Dicas para Apresentações

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Transcrição da apresentação:

Dicas para Apresentações por Stanley Loh

Objetivo desta Apresentação Apresentar dicas de como preparar apresentações Apresentar dicas de como fazer a apresentação Apresentar dicas de como se comportar durante a apresentação

Roteiro apresentar tópicos gerais é uma lista pequena (pois é um sumário) não gastar muito tempo, principalmente se o tempo total é curto permite ao espectador ter uma idéia do que será apresentado e em que ordem

Um tópico a cada vez Nos slides anteriores, cada tópico é apresentado um por vez Isto evita que o espectador se antecipe e tente ler o próximo E faz com que o espectador se concentre na apresentação oral Neste slide, note que os tópicos estão apresentados como itens

Não fazer Se houver muitos itens Não se deve apresentá-los todos no mesmo slide Procure dividir em mais slides É preferível passar mais rápido os slides Do que ficar muito tempo no mesmo slide Isto torna a apresentação mais ágil Faça mais slides E fique menos tempo em cada um Divida o conteúdo em vários slides Isto também permite mostrar mais conteúdo (mais detalhes) Sugestão: 1 slide por minuto de apresentação

Erro comum Tópico 1 Tópico 2 Tópico 3 Obs: só apresentar os títulos

Solução Procure colocar palavras-chave associadas a cada tópico lembrete 1 lembrete 2 Tópico 2

Explicação do Slide Anterior Isto ajuda o apresentador a lembrar o que falar Na verdade, a apresentação deve guiar o apresentador Este só deve falar do que está nos slides (nada mais, nada menos) A vantagem é poder planejar a apresentação Além de evitar esquecer algo ou falar de algo que não foi preparado

Falar demais Quando há poucas guias nos slides, a tendência é falar mais tempo que o necessário Pois o apresentador terá que lembrar o que falar Falar de algo que não foi planejado é perigoso pois se pode falar bobagens Planeje os slides para guiá-lo durante a apresentação (o que falar e em que ordem)

Não use frases longas Um dos erros mais comuns nas apresentações é copiar parágrafos inteiros do texto escrito, por exemplo a monografia, e usá-los nos slides. Com isto, o apresentador ganha tempo na preparação dos slides mas certamente vai tornar a apresentação muito chata

Melhor assim Divida o que se quer transmitir em tópicos Apresente as idéias em frases curtas Uma boa dica é não usar mais que 2 linhas Além disto, ler slides é algo muito chato para os espectadores E dá a entender que o apresentador não conhece bem o assunto Ou que a platéia não sabe ler

Figuras Figuras ajudam a entender a idéia Ou a memorizá-la E podem dar um tom de humor à apresentação (quando isto for apropriado) Mas usar uma figura desconexa com o tema atrapalha

Figuras ainda Figuras demais desviam o foco Gifs animados podem fazer o espectador focar mais na figura que no texto ou idéia

Efeitos Somente use efeitos com algum objetivo Não os use para mostrar que você conhece bem o software Alguns efeitos atrapalham a leitura

Antes da Apresentação Prepare os slides Repense os slides (conteúdos e ordem) Treine a apresentação ajuda a lembrar o que falar em cada tópico ajuda a associar cada palavra-chave ao que se deve falar permite saber o tempo total da apresentação permite entender o tempo necessário para cada slide (falar mais rápido ou mais pausadamente)

Antes da Apresentação Prepare o ambiente luzes cadeiras nem demais nem de menos (algumas pessoas fazem anotações e lêem complementos) cadeiras tela ou pano de fundo compatibilidade entre computador e projetor reveja as cores usadas (podem modificar no ambiente ou com o equipamento)

Durante a apresentação Use um apontador laser é chato ficar apontando com o dedo usar uma caneta pode dificultar apontar o lugar correto você não precisa se aproximar da tela ou parede Olhe as pessoas nos olhos, mas rapidamente Não fixe o olhar por muito tempo Não olhe para somente uma pessoa Se ficar nervoso, não olhe para os olhos das pessoas Não pense em quem está na platéia (evita ficar nervoso ao saber que há um figurão observando)

Durante a apresentação Respire fundo antes de começar E vá devagar durante toda a apresentação Cuidado: em geral, as pessoas gastam mais tempo no início e depois precisam “correr” nos últimos slides Tenha atitude fique de pé de frente para a platéia mexa-se (alterne virando para a platéia e para os slides) ande de um lado para outro mas cuide para não passar na frente do projetor nem pisar em fios seja dinâmico use tons de voz diferentes (ore fale baixo, ora fale alto para enfatizar) faça perguntas, mesmo que não seja para a platéia responder

Durante a apresentação Não use expressões como: “eu acho” “parece” “desculpa” “não lembro” “não sei”

Estrutura da Apresentação A apresentação é um resumo do artigo de TCC A parte introdutória e de revisão bibliográfica deve ser resumida Supõe-se que a banca já leu e tem pleno conhecimento desta parte Serve para mostrar para a banca que o aluno domina o conteúdo Termine esta parte deixando claro qual é o problema tratado (motivação)

Apresentação da Solução Inicie explicando superficialmente qual a solução proposta para resolver o problema Dê explicações gerais de funcionalidade Se possível, utilize um esquema gráfico para apresentar a arquitetura do sistema Composição de módulos Interação entre módulos Entradas e saídas Apresente telas importantes não de cadastro, nem telas vazias Apresente o sistema fora do powerpoint Faça uma simulação com dados previamente preparados

Avaliação Detalhar quem fez a avaliação Resultados Quantas pessoas, quem eram Como foram orientadas a avaliar Resultados numéricos Utilizar métricas sempre que possível avaliação subjetiva Opiniões precisas e não superficiais

Conclusão Como o problema foi resolvido Como provar que foi resolvido Comparação com outras soluções propostas Limitações e restrições Trabalhos Futuros

Termine a Apresentação Relembrando o Título E o apresentador E pode incluir contatos (e-mail e site) Um último slide ajuda o apresentador a saber quando terminou

Slides Extras Você pode preparar slides extras e colocá-los ao final, depois do último slide Podem ajudar no caso de haver perguntas, mas não devem incluir conteúdos essenciais Servem para incluir detalhes, que podem ser necessários para responder alguma pergunta