Roberto Nicolsky Diretor Geral da

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Transcrição da apresentação:

Inovação Tecnológica para Competitividade, Sustentabilidade e Responsabilidade Social Roberto Nicolsky Diretor Geral da Sociedade Brasileira Pró-Inovação Tecnológica – PROTEC Ex-P&D de indústrias metal-mecânicas em São Paulo Professor doutor aposentado da UFRJ Apresentação no 64o Congresso da ABM Expominas, 16 de julho de 2009, Belo Horionte, MG

Variação anual do PIB brasileiro (Fonte: Banco Central, IBGE) Figueiredo Collor F H C Sarney Itamar Lula

EUA: crescimento do PIB e do dispêndio em P&D (DPD), 1966-1998 RN

EUA: execução e financiamento do Dispêndio em P&D (DPD) RN

Taxa de variação das patentes concedidas, pelo USPTO (EUA) entre 2001-2004 e 2005-2008   Variação percentual das patentes concedidas pelo USPTO entre os quadriênios 2001-2004 e 2005-2008 Brasil Malásia Índia China Patentes concedidas Quadriênio 2001-04 442 224 1131 2242 no USPTO (EUA) Quadriênio 2005-08 389 511 2046 4321 Variação do Período -12% 128% 81% 93% Fonte: USPTO, Utility Patents by Country, 2001-2008, elaboração PROTEC Fonte: USPTO, Utility Patents by Country, 2001-2008, elaboração PROTEC   Conclusão: os Fundos Setoriais, que se iniciaram em 2001(exceto o CT- Petro, em 1998), não elevaram a taxa de inovações competitivas ou patenteáveis

Patentes concedidas 1980-2006 pelo USPTO para China e Índia

Déficits de transações comerciais e de pagamentos (em US$ bilhões) Setor 2007 2008 Aumento Eletro-eletrônicos 14,8 22,8 54% Produtos químicos 23,6 59% Máquinas e equipamentos 4,8 10,9 127% TOTAL 32,4 57,3 77% Royalties de patentes e tecnol. 4,2 14% Locação de equipamentos 5,8 7,8 34%

Desempenho do Brasil no ranking de patentes concedidas pelo USPTO 1977: Brasil foi ultrapassado por Taiwan 1983: pela Coréia do Sul 1986: pela China 1998: pela Índia 2007: pela Malásia, situando-se hoje na 28a posição, enquanto Coréia é a 4a e Taiwan a 5a, ambas com mais de 6 mil.

Marco Legal Coreano de Fomento à Inovação Tecnológica Fonte: Sciente and Technology in Korea, 1994

CORÉIA: dispêndio em inovação priorizando o apoio ao setor produtivo

Programas de P&D na indústria A ausência de políticas de fomento a P&D no País, fez com que poucas (300-500) empresas brasileiras tenham programas próprios de P&D Fonte: KOITA Brasil: segundo o estudo Pintec (IBGE) apenas 177 empresas fizeram alguma inovação mundial em 2003

Pesquisadores de P&D industrial (No Brasil, nas poucas indústrias com programas de P&D, o número de pesquisadores é estimado em cerca de 10 mil) Fonte: KOITA

CORÉIA: Patentes nos EUA, 1980-2002 (do tamanho de Pernambuco com ¼ da nossa população) Total de patentes: Coréia, 25.316; Brasil, 1.216 2008: quarto, no geral, com 7.549 patentes no USPTO

Indicadores comparativos: artigos científicos, patentes e orçamento 1980 2002 2008 08/80 08/02 Brasil Papers 2.250 11.338 30.415 13,5x 2,7x Patents 24 96 101 4,2x 1,1x Índia 85:12.500 17.366 38.700 3,1x 2,2x 4 249 634 158,5x 2,5x China 1.050 33.622 112.804 107,4x 3,4x 28 522 1.536 42,7x 2,9x Coréia 173 15.705 35.569 205,6x 2,3x 8 3.786 7.549 943,6x 2,0x MCT R$ bi - 2,835 6,632 CNPq/Cap. Bolsas 42.446 70.407 1,7x

descoberta científica Modelo linear: válido apenas para algumas descobertas em píses desenvolvidos, é a base da nossa política fomento a C&T descoberta científica recursos descoberta/pesquisa tecnológica (P) conexão irrealista desenvolvimento tecnológico (D) produto inovado no mercado

INVENÇÃO INCREMENTAL: mais rápido, menos custo, menor risco Linsu Kim, principal ideólogo do desenvolvimento tecnológico da Coréia (autor de “Da Imitação à Inovação”, Editora Unicamp, 2005) “Em países desenvolvidos, “aprender pesquisando” (learning by research) por empresas, universidades e institutos tem um papel dominante na expansão da fronteira tecnológica.” “Em países em desenvolvimento, ao contrário, “aprender fazendo” (learning by doing) e engenharia reversa por empresas, com limitada assistência de universidades e institutos, é o padrão dominante de acumulação de competência tecnológica.” (In “Industry and Innovation”, volume 4, No 2, página 168, 1997) INVENÇÃO INCREMENTAL: mais rápido, menos custo, menor risco

Dinâmica do P&D das inovações, nos desenvolvidos e emergentes (Coréia): ciência e inovação têm políticas independentes “Market pull” Inovação tecnológica de produto/processo(patente) Realimentação da ciência: Ciência acadêmica demanda de mais conhecimentos “technology push” Conhecimento científico globalizado: disponível em revistas de países desenvolvidos na forma de artigos (papers)

Lei indiana de Desenvolvimento Tecnológico THE TECHNOLOGY DEVELOPMENT BOARD ACT ACT NO. 44 OF 1995 [16th December, 1995.] Art 6: (a) provide equity capital, subject to such conditions as may be determined by regulations, or any other financial assistance to industrial concerns and other agencies attempting commercial application of indigenous technology or, adapting imported technology of wider domestic applications;

Fonte: Nasscom, Índia; (*) 2006, estimativa ÍNDIA: Exportando Software e Serviços após Incentivos Fiscais: 1991-2006* Fonte: Nasscom, Índia; (*) 2006, estimativa

Panorama da Índia hoje, 13 anos depois da lei 44/1995 PIB passou a crescer mais de 9% ao ano, contra um crescimento anterior de 4 a 5%, ultrapassando a nossa taxa Patentes no USPTO crescem 20% a.a.: 545/2007 (6x Br) ); estavam atrás de nós até 1998 44% das patentes em eletroeletrônica (2005-2007), contra 22% no triênio anterior (2002-2004) Exportação de software: US$ 31 bi/2006 contra US$ 1 bi/1995, sem marcas próprias dominantes nem invenções radicais Maior exportador de genéricos (nenhuma nova molécula) Transnacionais farmacêuticas: Rambaxy, Cipla, Dr.Reddy’s Maior siderúrgica: Mittal-Arcelor (3x maior que a segunda) Tata Steel comprou siderúrgica Chorus (Inglaterra-Holanda) Tata Motor comprou as marcas Jaguar e Land Rover A Índia hoje é uma nova economia liderada pela inovação

Crescimento sustentável 2030 Exemplo pré-guerra: Japão (mais de 1/2 século) Exemplos pós-guerra: Coreia, Taiwan (30 anos) Exemplo anos oitenta: China (20 anos) Exemplo fins dos anos noventa: Índia (10 anos) Em nenhum caso mercado gerou crescimento O que há de comum nos procedimentos dos seus crescimentos: políticas públicas de fomento O que há de comum nessas políticas públicas: forte estímulo ao desenvolvimento tecnológico e à engenharia

Fomento à inovação na empresa: (na Coréia: Lei No 2 Fomento à inovação na empresa: (na Coréia: Lei No 2.399/1972; na Índia: Lei No 44/1995) Subvenção/subsídio/apoio financeiro (Lei Inovação): a priori, é o compartilhamento dos custos e riscos do P&D entre empresa e Estado é o recurso mais usado por todos os países da OCDE (desenvolvidos) e pelos países emergentes bem sucedidos; está previsto no artigo 8º do acordo da OMC (non-actionable subsidies) até 75% do dispêndio, e na empresa dá suporte ao risco da ruptura com a dependência tecnológica de licenciadores Uso do poder de compras do Estado (barrado pela 8666): esta é amplamente usada pelos países da OCDE, não tem restrições da OMC e pode alavancar efetivamente os setores fornecedores das atividades de estado, como medicamentos para saúde pública, materiais e equipamentos de defesa e compras das grandes empresas estatais (Petrobras, Eletrobras e Embrapa) Incentivos fiscais (Lei do Bem): a posteriori, é o segundo em uso na OCDE e cumpre o papel de realimentação do investimento no P&D de inovações, mantendo, assim, a taxa de crescimento

Panorama do fomento ao desenvolvimento tecnológico Fundos Setoriais: várias leis, desde o Fundo Petróleo e Gas (1998) e outros do ano 2001 – 8 a 10 anos - restritas a ICTs Subvenção: Lei da Inovação (10.973/2004) – 4 anos - editais limitados a menos de 20% do FNDCT - os editais são pontuais com escolha da Finep Encomenda Tecnológica: Lei da Inovação, artigo 20 - praticada parcialmente nos editais de subvenção Compras Governamentais: L. Inovação(art. 27/inciso IV) - ainda não regulamentada, sem uso Incentivos Fiscais: Lei do Bem (11.196/2005) – 3,5 anos - restrito a regime fiscal de lucro real (6%), 300 empresas

SUBVENÇÃO ECONÔMICA: Lei da Inovação No 10.973/2004 CAPÍTULO IV: Do Estímulo à Inovação nas Empresas Art. 19. A União, as ICT e as agências de fomento promoverão e incentivarão o desenvolvimento de produtos e processos inovadores em empresas nacionais e nas entidades nacionais de direito privado sem fins lucrativos voltadas para atividades de pesquisa, mediante a concessão de recursos financeiros, humanos, materiais ou de infra-estrutura, a serem ajustados em convênios ou contratos específicos, destinados a apoiar atividades de pesquisa e desenvolvimento, para atender às prioridades da política industrial e tecnológica nacional.

ENCOMENDA TECNOLÓGICA: Lei da Inovação No 10.973/2004 Art. 20. Os órgãos e entidades da administração pública, em matéria de interesse público, poderão contratar empresa, consórcio de empresas e entidades nacionais de direito privado sem fins lucrativos voltadas para atividades de pesquisa, de reconhecida capacitação tecnológica no setor, visando à realização de atividades de pesquisa e desenvolvimento, que envolvam risco tecnológico, para solução de problema técnico especí- fico ou obtenção de produto ou processo inovador. OBSERVAÇÃO: falta indicar claramente quem compra

BNDES: Encomenda Tecnológica no Complexo Industrial da Saúde A nova versão do programa PROFARMA INOVAÇÃO, lançada em maio/2008, foi criada uma modalidade de ENCOMENDA TECNOLÓGICA: O Ministério da Saúde elaborou a Portaria No 978 listando cerca de 100 insumos estratégicos, de farmoquímicos a equipamentos médico-hospitalares não fabricados no país. Para esses itens o BNDES provê até 90% no risco tecnológico, com participação em vendas futuras ao SUS. Este é um exemplo completo e correto da ENCOMENDA TECNOLÓGICA.

Inovação Tecnológica: Competitividade com Sustentabilidade e Responsabilidade Social Inovação Tecnológica é essencial para uma economia competitiva que tenha uma inserção autônoma no mercado mundial gerando emprego qualificado e distribuindo renda; por isso deve ser fomentada nas empresas pela legislação Sustentabilidade é essencial à preservação ambiental e para isso é necessário inovar produtos e processos; por isso há prazos e penalidades legais para as empresas Responsabilidade Social é o cumprimento pela empresa dos requisitos adequados à sustentabilidade ambiental e ao atendimento das necessidades da sociedade local e geral, gerando melhor qualidade de emprego e de vida Inovação Tecnológica combina todos os fatores!

É melhor trocar de ideias do que não ter ideias para trocar (Barão de Itararé) Muito obrigado pela atenção! Roberto Nicolsky Telefone/fax: (21) 3077-0800 diretoria@protec.org.br www.protec.org.br