Metabolismo Energético da Célula

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FERMENTAÇÕES E RESPIRAÇÃO CELULAR
Advertisements

Patrícia Rosa de Araujo
Fotossíntese e Respiração Celular
RESPIRAÇÃO CELULAR Processo de obtenção de energia pela célula.
METABOLISMO ENERGÉTICO
A energia nos seres vivos
Metabolismo Energético das Células
Prof. Waldemar Ernani Martins
Respiração Celular.
ORGANELAS CITOPLASMÁTiCAS Profº. CLAUDIO GIOVANNINI
RESPIRAÇÃO CELULAR.
Bioenergética.
RESPIRAÇÃO AERÓBIA Depende fundamentalmente de um organóide citoplasmático denominado mitocôndria. MITOCÔNDRIA MEMBRANA INTERIOR MEMBRANA EXTERIOR CRISTAS.
RESPIRAÇÃO CELULAR AERÓBICA
Metabolismo Energético
Respiração Celular É o processo de conversão da energia contida em ligações químicas de moléculas em ATPs que podem ser usados nos processos vitais. A.
Metabolismo Celular Metabolismo:
CLOROPLASTOS E FOTOSSÍNTESE.
Ser heterótrofo: ser que não produz seu próprio alimento.
Metabolismo Energético Celular
RESPIRAÇÃO CELULAR AERÓBICA
Fotossíntese.
Metabolismo energético
Respiração Celular, Fotossíntese e Codificação da informação Genética.
FOTOSSÍNTESE. ADENOSINA (nucleotídeo) NUCLEOTÍDEO = adenosina monofosfato (AMP)Adenosina difosfato (ADP) Adenosina trifosfato (ATP) Adenina Fosfato.
AULA 07 FOTOSSÍNTESE E RESPIRAÇÃO.
RESPIRAÇÃO CELULAR.
FOTOSSÍNTESE.
Respiração nas Plantas
Metabolismo Celular Metabolismo  conjunto de reações químicas que ocorrem no organismo. Reagentes Produtos Energia.
A obtenção de energia pela célula
RESPIRAÇÃO CELULAR E FERMENTAÇÃO
MITOCÔNDRIA RESPIRAÇÃO CELULAR
METABOLISMO CELULAR  FERMENTAÇÃO & RESPIRAÇÃO.
Quimiossíntese.
Transformação e utilização de energia pelos seres vivos
Apresentação desenvolvida pelo Prof. Bruno Cacique
FOTOSSÍNTESE.
FOTOSSÍNTESE.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Biologia 2.
Citoplasma organelas energéticas luz cloroplasto CO 2 + H 2 O C 6 H 12 O 6 + O 2 mitocôndria ENERGIA (ATP)
Aula 3 – Bioenergética, fermentação e Respiração Celular 05/04/2011
RESPIRAÇÃO AERÓBIA Depende fundamentalmente de um organóide citoplasmático denominado mitocôndria. MITOCÔNDRIA MEMBRANA INTERIOR MEMBRANA EXTERIOR CRISTAS.
METABOLISMO ENERGÉTICO
METABOLISMO CELULAR  FERMENTAÇÃO & RESPIRAÇÃO.
Fotossíntese Aula 12 Frente 2.
Fotossíntese e Respiração Celular
Biologia Celular Aula 9 e 10 Respiração Celular Aeróbia
Professor: Ronney Fernandes Chagas
Organelas e metabolismo energético da célula
Fotossíntese Professor Heliomar.
O que é energia? Física: É a capacidade de realizar trabalho;
3. Queima dos hidrogênios, na cadeia respiratória
METABOLISMO MICROBIANO
Fotossíntese.
FOTOSSÍNTESE É realizada pelos seres clorofilados, representados por plantas, algas, cianobactérias e bactérias fotossintetizantes. Equação geral – eucariontes.
Metabolismo Energético
FOTOSSÍNTESE Profª Drª Elizabete M J Costa.
FOTOSSÍNTESE.
PROCESSOS ENERGÉTICOS: FOTOSSÍNTESE E RESPIRAÇÃO
Fotossíntese: estruturas envolvidas
Respiração celular.
Células e energia Na fotossíntese, a energia luminosa é convertida em energia química contida em moléculas orgânicas. As moléculas orgânicas podem ser.
CADEIA RESPIRATÓRIA.
Aulas 11 e 12 Biologia A – Caderno 2 Página 155.  Açúcares funcionam como combustíveis no interior das células  “queima” dos açúcares  Reações exotérmicas.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Sâmia Lima.
Transformação e utilização de energia pelos seres vivos Obtenção de energia 1.
PROCESSOS ENERGÉTICOS CELULARES
Obtenção de Matéria Seres Autotróficos.
Transcrição da apresentação:

Metabolismo Energético da Célula Obtenção, transformação e utilização da energia necessária para a vida. Gustavo Gastão Davanzo Biologia Frente 1 Gustavo.gdavanzo@gmail.com

Principais processos: Liberação de energia contida nos alimentos orgânicos: Respiração aeróbia Respiração anaeróbia (fermentação); Produção de matéria orgânica a partir de substâncias inorgânicas: Fotossíntese Quimiossíntese

Energia liberada A degradação da glicose na fermentação e respiração, ocorre aos poucos, por uma série de reações sucessivas que liberam energia, sendo capturada na forma de ATP. Cada etapa é catalisada por um enzima (diminuindo a energia de ativação);

Fermentação O saldo energético da fermentação é de 2 ATP a cada glicose fermentada.

Fermentação Existem outros tipos de fermentação: Ex: fermentação láctica no músculo – quando a quantidade de O2 não é suficiente os músculos produzem ácido láctico como resíduo final, porém sem a liberação de CO2 – FADIGA MUSCULAR.

Respiração aeróbia Glicólise: ocorre no hialoplasma

Respiração aeróbia Ciclo de Krebs: acido pirúvico  acetil-Coa que sofre descarboxilações (saída de CO2) e desidrogenações (saída de hidrogênio). Ocorre na mitocôndria.

Respiração aeróbia Cadeia respiratória: NADH2 e FADH2: trazem hidrogênio para substâncias intermediárias (citocromos) que levam seus elétrons até o O2. Em cada uma dessas etapas, um pouco de energia é liberada, e captada pelo ADP + Pi  ATP (fosforilação oxidativa).

Respiração aeróbia – balanço energético

De onde vem a respiração?

Fermentação x Respiração

Fotossíntese

Fotossíntese Somente realizada por organismos com pigmentos fotossintéticos (captam a energia solar): essencialmente clorofila (a, b, c e d) Cada tipo de clorofila utiliza preferencialmente certo comprimento de onda.

Fotossíntese Existem bactérias fotossintetizantes que possuem bacterioclorofila, absorve ondas infravermelho. Algumas cianobactérias (Reino Monera) possuem clorofila A – assim como os eucariontes (indício da origem dos cloroplastos a partir de simbiose mutualística de eucariontes com cianobactérias).

Etapas da fotossíntese Fase de claro: dependente de luz e clorofila Fotólise da água: O2 liberado e H2 capturado. Fotofosforilação: ATP – a energia fica armazenada principalmente na última ligação fosfato. A maior parte da energia liberada na oxidação de moléculas orgânicas nas células fica armazenada na forma de ATP (moedas energéticas).

Etapas da fotossíntese Fase de escuro: não dependente de luz ou de clorofila. Porém precisa do H2 e do ATP (depende indiretamente da luz). 6CO2 + 12H2 + ATP  C6H12O6 + 6 H2O Equação geral: 1ª Etapa: 12H2O + luz + clorofila  12 H2 + 6O2 2ª Etapa: 12 H2 + 6CO2  C6H12O6 + 6H2O + 6O2 Soma: ? O ATP e ADP não são considerados, pois são produzidos na fosforilação (18) e consumidos na produção de matéria orgânica (18).

Resumo Fotossíntese

Fatores limitantes da fotossíntese [CO2]: aproximadamente 0,03% na atmosfera; Intensidade luminosa: até ser atingido o nível de saturação; Quantidade de água: plantas de regiões secas tem a água como fator limitante; Temperatura ambiente: acima de 45ºC a atividade enzimática é muito baixa;

Ponto de compensação luminoso Organismos clorofilados, quando iluminados fazem fotossíntese e respiram. No ponto de compensação, todo o O2 que a planta produz na fotossíntese é gasto na respiração; todo o CO2 gasto na fotossíntese é produzido na respiração.

Quimiossíntese Realizada apenas por certas bactérias. Obtêm energia para a síntese de carboidratos ´da oxidação de substâncias inorgânicas, como: Enxofre – sulfobactérias Ferro – ferrobactérias Nitrogênio – nitrobactérias

Obrigado!