Colégio Maria Imaculada

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema urinário Equipe de Biologia.
Advertisements

SISTEMA EXCRETOR.
Para recordar a aula anterior…
SISTEMA EXCRETOR (URINÁRIO)
Sistema Excretor O Sistema Excretor tem como função eliminar os resíduos de origem celular e de manter regulação osmótica, isto é, o equilíbrio dos fluídos.
SISTEMA EXCRETOR Colégio militar de fortaleza 8º ano
SISTEMA EXCRETOR 1.
SISTEMA EXCRETOR O sistema excretor é formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina, o principal líquido de excreção.
Depura sangue Prof.César Lima
Aula 25 A excreção humana.
SISTEMA URINÁRIO.
SISTEMA RENAL.
Fisiologia Humana Sistema urinário.
Sistema Excretor.
Colégio Maria Imaculada
Sistema Urinário.
Sistema Urinário Proteja os filtros de seu corpo, Se os rins não funcionam bem, sua saúde vai mal ! Beba 2 litros de água por dia! Viva melhor com menos.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Ciências Cap. 09 Sistema urinário Prof.: Samuel Bitu.
Aula 45 Excreção Humana.
Eliminando os excretas do sangue.
SISTEMA EXCRETOR.
PROFESSOR: TIAGO CARVALHO
Fisiologia do Sistema Urinário
Sistemas Excretores Professor Fernando Stuchi.
Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia Prof. Guilherme Garcez Cunha.
Sistema Urinário.
Sistema Excretor Amanda Dantas.
EXCREÇÃO Eliminação de resíduos metabólicos e de substâncias tóxicas ingeridas ou originadas no próprio organismo.
Função, Constituintes, Mecanismo de ação
CIÊNCIAS, 8º Ano do Ensino Fundamental
Sistema Excretor BALA 2011.
SISTEMA URINÁRIO.
Estrutura e função do rim
Professora: Ayesa Aseff
SISTEMA EXCRETOR Professora Lívia Pola.
O SISTEMA URINÁRIO Priscila Schiffer – Faculdade Souza Marques.
Os nutrientes depois de fornecerem a sua energia transformam-se em resíduos, constituindo produtos desnecessários ao organismo, que devem ser eliminados.
CRITÉRIOS AVALIATIVOS DE CIÊNCIAS. Caracterizar a estrutura do coração e o funcionamento desse órgão O coração é uma bomba que impulsiona o sangue pelo.
SISTEMA URINÁRIO Prof. Carlos Ciências – 8º ano. EXCREÇÃO Descarte de resíduos e do excesso de água e sais minerais por meio do suor e, principalmente,
CIÊNCIAS NATURAIS, 8º Ano do Ensino Fundamental Caracterização dos órgãos que constituem o sistema urinário, suas funções e as principais excretas. SISTEMA.
O sistema urinário Professor Especialista Henrique Mendes.
Sistema Excretor.
SISTEMA URINÁRIO CAPÍTULO 18 COC 07.
Colégio Maria Imaculada
Sistema Urinário Prof. Branca - 8º Ano.
SISTEMA URINARIO   I – INTRODUÇÃO: 1. Conceito:
Produção de energia e eliminação de resíduos
Sistema Excretor.
I- Função do sistema urinário
Sistema Excretor Marcus Ferrassoli.
Sistema Excretor Renal
SISTEMA URINÁRIO Página 129.
Fisiologia do Sistema Urinário
SISTEMA EXCRETOR IES ANXEL FOLE. 1º DE BAC.
Estrutura e função do rim
Rins O sistema Bacinetes Urinário Ureteres Bexiga Uretra rim ureter
Sistema Excretor / Urinário
Sistemaurinário. Excreção Expulsão de produtos residuais da actividade celular e de outras substâncias presentes em excesso no sangue. Ocorre através.
SISTEMA URINÁRIO É responsável pela eliminação de uma das excretas do corpo, portanto também é chamado de Sistema Excretor. Excreção é o processo de eliminação.
Aparelho Excretor Tempo de limpeza.
Eliminação de produtos da atividade celular
SISTEMA URINÁRIO CAPÍTULO 18 COC 07.
Sistema Excretor.
A importância dos seus constituintes
Qual é a função do sistema urinário e da pele?
Sistema Urinário Anatomia II Professor. Guilherme Dalla Mutta.
Transcrição da apresentação:

Colégio Maria Imaculada SISTEMA EXCRETOR OU URINÁRIO Definição de excretas: resíduos das atividades metabólicas que devem ser eliminadas do organismo. Exemplos de resíduos eliminados: ar expirado (sistema respiratório) suor (pele através das glândulas sudoríferas, que também auxiliam na regulação térmica do corpo). urina (sistema urinário). fezes (sistema digestório).

Colégio Maria Imaculada SISTEMA EXCRETOR OU URINÁRIO Sistema Urinário Humano Importância formação e a eliminação da urina. Órgãos componentes: rins ureteres bexiga urinária vias urinárias uretra

Colégio Maria Imaculada SISTEMA EXCRETOR OU URINÁRIO 1) RINS Função: são órgãos que produzem urina. número: dois cor: vermelho-escura forma: grãos de feijão com uma margem côncava e outra convexa. tamanho: aproximadamente 10 cm de comprimento. localização: na cavidade abdominal ao lado da coluna vertebral. unidades formadoras: néfrons

Colégio Maria Imaculada SISTEMA EXCRETOR OU URINÁRIO 2) VIAS URINÁRIAS Ureteres: são dois tubos musculares compridos e finos que coletam a urina formada nos rins e a transportam até a bexiga urinária. Bexiga Urinária: é uma bolsa muscular onde desembocam os ureteres; serve de depósito de urina. Uretra: é um tubo muscular que conduz a urina da bexiga urinária ao meio externo. Obs.: - mulher: só conduz urina - homem: conduz urina e esperma

Colégio Maria Imaculada SISTEMA EXCRETOR OU URINÁRIO FORMAÇÃO DA URINA O processo ocorre no interior dos néfrons (tubos curvos e microscópicos). cada néfron apresenta 2 partes principais: .cápsula glomerular ou cápsula de Bowman que contém o glomérulo renal ou glomérulo de malpighi. e túbulo contorcido proximal. .túbulos renais alça néfrica ou de Henle.

Colégio Maria Imaculada SISTEMA EXCRETOR OU URINÁRIO

Colégio Maria Imaculada SISTEMA EXCRETOR OU URINÁRIO FORMAÇÃO DA URINA Etapas: 1ª FILTRAÇÃO GLOMERULAR Ocorre no interior da cápsula de Bowman, onde o sangue chega às arteríolas aferentes e passa pelos capilares dos glomérulos. Parte do plasma sanguíneo do glomérulo renal extravasa para a cápsula glomerular, sendo esse líquido chamado de FILTRADO. Esse FILTRADO contém substâncias úteis como água, glicose, vitaminas, aminoácidos e sais diversos, mas contém também substâncias tóxicas ou inúteis como ureia e ácido úrico. OBS.: Proteínas, hemácias, leucócitos e plaquetas não atravessam as paredes dos glomérulos, não sendo portanto filtradas.

Colégio Maria Imaculada SISTEMA EXCRETOR OU URINÁRIO

Colégio Maria Imaculada SISTEMA EXCRETOR OU URINÁRIO FORMAÇÃO DA URINA Etapas: 2ª REABSORÇÃO RENAL Trata-se do retorno ao sangue das substâncias úteis ao organismo presentes no filtrado, ocorrendo nos túbulos renais. Substâncias tóxicas como ureia, ácido úrico, excesso de sais minerais e um pouco de água formam a urina, permanecendo nos túbulos renais. Dos rins a urina passa para os ureteres, bexiga e é expelida pela uretra. Rim Artificial Trata-se de uma máquina que realiza a hemodiálise, ou seja, filtra artificialmente o sangue. Cada sessão dura entre 4 a 6 horas e deve ser repetida 2 ou 3 vezes por semana.