Introdução ao Sistema Operativo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas Operacionais
Advertisements

Noções de Sistemas Operacionais
Um Conceito de Software Livre
LINUX!!!.
Sistema Operativo Linux
Informática Aplica Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
Comandos do Linux SO II.
Prof.: Fabrício M. Melo Bom dia!! Informática para concursos Prof.: Fabrício M. Melo
Perguntas para avaliação de conhecimentos
Sistemas operativos Sistemas Windows
Módulo IV Sistemas operacionais
Aula 04-a Sistemas operacionais
Software Livre Conceito:
Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
FUNDAMENTOS DE SOFTWARE
Threads.
Curso de Educação e Formação Tipo 5
Linux Joana Morgado 10ºE n.º19.
Aula 6 – Sistema Operacional
LINUX.
Linux Criado pelo finlandês Linus Torvalds;
Sistema Operativo de Rede Prof. António dos Anjos
Introdução aos Sistemas Operativos
Software Livre O software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído.
Gestão de Sistemas Operacionais II
Sistemas Operacionais de Redes de Computadores
Arquitetura Cliente /Servidor
Escola Secundária Alberto Sampaio Carlos Freitas
Noções de Software Escola Almirante Soares Dutra
Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
DEBIAN.
SISTEMAS OPERACIONAIS
Sistemas Operacionais Linux
Linux Prof.: Antonio Reis Escola Brasileira. Histórico  Richard Stallman Personalidade importante da comunidade do software livre Ingressou no MIT em.
Definição A rigor, tudo o que pode ser armazenado eletronicamente pode ser chamado de software. Consideraremos aqui, como software, apenas os conjuntos.
Gnu / Linux Relatório de Portfólio Fernando Filipe Teixeira nº 3113 Beja 2007.
SISTEMAS OPERATIVOS UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE FACULDADE DE ENGENHARIA ENGENHARIA INFORMÁTICA – PÓS LABORAL 2012 CADEIRA DE INFORMÁTICA.
Introdução a Processamento de Dados
Teve início em 1991, Criado pelo jovem Linus Torvalds Foi baseado no Unix Foi criado para ser um Sistema Operacional mais leve que o Unix Um grande diferencial.
S ISTEMAS O PERACIONAIS Prof. André Aparecido da Silva.
Prof.: Fabrício M. Melo Informática para concursos
I7 Informação Software CONCEITOS A ABORDAR: Software
Tópicos em Sistemas Operacionais (LINUX) Prof:. Msc. Arimatéia Junior Fortaleza-2011.
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof.
Software Livre.
Software livre Uma visão geral: dos primórdios dos gnus ao atual habitat dos pingüins.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDC 287- EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Adenilza Santana & Viviane Silva.
Sistemas Distribuídos
Sistemas Operacionais
Gestão SNMP. Planeamento Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos Informáticos 2 SNMP- Simple Network Management Protocol Nos primeiros dias da Arpanet,
Sistema Operativo Um sistema operativo basicamente é o ``volante´´ do computador (em comparação ao carro),este controla o computador, este permite uma.
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede – AULA 03 Prof. Gabriel Silva.
Introdução ao Sistema Operativo
 É o software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição.
O que são, quais existem e suas características.
14/04/2017 MODULO: Sistemas Operacional Aula 05 –Sistemas Operacionais
História dos Sistemas Operativos
Capitulo II Sistemas operativo
Matheus B. M. Vianna Introdução ao Linux.
Sistema Operativo Linux Sistema Operativo Linux Características das distribuições instalação configuração.
20/04/2017 MODULO: Sistemas Operacional Aula 08 –Configurando o Computador Profª. : Élida Tavares.
Ciência da Computação I
Aula 2 – Informática para Concursos
Sistemas Operativos.
PROGRAMA PARANÁ DIGITAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS.
Visão Geral do Sistema Operacional Linux Elisabete Tomomi Kowata UnUCSEH - Anápolis.
Sistemas Operacionais de Redes Introdução ao Linux IGOR ALVES.
Linux - Kurumin Diapar – Centro de Capacitação Profissional Prof. Paulo Fragoso.
GNU/Linux LEONARDO ESTRELA, Nº20, 10ºITM Índice Introdução História Software Livre Download Kernel Linux Ubuntu Unix Conclusão Interface do GNOME, uma.
Transcrição da apresentação:

Introdução ao Sistema Operativo

O que é um Sistema Operativo? Conceitos Básicos Para podermos abordar o Linux enquanto Sistema Operativo é necessário primeiro responder a uma questão simples: O que é um Sistema Operativo?

Conceitos Básicos Por definição, podemos afirmar que: Sistema Operativo é o componente de Software que faz a interface entre as aplicações e o computador, gerindo recursos, processos e periféricos, bem como a segurança, a comunicação e outros elementos

Conceitos Básicos Mas um Sistema Operativo, normalmente divide-se em pelo menos duas partes: Uma parte invisível que é na verdade o “coração” ou núcleo do Sistema Operativo (Kernel) O Kernel faz a gestão dos recursos do sistema e permite que os programas façam o uso deles. A parte visível ao utilizador, também chamada de interface gráfica ou GUI com a qual o utilizador interage

Conceitos Básicos O que é então o Linux? O Linux é um Kernel Na sua essência, trabalha sem interface gráfico, ou seja com um interface CLI ou de linha de comandos. Podemos no entanto executar uma qualquer interface gráfico à nossa escolha de forma a que a sua utilização seja mais intuitiva.

Conceitos Básicos O que é então o Linux? Este Kernel foi desenvolvido a partir de 1991 por Linus Torvalds, que em parceria com alguns voluntários e o apoio de algumas empresas como a IBM e a HP, conseguiu criar um Kernel multi-plataforma, multitarefa e multiutilizador que, uma vez aliado a ferramentas de terceiros, se veio a revelar um Sistema Operativo extremamente robusto e flexível.

Conceitos Básicos O que caracteriza então o Linux? É Multitarefa: (ou multiprocesso), que significa que consegue executar mais de um programa ou comando em simultâneo É Multiutilizador: pois permite que vários utilizadores possam trabalhar no sistema com um perfil próprio, de modo a não interferirem com o trabalho uns dos outros. Isto é conseguido através do Login no início de cada sessão de trabalho.

Conceitos Básicos O que caracteriza então o Linux? É Robusto devido a: Ter um Kernel muito estável Faz uma gestão de recursos de hardware muito cuidada e minuciosa É open-source, o que significa que pode ser modificado por todos aqueles que sabem programar o que faz com que os erros detetados sejam reparados e disponibilizados em questão de horas Menos vulnerável a vírus Ter um bom sistema de protecção de previlégios definindo exactamente quem pode aceder aos vários recursos

Conceitos Básicos As Licenças… É normal que um produtor de software exija por parte do utilizador um valor pela utilização da aplicação que criou. Isto significa que o resultado do seu trabalho fica sujeito a uma licença comercial e que todos os que desejam usar o produto, pagam por ele.

Conceitos Básicos As Licenças… O Linux, pelo contrário, foi desenvolvido em open-source, ou seja, código aberto segundo uma licença típica denominada de GPL ou General Public Licence que permite a livre utilização, alteração e redistribuição do produto, desde que o tipo de licença seja preservado.

Conceitos Básicos As Distribuições… Sempre que a um Kernel se junta um conjunto de aplicações de terceiros, respeitando os respetivos licenciamentos, e se faculta este “pacote” aos utilizadores finais, então o que na realidade estamos a fazer é facultar uma Distribuição desse Sistema Operativo.

Conceitos Básicos As Distribuições… Existem inúmeras distribuições de Linux das quais se salientam: Conectiva Linux Mandriva Linux (antigo Mandrake Linux) Red Hat Linux Debian Linux SuSE Linux Caixa Mágica Linux, entre outros…