AMOR Elaborado por professor Marcelo Rocha Contin.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ABRIR O CORAÇÃO A DEUS CONHECER-ME EM DEUS
Advertisements

AMOR E PAIXÃO NA FILOSOFIA
TESTE SEU PERFIL JOTRAN.
“No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus, Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio.
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
ESCALA DE ATITUDES DO AMOR
Atracção Interpessoal
Elaborado por Prof. Marcelo Rocha Contin
RAZÃO E INSTINTO Pascal “ O Coração tem razões que a razão desconhece
O que é ser rapaz no séc. XXI?
A PODEROSA ENERGIA DO AMOR
CENTRO ESPÍRITA IRMÃ MARIA DA LUZ E JOÃO BATISTA
O PODER DO PENSAMENTO Jael Klein Coaracy.
Namoro.
Sawabona Shikoba.
By Búzios Slides A CASA DO AMOR 1.
A química da PAIXÃO.
Alimente Seus Pensamentos
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Amizade.
Carine apresenta....
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
Ligue as colunas do computador e concentre-se
AMIGO D’ALMA.
Chiara Lubich - Março de 2011
Ética e Moral na formação dos filhos
De onde tirar as ideias?.
Amor e Sexualidade.
O Amor é construído sobre dois pilares;
HUMILDADE X ORGULHO.
Ministério com Casais.
“Ouvindo o que havia ocorrido, Jesus retirou-se de barco, em particular, para um lugar deserto. As multidões, ao ouvirem falar disso, saíram das cidades.
Tecle para o avanço dos slides.
click para mudar de slides.
CLASSES AVENTUREIROS Rosemeire Alves Dourado.
Profª. Taís Linassi Ruwer
O QUE É FILOSOFIA ?.
Um Caminho Sobremodo Excelente
- Homem como animal político
DIMENSÕES DO AMOR.
Aprendi que não importa o quanto você se dedique a
Lei de justiça, amor e caridade
Você sacrificaria qualquer coisa para alcançar o que?
Clicar O QUE NÃO É AMOR (Augusto Schimanski) Formatação: Wal.
1. Compreensão e Comprometimento com os Princípios Espirituais.
Não é apenas o avanço tecnológico que marcou o início deste milênio.
O amor humano.
Guarda, Adoção, Abuso Sexual
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
Pois é isso que me acontece quando estou a teu lado,
“Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra." (Lc 1,38) P Como fez com Maria, Deus quer revelar também a nós tudo o que Ele projetou.
Como meninos e meninas pensam em relação a sexualidade
CAMINHO PARA INTIMIDADE COM DEUS
Há uma busca natural e constante pelo “perfeito” (não, perfeição) que nem sempre significa o que você está pensando.
‘Vocês não leram que, no princípio, o Criador os fez homem e mulher’ e disse: ‘Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher,
 O Papa Francisco deu 15 conselhos bem simples que podem ajudar a viver a quaresma:
01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões “eu creio que” e “sou da opinião que”
“Os que encarnam numa mesma família, sobretudo como parentes próximos, são, as mais das vezes, espíritos simpáticos, ligados por anteriores relações, que.
Ética.
LUDWIG FEUERBACH Deus é a essência do homem projetada em um imaginário ser transcendente. Também os predicados de Deus (sabedoria, potência,
Cuide do seu relacionamento e aproveite
Em busca da felicidade.
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
"Não o que eu quero, porém o que tu queres." (Mc 14, 36) P Jesus nos ensina que o Pai tem um plano de amor para cada um de nós, que Ele nos ama com um.
O PODER DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Ás vezes é tão difícil...mas não é... Amizade é saber entender que ninguém é igual a ninguém e que são nossas diferenças que nos tornam muito mais interessante.
NOSSO AMIGO JESUS – Módulo I (Amor a si mesmo) AMIZADE > Amicitia, que significa afeição, simpatia, aliança, pacto. AMIZADE > Amicitia, que significa.
Transcrição da apresentação:

AMOR Elaborado por professor Marcelo Rocha Contin

SIGNIFICADO A palavra amor (do latim amor) tem múltiplos significados na língua portuguesa. Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atracção, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de um modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objecto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e alimentar as estimulações sensoriais e psicológicas necessárias para a sua manutenção e motivação. O amor muda de pessoa para pessoa

PERMISSÃO O amor deve obrigatoriamente ser permitido. O que significa ser amor permitido? Preenche de alguma forma a alma e o corpo e não somente por alguns minutos, dias ou meses, mas por muitos anos, quiçá eternamente enquanto dure e mais nas lembranças e memórias. A razão do sentimento de amor em direção à outra pessoa recaí na própria pessoa amada, que em seus gestos, palavras, pensamentos e ações conferiu permissão a que a outra pessoa ou ser - podendo até ser um animal de estimação - o dedicasse aquele sentimento de amor.

Paixão A paixão é um forte sentimento que se pode tomar até mesmo como uma patologia provinda do amor. Manifestada a paixão em devida circunstância, o indivíduo tende a ser menos racional, priorizando o instinto de possuir o objeto que lhe causou o desejo. Sendo assim, o apaixonado pode transcender seus limites no que tange a razão e, em situações extremas, beira a obsessão. Essa atração intensa e impetuosa está intimamente ligada à baixa de serotonina no cérebro: substância química (neurotransmissor) responsável por vários sentimentos e patologias, dentre eles a ansiedade e o estresse; a depressão e a psicose obsessiva-compulsiva.

Eros Eros representa a parte consciente do amor que uma pessoa sente por outra. É o amor que se liga de forma mais clara à atração física, e frequentemente compele as pessoas a manterem um relacionamento amoroso continuado. Nesse sentido também é sinônimo sensualidade que leva a atração física e depois às relações sexuais. Ao contrário vem a Psique, que representa o sentimento

AMOR PLATÔNICO Expressão usada para designar um amor ideal, alheio a interesses ou gozos. Um sentido popular pode ser o de um amor impossível de se realizar, um amor perfeito, ideal, puro, casto. O amor em Platão é falta. Ou seja, o amante busca no amado a Ideia - verdade essencial - que não possui. Nisto supre a falta e se torna pleno, de modo dialético, recíproco. A paixão seria o desejo voltado exclusivamente para o mundo das sombras, abandonando-se a busca da realidade essencial. A temática do amor é comum a quase todos os filósofos gregos, entendido como um princípio que governa a união dos elementos naturais e como princípio de relação entre os seres humanos.

PRAGMA Do grego, "prática", "negócio“- forma de amor que prioriza o lado prático das coisas. Pensamentos Comuns: Futuro = Investir Pondera = Comprometer. Bom Pai ou Boa Mãe = Conforto Material. Perguntas: O que será que a minha família vai achar? Se eu me casar, como estarei daqui a cinco anos? Como minha vida vai mudar se eu me casar? Síntese: Amor interessado em fazer bem a si mesmo Amor que espera algo em troca.

Philia Em grego, Philia significa altruísmo, generosidade. A dedicação ao outro vem sempre antes do próprio interesse. Quem pratica esse estilo de amor entrega-se totalmente à relação e não se importa em abrir mão de certas vontades para a satisfação do ser amado. Investe constantemente no relacionamento, mesmo sem ser correspondido. Sente-se bem quando o outro demonstra alegria. No limite, é capaz até mesmo de renunciar ao parceiro se acreditar que ele pode ser mais feliz com outra pessoa. É visto por muitos, como uma forma incondicional de amar. A interpretação cristã sobre a origem de Jesus, engloba este tipo de amor para descrever o ato de Deus, que, ao ver a humanidade perdida, entrega seu filho unigênito, para ser morto em favor do homem.

Storge O nome da divindade grega da amizade é Storge. Por isso, quem tende a ter esse estilo de amor valoriza a confiança mútua, o entrosamento e os projetos compartilhados. O romance começa de maneira tão gradual que os parceiros nem sabem dizer quando exatamente. A atração física não é o principal. Os namorados-amigos não tendem a ter relacionamentos calorosos, mas sim tranquilos e afetuosos. Preferem cativar a seduzir. E, em geral, mantêm ligações bastante duradouras e estáveis. O que conta é a confiança mútua e os valores compartilhados. Os amantes do tipo storge revelam satisfação com a vida afetiva. Acontece geralmente entre grandes amigos. Normalmente os casais com este tipo de amor conhecem muito bem um ao outro.

Sexo A palavra amor pode ser entendida também como sexo, quando usada em expressões como "fazer amor", "make love" (em inglês), "hacer el amor" (em castelhano), "faire l'amour" (em francês). Os hispanófonos, por exemplo, encontramos a palavra "amor" sendo, em geral, substituída por variações de "querer", como em "yo te quiero", em detrimento do possível "te amo" em espanhol.

Sexualidade A sexualidade pode ser um elemento importante na determinação da forma de um relacionamento. Enquanto a atração sexual, muitas vezes, cria um novo vínculo sexual. Esta intenção, quando isolada, pode ser considerada indesejável ou inadequada em certos tipos de amor. Em muitas religiões e sistemas de ética é considerada errada, a maneira de agir sobre desejo sexual para com a família de forma imediata. Como por exemplo: para as crianças, ou fora de um relacionamento empenhado. No entanto, há muitas maneiras de expressar amor apaixonado sem sexo. Afeto, intimidade emocional, partilha de interesses e experiências são comuns nas amizades e amores de todos os seres humanos.

Amor Interpessoal O Amor Interpessoal se refere ao amor entre os seres humanos. É um sentimento mais potente do que um simples gostar entre duas ou mais pessoas. Sem amor refere-se aos sentimentos de amor que não são reciprocidade. O Amor interpessoal é mais associado com relações interpessoais. Tal amor pode existir entre familiares, amigos e casais. Há também uma série de distúrbios psicológicos relacionados ao amor, como erotomania.

Amor Interpessoal Alguns sentimentos que são frequentemente associados com Amor Interpessoal: Carinho: sentimentos de ternura e / ou querendo proximidade física Atração: satisfazer necessidades básicas emocionais Altruísmo: altruísta ou altruísta preocupação para outrem Reciprocidade: se o amor é recíproco Compromisso: um desejo de manter o amor Intimidade emocional: a troca de emoções e sentimentos Amizade: o espírito entre amigos Parentesco: laços familiares Paixão: desejo constante, sentido via modificação do ritmo cardíaco Intimidade física: compartilhamento do espaço pessoal e íntimo A auto-interesse: quando se visa recompensas Serviço: desejo de ajudar

Conclusão O amor pode ser entendido de diferentes formas, e tomado por certo conquanto é um sentimento, dessa forma é abstrato, sem forma, sem cor, sem tamanho ou textura. Mas é por si só: O sentimento em excelência; o que quer dizer que é o sentimento primário e inicial de todo e cada ser humano, animal ou qualquer outro ser dotado de sentimentos e capacidade de raciocínio natural. Todos carecem de amor e querem reconhecer esse sentimento em si e nos outros, não importando idade ou sexo. O amor é vital para nossas vidas como o ar, e é notoriamente reconhecido que sem amor a criatura não sobrevive conquanto o amor equilibra e traz a paz de espírito quando é necessário.