As Sociedades Orientais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 5 Fenícios e Hebreus.
Advertisements

Principais características
Os grandes espaços religiosos
1 - O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações;
HEBREUS HISTÓRIA PROF.ª MARYELLA
1 - O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações;
Judaísmo A mais antiga religião monoteísta
Hebreus Localização: Palestina entre a Mesopotâmia e o Egito 2000 a.C
As Sociedades Orientais
1 - O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações;
OS FENÍCIOS: Atual Líbano; Descentralização política;
As civilizações hebraica e fenícia.
As Sociedades Orientais
Capítulo 2 Egito.
CIVILIZAÇÕES HIDRÁULICAS
HEBREUS PERSAS FENÍCiOS.
A CIVILIZAÇÃO DOS HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS
Hebreus X SAIR RICHARD ASHWORTH/ ROBERT HARDING WORLD IMAGERY/
UM OLHAR AO LONGO DA HISTÓRIA.
Hebreus.
Povos do Oriente Médio Hebreus.
HEBREUS.
Estado, Cultura e Sociedade
Antiguidade Oriental.
Barbara Vieira, Heloisa, Laura, Marjorie, Michele, Rafaella – 1º ano A
Como nasce a Fé e nasce a Bíblia
Sociedades da Antiguidade Oriental
Antiguidade Oriental Fenícios, Persas e Hebreus
BREVE HISTÓRIA DOS HEBREUS
Os Hebreus.
AS CIVILIZAÇÕES ORIENTAIS
1800 aC UR Abraão Isaac Ismael Jacó Palestina Egito 1750 aC.
Os Filhos de Abrão ou Abrãao
Hebreus Originários da clã semita de Heber e seus descendentes eram nômades, patriarcal, politeísta, organizado em tribos independentes administradas por.
QUESTÕES DE VESTIBULAR - PERSAS
Hebreus.
Hebreus Egito.
HEBREUS: Geografia: ocuparam a maior parte da Palestina composta por terras áridas, com um pequeno vale fértil junto ao Rio Jordão. Origens: eram pastores.
RELIGIÕES MONOTEÍSTAS
Hebreus.
PERSAS, HEBREUS E FENÍCIOS
Hebreus, Fenícios e Persas.
Oriente próximo SOCIEDADES, REINOS E IMPÉRIOS
Primeiras civilizações Profº Laércio Wolf Pré História Neolíticmo EgitoHebreusFeníciosMesopotâmiaPersas.
Os hebreus: o povo do livro
SÍNTESE 2. Período dos juízes: 1250 a 1050 a.C.  Confederação tribal, a exemplo das existentes nas regiões gregas  Divisão do território entre as tribos,
ANTIGÜIDADE ORIENTAL Prof. Iair 1 - O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações; Atual Iraque até Egito; Grandes rios; Terras.
Mesopotâmia Profª. Karoline de Oliveira Rebouças.
Fenícios, Persas e Hebreus Professor Menezes. OS FENÍCIOS: Atual Líbano; Descentralização política; Cidades-Estado(Ugarit, Biblos, Sidon, Tiro); Comércio,
AULA DE HISTÓRIA. OS PERSAS. PROFESSOR RIBAMAR SANTOS. “ “Duas coisas indicam fraqueza: calar-se quando é preciso falar, e falar quando é preciso calar-se.
GRÉCIA.
Pérsia.
EGITO.
Hebreus.
Perguntas e Respostas.
Povo hebreu = judeu = israelita
PERSAS, HEBREUS E FENÍCIOS
Módulo 1 – Aula 3 Formação dos Estados teocráticos
E.E.B. PROFª GRACINDA AUGUSTA MACHADO PROFº DIEGO
EPGV Escola de pregadores Graça e Verdade EPGV Centro Rei dos reis EPGV.
GRÉCIA.
Fenícios: o povo do mar.
Módulo 02: As civilizações antigas do Oriente
HEBREUS ORIGEM Povo semita. Ur, na Caldéia (Mesopotâmia).
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Egito Antigo: política, economia e sociedade
Cidades, reinos e impérios Aula 2 - Mesopotâmia
1 - O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações;
AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES
Judaísmo Linha do tempo Principais características EADE – Programa I – Religião à Luz do Espiritismo Cristianismo e Espiritismo.
Transcrição da apresentação:

As Sociedades Orientais Hebreus

Os Hebreus “Terra que emana leite e mel”. Conjuntural Atual Atualmente é o Estado de Israel, desde 1948. É uma República Parlamentarista com intensos conflitos políticos e religiosos. O Estado de Israel tem recursos naturais escassos, tendo como principais recursos econômicos a alta tecnologia, equipamentos militares, produtos farmacêuticos, química fina e alguns produtos agrícolas. Aspectos Geográficos. Localizado as margens do rio Jordão na atual região de Israel. Limites: Rodeada pela Síria, Fenícia e pelo deserto da Arábia e o mar Mediterrâneo. “Terra que emana leite e mel”.

Formação Política Governo dos Patriarcas. Comunidade de pastores nômades, viajantes... Organizados em comunidades tribais, os Hebreus eram chefiados por PATRIARCAS. Patriarcas: Abraão – Pai elevado, aquele que dá a luz, que guia – saído de UR na Mesopotâmia. Abraão, Isaac e Jacó (Israel). Fixação à terra, montagem econômica e organização política. Grande seca de 1750 a.C. Migração para o Egito com acordo político-econômico. Escravidão por 400 anos. Êxodo (1250 a.C.) – Moisés. Dez Mandamentos. Retorno para a Palestina sob o comando de Josué.

Formação Política Governo dos Juízes. Chegada a Palestina e luta contra os Cananeus. Enfraquecimento da fé e da cultura e posterior reorganização com líderes das 12 tribos. Criação dos Juízes. Novas lutas, desta vez contra os Filisteus. (Mais bem armados com o uso do ferro). O território vivia entre vitórias e derrotas. Crises do povo e liderança dos Juízes – Gideão, Jefté, Sansão e Samuel. Organização de uma nova liderança. Um rei.

Formação Política Cisma O Período dos Reis: De Saul a Davi – controle completo das terras. Vitória épica de Davi contra Golias. Reunificação das 12 tribos e remontagem do Estado Hebraico com governo centralizado, exército permanente e organização burocrática. Salomão: Apogeu do Estado Hebraico. Construção do Templo de Jerusalém. Muita ostentação de riquezas. Inúmeros impostos, vários casamentos e concubinas e alguns cultos politeístas. Morte: divisão das tribos A maioria do povo não aceita o seu sucessor direto Roboão seguindo a um dos seus grandes generais Jeroboão. Reino de Israel: Norte, 10 tribos, sob a liderança de Jeroboão. Reino de Judá: Sul, 02 tribos, sob a liderança de Roboão. Cisma

Formação Política Da divisão a decadência. Domínio pelos Assírios Cativeiro Babilônico durante o governo de Nabocodonosor. Protetorado Persa (rei Ciro). Domínio pelos Macedônicos e com a morte de Alexandre (Magno), fica sob o domínio dos Egípcios. Domínio dos Romanos a partir de 63 a.C. Diáspora (70 d.c) sob o governo de Tito. Em 135 – Adriano destruiu os últimos focos de resistência. Em 1948 – Criação do Estado de Israel.

Economia e Religião Basicamente pecuarista, no entanto desenvolveram agricultura as margens do Jordão e artesanato. Após o movimento da Diáspora foram basicamente comerciantes. Socialmente eram patriarcais e oligarcas. Não podemos caracterizar a sociedade Hebraica como escravista, no entanto houveram picos dessa prática especialmente durante as grandes construções no período dos Reis. Religião: Do Politeísmo ao Monoteísmo. Crença em um Messias. Escrito do Torá. Crença na vida eterna após a morte.