedade.
REVOLUÇÃO DA INFORMAÇÃO - SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO ERA DA INFORMAÇÃO
Universidade Federal do Amapá Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa Curso de especialização em Mídias na Educação Módulo II: Rádio.
Aula 01 Profissão!.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 02
Tecnologia e TICs Mas. o que são mídias. O que é tecnologia
Evolução da Mídia Audiovisual
Impacto das novas tecnologias
PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES
A grande rede mundial de computadores
AS REDES IMATERIAS: AS COMUNICAÇÕES são assim chamadas porque por elas não trafegam mercadorias concretas.
REVOLUÇÃO DA INFORMAÇÃO - SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO ERA DA INFORMAÇÃO
RÁDIOS PÚBLICAS BRASILEIRAS
A IMPORTÂNCIA DA RÁDIO REGIONAL
Histórico/ Evolução da EaD
Português Instrumental Prof.ª Marcela Zambolim de Moura.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
A emergência da cultura de massas: A rádio
A Mídia e suas diversas faces
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
Rádio. Rádio O que é rádio? Rádio é um recurso tecnológico das telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção.
É A MAIOR RÁDIO DO ESTADO
Rede Ligado Plano de mídia.
PROGRAMAÇÃO GERAL.
Solange Aparecida de Oliveira Collares – UEPG/UNICENTRO
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE RADIOJORNALISMO PÚBLICO Mesa 03: Formatos de Radiojornalismo Eduardo Castro Gerência de Jornalismo da EBC Brasília, 19 de maio.
Rádio na era da informação
Com126 Oficina de Jornalismo Digital Grupo 01 “Jornalismo em plataformas móveis. Tendências, perspectivas e modelos” Expositores: Marília Moreira Lucas.
Como funciona a imprensa
Redes Sociais: A revolução da vida real através do mundo virtual.
VoIP: O Futuro da Telefonia.
ELETROTÉCNICA.
Mídias Digitais Quais são as novas formas de comunicação?
Otávio Celeste Martins Artigo de conclusão do Curso Mídias na Educação PROJETO BLOGANDO NA ESCOLA 1.
Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2012
SOCIEDADE E TECNOLOGIA. CONCEITOS Tecnologia é o conhecimento utilizado na criação ou aperfeiçoamento de produtos e serviços e envolve toda as atividades.
EAD Profa Erci Ribeiro Moura Tecnologia Educacional.
O projeto “ ring [+] click” pretende discutir a existência de uma nova linguagem fotográfica através de câmeras disponíveis em telefones celulares que.
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
Sociedade Tecnologia e Ciência TIS 4 UFCD7 – RA4 Luís Manuel Moreno da Costa 1.
Radiojornalismo em Mutação na Era digital- Nelia Del Bianco
Audiovisual: Foto e vídeo como linguagem
Seminário Tecnologia da informação: INCLUSÃO E EXCLUSÃO DIGITAL
Roteiro para Estudo.
Rádio e Jornal Impresso. Alunos: Lívia Maria, Ana Paula Tebas e Fábio Kennup.
Rádio. Rádio O que é rádio? Rádio é um recurso tecnológico das telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção.
A História do Rádio Era de Ouro
A inserção do twitter nas rotinas produtivas do programa 70 minutos da emissora meio norte Ana Paula Rocha do Bomfim Tamires Ferreira Coelho.
V IDA D IGITAL. O QUE SERIA V IDA D IGITAL ? TV Digital, Máquina Digital, Aparelho de Som Digital... A palavra “digital” é cada vez mais usada para caracterizar.
REDES Escola básica e secundaria de velas Escola básica e secundária de velas Trabalho realizado por: Tiago Moreira Turma: Profij 2-2.
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2012.
Os meios de comunicação: tipos, importância e evolução
TELEVISÃO – FORMAS DE TRANSMISSÃO. O que é televisão???  É um termo muito amplo... Se aplica a uma gama imensa de possibilidades de produção, distribuição.
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DISCIPLINA : EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DOCENTE: MENANDRO CELSO DE CASTRO RAMOS DISCENTE : LIRANE BORGES.
1º ano - Comunicação Social Unidade Curricular: Tecnologias e Comunicação Docente: Luís Varela Discente: Andreia Almeida.
Transcrição da apresentação:

Rádio e Jornalismo Seminário de Língua Portuguesa Instrumental I Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais Departamento de Comunicação Social Rádio e Jornalismo Seminário de Língua Portuguesa Instrumental I Docente: ALVES, Alexandre Bezerra Discentes: MELO, Águida Francisca de BEZERRA JÚNIOR, Carlos Alberto MESQUITA, Francisca Bruna Gregório de ELIAS FILHO, Francisco.

O histórico do Rádio Em 1906 Fessend e Alexanderson experimentaram a transmissão de sons de violino, um espetáculo de canto e discursos apontando outras utilidades além da comunicação ponto-a-ponto. O Rádio é constituído como meio de comunicação em 1916; Quatro anos depois, a primeira emissora de rádio (KDKA) é oficialmente constituída; No Brasil, as primeiras transmissões são registradas em 1919 e em 1922. Em 1930 torna-se o principal meio de comunicação social do Brasil, atingindo seu ápice em 1940 desempenhando papel de destaque no cotidiano dos ouvintes

Rádio e Jornalismo O Surgimento da tecnologia do Rádio: Chantler afirma que “Quando a televisão tornou-se popular, na década de 1950, surgiram previsões anunciando a morte do rádio. Passados mais de quarenta anos, o rádio é, hoje, mais empolgante e diversificado do que antes”. (1998, p. 15)

O Jornalismo no Rádio O jornalismo surge no rádio brasileiro em 1925. O jornal impresso era lido no rádio e o apresentador comentava as informações para contextualizar o ouvinte. Em 1940, O Repórter Esso se consolida como a principal síntese noticiosa e trás uma nova forma de fazer jornalismo no rádio. Esso concebe uma nova forma de fazer jornalismo no rádio.

As inovações tecnológicas e o transistor O transistor amplia os sinais elétricos e erradica o uso das válvulas que possuíam grandes dimensões e demandavam muita energia Essa inovação permitiu a portabilidade para o ouvinte e para o comunicador que ganhou a possibilidade de se deslocar com equipes móveis e implementar sistemas de reportagens.

Rádio, Jornalismo e inovações tecnológicas Lopez afirma que o rádio deixava assim, sua função principal de centro de lazer e entretenimento familiar para se tornar o companheiro mais cúmplice do ouvinte. (2009, p.5) A partir de então, o rádio passa a exercer responsabilidade na transmissão de informações locais e na prestação de serviços.

Rádio, Jornalismo e inovações tecnológicas O telefone celular e o telefone fixo desempenha e desempenhou importante papel na transmissão jornalística. O telefone deu dinamismo as transmissões radiofônicas. Os celulares dotados de câmera, conexão com a internet e serviço de mensagens

A digitalização do Rádio A discussão e os estudos em torno dos padrões de digitalização do rádio As mudanças nos padrões de transmissão terá efeitos sobre as rotinas e práticas produtivas do jornalismo radiofônico e nas relações entre emissoras e o público; A internet é uma tecnologia que alterou a rotina jornalística de rádio.

Referências LOPEZ, D. C. Marcos Tecnológicos do Radiojornalismo no Brasil: uma revisão histórica. In: Encontro Nacional de História da Mídia, 2009, Fortaleza. Anais do VII Encontro Nacional de História da Mídia. São Paulo: Rede Alcar, 2009. v. 01. p. 01. CHANTLER, Paul & HARRIS, Sim. Radiojornalismo Trad. Laurindo Lalo Leal Filho. 2. ed. São Paulo: Summus Editorial, 1998.