A verdade sobre as células tronco embrionárias

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Clonagem Escola EB2,3 Dr. Pedrosa Veríssimo Paião
Advertisements

Clonagem.
ÉTICA EM NEGOCIAÇÃO Profa.: Mayna Nogueira.
Temos nós o direito de decidir quem deve viver e quem deve morrer?
Ciência, tecnologia e Qualidade de vida
A PROTEÇÃO JURÍDICA DO EMBRIÃO
Célula Tronco Vera Vargas.
CLONAGEM ...Células -tronco!!!! O QUE É ISSO??? MATAR?
CRIOPRESERVAÇÃO DE CÉLULAS ESTAMINAIS DO SANGUE DO CORDÃO UMBILICAL PARA USO AUTÓLOGO A TECNOLOGIA AO SERVIÇO DA SAÚDE ®
A RAZÃO PELA QUAL ISTO FOI ENVIADO A VOCÊ.
Revolução biotecnológica
Clonagem A palavra "clone" vem do grego "klón", que significa "rebento" ou "broto". Os cientistas removem o material genético de uma óvulo não-fertilizado.
Aos 33 anos, Jesus foi condenado à morte.
CLONAGEM Prof. Marlon Santos.
 A clonagem humana André Miranda Carlos Caldas João Ferreira
Aplicações e consequências
Controvérsias Públicas
Aos 33 anos, Jesus foi condenado à morte.
Transgênicos - OGM Este símbolo aí, é do Alimento Geneticamente Modificado (Ou Alimento “Frankstein”).  Trata-se de um alimento criado artificialmente.
A Controvérsia em torno da Clonagem
Células Tronco O que são?
Colégio Estadual Antônio Gonçalves
A RAZÃO PELA QUAL ISTO FOI ENVIADO A VOCÊ.
Mensagem lida na formatura do Curso de Medicina da
Biologia – Anderson Célula Tronco
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
A Controvérsia em Torno da Clonagem
A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS Aos 33 anos, Jesus foi condenado à morte.
O QUE EU TENHO NÃO ME PERTENCE.
ETERNIDADE Autor DESCONHECIDO Formatação: Mariza V. R.
“Um Gênio se Despede” Gabriel García Márquez se retirou da vida pública por razões de saúde: câncer linfático. Agora, parece, que é cada vez mais grave.
Clones.
Controvérsia na Clonagem
Stem Cells – Células Tronco
“Controvérsia na Clonagem”
Clonagem.
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
COMO VISITAR UM DOENTE A Doença * Transforma existência
Ciências Nome: Nuno Gonçalves, Ana Silva, Pedro Ruivo e João Loureiro.
O tema do nosso trabalho é “Clonagem”
Manipulação Genética.
Escolhas de uma vida....
A RAZÃO PELA QUAL ISTO FOI ENVIADO A VOCÊ.

Enfermeira Cristiane Carvalho Hospital Santa Izabel Salvador - Bahia
O Crescimento do Conhecimento Médico Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini UNICAMP Copyright 2001.
Habilidade 11.
Colégio Antonio Gonçalves
Prof. Alan Alencar Biotecnologia.
CÉLULAS TRONCO Prof. João Paulo.
Um presente de Deus para os homens
a razão pela qual isso foi enviado a você !!!
Vicente Salles dos Santos
DIREITO CIVIL E SAÚDE DIHS/ENSP/FIOCRUZ Sandra Besso.
PROJETO DE MONOGRAFIA 5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA :
As fases de Ericson relativas a etapa adulta
By Búzios Slides NINGUÉM CRUZA SUA VIDA POR ACASO Automático.
A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS.
Aula 4. Ética do conhecimento Biotecnologia Módulo 2 Prof.ª. Chayane C. de Souza.
A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS Aos 33 anos, Jesus foi condenado à morte.
A FUNDAMENTAÇÃO METAFÍSICA DOS COSTUMES. O Homem deve também acreditar no Homem Boa ideia…! Assim já posso ir de férias.
Texto retirado do filme, QUEM SOMOS NÓS? (What the bleep do we know) Um questionamento revolucionário feito pelos mais renomados cientistas atuais,
CRESCIMENTO E REGENERAÇÃO DE TECIDOS
Diferenciação Celular
A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS.
Escola Dr. Pedrosa Veríssimo 2/3 ciclos Paião Trabalho realizado por: Daniela Pereira nº2 Daniela Pereira nº2 Daniela Sofia nª3 Daniela Sofia nª3 Ivo Palhais.
CÉLULAS ESTAMINAIS EMBRIONÁRIAS Joana Raquel Martins Veiga 11ºCTA 21 OUT 2011.
Crescimento e regeneração de tecidos VS diferenciação celular
Em 1960, a rede de televisão BBC realizou uma entrevista com o filósofo Bertrand Russell, ícone do pacifismo. Eis a transcrição e as respostas que cabem.
A verdade sobre as células tronco embrionárias
Transcrição da apresentação:

A verdade sobre as células tronco embrionárias

As informações desta apresentação são rigorosamente científicas e suportadas por cientistas brasi leiros e internacionais. Nada do que aqui é informado corresponde a fatos inverídicos ou expressos com outra intenção que não a de informar de modo simples, mas preciso, sobre os aspectos técnicos da pesquisa com células tronco embrionárias. Há obviamente questões que não são meramen- te técnicas no que se refere a qualquer pesquisa com embriões humanos: são questões de ordem ética e moral seríssimas.

Você Sabia... O que você NÃO sabia... ...que dizia-se, à época da aprovação da Lei de Biosegurança no Brasil, que havia no país cerca de 30 mil embriões congelados? O que você NÃO sabia... ... é que “depois da aprovação das pesquisas com células-tronco de embriões humanos, um levantamento nacional revelou o número de embriões congelados no Brasil. Pouco mais de 3 mil.” http://www.comvisa.bvs.br/tiki-print_article.php?articleId=110 ... é que essas 3 mil vidas dariam, no máximo, para dois anos de pesquisas. ... é que os próprios defensores da pesquisa com células tronco embrionárias admitem que podem levar no mínimo 5 anos em pesquisas.

Isso é posição científica ou mera curiosidade? E depois? Será que há interesses comerciais para se aprovar a clonagem humana como suprimento de material para pesquisa? Porquê um cientista, perguntado sobre isto desconversa afirmando, “Vamos ver o que vai acontecer, deixa aprovar o projeto”? Isso é posição científica ou mera curiosidade?

Você Sabia... ...que diz-se que um embrião de 100 células é somente um aglomerado de células? A realidade... ... é que o óvulo ou o zigoto fertilizado contém todo o material genético necessário à criação do indivíduo, e inclui um código complexo, não repetível, inerente ao indivíduo, com todas as características associadas à pessoa humana. ... é que a mãe somente fornece abrigo, nutrição e oxigênio e não adiciona nada essencial ao desenvolvimento do ser concebido.

Você Sabia... ...que diz-se que apenas se usa para pesquisa com células tronco embrionárias um embrião de 100 células? A realidade... ... é que para o cultivo in vitro de um embrião de 100 células é necessário que ele seja suportado por uma lâmina (uma fatia finíssima) de embriões bem mais desenvolvidos. ... é que essas lâminas de embriões são “produzidas” no exterior e vendidas no mercado.

Você Sabia... ...que alguém que viesse a ser tratado com células tronco embrionárias teria que tomar imunodepressores pelo resto de sua vida, de modo a evitar rejeições? A realidade... ... é que com o uso de células tronco adultas, não há perigo de rejeição. ... é que enquanto a fonte de células tronco adultas é enorme (seu próprio corpo as produz) para cada pessoa que tivesse que se submeter a uma terapia com células tronco embrionárias seria necessário que 400 mil embriões fossem sacrificados.

Você Sabia... ...que se alguém não estivesse disposto a tomar imunodepressores por toda a vida para evitar a rejeição de tecidos criados por células tronco com DNA diferentes do seu próprio, teria que autorizar sua própria clonagem? A realidade... ... é que a clonagem humana nunca teve sucesso. ... é que a ovelha Dolly, clone de outra ovelha, morreu com doenças decorrentes de envelhecimento precoce. Sabia que as extremidades de seus cromossomos eram curtas, exatamente como acontece na velhice? ... é que um experimento sul-coreano usou 242 óvulos para obter uma única linha de células tronco embrionárias.

Você Sabia... ...que se diz por aí que a pesquisa com células tronco embrionárias é desejada pois essas células se desenvolvem com muito maior rapidez que as células tronco adultas? A realidade... ... é que a doença caracterizada pelo desenvolvimento celular extremamente rápido é o câncer. ... é que células tronco adultas são especializadas e as embrionárias são não especializadas. ... é que freqüentemente as células tronco embrionárias transformam-se em tumores, muitas vezes malignos.

Você Sabia... ...que foi publicado uma notícia que um time coreano de pesquisas fez história usando células tronco embrionárias para curar mal de Parkinson em ratos? A realidade... ... é que quando foi usado tecido fetal anterior a seis semanas para tratar um paciente humano de mal de Parkinson o paciente morreu em conseqüência da formação de pedaços de osso, pele e cabelos no seu cérebro.

Você Sabia... ...que o maior argumento dos cientistas que querem estudar células tronco embrionárias é a curiosidade? A realidade... ... é que a curiosidade foi o que moveu cientistas nazistas a experimentos terríveis com seres humanos na segunda guerra mundial.

A curiosidade inicial move a ciência, mas se deve ter, especialmente nos casos que tratam com vidas humanas, um senso de responsabilidade muito bem formado.

Ter consciência dos problemas atuais é obrigação de todo cidadão

Influir nos destinos da sociedade é obrigação de todo cidadão

Não aceitar que nos falem de benefícios e nem sequer citem os riscos – que são enormes – é obrigação de todo cidadão

é minha obrigação de cidadão... Defender a ciência para benefício do homem e não ao contrário: é minha obrigação de cidadão... ...e também a sua.

Diga não à cultura da morte. Afirme a cultura da vida. Seja consciente Diga não à pesquisa com embriões humanos.

Não há restrições à cópia e à distribuição livre. Esta apresentação foi criada para o cidadão brasileiro que deseja informar-se. Não há restrições à cópia e à distribuição livre. Envie por e-mail a todos quantos conheça. Divulgue esta mensagem. A vida vale a pena e devemos ter esperança, mas não vamos nos enganar com falsas promessas. APÓIEM a pesquisa com células tronco ADULTAS, que podem ser retiradas da medula ou de cordão umbilical. REJEITEM a pesquisa com células tronco EMBRIONÁRIAS. Mais um aviso: qualquer cidadão que possa vir a ser tratado com técnicas derivadas de células tronco não pagará sequer um tostão a ninguém. Será parte de protocolo de pesquisa gratuita. Este aviso tem procedência uma vez que já se identificou gente que foi enganada e pagou caro por uma injeção de células adultas comuns, com a promessa de cura de doença.

Colaboração e formatação: Antonio Carlos Laus Baseado em entrevista da Profa. Dra. Lilian Piñero Eça, realizada em 06/mai/2005 no programa Tribuna Independente da Rede Vida de TV / ACeA. www.portaldafamilia.org