Fontes históricas sobre a

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ciclo C XVIII Domingo do Tempo Comum 4 de Agosto de 2013 Música da antiga Liturgia das Gálias 6’20.
Advertisements

Jesus Cristo nasceu da Virgem Santa Maria 11 BAROCCI, Federico Fiori A Natividade 1597 Museu do Prado, Madrid.
REFORMAS RELIGIOSAS. Movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; a partir do século XVI.
DOIS LIVROS… “O Papa João Paulo II deixou-nos uma obra maravilhosa, na qual a fé secular se explica sinteticamente: o «Catecismo da Igreja Católica».
DEUS CUIDA DE MIM “E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.” Mateus b.
POR QUE PRECISAMOS DE DEUS PARA TOMAR DECISÕES? POR QUE PRECISAMOS DE DEUS PARA TOMAR DECISÕES? NVI 15 Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem;
“Todos os anos, os pais de Jesus iam a Jerusalém para festa da Páscoa.” Lucas 2.41.
A Virgem Maria, mãe e mestra espiritual
TIAGO TIAGO COMO VIVER COM SABEDORIA Tiago escreveu esta Carta para: Ajudar os crentes dispersos a vencerem as provações. E a buscarem.
Voltando ao Primeiro amor
GRUPOS DE ASSISTENCIA EVANGELIZAÇÃO.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
A restauração da santidade
LIÇÃO 9 - O SINAL DO EMANUEL
A restauração da santidade
A VERDADE SOBRE A SALVAÇÃO
ProlegÔmenos Prof. Márcio Ruben SIGA.
HISTÓRIA DOS CATECISMOS
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-B
Tempo das Reformas Capítulo 14.
Na Escola de Maria para salvar a humanidade
AS REFORMAS RELIGIOSAS NO SÉC. XVI
PREFÁCIO: PRÓPRIO ORAÇÃO EUCARÍSTICA II
4º DOMINGO DA PÁSCOA.
Nossa Senhora das Dores aos Pés Da Cruz
Domingo II do Tempo Comum
PARA JOVENS, SENHORAS E VARÕES
Alegria em Deus.
Verifique o combustível
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
“DIRETÓRIO PASTORAL LITÚRGICO-SACRAMENTAL
CRISTOLOGIA.
Embora já tenhamos visto que o sábado é o dia bíblico de repouso, instituído por Deus, observado pelos crentes, nos dias do Antigo Testamento,
Algumas pessoas lutam muito para ter uma casa e quando conseguem ter um lugar só seu, sentem uma grande satisfação. A casa é o lugar onde.
301 "VEM CEAR".
Jovens sois fortes REUNIAO DOS JOVENS.
O Catolicismo E A ORTODOXIA
Reforma Protestante.
CREIO QUE EXISITE UM DEUS QUE É PAI
Ano Santo da Misericórdia
 Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. - Hebreus 12:14.
COM O BOM PASTOR.
PORQUE IR Á IGRELA ? Anchieta Mendes.
Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo
A nossa vida em Cristo “Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou,
Algumas considerações
4º DOMINGO DA PÁSCOA ANO B “DOMINGO DO BOM PASTOR”
DOMINGO DE PÁSCOA ANO B.
Solenidade da Epifania do Senhor ENCONTRO – CONVERSÃO – MISSÃO
como grande é admirável o Teu nome em toda a terra! (Salmo 8)
Credo.
Doutrina Ser cristão é uma questão também de inteligência! A fé necessita de ter uma compreensão racional.
MARTINHO LUTERO. A ALEMANHA NO SÉCULO XVI Os impostos papais eram opressivos; A administração feita pelos líderes religiosos era corrupta; Suas imensas.
(Luisinho Vieira – grupo OPA -2015)
Solenidade da Epifania do Senhor ENCONTRO – CONVERSÃO – MISSÃO
PORQUE IR Á IGRELA ? Anchieta Mendes.
que tira o pecado do mundo
Medite, passe aos teus amigos SALMO 49
Afonso Henriques e as etapas da governação
1)O lugar onde são oficialmente resolvidas as questões de justiça (Mt 27.19). “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada.
O Que Significa a Igreja Batista de Brotas para mim
A CRISE RELIGIOSA DO SÉCULO XVI.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Medieval (V ao XV) Neste período Idade Média compreende o período que vai da queda do Império Romano até a consolidação.
Ano Santo da Misericórdia
“Eu nunca encontrei uma pessoa amarga que estivesse grata; ou uma pessoa grata que fosse amarga”. Nick Vujicic.
Lição 01: A essência do evangelho
Mordomia cristã Parte 1 Parte 1 1 Crônicas
Transcrição da apresentação:

Fontes históricas sobre a Reforma Protestante

Aqui vocês encontrarão diferentes fontes históricas que se relacionam à temática das Reformas Religiosas do século 16. Analise, discuta e relacione essas fontes ao contexto em que elas foram produzidas. Verifique também quem as escreveu e, se possível, tente descobrir para quem os documentos eram destinados.

Carta de Afonso V, rei de Aragão, de 4 de novembro de 1437 O desprestígio do papado: “A Corte de Roma escandaliza a igreja, o tempo de usar de remédios benignos passou: não haverá, em breve, senão dois caminhos a seguir: ou corrigir o papa, ou deixar a cada um a liberdade de proceder mal.” (Retirado de: FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de história – Volume 2. Lisboa: Platano Editora, 1976. p.156)

Retrato de Erasmo de Roterdã (1530), feito por Hans Holbein

Críticas do humanista holandês Erasmo de Roterdã (1469-1536) em sua obra “Elogio da Loucura” “eis os Soberanos Pontífices, os cardeais e os bispos... Hoje... Estes pastores (pastores das almas, dirigentes dos cristãos) não fazem nada senão alimentar-se bem. Deixam o cuidado do Rebanho ao próprio Cristo... Esquecem que o seu nome de bispo significa labor, vigilância, solicitude. Estas qualidades servem-lhes para deitar mão ao dinheiro... Se os Soberanos Pontífices, que estão no lugar de Cristo, se esforçassem por imitá-lo na sua pobreza, nos seus trabalhos, na sua sabedoria, na sua cruz e no seu desprezo da vida... Não seriam os mais infelizes dos homens? Tantas riquezas, honras, troféus, prebendas, impostos, indulgências, tantos cavalos, mulas, guardas, e tantos prazeres... Retirado de: FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de história – Volume 2. Lisboa: Platano Editora, 1976. p.160)

Doutrina da Igreja Católica acerca das indulgências Doutrina da Igreja Católica acerca das indulgências. Trechos do “Catecismo da Doutrina Cristã”, versão impressa em Portugal, 1924. “A penitência sacramental não é suficiente, de ordinário, para nos livrar de toda a pena temporal merecida com o pecado, e por isso convém suprir com outras obras de penitência e de piedade e com indulgências. A indulgência é uma remissão de pena temporal devida pelos pecados, que a Igreja concede debaixo de certas condições a quem está em graça, aplicando-lhe os merecimentos e as satisfações superabundantes de Jesus Cristo, de Nossa Senhora e dos Santos, as quais constituem o tesouro da Igreja.” Retirado de: FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de história – Volume 2. Lisboa: Platano Editora, 1976. p.162)

Retrato de Martinho Lutero (1529), feito por Lucas Cranach

95 Teses de Martinho Lutero Clique na imagem para visualizar as 95 teses

Retrato de Zwinglio (1531), feito por Hans Asper

Zwinglio, “Resumo da Doutrina Cristã” “O corpo natural do Cristo, no qual ele sofreu na terra e no qual está agora sentado à direita de Deus, não é recebido e tomado na Ceia duma maneira natural e sensível, mas duma maneira espiritual. Os papistas ensinam, portanto, alguma coisa de insensato pretendendo que o próprio corpo de Cristo, tal como foi concebido pela Virgem Maria, é recebido na Ceia...” Retirado de: FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de história – Volume 2. Lisboa: Platano Editora, 1976. p.168)

Retrato de João Calvino

Calvino, “O Catecismo de Genebra” “Entendeis, pois que há duas coisas neste sacramento: uma, o pão e o vinho materiais, que vemos com os nossos olhos, que tocamos com as nossas mãos e cujo gosto sentimos; outra, Jesus Cristo, de que as nossas almas se alimentam interiormente.” Retirado de: FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de história – Volume 2. Lisboa: Platano Editora, 1976. p.168)