Objetivo Considerando as consultas feitas ao Laboratório de Entomologia da Unioeste e algumas característica das lagartas que estão ocorrendo na região.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tigela de Frutas (em cor)
Advertisements

TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE MENSAGENS
LINHA ECOLÓGICA Educação Ambiental e Tecnologia Rural
Empreendedorismo AULA 3
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Filo Arthropoda Arthropoda=( podos=pés; arthro=articulação)
Por que classificar as substâncias?
Projeto V.I.D.A. Uma iniciativa:
Curso Técnico em Manutenção e Suporte a Informática
Programação e Sistemas da Informação
Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM
EXPERIMENTO 1: FORMAÇÃO DE CLOROFILA
"O frio que vem de dentro “
® BAC-CONTROL.
EB23 Pe Vítor Melícias Estudo da Cor Rui Silva
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
Um Quarto de Hora CLICAR NA TECLA F5 P/VER EM TELA CHEIA E COM SOM. DEPOIS.... IR CLICANDO, NA BARRA DE ESPAÇO.... E LER TRANQÜILAMENTE, GASTE O TEMPO.
Vá clicando para passar os slides.
Site: Fone: (45) e (45) UNIOESTE: Campus Universitário de Mal. Cdo. Rondon - PR Professor.
click para mudar de slides.
“ARANHA MARROM” 01..
BORBOLETAS.
Impacto da Extração de Matérias Primas da Natureza
Introdução ao conceito de Multiplicação
Operações com frações (semana 9).
O SEGREDO PARA SER FELIZ
O que é a Dengue? É uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade Variável, causada por um vírus e transmitida principalmente pe- lo mosquito.
A Cor do Corpos Prof. Odair Mateus.
A MELHOR PREVENÇÃO É A INFORMAÇÃO
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colegio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
LUÍS CLÁUDIO PATERNO SILVEIRA Eng. Agr. – Entomologista
Revisão para primeira mini prova de AVLC
Uma Perigosa Doença Preocupante!
Cães matam crocodilo na Flórida . . .
Observação Sílvia Filipe
DEUS É QUEM EFETUA O QUERER E O REALIZAR
3º Encontro GEESE Resumo MARÇO/ ABRIL 2010
ESTAS SÃO MARAVILHOSAS FOTOS DE ICEBERGS NA ANTÁRTICA
EDUCAÇÃO EM SAÚDE III Silvia Helena da Silva
Pietrowski, 2010.
Agroecologia.
11/04/2017 MODULO: Sistemas Operacional Aula 02 –Comprei o computador
O meu percurso. A Unidade Curricular Psicologia da Educação….
Pragas da cultura da erva-mate ERVA-MATE - Ilex paraguariensis St. Hil
Conta-se que seis homens ficaram presos numa caverna, por causa de uma avalanche de neve. Teriam que esperar até o amanhecer, para receber socorro. Cada.
AVALIAÇÃO CFES-SUDESTE Foi o primeiro projeto construído coletivamente, um projeto que atingiu o Brasil, todos os segmentos da ecosol. O CFES deu a direção.
EFEITO DO VENENO BOTRÓPICO NO DESENVOLVIMENTO DE IMATUROS DE Chrysomya albiceps (WIEDEMANN, 1819) (DIPTERA, CALLIPHORIDAE) MATERIAL E MÉTODOS O experimento.
O SEGREDO PARA SER FELIZ
RAA 2008 / PRHs Sudeste – Campos de Jordão SP, de Outubro. Ciências e Engenharia dos Recursos Naturais de Óleo e Gás Título (arial 28pt normal) Autor:
Atualizar as definições de privacidade e de perfil j em seguida, prima F5 ou clique em Apresentação de Diapositivos > A Partir do Início para iniciar o.
É possível a germinação sem água? CEMEI “Dionísio da Silva”
TRELIÇAS.
Teste de sombreamento na produção de Melissa (Melissa officinallis). BENEDET, B.M.¹ ; PLÁ, G. P.² 1 Acadêmica do curso de Agronomia da Unisul e bolsista.
LÍNGUAS DE SINAIS As línguas de sinais são línguas naturais, pois surgiram do convívio entre as pessoas. As línguas de sinais podem ser comparadas no que.
Ruínas de Machu Pichu... Não há nada especial nesta imagem, porém sabemos que os Incas, criaram coisas além do que podemos imaginar.
Objetivo: Promover treinamentos, capacitações e ações de formação de recursos humanos, sempre alinhado com as necessidades das empresas do APL, atualizadas.
COMO FAZER O RELATÓRIO DE ERROS
Dinâmica de Grupo.
Mapa da Escola Seqüência didática:.
Joseane Maria Andrade Mouzinho de Oliveira: Médica de Família e Comunidade e professora assistente do Departamento de Saúde Comunitária da UFPR
Escolha o seu Quiz: CONTROLE E IDENTIFICAÇÃO DE INSETOS-PRAGA EM SOJA
Introdução O grupo PET-GAEA (Gerenciamento e Administração da Empresa Agrícola) contempla alunos dos cursos de Engenharia Agronômica e Gestão Ambiental.
Ilusão de óptica Colecção de imagens que prometem confundir os teus sentidos….
Levantamento da Entomofauna de Jatropha curcas na Localidade do Rio do Pouso, Tubarão/ SC. (PUIC) FARIAS, P. M.¹ ; BIANCHINI, R. F.² Ciências Agrárias.
Ilusões de Óptica. Algo parece mover-se nesta imagem:
Oficinas de Atendimento em Parada Cardiorrespiratória no Adulto Um espaço onde o aprender se mistura com o ensinar! Venha compartilhar a sua experiência.
LÍNGUAS DE SINAIS As línguas de sinais são línguas naturais, pois surgiram do convívio entre as pessoas. As línguas de sinais podem ser comparadas no que.
Transcrição da apresentação:

Objetivo Considerando as consultas feitas ao Laboratório de Entomologia da Unioeste e algumas característica das lagartas que estão ocorrendo na região oeste do Paraná este material tem o intuito de auxiliar os técnicos no reconhecimento do gênero Helicoverpa

Fotos As fotos utilizadas neste material foram feitas por mim, portanto podem ser utilizadas em treinamentos e palestras para esclarecimento a agricultores sem problemas. Espero que este material seja útil e ajude na identificação.

Diferença entre os gêneros Heliothis e Helicoverpa O gênero Heliothis tem a base dos pelos (pináculas), negras, COM pequenos pelos e um pelo grande no meio O gênero Helicoverpa tem a base dos pelos (pináculas) negras, SEM pequenos pelos e um pelo grande no meio

Diferença entre os gêneros Heliothis e Helicoverpa 8º segmento Observar a presença dos pelos na pinácula do 8º segmento.

Diferença entre os gêneros Heliothis e Helicoverpa Segundo bibliografia o gênero Helicoverpa as pináculas do 4º segmento formando um desenho tipo “sela”, porém nas lagartas que temos recebido esta característica não está evidenciada, sem faixas ou manchas de ligação entre elas.

Diferença entre os gêneros Heliothis e Helicoverpa Em virtude do tegumento da lagarta do gênero Helicoverpa apresentar uma grande quantidade de pequenos pelos recobrindo o corpo, estas ficam com textura mais áspera, coriácea.

Dados de ocorrência a campo As lagartas têm surgido no início do desenvolvimento da planta, ficando alocadas no ponteiro. Para monitoramento de sua presença deve-se olhar com atenção nos ponteiros mesmos que estes não estejam danificados, pois a lagarta tem migrado da planta com sinais de danos para outras as ao lado sem sinais.

Características da lagarta pequena Até o momento, as lagartas que temos recebido, até o terceiro ínstar têm coloração verde clara com a base dos pelos negros. Os pelos também são escuros.

Características da lagarta grande A partir do quarto ínstar as lagartas têm coloração variada e começam a apresentar listras. A base dos pelos continuam negros, porém os pelos em todos os exemplares coletados passaram para claro.

Lagartas não identificada Duas lagartas que recebemos no laboratório são totalmente verde claras, com pináculas verdes claras, sem pelos sobre elas e com o pelo grande escuros. Estas ainda não foi possível identificar se são ou não Helicoverpa pela larva. Conseguimos uma pupa estamos aguardando surgir o adulto para ver se podemos identificar pelo adulto.

Inimigos naturais Das lagartas que recebemos no laboratório, a maioria estava parasitada por pela vespinha Microcharops sp. e dípteros, estes ainda não identificados. Portanto os inimigos naturais já estão agindo, sendo importante a adoção dos princípios do MIP e principalmente o uso de produtos seletivos.

Contato Vanda Pietrowski Unioeste – Campus de Marechal Cândido Rondon Curso de Agronomia Fone: (45) 3284-7901 (45)9941-6488 Email: vandapietrowski@gmail.com