Bases de dados TIC - Lourdes Cruz.

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Transcrição da apresentação:

Bases de dados TIC - Lourdes Cruz

O que é uma base de dados? … é uma colecção de dados, organizados, que se relacionam… … é INFORMAÇÃO … ou em suporte digital… em papel, … TIC - Lourdes Cruz

Lembra-te de algumas razões para informatizar uma base de dados! maior rapidez de consulta mais variedade na combinação dos dados – mais informação menos repetições de dados – maior fiabilidade … e ainda muitas outras razões de que te lembraste! TIC - Lourdes Cruz

Microsoft Access FileMaker Microsoft SQL Oracle Informix DB2 etc. Existem no mercado muitas ferramentas para informatizar uma base de dados: Microsoft Access FileMaker Microsoft SQL Oracle Informix DB2 etc. Estes são alguns dos produtos que permitem criar, utilizar e manter bases de dados. TIC - Lourdes Cruz

Microsoft ACCESS No nosso caso iremos trabalhar com o Access, um dos mais divulgados para o ambiente Windows. TIC - Lourdes Cruz

Para construíres uma base de dados… … terás que reflectir sobre alguns aspectos: Qual o “tema” que eleges para a tua BD? a tua agenda de moradas, as tuas músicas, os desafios e os golos do teu clube, os tempos e classificações do campeonato de Futebol, as tuas receitas, etc., Que “perguntas” queres fazer à tua BD? quantos…, quais…, que…, desde quando, etc., Onde “coleccionar os dados“ para introduzir na tua BD? na internet, nos teus arquivos, em revistas, etc. Uma vez discutidas as questões anteriores, mãos à obra! TIC - Lourdes Cruz

Começamos por definir as Tabelas, isto é, … … as “gavetas” dos dados… arrumamos melhor os dados se os distribuirmos, segundo um critério, por várias “gavetas”… TIC - Lourdes Cruz

Na base de dados da alimentação… … temos a tabela Receitas, onde guardamos os dados próprios de cada receita: o nome, o tipo de receita, a elaboração, a foto… TIC - Lourdes Cruz

Na base de dados da alimentação… … a dos ingredientes Ing_R, onde guardamos os dados de cada ingrediente… a quantidade, a unidade de medida… TIC - Lourdes Cruz

O tipo de campo… … deve ser escolhido de acordo com as características dos dados que queremos que ele guarde A escolha acertada do tipo de campo facilita a sua utilização posterior: se quisermos comparar datas, convém que o campo esteja definido como Data/hora, se quisermos fazer cálculos, temos que o definir como numérico, se for muito extenso deve ser definido como Memo, etc. TIC - Lourdes Cruz

Há tabelas com outras funções… … que não se destinam a armazenar dados… é o caso da tabela R_tipo… … que serve para “validar” o tipo de receita: bacalhau, arroz, sopas, vegetais, etc., … permite também restringir as pesquisas e… utiliza-se interactivamente… TIC - Lourdes Cruz

… tabela R_tipo utiliza-se interactivamente… … desta forma… TIC - Lourdes Cruz

Organização da informação … mas o que é isto?… Isto é um Formulário … mas já lá vamos! TIC - Lourdes Cruz

Entrada de dados na BD Agora que definimos os dados – os campos – de cada tabela, podemos começar a preenchê-los… se clicarmos 2 vezes sobre o nome da tabela Receitas… … aparecem os campos vazios para preenchermos, mas… TIC - Lourdes Cruz

… os formulários são… simpáticos… … não é simpático ter que escrever os dados da receita nas diferentes tabelas (a das receitas, a dos ingredientes, etc.)! … é muito mais simples escrever todos os dados da mesma receita de uma vez só! É aí que entram os Formulários! TIC - Lourdes Cruz

… os formulários são… “janelas”… … para ver os dados de forma organizada, isto é, para aceder à informação. mas então?!… TIC - Lourdes Cruz

… várias tabelas no mesmo formulário!... … estando os dados da receita numa tabela e os dados dos ingredientes noutra tabela… como é que o Access sabia quais os ingredientes que devia associar àquela receita?... TIC - Lourdes Cruz

é o esquema de Relações... … que informa o Access … sobre a gaveta em que deve procurar os ingredientes daquela receita! TIC - Lourdes Cruz

o esquema de Relações... aponta ao Access, os campos que servem de “âncora” de uma tabela para outra! o campo que contém o nome da receita – R_nome – faz a ligação entre a tabela das Receitas e a dos ingredientes Ing_R a consulta aos tipos de receita faz-se através desta relação o nome do ingrediente – I_nome - relaciona a tabela de ingredientes – Ing_R - com a tabela dos nutrientes – Ing_N TIC - Lourdes Cruz

Há formulários com funções diferentes… … como os Formulários de navegação… … este, por exemplo, que só apresenta Botões … botões? Será isto?... TIC - Lourdes Cruz

desenrola-se uma acção… ... ao clicar num botão… desenrola-se uma acção… … essa acção resulta da execução de uma Macro (ou de um Módulo) TIC - Lourdes Cruz

… as Macros e os Módulos são pequenos programas… … que executam várias tarefas: abrir ou fechar um formulário, calcular um valor, consultar uma tabela, imprimir um Relatório, etc. TIC - Lourdes Cruz

… Relatório? … o que é isso? Relatório é como o Access designa a impressão da informação TIC - Lourdes Cruz

Introdução aos Sistemas de Gestão de Bases de Dados Conceitos básicos Uma base de dados é constituída por um conjunto de informações relacionadas. As informações e as suas ligações (relações) definem-se ao nível: das tabelas; dos relacionamentos dos campos que constituem as tabelas. TIC - Lourdes Cruz

Um dado, quando isolado, não tem significado. Noção de dado É o resultado da recolha de informações, um acontecimento ou facto sobre um determinado assunto, sem nenhum tratamento adicional. Um dado, quando isolado, não tem significado. Num SGBD podemos utilizar vários tipos de dados, nomeadamente: Numéricos, Data/Hora, Alfanuméricos e Lógicos. Ex.: 16, Miguel Jerónimo, 5, F, 10 TIC - Lourdes Cruz

Noção de campo Elemento constituinte de uma tabela. É utilizado para especificar os diversos tipos de dados, ou categorias, em que dividimos a informação que pretendemos utilizar. Ex.: Número, Nome, Ano, Turma, Idade TIC - Lourdes Cruz

Noção de registo Conjunto de campos relacionados. Cada linha de uma tabela corresponde a um registo. Ex.: Na tabela de Alunos existe um registo relativo ao aluno Número 16, de Nome Miguel Jerónimo, do 5 Ano, Turma F e que tem 10 anos de Idade. TIC - Lourdes Cruz

Noção de tabela Parte integrante de uma base de dados, é utilizada para guardar informação relativa a um assunto específico, como, por exemplo, alunos, livros, autores, países, códigos postais, etc. A informação guardada numa tabela deve ser coerente com os critérios utilizados para a sua criação – conter apenas os dados que digam respeito ao assunto, a que se dá o nome de entidade. Ex.: A tabela Alunos deve conter unicamente dados relativos aos alunos. A entidade é Alunos. TIC - Lourdes Cruz

Noção de relação Associação estabelecida entre campos comuns (colunas) de duas tabelas, permitindo que a consistência da informação seja garantida. O relacionamento entre os campos comuns das tabelas permite garantir que a consistência da informação não seja colocada em causa e também associar os dados de duas ou mais tabelas para a visualização, edição ou impressão da informação. TIC - Lourdes Cruz

Noção de associação Representa a forma como duas ou mais entidades se relacionam entre si. Existem três tipos de associações: Unárias – Relação entre uma entidade e ela própria. Binárias – Existência de um qualquer tipo de relação entre duas entidades. Complexas – Possibilidade de estabelecer relações entre mais do que duas entidades. TIC - Lourdes Cruz

Noção de chave A chave de uma tabela é constituída por um ou mais campos que possam ser utilizados como identificadores de cada registo. Os campos-chave devem permitir identificar um registo de forma unívoca. O campo ou o conjunto de campos seleccionados para chave de uma tabela não pode conter informação repetida. TIC - Lourdes Cruz

Utilização de Sistemas de Gestão de Bases de Dados (SGBD) O funcionário da caixa de um hipermercado passa o produto pelo leitor do código de barras para determinar o preço do produto, que se encontra na Base de Dados de Produtos. Depois de registada a saída (venda) de um produto é actualizado o respectivo stock na Base de Dados de Produtos. Numa farmácia, o funcionário digita o código do medicamento para verificar a quantidade existente em stock na Base de Dados de Medicamentos. Quando efectuamos um pagamento utilizando um cartão de crédito, uma base de dados vai ser consultada para verificar a existência de dinheiro. Numa escola, o funcionário, ao digitar o número do processo de um aluno, pode visualizar todo o histórico de notas do mesmo. TIC - Lourdes Cruz

Modelos de bases de dados Conjunto integrado de conceitos para descrever os dados, estabelecer relações entre eles e restrições de integridade. Componentes de um modelo de base de dados: Integridade – Condições que os dados devem satisfazer na base de dados. Estrutura – Maneira como os dados são estruturados. Operações – Funcionalidades dadas aos utilizadores para manipular a informação. TIC - Lourdes Cruz

Modelos de Bases de Dados mais utilizados Modelo Relacional (Entidade – Relação) Nos SGDB relacionais, as unidades fundamentais de uma base de dados são as tabelas. Cada tabela representa um tipo de informação independente que, relacionada com outras, mediante um conjunto de associações específicas e necessárias, permite obter a finalidade pretendida. Modelo Orientado por Objectos TIC - Lourdes Cruz

    O Microsoft Access Selecciona no menu Iniciar a opção Todos os programas.  Selecciona a opção Microsoft Office e, em seguida, Microsoft Access 2003.  Ou Clica sobre o ícone existente no ambiente de trabalho do teu computador. TIC - Lourdes Cruz

No Microsoft Access podes criar os seguintes objectos: São estes objectos que constituem uma base de dados e são guardados num ficheiro único com extensão MDB. TIC - Lourdes Cruz

          Barra de título Barra de menus Barra de ferramentas Base de Dados  Janela da Base de Dados  Barra de estado  TIC - Lourdes Cruz

Tabelas Conjunto de dados, sobre um determinado tema ou assunto, organizados em colunas (campos) e linhas (registos). Exemplos de tabelas: Filmes, Actores, Alunos, etc. Consultas As consultas permitem visualizar os dados existentes em tabelas e/ou outras consultas de diferentes formas. A informação gerada numa consulta também pode ser utilizada como origem de registos para formulários, relatórios e páginas de acesso a dados. TIC - Lourdes Cruz

Formulários Relatórios Fundamentalmente, os formulários são utilizados para a entrada de dados ou para apresentar informações ao utilizador de uma forma mais simples. Relatórios Os relatório permitem apresentar os dados num formato impresso. De uma forma muito simples, somos nós, os utilizadores, que definimos os dados a imprimir e o seu formato (tamanho, cor, etc.). TIC - Lourdes Cruz

Páginas de acesso a dados Páginas Web que, a partir de um browser, permitem a visualização, edição e manipulação dos dados armazenados numa base de dados. Macros Ferramentas para automatizar a realização das tarefas que pretendemos a realizar. Módulos Conjunto de declarações, instruções e procedimentos do Visual Basic guardados em conjunto e que nos permitem efectuar alguns procedimentos específicos (validações, cálculos, etc.). TIC - Lourdes Cruz

… e agora, ao trabalho! TIC - Lourdes Cruz