A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lição 01: A essência do evangelho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lição 01: A essência do evangelho"— Transcrição da apresentação:

1 Lição 01: A essência do evangelho

2 A essência do evangelho
Lição 01 A essência do evangelho

3 Objetivo Refletir com o estudante das Escrituras sobre a essência do evangelho de Cristo, à luz da Carta aos Gálatas, especificamente os seus versículos introdutórios.

4 Texto-base Em obediência à vontade do nosso Deus e Pai, Cristo se entregou para ser morto a fim de tirar os nossos pecados e assim nos livrar deste mundo mau. A Deus seja a glória para todo o sempre! Amém! (Gl 1:4-5)

5 Introdução Neste primeiro estudo, trataremos de algumas informações introdutórias sobre a carta, com base nos seus primeiros versículos (Gl 1:1-5). Neste pequeno trecho, Paulo já introduz sua visão sobre o evangelho que percorrerá toda a carta.

6 I. ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA
Na carta aos Gálatas, Paulo escancara o evangelho diante de nós e mostra que não é uma mensagem para não convertidos, tão somente, mas é a maneira pela qual se vive na condição de participante do reino.

7 I. ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA
1. O autor da carta: Estas são as primeiras palavras da Carta aos Gálatas: Paulo, apóstolo, não da parte de homens, nem por meio de homem algum (Gl 1:1a). Não temos dúvidas de que o autor é Paulo, o apóstolo aos gentios. Ele inicia a carta apresentando suas credenciais, talvez, porque sua autoridade estivesse sendo questionada por aqueles que estavam pervertendo o evangelho entre os seus destinatários.

8 I. ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA
2. Os destinatários da carta: Paulo escreve sua carta às igrejas da Galácia (Gl 1:2b). Observe que a palavra “igreja” está no plural. A carta é direcionada para um grupo de igrejas, não apenas para uma. Isso porque o termo “Galácia” designa uma região geográfica. As igrejas em questão são aquelas que foram plantadas pelo apóstolo durante sua primeira viagem missionária.

9 I. ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA
3. A saudação da carta: Paulo faz uma saudação aos seus leitores: Graça a vós e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo (Gl 1:3). Essa saudação cristã é carregada de significado e, principalmente, naquele contexto, era muitíssimo importante, visto que falsos mestres judaizantes haviam visitado aquelas igrejas, pregando um evangelho diferente, portanto, falso.

10 I. ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA
4. A essência da carta: Paulo faz um resumo da essência do evangelho, afirmando que Jesus Cristo se entregou pelos nossos pecados para nos livrar deste mundo mau, segundo a vontade de nosso Deus e Pai (Gl 1:4). Em essência, o evangelho é a mensagem sobre Jesus e seu sacrifício na cruz. É a boa nova de que, por meio de Jesus, Deus está redimindo todas as coisas.

11 Questões do estudo

12 Questões do estudo 01. Quem é o autor da carta aos Gálatas? O que Paulo faz questão de deixar claro sobre si mesmo, nas palavras introdutórias da carta? Havia alguma razão para ele defender seu chamado? Leia Gl 1: Após ler Gl 1:2, responda: Quem são os destinatários da carta que estamos estudando? Quem plantou as igrejas que receberam a carta? Quando ela foi escrita? Recorra também ao item O que podemos aprender com a saudação cristã, presente em Gl 1:3, que mostra quão equivocados estavam os falsos mestres? Leia também o item Em linhas gerais, defina o cerne da mensagem do evangelho, à luz de Gl 1:4. Por que iniciar a carta dessa maneira? Que tipo de ensino Paulo teria de combater, na carta aos Gálatas?

13 II. APLICANDO O ENSINO DA CARTA
1. Confiança em si mesmo é a essência do evangelho falso. Nós, seres humanos, estamos em uma posição tão desesperadora, por causa do pecado, que não podemos fazer nada para nosso resgate. Exatamente por isso Jesus morreu por nós (Gl 2:21). Sendo assim, deixe de alimentar sentimentos de autossalvação. 05. Em sua opinião, por que os cristãos possuem tanta dificuldade em aceitar a mensagem da graça de Deus no evangelho?

14 II. APLICANDO O ENSINO DA CARTA
2. Confiança na cruz de Cristo é a essência do evangelho real. Jesus levou o castigo merecido por nossos pecados. Se isso é verdade, então, não há necessidade de realizarmos outros sacrifícios para nos redimirmos diante de Deus ou sermos aceitos por ele. Basta o que Cristo fez! 06. Que atitudes podemos tomar que acabam minimizando o que Cristo fez? Nosso esforço para obedecer a Deus deve ser encarado como algo que fazemos para completar a salvação que Cristo iniciou?

15 Desafio da semana Há quantos anos você é cristão? Qual a sua visão sobre o evangelho de Cristo? Nosso desafio, nesta semana, será orar para que Deus nos ajude a identificar se o nosso coração está confiando em alguma outra coisa, se não na graça de Cristo para nossa salvação. Além disso, nesta oração e em todas as suas orações, louve a Deus pelo evangelho, a boa nova de que Jesus veio ao mundo morrer voluntariamente pelos nossos pecados. Essa é a boa nova da redenção completa.

16 Próximo estudo Lição 02 A defesa do evangelho

17


Carregar ppt "Lição 01: A essência do evangelho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google