Circulação de Pessoas, Mercadorias e Capitais

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Circulação de Pessoas, Mercadorias e Capitais Geografia Circulação de Pessoas, Mercadorias e Capitais Transportes e Comunicações – Eliminando Rugosidades

Desenvolvidos, a evolução da rede de transportes decorreu da Transportes e Comunicações – Eliminando Rugosidades Após a Segunda Guerra Mundial, os países procuraram instalar um sistema de transportes e de comunicações mais e­ficiente. Desenvolvidos, a evolução da rede de transportes decorreu da expansão econômica interna e, por isso, apresenta alto grau de integração. Nos países subdesenvolvidos, em que a economia se orienta para o mercado externo, a rede de transportes é periférica, ligando áreas produtoras aos portos, mostrando imensos espaços isolados do restante do País e escassez de vias. Categorias: Hidroviários, ferroviários, rodoviários e aeroviários

Rodoviário – Pequenas distâncias, porta a porta; Transportes e Comunicações – Eliminando Rugosidades O transporte rodoviário desloca 30 toneladas de carga com um litro de óleo diesel por km, a ferrovia transporta 125 toneladas, e a hidrovia, 575 toneladas com a mesma quantidade de diesel. Vantagens: Rodoviário – Pequenas distâncias, porta a porta; O ferroviário e o hidroviário têm vantagens pelo preço mais baixo, pela duração das vias, dos portos, das locomotivas e dos navios, porém exigem estações intermodais, pois não fazem entregas em lugares específicos.

Internacional/longa distância Transportes e Comunicações – Eliminando Rugosidades Transporte Oceânico Internacional/longa distância Costeiro/de cabotagem (ao longo do litoral) Os navios transportam mais de quatro milhões de toneladas de carga por ano, que podem ser líquidas, como petróleo e derivados, e sólidas, como minérios, carvão, produtos agropecuários e florestais, e máquinas e equipamentos. Disponível em: <www.transportes.gov.br>. Acesso em: 04 maio 2006.

Transportes e Comunicações – Eliminando Rugosidades Transporte Oceânico O maior porto do mundo é o de Roterdã, junto à foz do rio Reno, nos Países Baixos, que movimenta 300 mil toneladas/ano. Apenas o Porto de Cingapura, no Estreito de Málaca, tem movimento semelhante. Entre os dez maiores portos do mundo, cinco são japoneses (Chiba, Kobe, Nagoia, Yokohama e Kawasaki), dois são norte-americanos (Nova York e Nova Orleans) e um chinês (Xangai).

Transporte Ferroviário Transportes e Comunicações – Eliminando Rugosidades Transporte Aéreo Já o transporte aéreo desenvolveu-se a partir da Segunda Guerra Mundial e é o de mais alto custo. Por essa razão, as cargas transportadas são compostas por mercadorias de alto valor e baixo peso unitário: produtos eletrônicos, joias, equipamentos médicos, produtos farmacêuticos, etc.). Transporte Ferroviário A partir de 1940, houve certa estagnação do transporte ferroviário, devido à utilização de novas fontes de energia, como o petróleo em automotores, fato que promoveu expansão de rodovias. Todavia, a partir de 1973, em função da crise do petróleo, ocorreu a reativação do transporte ferroviário com grande desenvolvimento tecnológico — metrôs e trens ultravelozes.

Transportes e Comunicações – Eliminando Rugosidades Podem ser citados como exemplos o Intercyty Express (ICE), alemão – 405 km/hora e o Trem de Grande Velocidade (TGV), francês — 515 km/hora. Disponível em: <http://w1.siemens.com>. Acesso em: 10 dez. 2006.

Transportes e Comunicações – Eliminando Rugosidades

Comunicações — a revolução da informação Transportes e Comunicações – Eliminando Rugosidades Comunicações — a revolução da informação 1962 -> EUA lançaram o primeiro satélite de comunicações – o Telstar I. 1990 -> Mais de 200 satélites estavam funcionando em órbita terrestre, transmitindo, simultaneamente, chamadas telefônicas e diversos canais de televisão. Cabos de fibra ótica transoceânicos. 1964 - > Surgimento da internet. 1980 - > Interligada por via telefônica. 1989 - > Word Wide Web. A partir de 31 de julho de 2010, quase 2 bilhões de pessoas tornaram-se usuárias da internet no mundo. Um número surpreendente, se compararado com os 360 000 000 (milhões) de usuários de uma década atrás, em 2000. O continente asiático apresentou o maior número de usuários da internet no mundo, superando a Europa e a América do Norte.

Comunicações — a revolução da informação Transportes e Comunicações – Eliminando Rugosidades Comunicações — a revolução da informação

Comunicações — a revolução da informação Transportes e Comunicações – Eliminando Rugosidades Comunicações — a revolução da informação

Transportes e Comunicações – Eliminando Rugosidades Transporte e comunicação no Brasil A opção pelo transporte rodoviário no Brasil é inadequada, pois o País apresenta dimensões continentais, clima tropical com uma estação seca e outra chuvosa, contribuindo para estragar as estradas.

Transporte e comunicação no Brasil Transportes e Comunicações – Eliminando Rugosidades Transporte e comunicação no Brasil

Transporte e comunicação no Brasil Transportes e Comunicações – Eliminando Rugosidades Transporte e comunicação no Brasil

As comunicações no Brasil evoluíram em três fases: Transportes e Comunicações – Eliminando Rugosidades Transporte e comunicação no Brasil Comunicação no Brasil As comunicações no Brasil evoluíram em três fases: Primeira fase – (do ­ final do século até 1970) - presença de empresas estrangeiras no País, que detinham praticamente um monopólio dos serviços de telecomunicações. Segunda fase – (de 1970 a 1990) - forte presença do Estado brasileiro, com a criação da Embratel e do Sistema Telebrás. Terceira fase – iniciou-se na década de 1990 e foi marcada pela privatização das empresas estatais e pela abertura ao capital estrangeiro. 2006 – TV Digital