UML - Unified Modeling Language

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Transcrição da apresentação:

UML - Unified Modeling Language Jorge Manuel Lage Fernandes

Diagrama de Estados

Introdução Objetos do mundo real se encontram em estados particulares a cada momento. uma jarra está cheia de líquido uma pessoa está cansada. Da mesma forma, cada objeto participante de um sistema de software orientado a objetos se encontra em um estado particular. Um objeto muda de estado quando acontece algum evento interno ou externo ao sistema.

Introdução Durante a transição de um estado para outro, um objeto realiza determinadas ações dentro do sistema. Quando um objeto transita de um estado para outro, significa que o sistema no qual ele está inserido também está mudando de estado.

Diagrama de transição de estado Através da análise das transições entre estados dos objetos de um sistema de software, podem-se prever todas as possíveis operações realizadas, em função de eventos que possam ocorrer. O diagrama da UML que é utilizado para realizar esta análise é o diagrama de transição de estado (DTE).

Diagrama de transição de estado Diferentemente dos diagramas de interação (que descrevem o comportamento de objetos de classes diferentes), um diagrama de transição de estado descreve o comportamento de objetos de uma única classe.

Diagrama de transição de estado Mostra os estados possíveis de uma determinada entidade a ser controlada pelo sistema Mostra as condições que causam as transições de estado e operações realizadas

Diagrama de transição de estado O diagrama de transição de estados mostra: Estados Transições Evento Ação Ponto de junção

Estado Situação na vida de um objeto durante a qual ele satisfaz a alguma condição. Cada estado de um objeto é normalmente determinado pelos valores dos atributos. Exemplos: Uma lâmpada pode ficar acesa, apagada ou queimada quando o interruptor é acionado; Um tanque está na reserva quando nível de óleo está abaixo de 10%. Um pedido está atendido quando todos os seus itens estão disponíveis.

Estado Não é qualquer classe que necessita de um diagrama de transição de estados: apenas aquelas cujos objetos apresentam um comportamento dinâmico significativo; Exemplos: Estados de uma passagem aérea: confirmada, atendida, na lista de espera, cancelada; Estados de uma disciplina: aberta(há vaga), fechada(não há mais vaga), cancelada.

Estado Um estado de um objeto pode ser caracterizado pelo valor de um ou mais atributos do objeto: Um objeto de DisciplinaOfertada pode estar Aberto(há vaga) ou Fechado(não há mais vaga), nesse caso, o estado é caracterizado pelo número de alunos matriculados; A situação de uma conta bancária passa para o vermelho quando o seu saldo fica negativo. Um diagrama de estados contém todas as mensagens que um objeto pode enviar e receber, que causam transição no seu estado.

Estados inicial e final O estado inicial indica o estado de um objeto quando ele é criado. Só pode haver um estado inicial em um DTE. Essa restrição serve para definir a partir de que ponto um DTE deve começar a ser lido. O estado final é representado como um círculo “eclipsado” e indica o fim do ciclo de vida de um objeto. é opcional e pode haver mais de um estado final em um DTE.

Estados inicial e final Notação da UML para estados:

evento (lista-parâmetros) [guarda] / ação Transições Os estados estão associados a outros pelas transições. Uma transição é mostrada como uma linha conectando estados, com uma seta apontando para um dos estados. Quando uma transição entre estados ocorre, diz-se que a transição foi disparada. Uma transição pode ser rotulada com uma expressão da seguinte forma: evento (lista-parâmetros) [guarda] / ação

Eventos Uma transição possui um evento associado. Um evento é algo que acontece em algum ponto no tempo e que pode modificar o estado de um objeto: A ocorrência de um evento provoca a transição entre estados de objetos de alguma classe pertencente ao sistema. Exemplos de Eventos: Pedido realizado Fatura paga Cheque devolvido Interruptor acionado

Tipos de Eventos Evento de chamada Evento de sinal recebimento de uma mensagem de outro objeto (síncrono) Evento de sinal recebimento de um sinal de outro objeto (assíncrono)

Tipos de Eventos Evento de temporal Corresponde à passagem de um intervalo de tempo predefinido. O objeto pode interpretar a passagem de um certo intervalo de tempo como sendo um evento. É especificado com a cláusula after seguida de um parâmetro que especifica um intervalo de tempo. after(30 segundos): indica que a transição será disparada 30 segundos após o objeto ter entrado no estado atual.

Tipos de Eventos Evento de mudança Corresponde a uma condição que se torna verdadeira. É representado por uma expressão de valor lógico (verdadeiro ou falso) e é especificado utilizando-se a cláusula when. when(saldo > 0): significa que a transição é disparada quando o valor do atributo saldo for positivo. Eventos temporais também podem ser definidos utilizando-se a cláusula when. when(data = 13/07/2002) when(horário = 00:00h)

Condição de guarda É uma expressão de valor lógico que condiciona o disparo de uma transição. A transição correspondente é disparada se e somente se o evento associado ocorre e a condição de guarda é verdadeira. Uma transição que não possui condição de guarda é sempre disparada quando o evento ocorre. A condição de guarda pode ser definida utilizando-se parâmetros passados no evento e também atributos.

Ações Ao transitar de um estado para outro, um objeto pode realizar uma ou mais ações. Uma ação é uma expressão definida em termo dos atributos, operações da classe ou dos parâmetros do evento também podem ser utilizados. A ação associada a uma transição é executada se e somente se a transição for disparada.

Ponto de junção Pode ser que o próximo estado de um objeto varie de acordo com uma condição. Se o valor da condição for verdadeiro, o objeto vai para um estado E1; se o valor for falso, o objeto vai para outro estado E2. É como se a transição tivesse bifurcações, e cada transição de saída da bifurcação tivesse uma condição de guarda. Essa situação pode ser representada em um DTE através de um ponto de junção.

Ponto de junção Pontos de junção permitem que duas ou mais transições compartilhem uma “trajetória de transições”. De uma forma geral, pode haver um número ilimitado de transições saindo de um ponto de junção. Pode haver também uma transição de saída que esteja rotulada com a cláusula else. Se as outras condições forem falsas, a transição da clausula else é disparada.

Exemplo de Ponto de junção

Cláusulas No compartimento adicional de um retângulo de estado podem-se especificar ações a serem executadas. Sintaxe geral: evento / ação Há três cláusulas predefinidas: entry,exit,do Cláusula entry Pode ser usada para especificar uma ação a ser realizada no momento em que o objeto entra em um estado. A ação desta cláusula é sempre executada, independentemente do estado do qual o objeto veio. É como se a ação especificada estivesse associada a todas as transições de entrada no estado.

Cláusulas Cláusula exit Cláusula do Serve para declarar ações que são executadas sempre que o objeto sai de um estado. É sempre executada, independentemente do estado para o qual o objeto vai. É como se a ação especificada estivesse associada a todas as transições de saída do estado. Cláusula do Está cláusula identifica uma atividade realizada durante o tempo em que o objeto se encontra em um estado.

Exemplo (Máquina de Chiclete)

Exemplo (Despertador)

Exemplo (OfertaDisciplina)

Diagrama de transição de estado (Resumo) É empregado para a modelagem dos aspectos dinâmicos do sistema; Apresentam as seqüências de estados que um objeto assume em sua existência em resposta aos estímulos recebidos; Relacionam os possíveis estados que os objetos de uma classe podem ter e quais os eventos que causam mudanças em seu estado.

Exemplo – Recarga Celular

Exemplo – Operação de Pedidos

Exemplo – Estado Composto