Encaminhamento para o AGIR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Vivencial do GED Niteroi
Advertisements

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
Tema: Fraternidade e Saúde Pública
Conscientização Vocacional
COMPROMISSO CRISTÃO.
A VOCAÇÃO.
 VOCAÇÃO- DA FELICIDADE Desafio contínuo Ser chamado...
ASSEMBLEIAS REGIONAIS
O AGIR DO MCC DEFINIÇÃO E PRÁTICA.
PREPARAR A CATEQUESE.
“ O ADVENTO E OS SINAIS DE ESPERANÇA DA EDUCAÇÃO CATÓLICA PARA A FORMAÇÃO DAS NOVAS GERAÇÕES”
Jesus Cristo, “Caminho, Verdade e Vida” ( Jo 14, 6)
Missão Continental.
SOLENIDADE de TODOS os SANTOS Sede Santos.
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
D. Jacinto Bergman - I Congresso ABP
A Alegria do Evangelho.
A Jornada Mundial da Juventude “A JMJ é um evento com uma identidade claramente católica promovido diretamente pelo papa, que escolhe o lugar do encontro.
Congregação para a Doutrina da Fé
Objetivos das URGÊNCIAS
ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL E INICIAÇÃO CRISTÃ
Formação de Mensageiro(a)
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
Departamento Arquidiocesano da Catequese
VOCAÇÃO É O ENCONTRO DE DUAS LIBERDADES:
ASSEMBLEIA DIOCESANA DO MCC DIOCESE DE ARAÇATUBA
O CATEQUISTA É....
ENCONTRO DE RESPONSÁVEIS MCC DA DIOCESE DE ARAÇATUBA
Diocese de Amargosa.
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
Maria e o Ano Da Fé Este ano será uma ocasião propícia a fim de que todos os fiéis compreendam mais profundamente que o fundamento da fé cristã é "o.
Igreja: comunidade de comunidades
Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária.
I. Objectivos Compreender que a identidade e o ministério do Padre exigem vida sacramental.
A alegria de ... SER Catequista.
Espiritualidade do Catequista
APRESENTAÇÃO ANO DA FÉ.
VOCAÇÃO LEIGA.
TEMA - RENOVAÇÃO DA PARÓQUIA
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
Como o Pai me enviou, também eu vos envio” (Jo 20,21)
JULGAR I! Formação do discípulo para um novo PENTECOSTES
Dez lembretes sobre a Missão. UM: a missão é uma só A missão é uma só : a missão de Deus na qual a Igreja é chamada a participar 2.
ENCONTRO PARA ANIMADORES DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE
Aparecida e as urgências presentes nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora do Brasil – DGAE –
Um carisma que chega ao Jubileu, merece que o vivamos como um novo Pentecostes! MCC DO BRASIL – AR 2013.
Documento Final de APARECIDA.
Escola Paroquial de Evangelização e Pastoral. Objetivos Proporcionar aos fiéis um conhecimento básico de alguns alicerces de nossa fé: Bíblia, Liturgia,
COORDENADORES DE COMUNIDADE
O ministério da caridade e a koinonia eclesial
Diretrizes gerais para O Ano Missionário Arquidiocese de Curitiba Equipe de Articulação Missionária.
Paradigmas da missão Pe. Roberto Nentwig.
A CATEQUESE NA MISSÃO DA IGREJA
As Propostas das SMP na Diocese de Jundiaí
DGAE Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil
ORAÇÃO DE PREPARAÇÃO PARA O JUBILEU DE OURO.
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil
MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL
4ª Urgência: Igreja: comunidade de comunidades
INSTUMENTO DE INSTRUMENTO DE TRABALHO (PRIMEIRA REDAÇÃO) 10 DE JULHO DE 2015.
2ª Urgência – Igreja: casa da iniciação à vida cristã
Rede de Formação Bíblico-ministerial iV encontro
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL
“Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
Paróquia São Pedro Apóstolo 10/12/  A paróquia é, na expressão local e concreta, aquilo que a Igreja é no seu todo.  Na paróquia, a Igreja manifesta.
OBJECTIVOS GERAIS DA ETAPA
Transcrição da apresentação:

Encaminhamento para o AGIR A meta de preparação ao Jubileu é “chegarmos todos juntos na mesma Fé” aos 50 anos do MCC no Brasil.

Encaminhamento para o AGIR Motivos para celebrar: As maravilhas que o Senhor realizou e realiza na vida de milhares de pessoas, através do MCC.

Encaminhamento para o AGIR Motivos para celebrar: O serviço à Igreja como instrumento de evangelização.

Encaminhamento para o AGIR Motivos para celebrar: A transformação dos ambientes

Encaminhamento para o AGIR O nosso AGIR no ano de 2012 será viver intensamente os motivos da nossa celebração: reavivando fortalecendo iluminando reafirmando Encaminhamento para o AGIR

Encaminhamento para o AGIR “Para que a nossa alegria seja perfeita” (VD), somos chamados a dar “A RESPOSTA DO HOMEM A DEUS QUE FALA” (VD). Encaminhamento para o AGIR

Encaminhamento para o AGIR “A missão, antes de um dever, é um dom.” (Diretrizes) “Através de nós, Jesus precisa ir a outros locais para anunciar e estabelecer o Reino, a graça, a justiça e a reconciliação.” Encaminhamento para o AGIR

Encaminhamento para o AGIR Experiência pessoal da fé: SEGUIMENTO DE JESUS “Fez-Se criança[...] Desde então a Palavra já não é apenas audível, não possui somente uma voz: agora a Palavra tem um rosto, que por isso mesmo podemos ver: Jesus de Nazaré”(VD). “A resposta própria do homem a Deus, que fala, é a fé. […] com Ele (Jesus Cristo) a fé toma a forma de encontro com uma Pessoa a qual se confia a própria vida”(VD). Encaminhamento para o AGIR

Encaminhamento para o AGIR Experiência pessoal da fé: SEGUIMENTO DE JESUS “[...] quando o homem, apesar de frágil e pecador, se abre sinceramente ao encontro com Cristo, começa uma transformação radical”. (VD) “Como é importante, para o nosso tempo, descobrir que só Deus responde à sede que está no coração de cada homem!” (VD) Encaminhamento para o AGIR

Encaminhamento para o AGIR Experiência pessoal da fé: SEGUIMENTO DE JESUS” “A iniciação cristã não esgota na preparação aos Sacramentos[...].É um processo permanente de conversão a Jesus Cristo e sua mensagem[...]”. (Diretrizes) Encaminhamento para o AGIR

Encaminhamento para o AGIR Vivência comunitária: 50 ANOS DE MCC NO BRASIL “É fundamental que cada cristão católica sinta- se membro e participante do Povo de Deus, 'Igreja que acolhe a Palavra' (VD). E sobretudo, vivenciá-La em comunhão[...]. 'A Palavra de Deus nos é dada precisamente para construir comunhão' (VD).” (Pe. Beraldo: Carta MCC Brasil FEV/2011)

Encaminhamento para o AGIR Vivência comunitária: 50 ANOS DE MCC NO BRASIL “O cristão crê com os outros e naquilo que os outros crêem. As pessoas não buscam em primeiro lugar doutrinas, mas acolhida pessoal e relacionamento fraterno.” (Diretrizes) “A fé cristã é eclesial pois se fundamenta no mistério da Trindade que é uma realidade coletiva. As PCFs são, hoje, sinal de vitalidade da Igreja, presença eclesial nos ambientes, comprometida com uma sociedade justa e solidária.” (Diretrizes)

Encaminhamento para o AGIR Formação bíblico-teológica: O ARDOR DO DISCÍPULO MISSIONÁRIO CURSILHISTA Os leigos cristãos que realizam a própria vocação à santidade inseridos nas realidades temporais e participando das atividades terrenas, “precisam ser formados a discernir a vontade de Deus por meio de uma familiaridade com a Palavra, lida e estudada na Igreja, sob a guia dos legítimos Pastores”. (VD)

Encaminhamento para o AGIR Formação bíblico-teológica: O ARDOR DO DISCÍPULO MISSIONÁRIO CURSILHISTA “A vida cristã e todos os serviços eclesiais precisam estar fundamentados na Palavra de Deus e serem por ela iluminados”. (Diretrizes)

Encaminhamento para o AGIR Compromisso missionário: A TRANSFORMAÇÃO DOS AMBIENTES “[...] o campo é o mundo, a boa semente são os filhos do Reino” (Mt 13,38) “Na sua essência a Igreja é missionária. Não podemos guardar para nós as palavras de vida eterna que recebemos no encontro com Jesus Cristo: são para todos , para cada homem”. (VD)

Encaminhamento para o AGIR Compromisso missionário: A TRANSFORMAÇÃO DOS AMBIENTES “O primeiro ato evangelizador é o testemunho de cada batizado, base para a explicitação do anúncio.” (Diretrizes) “A missão não tem destinatário, mas interlocutores (pessoas em diálogo), o que requer acolhida das diferenças, respeito mútuo, encontro, partilha, intercâmbio de vida e solidariedade.” (Diretrizes)

Encaminhamento para o AGIR Compromisso missionário: A TRANSFORMAÇÃO DOS AMBIENTES “Tarefa mais arrojada é a formação de pessoas que estão em nível de decisão ou espaços que exigem uma presença mais qualificada por parte da Igreja, como o mundo universitário, das comunicações, junto aos empresário, aos políticos, aos formadores de opiniões, dirigentes de entidades, etc”. (Diretrizes)

Encaminhamento para o AGIR PERGUNTA MOTIVADORA PARA O TRABALHO NOS GRUPOS: Que atitudes, posturas, escolhas, sentimentos devemos reavivar, reforçar, cultivar, enriquecer ao longo do ano de 2012 (que permaneçam) para CELEBRAR o JUBILEU DE OURO DO MCC NO BRASIL, em nível PESSOAL, DIOCESANO, REGIONAL, NACIONAL, INTERNAMENTE, EM RELAÇÃO AO CARISMA ?

Encaminhamento para o AGIR Idéias de AÇÕES COMUNS que possam ser realizadas nos GEDs, GERs e Gen como fonte de unidade e comunhão neste ano do CELEBRAR. Sugestões para o Congresso.