APONTAMENTOS PARA O PLANO DIOCESANO E PAROQUIAL DE AÇÃO EVANGELIZADORA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abre continuamente novos horizontes de humanidade e de
Advertisements

Paróquia Coração de Jesus
1. O que é o Documento Conclusivo do I Sínodo:
ASSEMBLÉIA DE PASTORAL PAROQUIAL
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
Assembleia Arquidiocesana de Pastoral
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
PLANEJAMENTO PASTORAL 2013
DÍZIMO Expressão de fé em Deus e de responsabilidade com a Igreja.
Do Encontro com CRISTO ao
Diocese de São José dos Campos
Arquidiocese de Curitiba
Jesus Cristo, “Caminho, Verdade e Vida” ( Jo 14, 6)
Grupos de Reflexão: conquistas e desafios na Arquidiocese de Mariana
Capítulo VIII Itinerários educativos Os itinerários educativos são interdependentes e complementares; levando em conta as características próprias dos.
O Conselho Pastoral Paroquial
Desafios e perspectivas
UM CAMINHO DE DISCIPULADO E MISSÃO
A Jornada Mundial da Juventude “A JMJ é um evento com uma identidade claramente católica promovido diretamente pelo papa, que escolhe o lugar do encontro.
Congregação para a Doutrina da Fé
Conselhos Missionários
Em cada diocese, vasta ou pequena, rica ou pobre, dotada ou não de clero, o Bispo estará agindo com sabedoria pastoral, estará fazendo investimento altamente.
Diocese de Amargosa.
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
Conselho Missionário Diocesano
Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária.
TRIÊNIO EM PREPARAÇÃO AOS 70 ANOS DA PARÓQUIA
RESULTADOS DA REGIÃO EPISCOPAL BELÉM
Algumas idéias do plano de evangelização diocesano
Orientações para a Implantação do Ministério Jovem
PISTAS DE AÇÃO TRABALHO EM GRUPOS
REUNIÃO DE CASAIS” PARÓQUIA CRISTO REDENTOR - ARQUIDIOCESE DE SÃO SEBASTIÃO DO RJ – Responsável Padre Renê Luiz Oliveira “ 3º. Reunião de Casais” – 20/08/2014.
Pastoral da Educação e da Cultura
PROJETO DE AÇÃO MISSIONÁRIA ARQUIDIOCESE DE RIBEIRÃO PRETO – SP
Antes de tudo... Queremos ouvir... 1 ano após a JMJ, que resultados podemos visualizar em nossa realidade juvenil?
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DAS EQUIPES JOVENS NOS GRUPOS DE ORAÇÃO
Execução - Pistas de ação
Paróquia Verbo Divino VISITA PASTORAL
Pe. Samuel José de Carvalho, OCS
Assembléia Paroquial Resumo dos Questionários.
COMUNIDADE DE COMUNIDADES – UMA NOVA PAROQUIA
ASSEMBLÉIA PAROQUIAL 2008 / 2009 PROPOSTAS DE AÇÃO CONCRETA 1. Mudar a atitude assistencialista, formando grupos de apoio e ação, grupo específico para.
MINISTÉRIO JOVEM.
CAMINHOS DE UMA ANIMAÇÃO BÍBLICA PASTORAL Como chegar a uma Animação Bíblica de toda a Pastoral? Como chegar a uma Animação Bíblica de toda a Pastoral?
1º Trabalho em Grupo: 1 – Olhando o condensado das Comunidades, o que sugerimos que aconteça na Paróquia e nas Comunidades em 2014 e 2015? Sugestões. >
GRUPOS DE FAMÍLIAS.
Conselho Missionário Diocesano
COORDENADORES DE COMUNIDADE
CONFERÊNCIA NACIONAL RVA – Artigos: 16 – Subsídio PPT Encontro - 17.
EM BUSCA DE UM PROJETO PAROQUIAL DE INICIAÇÃO CRISTÃ
PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (PASCOM)
Objetivos Específicos Estratégias de Ação
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2008 FRATERNIDADE E DEFESA DA VIDA “Escolhe, pois, a vida” Dt 30, 19 AVALIAÇÃO.
Apresentação da Sociedade de São Vicente de Paulo
As Propostas das SMP na Diocese de Jundiaí
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
Ministros Extraordinários da Eucaristia Em 2007 Participação de 03 encontros diocesanos; Participação de 03 encontros diocesanos; Encontro Comarcal de.
2ª Urgência – Igreja: casa da iniciação à vida cristã
Metodologia da Infância e adolescência Missionária
ORGANIZAÇÃO MISSIONARIA NO BRAIL
16/02/ Comunidade Santo Inácio Paes Landin (PI) Trabalhos relevantes desenvolvidos até o presente momento: zona rural e urbana com a catequese, liturgia,
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
Paróquia Nossa Senhora Aparecida Novembro Pastoral Vinde Pequeninos! Desde 2003 promovendo a evangelização de crianças De 3 e 8 anos de idade.
XVI PLANO DE AÇÃO EVANGELIZADORA
ATRIBUIÇÕES DO MINISTRO(A) EXTRAORDINÁRIO(A)
PROJETO NACIONAL DE EVANGELIZAÇÃO
CAMPANHA DA FRATERNIDADE. Cáritas idealizadora da CF Em 1961, três padres responsáveis pela Cáritas Brasileira idealizaram uma campanha para arrecadar.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
Conversão Pastoral. Aparecida 365 diz: 2 “Nenhuma Comunidade deve isentar-se de:  entrar decididamente,  com todas as forças, nos processos constantes.
“Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi” (Jo 15,16)
Transcrição da apresentação:

APONTAMENTOS PARA O PLANO DIOCESANO E PAROQUIAL DE AÇÃO EVANGELIZADORA 22/02/2014 XIII ASSEMBLEIA DIOCESANA: “COMUNIDADE DE COMUNIDADES: UMA NOVA PARÓQUIA”.

1) LITURGIA Para que todos entendam o significado da Liturgia e ela seja bem celebrada a ponto de se tornar verdadeiro encontro com Jesus Cristo, a XIII Assembleia sugeriu que haja em nossa Diocese e Paróquias: Uma Comissão Diocesana de Liturgia bem formada que ofereça: encontros de formação litúrgica a nível de diocese e/ou setores e acompanhe/oriente os encontros paroquias, material próprio e comum para formação litúrgica; livro de cantos próprio da diocese, cursos de formação específica sobre canto litúrgico/música sacra. As paróquias, com a orientação e apoio dos padres devem proporcionar uma maior formação litúrgica para todas as equipes de celebração contemplando todos os aspectos litúrgicos como: tempo, cores e cantos litúrgicos, partes da Missa, uso dos instrumentos musicais e dos folhetos litúrgicos, entre outros. Dar destaque especial para a formação e preparação dos ministérios litúrgicos: comentaristas, leitores, salmistas, meces, coroinhas.

2) CONSELHOS Para que os conselhos se tornem missionários e possam ser fomentadores de novos GRPs e outros pequenos grupos, a XIII Assembleia sugeriu ser necessário: Formação e preparação adequadas para aqueles que assumem e para os que já estão envolvidos na caminhada dos conselhos a mais tempo. Realizar os encontros, reuniões e trabalhos dos conselhos a partir de um encontro com Jesus Cristo por meio de momentos de espiritualidade e/ou leitura orante da Palavra. Envolver todos os conselhos no planejamento paroquial, para desta maneira orientar e incentivá-los a trabalhar em unidade e diálogo com toda a paróquia, grupos, movimentos e pastorais com o mesmo objetivo: a evangelização. Investir não só nas necessidades materiais, mas também nas espirituais e na formação das lideranças agentes da evangelização.

3) PASTORAL DO DÍZIMO Para que nossas festas sejam mais evangelizadoras e contribuam melhor na renovação de nossas paróquias, a XIII Assembleia sugeriu ser recomendável que: Sejam realizadas sem o uso de bebida alcoólica, sendo necessário para isso, um ano de conscientização sobre esta necessidade e sobre os malefícios causados pelo consumo de álcool. Ajudaria para isso a colocação de placas de conscientização nos locais de festa da comunidade. Também poderia se começar fazendo a experiência de uma das festas tradicionais sem a venda de bebida alcoólica. Tenham cada vez mais como a razão de ser, a fé em Jesus Cristo e a devoção ao santo padroeiro ou a aquele que é celebrado, com o foco na espiritualidade, realização de tríduos, procissões, confissões e outros momentos afins.

Também é necessário tirar das festas a função de arrecadar recursos para a manutenção da Igreja, que é do dízimo. Para isso, é preciso formar uma equipe diocesana da pastoral do dízimo, que seja apresentada ao povo, e que articule as equipes paroquiais da pastoral do dízimo e um trabalho de formação e conscientização sobre o dízimo a nível de diocese e de paróquias. Esta conscientização deverá durar um ano. As equipes paroquiais realizem, com o apoio do padre, formação para os agentes desta pastoral. Realizem também, celebrações mensais sobre o dízimo, na intenção dos dizimistas, com sorteio de brindes aos aniversariantes, e prestação de contas da arrecadação e dos investimentos nas três dimensões: social, evangelização e missionária. É necessário, ainda, adquirirmos a consciência da partilha, principalmente entre as paróquias e comunidades maiores e melhores financeiramente e pastoralmente com as menores e em situação de maiores dificuldades. Para isso, sugere-se a criação de um fundo diocesano, tipo caritas, que receba e encaminhe as doações sob a supervisão e orientação do bispo diocesano.  

4) SERVIR AOS POBRES A XIII Assembleia Diocesana apontou algumas pistas de ações que favoreçam e iluminem uma pastoral social estruturada na diocese e nas paróquias, que podem ser: Organizar a Caritas ou as pastorais sociais na diocese e nas paróquias formando e capacitando os seus agentes. Ir ao encontro e acolher os pobres e necessitados onde eles estão, conhecendo suas realidades e necessidades sociais de nossas paróquias. Fazer cadastro de pessoas e famílias. Oferecer Jesus Cristo a eles. Acolhê-los nos GRPs. Apoiar os movimentos e pastorais que trabalham com os mais pobres e ter presença nos diversos conselhos públicos. Realizar coletas de donativos, celebrações do quilo, e outras iniciativas, mas sempre com o cuidado de não se tornar apenas assistencialista, mas acima de tudo, amigos dos pobres.

5) EVANGELIZAÇÃO DA JUVENTUDE O trabalho do Setor Juventude da diocese precisa ser melhor estruturado, com maior empenho da equipe de assessoria. A XIII Assembleia Diocesana oferece algumas pistas para ações com os jovens em nível de diocese e de paróquia: Acolher os jovens de uma nova forma: conhecendo as suas realidades, escutando e querendo saber deles o que eles esperam da Igreja se fazendo presente onde eles estão: universidades, faculdades, escolas, famílias, grupos, etc. Formar lideranças juvenis acompanhando, encaminhando e incluindo os jovens na caminhada da Igreja, desde a catequese, passando pela infância missionária e pelos grupos de jovens até incluí-los em outras atividades como líderes. Ter representatividade dos jovens nos CPAES, CEPs, CCs e outros. Cativar os jovens através daquilo que mais os encanta: teatro, arte, música, redes sociais e outros meios de comunicação, etc. Aproveitar o espírito e o impulso da JMJ e dar continuidade ao movimento gerado em função dela e por ela, realizando eventos com os jovens e para os jovens a nível de diocese e de paróquia.