PLANEJAMENTO ESCOLAR Qual o papel da reflexividade no ofício do professor? Reflexividade é uma qualidade inerente ao ser humano. Em outras palavras, somos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento de Cinco Dedos Quem é o público alvo?
Advertisements

ESTILOS DE APRENDIZAGEM
O ESDE COM QUALIDADE.
CONSTRUINDO HOJE A FAMÍLIA FELIZ DE AMANHÃ
Escola Harrisville Central Professores são Humanos Anos 3-5 ELA.
Portfólio de matemática.
Minha História Gabriela e Michaele 3ªC.
O Aluno a Distância.
A MAIOR BRONCA Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
PROJETO DE VIDA OBJETIVO: Despertar para a importância de um projeto de vida que ajude a construir a pessoa que queremos ser.
experiências INESQUECÍVEIS!
Prof.a Andréia Chagas Pereira
Quando a escola é de vidro Ruth Rocha Ilustrações de Walter Ono.
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
Planejamento de Comunicação Introdução
Arlene Isac Dutra Madureira Lorena Lidiane Silveira 1° e 2° Ano
O EGA chega à Escola.
1 minuto com DeuS.
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
Uma linda idéia a ser imitada......
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Portfólio de matemática
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Prof. Everton da Silva Correa
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
Gênesis É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa.
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Uma linda idéia á ser imitada......
Uma linda ideia a ser imitada...
O valor de uma cédula de 100 reais
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
Minha preocupação é que vocês se lembrem de que ensinar é mostrar. Mostrar não significa doutrinar... (Transição Automática)
Teacher Marilisa Lichtenberg English
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
O Quebra-Cabeças e a Vida.
CASADOS...  .
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
AVALIAÇÃO ESCOLAR INTERNA: PROCESSOS, INSTRUMENTOS E ATORES ENVOLVIDOS
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
ALCANCE KIDS Jesus chama seus discípulos para orar.(Mateus 26)
Ser Amigo é Uma Honra Um dia, quando estava na minha casa, eram umas 11 horas da noite quando recebi o telefonema de um querido amigo meu. Seu telefonema.
As Meninas Superpoderosas
Violência? Diga não!.
TABAGISMO “XEQUE-MATE” “PARE, PENSE E ANALISE”.
Crianças e adolescentes não aprendem da mesma maneira.
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
AVALIAÇÃO NA OFICINA DE JOGOS
Um Trabalho, Três Atitudes. Hoje Trago-te Um História Que Retrata Três Tipos De Atitudes Diferentes Perante O Mesmo Trabalho. Um Trabalho, Três Atitudes.
Organização do Trabalho docente “O registro e a garantia de continuidade das aprendizagens no Ciclo da Alfabetização” UNIDADE 8.
Entrevista.
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Lidando com as Perguntas dos Alunos
SITUAÇÕES.
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
Um senhora chegou em casa, depois de uma das consultas médicas, e disse aos seus familiares:
Planejando através do cotidiano dos alunos AUTOR: Francisco Gerôncio Teófilo Filho COAUTOR: Francisco Raul Guimarães Xavier¹ O PIBID é uma política governamental.
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
FILOSOFIA WTA CAPACITAÇÃO SÃO PAULO (OSASCO): 2 ANOS PARA PT.
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
Receita de um Sonhador.
Vamos fazer juntos um Mapa Mental? Atividade presencial em grupo IAVM – junho/julho de 2009.
O terapeuta deve planejar contingências que fortaleçam a correspondência entre dizer, isto é, “relatar”ou “descrever”comportamentos na sessão, fazer, ou.
“o oponente dentro da cabeça de alguém é mais extraordinário do que aquele do outro lado da rede."
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO ESCOLAR Qual o papel da reflexividade no ofício do professor? Reflexividade é uma qualidade inerente ao ser humano. Em outras palavras, somos capazes de pensar antes de agir; enquanto realizamos uma atividade; e, depois que fizemos alguma coisa.

Pessoas que agem sem refletir, obedecendo ao impulso do momento e sem levar em consideração todas as informações disponíveis podem ser classificadas como impulsivas. É importante registrar que não estamos falando daquelas pessoas que pensam... pensam... e nada realizam. É necessário ter iniciativa; dar respostas rápidas, mas não impulsivas.

Ser reflexivo é qualidade essencial para o exercício do ofício de professor.

Professores pensam e tomam decisões, freqüentemente, sobre seu trabalho. 1. Antes (reflexão sobre a ação): Que objetivos quero alcançar nessa aula? Como vou apresentar esse conteúdo? O tema é um pouco delicado, por onde começar? Vou começar contando, durante dez minutos, uma história! Que exemplos citar? Que perguntas podem ser feitas? O que fazer após as respostas a essas perguntas? Vou usar as respostas dos alunos nas minhas falas? Vou elogiar suas participações? De que maneira? Onde é possível aplicar esse conteúdo? Como avaliar os desempenhos dos alunos no início, no meio e no fim da aula? Como fechar o assunto? Devo indicar tarefas para casa? Quais tarefas valeriam à pena indicar?

2. Durante (reflexão na ação): ... Antes de começar o assunto de hoje, gostaria de contar uma história. Vocês conhecem a história de Cachinhos dourados? Conhecem!!... (E agora, o que fazer? Contar outra história de improviso?... Melhor: vou aproveitar a oportunidade e perguntar o que eles sabem sobre a história!)... Quem contou para vocês? Quem quer contar a história? Quem é Cachinhos dourados? Onde ela foi? Por que os ursos não estavam em casa? O que ela fez? O que ela comeu? Onde ela sentou? Onde ela dormiu? Os ursos ficaram satisfeitos? Quem ficou mais infeliz? Por quê? O que aconteceu quando ela acordou? O que ela prometeu não fazer mais? Muito bem! Vocês prestaram atenção quando a pessoa contou a história para vocês! Era sobre isso mesmo que eu queria conversar. Vejam bem, hoje...

3 - Depois (reflexão sobre a ação): Os objetivos foram alcançados? O que é preciso mudar para aperfeiçoar ações educacionais junto a meus alunos? O que vale a pena manter? O que deve ser replanejado? Antes de decidir sobre a realização de uma atividade de aprendizagem é bom perguntar aos colegas se os alunos a conhecem. É sempre bom planejar outras atividades semelhantes a que se pretende realizar, para evitar constrangimentos.