INTRODUÇÃO Muito têm se perguntado: por que um programa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BÁSICO PARA DIRETOR JA - IGREJA LOCAL
Advertisements

O CLUBE DE AVENTUREIROS
Evangelismo OBJETIVOS DESAFIOS ESTRATÉGIAS MATERIAIS CRONOGRAMA JULHO
“E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar, e de pregar Jesus, o Cristo”. (Atos 5:42)
(E Outras 12 Razões Para Vender)
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
O valor de uma história.
Passos para a IMPLANTAÇÃO dos Pequenos Grupos. Passos para a IMPLANTAÇÃO dos Pequenos Grupos.
A Estrutura do Pequeno Grupo na Igreja
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
25 Maneiras de Valorizar as Pessoas
Departamento dos Ministérios da Criança
MINISTÉRIO DA RECEPÇÃO
INDICADORES E OBJETIVOS
Rodada de Negócios Salão do Turismo 2009 Rodada de Negócios Salão do Turismo 2009 Capacitação.
CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA
Tomar: Tomar: Calendário da Associação Calendário da Associação Calendário da igreja Calendário da igreja Calendário comemorativo civil Calendário comemorativo.
DESBRAVADORES EPAD 2013 OFICINA: CARTÕES, Classes e Especialidades
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
QUEM SÃO OS AVENTUREIROS
LIDERANDO O CLUBE DE AVENTUREIROS.
É uma Classe de Estudos da Bíblia para instruir as pessoas nas doutrinas e prepará-las para o batismo.   “Muitas pessoas há que querem saber o que fazer.
Bagagem Paulo Valzacchi Este PPS não tem senha de segurança,
Uma vez por semana, as meninas que fazem parte das MR se reúnem.
DECLARAÇÃO DE MISSÃO “Nossa missão é levar os juvenis, adolescentes e jovens a uma verdadeira experiência de salvação, ajudando-os a crescerem em sua fé,
Treinamento Básico Diretoria dos Aventureiros APS
Portfólio de matemática
Direitos e Deveres dos Coordenadores Distritais
Objectivos Definir o perfil ideal do Chefe de Equipa
Princípios básicos de funcionamento do Clube A moral e o espírito de equipe são elementos que determinam o sucesso de todo Clube de Desbravadores. A equipe.
A PROGRAMAÇÃO E DINAMISMO DE UMA CÉLULA
Como Fazer um Planejamento.
DICAS E ATUALIZAÇÕES DIRETORIA
NOME Geral Descoberta Espiritual Servindo a Outros
NOME Geral Descoberta Espiritual Servindo a Outros
METAS PARA O CLUBE DE JOVENS
NOME Geral Descoberta Espiritual Servindo a Outros
Programação 2 Semestre 2011 Rio Branco/Adulto.
Mobilização da Comunidade Escolar
Cadastrar o clube na Associação/Missão até o mês de Março.
Primeira reunião do Ministério de Louvor
BENCHMARKING.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
4 Questões do Quadrado Está pronto? B A
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
NOME Geral Descoberta Espiritual Servindo a Outros
NOME Geral Descoberta Espiritual Servindo a Outros
ELABORANDO SEU SISTEMA DE CÉLULAS
Identificação e Desenvolvimento de Novos Líderes
O Culto Jovem deverá voltar a ser um programa de ação missionária
ALGUNS SEGREDOS DA ARTE DE EDUCAR.
FATORES QUE NÃO INFLUENCIAM NA MULTIPLICAÇÃO DA CÉLULA
1. Guardião das Doutrinas
O QUE É QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER? (a partir de 9 anos)
CAPÍTULO 2 PROGRAMAÇÃO SEMANAL.
AVENTUREIROS ATIVIDADES E EVENTOS.
Avaliação do Desempenho
Conhecimentos Básicos de Cuidados com a Pele Parte II: Base
Forma Canônica e Definições
MINISTÉRIO JOVEM.
Convidando e Recebendo Participantes.
TORNANDO-SE UM LÍDER DE SUCESSO
CLUBE SEM CLASSE NÃO TEM CLASSE
Encontro 2: Planejando Encontros que Edificam
Temos visto que grande parte dos clubes de Desbravadores tem dificuldades para cumprir os planos estabelecidos de classes regulares e avançadas do currículo.
Missões – 7/novembro África do Sul Valerie. Valerie caminhava lentamente em direção à sala de aula e lágrimas escorriam pela sua face. Sua melhor amiga.
Educação Financeira para crianças e Jovens
LIDERANDO O CLUBE DE AVENTUREIROS.
O Pequeno Grupo é um organismo vivo; e como tal, precisa reproduzir-se ou multiplicar-se para dar sentido à existência.
Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO Muito têm se perguntado: por que um programa INTRODUÇÃO Muito têm se perguntado: por que um programa? Na realidade, esta é a maior necessidade de um clube de Desbravadores. Alguns diretores, ao saírem para a reunião, ainda não sabem o que farão lá no clube com os juvenis. Geralmente improvisam, terminam fazendo tudo sozinho sem a participação da Diretoria. Um Clube assim está fadado ao fracasso.

As crianças precisam sentir definição, organização, firmeza e propósito em seus líderes. Qualquer diretoria que se preze deve se apresentar ante o Clube com um programa concreto, alvos estabelecidos, métodos discutidos, rumos definidos. Programar é prever e dizer com antecedência o que será feito. O programa é um mapa que orienta, uma linha que encurta distâncias e uma alavanca que move! Um programa possibilita estabelecer prioridades. Permite avaliar o que foi feito e o que está em andamento. Une o grupo. Conscientiza, inspira confiança em toda a Igreja e motiva os participantes em geral.

De forma clara e mais simples possível, oferecemos esta pequena apostila esperando que a mesma lhe ajude a montar o programa do seu Clube. Estamos abertos a sugestões. Se você tiver uma ideia que ajude a melhorar este material, entre em contato conosco.

Por Onde Começar É fácil organizar um bom programa Por Onde Começar É fácil organizar um bom programa. Primeiramente você deve responder a algumas perguntas simples, e pronto!!! Você já começou! POR QUÊ realizar tal coisa? (propósito, objetivo). COMO? (método a ser usado) QUANDO? (data) QUEM? (equipe e pessoas envolvidas na execução do programa). COM QUEM? (meios, finanças) O QUÊ? (o evento, programa ou trabalho a ser realizado) ONDE? Local onde será realizado o evento.

A diretoria deve ser convocada, as unidades consultadas e tudo deve ser posto no papel. Algo prático, simples e realizável, mas com algum desafio também. Lembramos que a principal função do Diretor do Clube se resume na sigla P D S. P LANEJAR D ELEGAR S UPERVISIONAR

Planejar é prever com antecedência o que será feito Planejar é prever com antecedência o que será feito. Delegar é dividir as responsabilidades e a autoridade. É não ficar fazendo tudo sozinho, mas dar uma tarefa para CADA PESSOA da direção. Supervisionar é acompanhar o desenvolvimento do programa, avaliando se tudo está saindo conforme o planejamento e fazer as alterações que se fizerem necessárias.

Planejar é prever com antecedência o que será feito Planejar é prever com antecedência o que será feito. Delegar é dividir as responsabilidades e a autoridade. É não ficar fazendo tudo sozinho, mas dar uma tarefa para CADA PESSOA da direção. Supervisionar é acompanhar o desenvolvimento do programa, avaliando se tudo está saindo conforme o planejamento e fazer as alterações que se fizerem necessárias.

Montando o Programa Ao se organizar um programa a diretoria deve considerar alguns fatores: Verificar o que se pretende realizar durante o período Verificar também o que os próprios desbravadores desejam fazer. Usamos por vezes o método de fazer uma pesquisa para “sentir” o que a garotada espera da reunião do Clube. Geralmente prezam muito por programas sociais e de natureza física. Você deve mesclar com as atividades espirituais e mentais.

Verificar os acontecimentos do calendário da Igreja (denominacional) e o secular (datas comemorativas e feriados). Tais como: Dia do Desbravador, Batismo da Primavera, Dia da Pátria, Dia da Bandeira, Finados e outros. Verificar a época mais propícia para acampamentos (alguns preferem as férias. Meses de janeiro, fevereiro e julho) Lembre-se que os desbravadores apreciam surpresas, variações, realizações, ação e recreação.

O programa deve girar em torno das CLASSES REGULARES, CLASSES AVANÇADAS, ESPECIALIDADES SIMPLES E ESPECIAIS. Clube que não trabalha dentro do programa das Classes e Especialidades, pode ser qualquer outra coisa, menos Clube de Desbravadores. Este é o programa principal. Costumo dizer que não precisamos inventar nada, para dar atividade ao Clube, basta trabalhar com as Classes e Especialidades. Consultar o Coordenador Regional, e se possível, Estadual. Eles poderão dar boas sugestões para o programa.

Ter em mãos e seguir a programação geral para os desbravadores elaborada pelo campo local (Associação ou Missão). Se possível, ter também em mãos o programa da União. Desenvolver um programa bem equilibrado, não olvidando nenhuma das principais áreas: caráter, projetos missionários e comunitários, habilidade de acampar, natureza, artes manuais, saúde e segurança. Escolher um tema para o ano e/ou para o trimestre.

Quantidade ou qualidade Já estive em regiões onde os desbravadores se reuniam três vezes por semana. A reunião do domingo, uma no sábado outra no meio da semana. Por outro lado, há clubes que se reúnem apenas aos domingos e de quinze em quinze dias. Qual o melhor? Duas ou doze reuniões por mês? Você já observou a reação dos pais quando o desbravador está constantemente dispensando tempo para o clube? Já percebeu que os que mais se reúnem nem sempre são os que têm resultados mais significativos? Certa feita estive em uma reunião onde se gastou 45 minutos só para a abertura. Se isso fosse proporcional às outras atividades, esse clube precisaria no mínimo de 36 reuniões por mês.

Três em quatro ou seis em oito Esta é uma sugestão que funciona da seguinte forma: dos quatros domingos do mês, em apenas três deles há reuniões. O 4º seria aquela folga para o desbravador sair com a família, e para a diretoria, especialmente o diretor, ter um “time”. Neste domingo, não há atividade relacionada com desbravadores. Não é para reuniões com diretoria, de unidades ou semelhantes. É FOLGA!!

Dos três domingos restantes, dois seriam para reuniões regulares (na sede) e a terceira seria fora do local convencional. Assim haverá possibilidade de oferecer sempre algo novo. Esta reunião é para atividades externas tais como caminhadas, acampamentos, passeios, visitas a museus, zoológicos, etc.

Para a reunião semanal do domingo é aconselhável um período de duas horas, de preferência pela manhã. Voltaremos a isso quando estivermos detalhando o programa da reunião semanal. E agora? Apenas três reuniões por mês É aqui que estava o segredo, que agora não o é mais, porque vou lhe contar!

Você faz também reuniões aos sábados. No mesmo esquema Você faz também reuniões aos sábados. No mesmo esquema. Uma folga (deve coincidir com o domingo), duas na sede e uma fora. É claro que o programa do sábado seria diferente! Por exemplo, na reunião externa seria uma boa ocasião para atividades sabáticas tais como recolher e identificar flores, visitar hospitais e asilos, ajudar a distribuir folhetos, e quando não houver uma atividade especial, procure um local com uma linda paisagem onde você pode desenvolver as atividades espirituais das Classes e Especialidades finalizando com aquele pôr-do-sol inesquecível!

Reunião Semanal O maior desequilíbrio que se tem verificado na reunião semanal é que alguns fazem uma única atividade quando poderiam fazer diversas. Um Clube que se reúne apenas para fazer nó ou só para exercícios de ordem unida ainda não entendeu como funciona o programa semanal. E a situação é mais difícil quando este mesmo Clube faz essa atividade sem direcioná-la para as Classes e Especialidades.

Quando o programa semanal é atraente e descontraído funcionando dentro de um sistema, dificilmente os desbravadores aparecerão só quando houver acampamento ou saídas. Estarão presentes também na reunião semanal. Ademais, é um ótimo antídoto contra possíveis problemas de indisciplina. A sugestão a seguir é fruto mais de experiência do que de leitura.

SEJA PONTUAL. Cada um que participará da reunião deverá ter um esboço SEJA PONTUAL ! ! ! Cada um que participará da reunião deverá ter um esboço. O oficial do dia é responsável para controlar o tempo.

Reunião Semanal (domingo) Data ___/___/___ HORA ATIVIDADE RESPONSÁVEL 15´antes Momentos prévios Capitães 09:00 Abertura Oficial do Dia 09:15 Ordem Unida Instrutor (es) 09:30 Cantinho da Unidade Conselheiros 09:50 Programa Principal Instrutor (es) 10:30 Recreação Responsáveis 10:45 Avisos Secretário (a) 10:50 Encerramento Oficial do Dia

Reunião Semanal (sábado) Data ___/___/___ HORA ATIVIDADE RESPONSÁVEL 14:45 Oração Voluntário 14:50 Concurso Bíblico Capelania 15:00 Momento de louvor Capelania ou unidade 15:15 Oração A escolher 15:20 História A escolher 15:30 Classe Bíblica Capelania 15:50 Classes Regulares Monitores 16:05 Jogo Bíblico Indivíduo ou Unidade 16:20 Encerramento Capelania 16:20

Conclusão No espaço para se colocar o responsável por cada atividade é sempre bom colocar o nome da pessoa. Por falar em espaço, é indispensável que aquele que lidera tenha alta consideração às pessoas. Tanto as que serão beneficiadas pelo programa quanto aquelas que fazem acontecê-lo. Confie nelas. Elogie o trabalho que desenvolvem. O objetivo final de todo programa é a salvação de pessoas.

Agora que o programa do Clube já está feito, que tal uma cópia para a Associação/Missão, uma no mural da igreja, uma na sala do clube e outra para os pais? Assim, todos saberão que atividades estão acontecendo nas Reuniões dos Desbravadores, e dirão: “Puxa vida, este ano nosso Clube está organizado! Senti firmeza!”