Projeto da Nova Sede do NA-SJC

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Transcrição da apresentação:

Projeto da Nova Sede do NA-SJC - primeira reunião - Assessoria de Projetos Comissão Gestora Projeto Tempo de Ser Revisão 0 (inicial), em 22 de junho de 2012 1

Introdução – a que viemos “ A virtude, no humano, depende das circunstâncias.” Citação da Equipe de Amor à Luz. Janeiro de 2012, em SP. O processo de gestão de projetos definido pelo Projeto Tempo de Ser (PTS) é centrado no indivíduo, que utilizará um projeto como laboratório para auto- observação, visando à transcendência do ciclo humano. Este é o cerne da proposta que será desenvolvida neste documento. 2

Processo para elaborar a ideia Reunião inicial (aberta à Comunidade): Justificativa Negócios propostos. Reconhecimento pela Equipe Início Análise Individual Análise do meio ambiente Estudo de possibilidades Objetivos: de evolução de progresso Indicadores Descrição do negócio funcionando Formação da Equipe Reestudo Análise final pela equipe: progresso, evolução e possibilidades. Análise econômico-financeira detalhada. Atividades Tempo Dinheiro Pessoas Arquivo no Portal Execução: Implantação e entrega do produto ou serviço. Acompanhamento coletivo de indicadores. Desistência Processo proprietário – Projeto Tempo de Ser 3

Reunião 1 Como introdução, apresentar a necessidade aparente do projeto. Obter, de todos os presentes, as justificativas, os porquês. Obter o(s) negócios (o quê). Máximo de 1:20 h. Apresentar a ComGe do NA como equipe tentativa deste projeto. Fazer a análise individual, em duas etapas: preenchimento de formulário pelo membro da equipe e reconhecimento de cada formulário pela equipe, pelo lançamento no slide projetado. Máximo de 1:00 h. Fazer a análise do meio ambiente em que essas inteligências hoje trafegam. Fica para a próxima reunião. Fazer o estudo das possibilidades, a partir do material construído até aqui. Levar em conta as análises individuais cruzadas. Fica para a próxima reunião. Feito isso, cada membro da equipe terá condições de fazer um reconhecimento formal de sua participação – ou retirar-se da equipe. Total de 0:40 h. Essa é a meta obrigatória da primeira reunião. 4

Formulário de Justificativa Data: 22/jun/2012 Nome da ideia ou projeto: Nova Sede do NA-SJC Introdução: na busca de autonomia financeira do Núcleo, levantamos a necessidade aparente de materializar uma nova Sede. Justificativas: por que estamos querendo fazer isso? O NA não está conseguindo fazer o que deve? Para trazer possibilidade de corpo para as múltiplas demandas psíquicas e psicológicas do contexto da formação de um educador de essencialidades.  Para arriscarmos novos caminhos e novas possibilidade de trabalho, enfrentamento e dificuldades, e vivê-las, quem sabe, de outra forma.  Tenho muito medo do que virá, mas muita disposição para isso que será o maior laboratório da minha vida.  É um grande objetivo a ser alcançado, no meu ver, desafiador, em que teremos uma meta geral, trabalharemos em equipe, teremos condições de desenvolver vários projetos na nova sede, regularizarmos nossa situação (alvarás e etc) e principalmente experienciarmos um laboratório para nos vermos.  Pela necessidade de um espaço para desenvolvermos nossos trabalhos, a conseguir nossa autonomia financeira.  O NA precisa de expansão dos seres, e do laboratório de convivência.  É o momento de expansão. Mais movimentos requerem mais espaço.  Necessidade de espaço para as atividades e os eventos.  Para a expansão.  5

Formulário de Justificativa Data: 22/jun/2012 Nome da ideia ou projeto: Nova Sede do NA-SJC Introdução: na busca de autonomia financeira do Núcleo, levantamos a necessidade aparente de materializar uma nova Sede. Justificativas: por que estamos querendo fazer isso? O NA não está conseguindo fazer o que deve? Quero mudar de rota, sair da miséria para a riqueza em todos os sentidos. A nova sede é um programa que abrigará vários projetos que trarão abundância.  Precisamos movimentar, fluir as ideias.  A expansão do PTS junta à sociedade.  Estamos querendo a nova sede para expandir! Montar o Lab. da Infância para oferecer para o meio social; e, também, para termos espaço para estruturar outras atividades. Dinamizar as atividades/cursos do projeto. Regularizar legalmente o espaço do NA, seguindo os princípios do PTS.  Na minha percepção, não. Não sei. Movimento aparente estimula a mudança de rota. A oportunidade de conviver em meio a esse laboratório com uma proposta diferente de educação.  6

Como vai ser?  Pegue papel colante amarelo (stick note, post it) e uma caneta. Escreva um texto de justificativa em cada papel; máximo de 2 papéis. Pregue os papéis colantes amarelos no local indicado. Dez minutos. Os facilitadores terão outros dez minutos para grupar as justificativas, com anuência dos autores. Nada será criticado. Pegue suas três bolinhas colantes vermelhas. Você levantará e votará em até três justificativas que considere adequadas, pregando uma bolinha em cada justificativa escolhida por você, de acordo com o campo de votação organizado pelos facilitadores. Terá no máximo 24 itens organizados para votação. Em até dez minutos. Os facilitadores ordenarão as justificativas pelo total de votos e lançarão no formulário eletrônico, para que todos leiam. Em até dez minutos. Total de 40 minutos. Tem que fazer bem feita, para embasar a próxima etapa, o Negócio, que vai repetir a técnica, usando mais 40 minutos. Com bolinhas azuis. Total de 80 minutos. 7

Formulário do Negócio Data: 22/jun/2012 Nome da ideia ou projeto: Nova Sede do NA-SJC Descrição do Negócio a ser implantado; listar os produtos e/ou serviços esperados: O que deve fazer este NA? Liste até 4 (quatro) itens, um em cada folha colante amarela. Possibilidade de autoconhecimento através da IE. Transferir conhecimentos e processos para o autoconhecimento.  Autoconhecimento. Núcleo = centro de aprendizagem, aprender de mim.  Oferece estímulos para o autoconhecimento.  Oportunidade para me ver.  É um laboratório humano.  Lugar de convivência para experimentar novas relações.  Convivência.  Laboratório para a convivência.  Local para a convivência/exercício da mesma.  Os estudos são pretextos. O negócio do NA é fazer com que tiremos as máscaras.  Laboratoriar a educação do ser nas aspectos psíquico, psicológico e fisiológico.  Possibilitar laboratórios e atividades pedagógicas do método Educação de Essencialidades.  Um local onde de laboratoria a Educação de Essencialidades.  Estruturar corpo para a manifestação do conteúdo psíquico e psicológico da Educação de Essencialidades, criando condições para criação do método.  Laboratório do PTS.  8

Formulário do Negócio Data: 22/jun/2012 Nome da ideia ou projeto: Nova Sede do NA-SJC Descrição do Negócio a ser implantado; listar os produtos e/ou serviços esperados: O que deve fazer este NA? Liste até 4 (quatro) itens, um em cada folha colante amarela. Laboratório. Onde tenho a chance de um olha diferenciado sobre o ser que sou.  Lugar de estudos e desenvolvimento do Ser Transcendente.  Serve para propiciar estudos. Laboratório, educação, crianças. Alcance da abundância através da manipulação dos fluídos.  Formação de educadores.  Formar o Educador de Essencialidades. Aprendizagem Se conseguir, neste momento, descreva alternativas ao Negócio acima descrito: (plenária, próxima reunião) Liste negócios semelhantes no mundo físico (se conhecer ou se existirem): No quê esse Negócio é inovador para a sociedade? Qual é o seu diferencial? 9

Formulário de Análise Individual Data: 22/jun/2012 Nome do projeto: Nova Sede NA-SJC Participante: Análise Individual da Equipe de Projeto – de um a dois itens por pergunta. Onde a evolução (projeto) e o seu progresso (PPI ou Currículo Moral) se encontram? Ou seja, onde as suas tendências favorecem o projeto, uma vez que você está na equipe? Faça síntese... Onde a evolução (projeto) e o seu progresso (PPI ou Currículo Moral) se chocam? Ou seja, onde as suas tendências desfavorecem o projeto, uma vez que você está na equipe? Faça síntese... 10

Como vai ser?  Pegue um formulário impresso com os facilitadores. Esse formulário será igual ao slide anterior. Preencha com um ou dois itens por pergunta – à caneta, se for possível. Quinze minutos para a atividade, ou seja, para as duas a quatro respostas. Se as suas respostas não fazem parte do seu Currículo Moral, está aí uma boa oportunidade de revisar esse Currículo. Entregue o formulário aos facilitadores. Eles irão lançar cada resposta num formulário único, que será visualizado por todos em tempo real, na tela de projeção. Durante esse lançamento, um dos facilitadores digitará e o outro fará perguntas de reconhecimento às pessoas presentes à reunião. O lançamento durará 45 minutos. Estamos esperando 10 pessoas, até 4 itens por pessoa, o que dá um minuto por item. Pouco provável que sejamos tão rápidos. Vamos tentar. 11

Formulário de Análise Individual Data: 22/jun/2012 Nome da ideia ou projeto: Nova Sede NA-SJC Análise Individual da Equipe de Projeto – junção de todos os participantes Onde a evolução (projeto) e o seu progresso (PPI ou Currículo Moral) se encontram? Luciana: Vontade de crescimento , conhecimento, expansão; Valdecir: Disposição para buscar o novo; Bia: A necessidade que tenho de me autoconhecer faz com que use minha disposição para a construção dele; Denise: Capacidade de reunir pessoas, empreender, materializar, caracter de ataque; Maritza: Quero muito me ver pois este é o caminho e não me aguento mais. Acho que será a melhor oportunidade de me ver; Quando acredito em algo, me envolvo de verdade, mergulho de cabeça; M. Isabel: Na minha observação pessoal é a disposição e desprendimento na continuidade; Marlésia: Gosto de organizar onde estou e no que trabalho; não costumo fugir da batalha; Marisa: Tenho disposição para estudar e dar cursos; cumpro prazos e sou responsável com eles; Cristiane: capacidade criadora e realizadora; disposição para ir de encontro a mim; Renato: pelo medo que tenho das coisas “ruins” ou que podem dar “errado” tenho a tendência a “criar” multiplas possibilidades que podem fazer o projeto evoluir; Edson: uma tendência (virtude) é a perseverança aliada com a disposição de colaborar com o projeto Tempo de Ser, em razão de estar convencido de que o PTS é um movimento/projeto para a humanidade, pois a aplicação do aprendizado em mim é convincente; 12

Formulário de Análise Individual Data: 22/jun/2012 Nome da ideia ou projeto: Nova Sede NA-SJC Análise Individual da Equipe de Projeto – junção de todos os participantes Onde a evolução (projeto) e o seu progresso (PPI ou Currículo Moral) se chocam? Luciana: Preguiça, medo, no meu sentir de que não estou caminhando, aprendendo, evoluindo, boicote; Valdecir: Dificuldade para exposição e conciliar os padrões de sobrevivência com os estudos; Bia: Minha impulsividade me leva muitas vezes a agir de forma totalmente prejudicial a mim e ao meio; Denise: Lei da Sobrevivencia, cansaço humano (saturação); Maritza: Estagnação, dificuldade para mudar a rota; tendência ao pessimismo, medo de fracassar; M. Isabel: No meu entender o “perfeccionismo” poderá ser um contraponto a evolução do projeto; Marlésia: Pego com entusiasmo uma tarefa e tenho tendência a me cansar quando se torna repetitivo ou rotina; Marisa: Tenho tendência de abandonar tudo, desistir; E também tenho muito medo de arriscar, de sair de minhas “zonas de conforto”, ainda que elas não tenham quase nada de confortável, apenas são conhecidas por mim; Cristiane: dificuldade de lidar com dinheiro – deseducação financeira; instabilidade de humor que interfere nos relacionamentos e decisões; Renato: por acumular possibilidades, costumo assumir muitos compromissos e muitas vezes abandoná-los; tenho a tendência de mentir para me safar; Edson: Não vejo choque nem desfavorecimento Eu x Projeto. 13

Projeto da Nova Sede do NA-SJC - segunda reunião - Assessoria de Projetos Comissão Gestora Projeto Tempo de Ser Revisão 1, em 24 de junho de 2012 14

Reunião 2 Apresentar o que foi produzido pela equipe na reunião 1. Máximo de 0:20 h. Obter, de todos os presentes, a análise do meio ambiente. Máximo de 0:40 h. Fazer em equipe o estudo das possibilidades. Máximo de 0:40 h. Escrever em equipe os objetivos deste projeto, em duas etapas: Objetivos de evolução, com base nos projetos propostos até agora; Objetivos de progresso de cada individualidade. Máximo de 1:00 h para os dois itens. Apresentar a ComGe do NA como equipe deste projeto, nominando responsabilidades. Isso está ligado ao 4b – aprenderemos como fazer. Máximo de 0:50 h. Até aqui, serão 3,5 horas de trabalho (que se somam às 1,5 horas da Reunião 1). Teoricamente, teria que ter avançado até o item 8, tendo feito o FFP. A partir daqui, será trabalhado fora de reunião. Contar uma estória de como funcionará a nova sede do NA. Fazer em casa e mandar para a assessoria de projetos. Distribuir as principais tarefas de execução, iniciando o FFP. Assessoria fará. Feito isso, a assessoria de projetos terá elementos para fazer a análise econômico- financeira e retornar para a reunião de decisão. Retorno em 5 dias, SE tiver conseguido esclarecer todos os projetos “ligados à Sede”. 15

Vamos agora estudar o ambiente, dividido em “externo ao PTS” e “interno ao PTS”. Para ambos, queremos que você escreva coisas que favorecem e que desfavorecem o projeto. 16

Como vai ser?  Pegue papel colante amarelo (stick note, post it) e uma caneta azul ponta porosa. Serão 4 momentos: ambiente externo favorável, externo desfavorável, interno favorável e interno desfavorável. Para cada momento, você escreverá de um a dois papéis amarelos. Em cada papel, uma frase de no máximo 5 palavras. Vale escrever “não sei”. Pregue os papéis colantes amarelos no local indicado. 5 minutos para cada momento, totalizando 20 minutos. Os facilitadores terão 10 minutos para ler grupar os textos, com anuência dos autores. Nada será criticado. Pegue suas 6 (seis) bolinhas colantes (a cor é surpresa). Você votará sobre todos os papéis amarelos, de 1 a 6 votos. 10 minutos. O material ficará exposto na parede. Depois, os facilitadores lançarão no formulário eletrônico, para que todos tenham acesso. Total de 40 minutos. 17

Formulário de Análise do Meio Ambiente das Individualidades: Data: Nome da ideia ou projeto: Análise ambiental tipo SWOT – podem (e devem) ser usadas outras técnicas. Ambiente externo ao PTS (no teu convívio, na cidade, no país, no mundo...): Oportunidades externas: Riscos externos: 18

Formulário de Análise do Meio Ambiente das Individualidades: Data: Nome da ideia ou projeto: Análise ambiental tipo SWOT – podem (e devem) ser usadas outras técnicas. Ambiente interno ao PTS (nosso NA e os demais, as equipes, os cursos, atividades, reuniões): Vantagens que temos: O que é “nosso” e pode atrapalhar: 19

Vamos agora estudar as possibilidades deste projeto. Seria uma “análise de risco”, no jargão de projetos. É muito mais ampla, e lida com nossas ações diante das possibilidades de expansão e retração de uma ideia. 20

Como vai ser?  Pegue papel colante amarelo (stick note, post it) e uma caneta azul ponta porosa. Serão 2 momentos: possibilidades favoráveis e desfavoráveis. Para cada momento, você escreverá de um a dois papéis amarelos. Em cada papel, uma frase de no máximo 5 palavras. Vale escrever “não sei”. Pregue os papéis colantes amarelos no local indicado. 10 minutos para cada momento, totalizando 20 minutos. Os facilitadores terão 10 minutos para ler grupar os textos, com anuência dos autores. Nada será criticado. Pegue suas 6 (seis) bolinhas colantes (a cor é surpresa). Você votará sobre todos os papéis amarelos, de 1 a 6 votos. 10 minutos. O material ficará exposto na parede. Depois, os facilitadores lançarão no formulário eletrônico, para que todos tenham acesso. Total de 40 minutos. 21

Formulário de possibilidades favoráveis Data: Nome da ideia ou projeto: Lista de possibilidades, ou seja, aquilo que tem grande chance de acontecer; utilize a análise da individualidade e do seu meio ambiente. Possibilidades favoráveis à implantação da ideia proposta (entre 3 e 4): Xxx. Ações para aproveitar (preencher depois): 22

Formulário de possibilidades desfavoráveis Data: Nome da ideia ou projeto: Nova Sede Lista de possibilidades, ou seja, aquilo que tem grande chance de acontecer; utilize a análise da individualidade e do seu meio ambiente. Possibilidades desfavoráveis à implantação da ideia proposta (quantas houver): xxx. Ações para atenuar (preencher depois): Xxx xxx 23

E quais são os objetivos do projeto? Temos um objetivo geral, que é a progressividade da inteligência. Neste caso, atrelada à evolução de uma ideia, através de um projeto. Por isso, propomos 2 objetivos: de evolução e de progresso. 24

Negócios propostos para a nova Sede: Laboratório da Infância. Curso MVS. Curso de Autoconhecimento “Contos de Fadas”. Ateliê. Bazar. Café com Pão (servimento INTERNO). Projeto da Cristiane. Projeto da Dalva. Retenção do IE (não propriamente um “negócio”). Obs: podemos implantar planos de marketing específicos, dependendo da assessoria que for combinada com o NA. 25

Estrutura financeira mínima: 26

Como vai ser?  A partir daqui, será feito diretamente na tela de projeção. Por reconhecimento, o objetivo de evolução terá o prazo de implantação da nova sede. Cada um dos negócios propostos terá sua meta para a data de implantação. Os objetivos de progresso serão obtidos por declaração de cada participante. Pelo menos um objetivo, na forma “observar tal movimento em mim”. Explicar como serão definidos os indicadores do projeto – e o acompanhamento. Total de 60 minutos. Feito isso, montar a equipe, sempre atentando para retornar aos objetivos de progresso e talvez complementá-los, a cada atribuição de membro da equipe. Total de 50 minutos. Para as duas atividades, total geral de 1:50 h. 27

Formulário de objetivos (dizendo o quê, quanto, quando) Data: Nome da ideia ou projeto: Objetivos – devem atender ao que foi construído até aqui. Objetivo 1 (evolução): O que, quanto, quando, com desdobramentos ou itens, sendo obrigatório descrever quanto vai ganhar e quantas pessoas vai atrair. 1a : 1b: Objetivo 2 (progresso): Metas obtidas a partir da análise individual de cada membro da equipe. 2a: 2b: 2c: 28

Formulário de Indicadores Data: Nome da ideia ou projeto: Indicadores de atingimento dos objetivos do projeto (fazer depois) Objetivo 1 (evolução) Indicadores que demonstrarão o atingimento desse objetivo: 1a: Avançamento do plano no tempo. 1b: Indicadores específicos, conforme a necessidade. Objetivo 2 (progresso) Indicadores que demonstrarão o atingimento desse objetivo. 2a: Acompanhamento semanal do Índice de Movimentação (para iniciar, usaremos o IDA, que é frequência). 2b: Acompanhamento semanal da autoavaliação de progressividade (para iniciar, usaremos um questionário simples). 2c: Acompanhamento mensal ou semanal das metas individuais, com o Educador de SIM, registrando as observações dos indivíduos – essa é a parte mais importante do projeto. 29

Linha do Tempo Projeto de implantação “Desenho” dos produtos e/ou serviços; plano ou projeto de um novo negócio Desenvolvimento (execução do projeto) e entrega do produto ou serviço Operação Phase out ou desprendimento Projetos de melhorias, correções ou adaptações Exemplos: Carro Fusca, Reencarnação. Técnicas de gestão para dias, meses, anos, décadas... Observe que o ambiente muda... 30

Qual será a equipe do projeto? Será composta por pessoas que reconheçam sua necessidade individual, e que reconheçam que há influência do interesse pessoal em qualquer iniciativa. O projeto preencherá lacunas pedagógicas (progresso). Por outro lado, o fisiológico exigirá a execução material adequada (evolução). Perfis desejados (ver formulário a seguir): Um(a) responsável pelo projeto. Nomes de participantes a definir. Um Educador de SIM, para avaliação de progresso. Assessoria de projetos. Consultoria de contabilidade empresarial. Consultoria jurídica Consultoria de marketing e publicidade. Leonardo da Vinci, “A batalha de Anghiari”, ~1503 31

Formulário da equipe Data: Nome da ideia ou projeto: Nome do participante : Papel no desenho, execução e/ou operação: Assinatura: Responsável pelo projeto. Consultor Consultor jurídico e contábil/tributário. Consultor de marketing. Assessor Assessoria de projetos do PTS. 32

Vamos para a lição de casa. Será escrita agora uma estória, imaginando, com os detalhes possíveis, o negócio, produto ou serviço COMO SE ESTIVESSE OPERANDO. 33

Formulário de Descrição do Negócio Funcionando (usando Storytelling) Data: Nome da ideia ou projeto: Descrição do Negócio funcionando Descreva (conte) um dia típico ou um serviço típico (use um papel à parte, se preferir): 34

Formulário de Descrição do Negócio Funcionando (usando Storytelling) Data: Nome da ideia ou projeto: Descrição do Negócio funcionando Descreva (conte) situações atípicas (use um papel à parte, se preferir): 35

Deve agora ser feito o detalhamento de atividades para implantação / execução do projeto. Isso será feito pela assessoria de projetos. 36

Financeiro-Pessoas (FFP) Formulário Físico- Financeiro-Pessoas (FFP) Data: Nome da ideia ou projeto: As atividades realizam o projeto. Detalhar o máximo possível. Atividade: Prazo: Custo (R$) Responsável (1º nome) e auxiliares Total: X meses Y R$ Z pessoas 37

Uma vez entregue a estória e feito o FFP, vamos à análise econômico-financeira. Será feita pela assessoria, com base nos dados obtidos até agora. Terminada essa etapa, será combinada a reunião de decisão. 38