EDUMAR EDUCAÇÃO MARINHA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é ser um Empreendedor?
Advertisements

PROJECTO A Ludicom - agência de comunicação e marketing criou o projecto Educativo “ A Europa Mora Aqui”, promovido pelo Centro de Informação Europeia.
O Projeto.
Projectos, Animação e Educação Ambiental, Lda
A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
Actividades do 3º Período
ÉVORA 15 Propostas de acção para a Freguesia S. MAMEDE 18.
Participação e Agenda 21 Local Município de Torres Vedras
Intervenção Social nos
A Estratégia Nacional para o Mar:
Turismo Náutico no contexto do Plano Estratégico Nacional do Turismo
Patrocínio da Direcção Regional da Ciência e Tecnologia
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
Curso de Formação de Base de Equipas EFA Santa Maria da Feira Maio 2008 a Agosto 2008 Entidade promotora:Entidade formadora:Acreditada por:
Investigação, Projectos e Educação
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
TRABALHOS DE REPARAÇÃO E MANUTENÇÃO SEGUROS
Seminário Nacional JRA 2009 Ovar, de Novembro de 2009
U4energy - O Desafio da escola Europeia U4energy – O Desafio da escola Europeia.
GEOPARQUE AROUCA Património Geológico ao serviço do
Intervenção psicológica
Jornadas da Energia Cascais 2009
Apresentação da Agência
No ano lectivo de 2007/2008 a Agência Cascais Energia desenvolveu acções esporádicas de sensibilização em várias escolas do Concelho, estabeleceu parcerias.
Sr. MegaWatt DMAU – DAEV - DESA. Trata-se de um projecto da Câmara Municipal de Lisboa, no âmbito da Oferta Educativa da DESA, que visa envolver a comunidade.
maior ilha marítima brasileira (346 Km2)
2.ºEco-conselho- EB1 Areias de Vilar 2009/2010 O que fizemos ao longo do ano no âmbito do Programa Eco- Escolas?
Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Compras Públicas Electrónicas: Um compromisso para o desenvolvimento sustentável na Área Metropolitana de Lisboa 1º Congresso Lusófono sobre Ambiente e.
O que é o Energy Bus?
Objectivos A Agência Cascais Energia é uma iniciativa da Câmara Municipal de Cascais Objectivos: Promover o uso racional de energia Potenciar o aproveitamento.
Comunicação, divulgação de informação e interactividade Actividades socio culturais, desportivas e ocupação de tempos livres/apoio ao estudo Acções de.
Programa de Educação em Empreendedorismo.
JOGOS TRADICIONAIS POPULARES
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
Gestão, Inovação e Competitividade na Agricultura
1º Congresso lusófono sobre Ambiente e Energia 20, 21 e 22 de Setembro Centro Congressos Estoril.
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
Seminário CPLP Maputo 3/4 de Novembro de 2008 A estratégia da AFD na gestão e no desenvolvimento das áreas de conservação, com o exemplo de Moçambique.
ESCOLA SECUNDÁRIA MORGADO de MATEUS
A economia social em Portugal O desenvolvimento local
Programa Comenius Bilateral
Programa de Iniciativa Comunitária Leader + Associação Terras do Baixo Guadiana Avaliação Externa Intercalar Fernanda Silva, Maio 2006.
Ano Europeu do Voluntariado 2011
A valorização do património rural como factor de desenvolvimento local Jornadas Europeias do Património Sardoal, 24 de Setembro de 2010.
GUIA DE OBSERVAÇÃO DO PATRIMÓNIO RURAL 4ª Sessão de Divulgação SARDOAL, 24/09/2010 JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO.
Clube da Floresta “ Os Rebordãos” CADERNO DE MEMÓRIAS
ROTA GASTRONÔMICA DO CAMBUCI
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
Clube de Educação Ambiental da Faculdade de Educação (CEAFE) Copyright © 2010 CCAA Project 1.
SILFORED Inovação para a Formação e Educação Florestal.
1 VALORIZAR E TORNAR MAIS COMPETITIVA A REGIÃO ALENTEJO OPORTUNIDADES E ESTRATÉGIA NO HORIZONTE EUROPA 2020 Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional.
Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS de outubro de 2011 “Diretrizes para o Turismo Sustentável/LN”
SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE RESENDE CRECHE INFANTÁRIO ATL Reunião de Encarregados de Educação 13 de Maio de 2008.
Desenvolvimento Rural : um novo quadro de oportunidades
Índice 1.O que é o Projecto Limpar Portugal ? 2.A Inspiração 3.Porquê o dia 20 de Março? 4.Organização do PLP 5.Como participar.
Ciências Naturais 8º ano. Iniciativa que tem como objectivo levar os estudantes dos ensinos básico e secundário a conhecer ecossistemas florestais da.
CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO HORIZONTE 2013 RELATIVAS AO TEMA CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO.
Casa da juventude O Protagonismo Juvenil e a Igualdade de Oportunidades TURIM - ITÁLIA – 2, 3 e 4 de Maio de 2007.
Ações Sustentabilidade ASSINTECAL. Apoio: Finep, Sebrae e Apex Objetivo : desenvolvimento de um calçado ecologicamente correto. Premissa : oferecer ao.
A importância do conceito KM ZERO para a sustentabilidade da atividade pesqueira Promotor: Equipa Técnica: Apoio: Co-Financiamento: 1.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA SERRA DAS MINAS Projecto Ambiental
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária da Sertã Tema: A Sertã, ontem, hoje e os.
AIP/FIL 4 de Fevereiro 2011 Teresa Rafael. Pontos chave Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar (EMAM) O projecto Kit do Mar  Como surgiu?  Quais.
Actividades de Educação Ambiental Grupo Flamingo – Associação
28 novembro IV ENPAR O que foi.
Educação e Sensibilização Ambiental Plano de Actividades LIPOR 2006/2007 Gabinete de Informação Lipor.
Prémio Fundação Ilídio Pinho Ciência na Escola Relatório Final de Execução Trajectórias Artísticas.
Transcrição da apresentação:

EDUMAR EDUCAÇÃO MARINHA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 1º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia 3ª Jornadas de Energia de Cascais 20 de Setembro 2009

AGÊNCIA CASCAIS ATLÂNTICO Criada no início do ano de 2007, por três parceiros locais. OBJECTIVOS Promover o conhecimento da realidade marítima Desenvolver acções de protecção ambiental do litoral Apoiar actividades económicas relacionadas com o Mar

Vectores – chave 1- DINAMIZAÇÃO ECONÓMICA, INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE 2-VALORIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO AMBIENTAL 3- PROMOÇÃO SÓCIO- CULTURAL

PROMOÇÃO SÓCIO-CULTURAL Sensibilização Ambiental - EDUMAR Kit do Mar Guia do Litoral – ZIBA Artemar Estoril Campanha de Praias

Kit do Mar Criado em 2008, numa acção conjunta entre a Agência Cascais Atlântico e a Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar. Ano lectivo 2008/2009: Projecto-piloto com 900 alunos Ano lectivo 2009/2010: desafio lançado a todas as escolas de Cascais. Escola Básica 2+3 da Galiza Colégio Marista de Carcavelos

Kit do Mar OBJECTIVOS MATERIAL Sensibilizar alunos e professores para a importância do Mar no concelho de Cascais; Desenvolver projectos para apresentar no final do ano lectivo. MATERIAL Dossier de Área de Projecto

Kit do Mar CONTEÚDOS ROTEIRO DO MAR O Mar de Cascais Profissões do Mar Desportos Náuticos Sistemas Ecológicos do Litoral de Cascais ROTEIRO DO MAR Guia para visitas de estudo na Área Metropolitana de Lisboa.

Kit do Mar Resultados 2008/2009

Zona de Interesse Biofísico das Avencas Guia do Litoral - ZIBA VISITAS GUIADAS À ZIBA E TOUCH TANK Iniciadas em 2008 pela Agência Cascais Atlântico. OBJECTIVO Sensibilizar a população para a importância da preservação deste espaço onde é contínua a degradação e redução da biodiversidade devido à pesca e pressão humana. Zona de Interesse Biofísico das Avencas

Guia do Litoral - ZIBA Material de apoio às visitas à Zona de Interesse Biofísico das Avencas Contém ilustrações e informação sobre as espécies desta praia.

PROGRAMA EDUCACIONAL AMBIENTAL Artemar Estoril Exposição de escultura no Passeio Marítimo da Costa do Estoril PROGRAMA EDUCACIONAL AMBIENTAL PÚBLICO-ALVO Alunos das várias escolas do Concelho de Cascais.

Artemar Estoril OBJECTIVOS Sensibilizar os jovens para a importância da conservação do mar; Envolver os participantes em actividades artísticas sob o tema “Mar”; Desenvolver a criatividade dos participantes em simultâneo com a sua sensibilização.

Campanha de Praias PÚBLICO-ALVO Projecto iniciado em 2008 Actividades de sensibilização ambiental desenvolvidas durante a época balnear nas praias de Cascais. PÚBLICO-ALVO Turistas e veraneantes de Cascais dos 4 aos 15 anos.

Campanha de Praias OBJECTIVOS Aprender a preservar os recursos marinhos através de jogos didácticos; Conhecer a biodiversidade marinha de Cascais – Touch tank portátil; Divulgar as boas práticas ambientais com jogos tradicionais criados a partir da reutilização de materiais.

Para mais informações e acções futuras. 1 Www.Cascaisatlantico.Org