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JOGOS TRADICIONAIS POPULARES

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Apresentação em tema: "JOGOS TRADICIONAIS POPULARES"— Transcrição da apresentação:

1 JOGOS TRADICIONAIS POPULARES
COMPETÊNCIAS, CARACTERÍSTICAS, REGRAS E DESIGNAÇÃO, PROPOSTA DE TRABALHO […] Neste módulo de Jogos Tradicionais é estimulada a relação da Escola com o meio e proporciona-se a interdisciplinaridade. Os alunos deverão conhecer os jogos tradicionais mais praticados na região. Os Jogos Tradicionais devem ser experienciados em tempo de aula prática e organizados torneios inter turmas de alguns jogos. Alargando o leque de competências e interdisciplinaridade, poderão ser promovidos concursos artísticos de fotografia para divulgação dos jogos na comunidade escolar.

2 JOGOS TRADICIONAIS COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER Conhecer :
o contexto sociocultural da prática de jogos tradicionais característicos da região e valorizar a prática dos jogos tradicionais populares como fator de desenvolvimento pessoal; a origem histórica, o objetivo e as regras fundamentais dos jogos selecionados para abordar nas aulas Saber: identificar o jogo tradicional e as adaptações na região; ser cooperante nas situações de prática dos jogos tradicionais abordados; ser dinâmico na recolha dos jogos tradicionais característicos da região; ser cumpridor das regras de segurança; preservar o património cultural da região. Neste módulo de Jogos Tradicionais é estimulada a relação da Escola com o meio e proporciona-se a interdisciplinaridade. Os alunos deverão conhecer os jogos tradicionais mais praticados na região. Os Jogos Tradicionais devem ser experienciados em tempo de aula prática e organizados torneios inter turmas de alguns jogos. Alargando o leque de competências e interdisciplinaridade, poderão ser promovidos concursos artísticos de fotografia para divulgação dos jogos na comunidade escolar.

3 JOGOS TRADICIONAIS CARACTERÍSTICAS
originários de atividades religiosas ou pagãs. fazem parte da identidade cultural de um povo e transmitem-se oralmente ou através da prática, ao longo dos tempos, de geração em geração. ilustram a cultura local e são importantes para manter o património lúdico e cultural do país e da região. a criatividade, espontaneidade, variabilidade e liberdade opõem-se à regulamentação, sistematização e rendimento do Desporto. não têm regras complicadas e não exigem gestos técnicos difíceis. Jogos tradicionais – origem remota, pertencem culturalmente a um povo. Importante património cultural do país que importa conservar. Mais importante que a competitividade, a ocupação do tempo livre, a alegria e o convívio, são características dos jogos tradicionais.

4 JOGOS TRADICIONAIS CARACTERÍSTICAS
O sentimento de identidade com a comunidade é uma característica importante destes jogos; Importante no processo de aprendizagem; Respeitam as características próprias de cada região. Jogos tradicionais – origem remota, pertencem culturalmente a um povo. Importante património cultural do país que importa conservar. Mais importante que a competitividade, a ocupação do tempo livre, a alegria e o convívio, são características dos jogos tradicionais. São práticas lúdicas recordadas nas aldeias.

5 JOGOS TRADICIONAIS CARACTERÍSTICAS
Nos Jogos Tradicionais existem atividades lúdicas e corporais distintas; Práticas lúdicas da população adulta, de uma determinada comunidade; práticas lúdicas que apenas acontecem em dias festivos e as que ocorrem em épocas específicas; Brincadeiras de crianças que se observam nos recreios das escolas; Práticas reguladas e organizadas como os jogos coletivos com bola; Práticas relacionadas com aspetos sagrados e religiosos; Exercícios corporais que apelam às capacidades físicas e habilidades motoras; Atividades que apelam às faculdades mentais. Jogos tradicionais – origem remota, pertencem culturalmente a um povo. Importante património cultural do país que importa conservar. Mais importante que a competitividade, a ocupação do tempo livre, a alegria e o convívio, são características dos jogos tradicionais.

6 JOGOS TRADICIONAIS ESTÃO DIVIDIDOS EM TRÊS GRANDES ÁREAS
O jogo está presente em todas as dimensões da vida humana e que, por isso, a sua existência está assegurada embora em constante evolução.

7 JOGOS TRADICIONAIS Nos jogos tradicionais interligam-se os seguintes fatores: Cultural relembra os momentos e modos como os habitantes da região utilizavam os seus tempos livres Movimento disponibilidade corporal para correr, saltar, lançar ou arremessar Social integração num grupo, cooperação, adaptação, solidariedade, coesão social e inserção na comunidade Competição o fundamental é o convívio, regras adaptadas e aceites por todos Intelectual solicitação da memória, atenção e imaginação

8 JOGOS TRADICIONAIS REGRAS E DESIGNAÇÃO
variam de acordo com a região, fruto de trocas culturais e influências diversas. A variabilidade local de um jogo tradicional resulta de aculturações e processos de transformação local Não existe uniformização do espaço de jogo, pode ser adaptado Existe muita flexibilidade O número de jogadores em cada equipa pode variar de local para local Há heterogeneidade nas equipas Os aspetos técnicos da prática são pouco importantes Rusticidade de materiais utilizados As variações existentes nas designações e regras de um jogo tradicional não incide nos aspectos substântivos da prática lúdica. as regras próprias de cada jogo podem variar de região para região e o jogo pode ser adaptado ao gosto dos participantes, aos condicionalismos de uma determinada região e também aos princípios religiosos.

9 JOGOS TRADICIONAIS REGRAS E DESIGNAÇÃO Promovem a integração em grupo
Desenvolvem a aquisição de disponibilidade corporal Promovem a coordenação motora Desenvolvem o sentido rítmico Enriquecimento oral da linguagem (vocabulário específico)

10 JOGOS TRADICIONAIS SUGESTÃO DE TRABALHO
Vamos realizar uma recolha dos Jogos Tradicionais mais praticados na tua Ilha? 1º Em tempo de aula, o grupo turma, realiza um levantamento dos Jogos que conhecem (apenas referir nome do jogo) - registar 2º Cada aluno procura saber junto dos familiares e amigos quais eram os jogos mais praticados – registar individualmente 3º Selecionar o jogo ou jogos mais praticados na região 4º Em grupo ou individualmente, realizar pesquisa utilizando as TIC , e comparar os jogos tradicionais da sua zona com jogos idênticos praticados noutra região (designação, material utilizado e descrição do jogo). Sugerimos esta actividade nas aulas em que excepcionalmente não é possível ter aula prática. Deve ser realizado um registo de todos os jogos mencionados pelos alunos. Toda a informação que os alunos obtiverem junto dos familiares, deve ser organizada e arquivada para posterior utilização prática. Se os alunos não tiverem acesso a computadores e internet na escola, sugere-se que, em grupo, os alunos seleccionem alguns jogos do levantamento realizado na fase 2, e apresentem ao grupo turma. Registar quais os jogos que mais diferem ( descrição, material e formas de jogar). Atendendo à autonomia dos alunos, podemos sugerir a organização de uma competição de jogos tradicionais. Os jogos devem ser previamente seleccionados pelos alunos.

11 JOGOS TRADICIONAIS FIM

12 JOGOS TRADICIONAIS BIBLIOGRAFIA
Coimbra A. (2007). O papel dos Jogos Tradicionais como atividade lúdica educacional. Monografia UP. Costa J. Jogo Limpo Educação Física 7º, 8º e 9º anos. Porto Editora. Costa J.(2006) Jogo Limpo. Dossier do Professor. Porto Editora. Romão P. Pais S. (2006) Educação Física 7/8/9 2ªparte. Porto Editora Batista P., Rego L., Azevedo A. (2002) Em Movimento. Edições ASA Imagens retiradas de [clicar na imagem e seguir a hiperligação]


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