“AS VÍTIMAS ALGOZES” 3ª NARRATIVA LUCINDA: A MUCAMA PERSONAGENS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita Garibaldi
Advertisements

“AS VÍTIMAS ALGOZES” 1ª NARRATIVA SIMEÃO: O CRIOULO
Joaquim Manuel de Macedo
JESUS REZA A DEUS SEU PAI
Chapeuzinho Rosa ♥.
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
“AS VÍTIMAS ALGOZES” 2ª NARRATIVA PAI-RAIOL: O FEITICEIRO
Assim é a Vida....
A Boneca e a Rosa.
MORAL DA HISTÓRIA.
AS VANTAGENS DA TERCEIRA IDADE
“Não se preocupe por não poder dar aos seus filhos o melhor de tudo...
UMA HISTÓRIA DE TODOS OS DIAS.
OS TRÊS PORQUINHOS.
A mensagem é linda e profunda.
Uma linda ideia a ser imitada...
Tu és minha vida, Jesus És meu amigo E a tua vontade, Doce Espírito
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
TRANSFORMANDO CRIANÇAS EM CAMPEÕES
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Amor sem Limite!.
A COR DA SAUDADE.
AS VANTAGENS DA TERCEIRA IDADE
Mas quem estranhará que seja tão grande o poder do Coração de Maria sobre o Coração de Seu Divino Filho? Quem ignora os laços naturais e sobrenaturais.
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
Clique para passagem de slides
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
Ligue as colunas do computador e concentre-se
Colacio.j COLACIO. J SLIDES APRESENTA LIGUE O SOM...
Departamento de Infância e Juventude - CEEF Agosto 2013
Assim é a Vida....
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
CASADOS...  .
Artigo 1º: Corra mais riscos ! Artigo 2º: Trabalhe Duro !
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colegio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
UMA CARTA DE AMOR....
O ANO DO DISCIPULADO “FAZENDO A DIFERENÇA” CAMPANHA: 12 NOITES DE ORAÇÃO PARA 12 MESES ABENÇOADOS! DE 02 A 13/01/2013 “Assim que já não sois.
Minha mãe sempre contava uma história assim:
BOM DIA! A mensagem de hoje, vem direto da China para você; é sobre uma lenda Chinesa que fala do ódio, um ódio que muitas vezes não percebemos e que toma.
LIGUE O SOM... Click p/mudar slide Colacio.j.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Desconheço o autor.
Um Coração liberto Lucas 15:
Centro Educativo Creciendo en Gracia
Assim é a Vida....
O casamento de Isaque e Rebeca
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
Ligue o som 1º Seu suprimento de neurônios finalmente baixou a um nível administrável.
O TESTEMUNHO DE JOSÉ 3ª aula
Pai Nunca Desiste autor desconhecido.
Edificando Famílias Saudáveis
“Não se preocupe por não poder dar aos seus filhos o melhor de tudo...
FAUSTA ROGÉRIO DE OLIVERIRA
JESUS É MARAVILHOSO! ELE SALVA, ELE CURA, ELE FAZ FELIZ!!
1 OLHANDO A SAGRADA FAMÍLIA, JESUS, MARIA E JOSÉ, * SAIBAMOS FAZER A PARTILHA DOS GESTOS DE AMOR E DE FÉ. MARIA, MÃE SANTA E ESPOSA EXEMPLAR; * JOSÉ, PAI.
Maria a escolhida de Deus
A vida havia sido dura para Ananias naqueles últimos tempos. Já havia perdido dois empregos, havia ficado doente. No aniversário do filho não tinha.
COLACIO. J SLIDES APRESENTA
Carta de Paulo a Filemon
A VIDA É MAIS IMPORTANTE QUE OS MÉTODOS
Esta é uma bela história e é, também, uma história real.
A BOA SORTE.   Dois  homens, ambos  gravemente  doentes, estavam no  mesmo quarto de hospital. Um  deles  podia sentar-se na sua cama durante uma hora,
QUANDO O AMOR ACABA.
Presente de Natal !!!.
ROLAGEM AUTOMÁTICA FAIXA 4 DO CD “JOHANNA MARIA EM RIMAS E MELODIAS”
Deus vem salvar o seu povo: Alegrai-vos e dai graças
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Dois homens, ambos gravemente doentes, estavam no mesmo quarto de hospital. Um deles podia sentar-se na sua cama durante uma hora, todas as tardes, para.
Transcrição da apresentação:

“AS VÍTIMAS ALGOZES” 3ª NARRATIVA LUCINDA: A MUCAMA PERSONAGENS 1) CÂNDIDA 2) FLORÊNCIO 3) LEONÍDIA 4) LIBERATO 5) FREDERICO 6) PLÁCIDO RODRIGUES 7) LUCINDA 8) O PAJEM DE FLORÊNCIO 9) SOUVANEL (PAULO DERMANY)

“AS VÍTIMAS ALGOZES” 3ª NARRATIVA LUCINDA: A MUCAMA CÂNDIDA E A FAMÍLIA SÃO APRESENTADOS, COMO TÍPICA FAMÍLIA FELIZ. 1º MOMENTO ANIVERSÁRIO DE CÂNDIDA, QUE RECEBE A MUCAMA LUCINDA DE PRESENTE DO PADRINHO PLÁCIDO. “Florêncio da Silva era um honrado, inteligente e rico negociante da pequena cidade...”

“AS VÍTIMAS ALGOZES” 3ª NARRATIVA LUCINDA: A MUCAMA CÂNDIDA E A FAMÍLIA SÃO APRESENTADOS, COMO TÍPICA FAMÍLIA FELIZ. 1º MOMENTO ANIVERSÁRIO DE CÂNDIDA, QUE RECEBE A MUCAMA LUCINDA DE PRESENTE DO PADRINHO PLÁCIDO. “Em substituição da companheira livre, amiga, e devotada, recebeu alegre a crioula quase de sua idade, a mulher escrava, uma filha da mãe fera, uma vítima da opressão social, uma onda envenenada desse oceano de vícios obrigados, de perversão lógica, de imoralidade congênita, de influência corruptora e falaz, desse monstro desumanizador de criaturas humanas, que se chama escravidão.”

“AS VÍTIMAS ALGOZES” 3ª NARRATIVA LUCINDA: A MUCAMA CÂNDIDA E A FAMÍLIA SÃO APRESENTADOS, COMO TÍPICA FAMÍLIA FELIZ. 1º MOMENTO ANIVERSÁRIO DE CÂNDIDA, QUE RECEBE A MUCAMA LUCINDA DE PRESENTE DO PADRINHO PLÁCIDO. “Lucinda era aos 21 anos de idade uma crioula quase mulher, tendo já tomado as formas que se modificam ao chegar a puberdade.” LUCINDA HAVIA SIDO PREPARADA PARA SER MUCAMA, DESDE OS 07 ANOS, NO RIO DE JANEIRO.

“AS VÍTIMAS ALGOZES” 3ª NARRATIVA LUCINDA: A MUCAMA AS CONVERSAS DE LUCINDA VÃO TIRANDO DE CÂNDIDA A INOCÊNCIA. 2º MOMENTO AOS 21 ANOS, CÂNDIDA É ESTIMULADA POR LUCINDA A IR A TEATROS E A BAILES PARA SER VISTA PELOS MOÇOS. “Cândida acabava de deixar de ser anjo; não era mais inocente; já corava.” “Que interesse tinha a mucama, que prazer achava em toldar a candura do coração da menina, e em encher o seu espírito de conhecimentos de funções naturais ainda alheias à sua idade, e de pensamentos desonestos?”

“AS VÍTIMAS ALGOZES” 3ª NARRATIVA LUCINDA: A MUCAMA AOS 13 ANOS, CÂNDIDA VAI AO PRIMEIRO BAILE. 3º MOMENTO LUCINDA JÁ FALA SOBRE NAMOROS E ESTIMULA CÂNDIDA A ACEITAR OS ELOGIOS. “_Mas todos exaltaram a minha beleza. _ Não basta. Exaltar a beleza de uma moça é apenas dever de cortesia: às vezes até se diz que é linda a moça a quem se acha feia.” “_Minha senhora há de ser sempre criança! Qual é a moça que não namora?... Vai aos bailes e ao teatro e ainda não reparou que todas as moças namoram?”

“AS VÍTIMAS ALGOZES” 3ª NARRATIVA LUCINDA: A MUCAMA 4º MOMENTO LUCINDA PASSA A AGIR COMO ALCOVITEIRA, COM O APOIO DE UM ESCRAVO DE FLORÊNCIO (PARA ISSO, RECEBIAM GRATIFICAÇÕES). “Cândida recebeu a primeira carta de amor mais curiosa do que perturbada; entretanto abriu-a com as mãos trêmulas, leu-a para si três vezes; mas logo depois riu-se e fê-la ouvir à mucama.” “A essa, outras cartas seguiram; como esse namorado (...) outros escreveram também...”

“AS VÍTIMAS ALGOZES” 3ª NARRATIVA LUCINDA: A MUCAMA 4º MOMENTO O AUTOR AVISA: “A influência da mucama escrava produzia seus naturais resultados. A árvore da escravidão envenenava com seus frutos a filha dos senhores.” LUCINDA ACONSELHA CÂNDIDA A NÃO SE PRENDER A NINGUÉM. “Os escravos de Florêncio foram os primeiros a propagar na cozinha e logo depois nas vendas, a multiplicidade dos namoros de Cândida, e a extraordinária sagacidade com que esta entretinha, encorajava, e enganava a todos eles.”

“AS VÍTIMAS ALGOZES” 3ª NARRATIVA LUCINDA: A MUCAMA 5º MOMENTO ENTRAM NA NARRATIVA LIBERATO (IRMÃO DE CÂNDIDA) E FREDERICO (FILHO DE PLÁCIDO, AMADO COMO FILHO PELOS PAIS DE CÂNDIDA QUE O QUERIAM COMO GENRO). CÂNDIDA NÃO SE SENTE CAPAZ DE AMAR FREDERICO. CÂNDIDA AFASTAVA-SE DE FREDERICO.

“AS VÍTIMAS ALGOZES” 3ª NARRATIVA LUCINDA: A MUCAMA 6º MOMENTO LUCINDA QUER UM NOIVO PARA CÂNDIDA. “O que convinha a Lucinda, era para sua senhora um noivo estouvado, libidinoso, extravagante e rico; era o chefe de família desgovernado, na casa a licença aproveitando a desordem, e o desatino dos senhores facilitando a devassidão dos escravos.”

“AS VÍTIMAS ALGOZES” 3ª NARRATIVA LUCINDA: A MUCAMA 7º MOMENTO O NARRADOR APRESENTA SOUVANEL.  JOVEM FRANCÊS, CONHECIDO DE FREDERICO E LIBERATO.  26 ANOS “Era de aspecto agradável, bem talhado de corpo, apurava-se no trajar tanto quanto lhe permitiam seus fracos recursos.”  TOCAVA PIANO  TORNA-SE MESTRE DE CÂNDIDA NA MÚSICA.

“AS VÍTIMAS ALGOZES” 3ª NARRATIVA LUCINDA: A MUCAMA 8º MOMENTO CÂNDIDA COMEÇA A APAIXONAR-SE POR SOUVANEL. FREDERICO RESIGNA-SE COM A PERDA DA MULHER AMADA E A FLAGRA NOS BRAÇOS DO OUTRO. LUCINDA LEVA BILHETES DE SOUVANEL A CÂNDIDA.

“AS VÍTIMAS ALGOZES” 3ª NARRATIVA LUCINDA: A MUCAMA 9º MOMENTO FREDERICO CONFESSA A LEONÍDIA QUE NÃO AMA CÂNDIDA, PARA QUE ESTA FIQUE COM SOUVANEL. LUCINDA E O FRANCÊS SE ACARICIAM. “_Oh não! Cândida será minha mulher; tu, porém, linda crioula, serás sempre a minha amante, e minha só...” “O pretendente noivo comprava a dedicação da escrava, atraiçoando previamente a esposa.”

“AS VÍTIMAS ALGOZES” 3ª NARRATIVA LUCINDA: A MUCAMA 10º MOMENTO LUCINDA MENTE E DIZ A CÂNDIDA QUE FREDERICO REVELOU TUDO A LEONÍDIA. 10º MOMENTO FREDERICO PARTE PARA A CORTE. 11º MOMENTO SOUVANEL IMPÕE CASAMENTO A CÂNDIDA.

“AS VÍTIMAS ALGOZES” 3ª NARRATIVA LUCINDA: A MUCAMA 12º MOMENTO LUCINDA LEVA SOUVANEL AO QUARTO DE CÂNDIDA. 12º MOMENTO CÂNDIDA É DESONRADA. FREDERICO ESCREVE CARTA DESMASCARANDO SOUVANEL (ELE SE CHAMA DERMANY): JOGADOR, LADRÃO, FALSIFICADOR. 13º MOMENTO CÂNDIDA NÃO ACREDITA.

“AS VÍTIMAS ALGOZES” 3ª NARRATIVA LUCINDA: A MUCAMA 14º MOMENTO CÂNDIDA É LEVADA PARA O RIO DE JANEIRO. 14º MOMENTO SOUVANEL PERSEGUE CÂNDIDA. OS ESCRAVOS CÚMPLICES DÃO APOIO A SOUVANEL.

“AS VÍTIMAS ALGOZES” 3ª NARRATIVA LUCINDA: A MUCAMA 15º MOMENTO SOUVANEL MORA NUM CORTIÇO. CÂNDIDA MARCA “CASAMENTO MENTIROSO” COM FREDERICO POR CAUSA DA SAÚDE DA MÃE. CÂNDIDA DESAPARECE E É LEVADA PARA A CASA DE SOUVANEL. CÂNDIDA FLAGRA SOUVANEL E LUCINDA ABRAÇADOS.

“AS VÍTIMAS ALGOZES” 3ª NARRATIVA LUCINDA: A MUCAMA 16º MOMENTO DERMANY É PRESO. CÂNDIDA CONTRAI MENINGITE. NA FEBRE, CONFESSA A DESONRA. FREDERICO OUVE E CASA-SE PARA HONRAR A MULHER.