UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES ANTI-VÍRUS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vírus.
Advertisements

Trojans ou cavalos de Tróia
Prof. Carlos Roberto das Virgens
Segurança da Informação Tópico 36 – Vírus (Malwares)
Vírus de Computador Bernardo Henz, Diego João Cargnin, Eduardo Speroni, Guilherme Schardong, Lamarck Heinsch, Vinícius Trindade.
Vírus.
SEGURANÇA E AUDITORIA DE SISTEMAS
Autarquia Educacional do Vale do São Francisco – AEVSF Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina – FACAPE Curso de Ciências da Computação.
Você ACHA que está seguro? Daniel Marques Instituto de Computação Universidade Federal Fluminense, Niterói (RJ), Brasil
Informática Industrial
O QUE É UM SISTEMA OPERACIONAL
SEGURANÇA NA REDE.
Prof. José Minuncio Neto 1 FACULDADE DE ENGENHARIA INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Prof. José Minuncio Neto.
Sistemas Operacionais: Classificação e Evolução
Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Aula 12:Segurança na rede.
Segurança Completa, como nehuma outra solução tem.
Aula 6 – Sistema Operacional
Códigos Maliciosos <Nome> <Instituição> < >
J.A. O Sistema Operativo.
COMPUTAÇÃO Vírus Digital Definição Conseqüências Como minimizar riscos.
Aurélio V. Schuelter Ameaças Virtuais Aurélio V. Schuelter
Informática Básica Unidade IV.
PROTEÇÃO DO COMPUTADOR
Administração de Sistema Operacional de Rede WindowsServer-2003 WindowsServer-2003 Ricardo de Oliveira Joaquim TECNOLÓGICOS.
Nomes: Jenice, Sandrieli e Rosane
Vírus Todos os s mostrados nessa apresentação são reais e foram recebidos, qualquer pessoa que possua um endereço eletrônico está sujeita a receber.
AULA 14 -Principais formas de ameaças em sistemas computacionais
Segurança Em Microinformática 17 e 19/05/2005 Por: Carlos Alberto Seixas.
Aula 8 – Segurança em Redes de Computadores
Sistema Operativo (S.O) em ambiente gráfico
Malwares Malicious software.
My drivers.
Criado por: Sérgio Salazar
Códigos Maliciosos Prof. Gláucya Carreiro Boechat
Noções de Software Escola Almirante Soares Dutra
VIRUS E ANTIVIRUS? O que são? Tipos de vírus? Tipos de antívirus?
Prof. Daniel Gomes Soares Adaptação: Juarez Vinícius Miglioli
O que são vírus e como se podem combater.
Desafio virtual Descubra se você está on-line ou off-line quando o assunto é internet Entrar Conte os acertos!
VÍRUS. VÍRUS O que são os vírus São programas maliciosos desenvolvidos por programadores que como vírus biológico multiplica-se facilmente e infecta.
1. Conceitos de Segurança
Segurança da Informação
Segurança de dados Palestrante: Pablo Marques. Sumário O que é segurança? Quem é responsável pela segurança? Engenharia Social Formas de ataque Como se.
Correio eletrónico.
1.2 – Tipos de Ataques Cavalo de Tróia; Backdoors; Spoofing; Sniffing;
Segurança Online Entenda e aprenda a driblar os perigos de compartilhar informações pessoais online.
A Internet, hoje. Transações financeiras  Consulta de saldos, transferências…
Antivírus Ana Rodrigues Tárlei Botelho Gama Antivírus O que é antivírus? O antivírus são softwares projectados para detectar, neutralizar e eliminar.
1 Vírus de Computador FANAP - Internet – Navegação Sérgio Salazar.
 O que são ‘drivers do computador’ ? (no sentido de arquivos que permitem que o sistema operacional acesse os recursos de hardware)  Drivers são arquivos.
Segurança física e lógica
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Segurança.
VÍRUS.
Segurança Online e Offline
Kaspersky Lab Um dos maiores fabricantes de software de segurança do mundo.
Capítulo 8 Programas Maliciosos.
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof.
18/04/2017 MODULO: Sistemas Operacional Aula 09 –Vírus e Antivírus
TRABALHO SOBRE VÍRUS DE COMPUTADOR
Ana DUARTE nº1 Ana marques nº2 8ºB
FIREWALL.
Noções básicas sobre segurança e computação segura
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 1 – Introdução Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
MVP Virtual Conference 2013 Desktop Seguro Luciano Lima CISSP / MVP Enterprise
Módulo I – Softwares: Vírus de Computadores Parte II Prof.: Rogério Morais.
NOME: LARA e LAUREN DISCIPLINA: INFORMÁTICA PROFESSORA: REGIANE
Comunicação mediada pelo computador: correio eletrônico Objetivos: - Identificar procedimentos de segurança na web: antivírus - Criar conta de num.
V ÍRUS & S PYWARE A NTIVÍRUS & A NTISPYWARE. V ÍRUS Em informática, um vírus de computador é um software malicioso desenvolvido por programadores que,
Transcrição da apresentação:

UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES ANTI-VÍRUS UFSC / CED / CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Disciplina: Recuperação da Informação Profa. Úrsula Blattmann UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES ANTI-VÍRUS - Fábio Luís de Souza - Lourenço Wiemes - Nice Wajszcyk

Ameaças híbridas / vírus O que são vírus? Códigos maliciosos que afetam computadores e outros equipamentos digitais. Termo correto malware junção de malicious e software, isto é, software maléfico.

História dos vírus A história dos vírus remonta ao final da década de 40. Eram disseminados por jogos pirateados. No fim de 1983, o primeiro vírus experimental documentado começou a ser desenvolvido pelo engenheiro elétrico norte-americano Fred Cohen. Até hoje, Cohen é considerado o "pai dos vírus de computador". O primeiro vírus para MS-DOS, batizado de "Brain", surgiu em 1986. 1987, os vírus começaram a causar dores de cabeça reais para administradores de sistema. Os Macintosh passaram a ser atacados em 1988, pelo vírus MacMag. O primeiro "worm" para Internet, também foi lançado nesse ano, paralisando muitos computadores. Os EUA criaram o primeiro CERT (Computer Emergency Response Team), centro de resposta rápida a incidentes desse tipo.

História dos vírus Golpes por meio de programas começaram a circular em 1989. No mesmo ano em que surgiu o primeiro livro sobre criação de vírus e o primeiro fórum de trocas de arquivos e informações sobre vírus. Em 1990, a Norton lançou seu antivírus. Em 1995, com o lançamento próximo do Windows 95, as empresas antivírus receavam perder mercado, já que a maioria dos vírus era voltada para o DOS. Surgiam os vírus de macro, que infectavam documentos do Word. No ano seguinte já existiam vírus desenvolvidos especificamente para arquivos do Windows 95 e Excel. Também surgia o primeiro vírus para Linux.

História dos vírus Em 2000, aconteceram os primeiros ataques distribuídos de negação de serviços sérios, que paralisaram sites como Yahoo! e Amazon. O worm LoveLetter, que no Brasil ficou conhecido como "I Love You”. No mesmo ano surgem os primeiros códigos maléficos para Palmtops, para sistemas de telefonia integrados à Internet, para sistema de arquivos do Windows NT e para a linguagem de programação PHP. Os primeiros vírus a infectar tanto sistemas Windows quanto Linux foram lançados em 2001. Em 2003, as técnicas de programação aliaram-se de forma intensiva à engenharia social nos chamados "phishing scams". O ano de 2004 seguiu a tendência, com o aumento drástico de ataques de "phishing", geralmente associados a cavalos-de-tróia.

Os sete pecados capitais do e-mail 1) Curiosidade 2) Desleixo 3) Obsolescência 4) Promiscuidade 5) Credulidade 6) Desatenção 7) Ingenuidade Linux é mais seguro do que o Windows? Sim e não. A palavra-chave é atualização.

Existem atualmente 14 categorias de vírus de computador Existem atualmente 14 categorias de vírus de computador. Veja a seguir quais são os tipos de vírus e suas características: Tipo Característica Arquivo Vírus que anexa ou associa seu código a um arquivo. Geralmente, esse tipo de praga adiciona o código a um arquivo de programa normal ou sobrescreve o arquivo. Ele costuma infectar arquivos executáveis do Windows, especialmente .com e .exe, e não age diretamente sobre arquivos de dados. Para que seu poder destrutivo tenha efeito, é necessário que os arquivos contaminados sejam executados. Alarme falso Não causa dano real ao computador, mas consome tempo de conexão à Internet ao levar o usuário a enviar o alarme para o maior número de pessoas possível. Se enquadra na categoria de vírus-boato e cartas-corrente.

Boot Backdoor Tipo Característica Cavalo de Tróia ou Trojan Como o próprio nome diz, é um vírus que permitem que hackers controlem o micro infectado pela "porta de trás". Normalmente, os backdoors vêm embutidos em arquivos recebidos por e-mail ou baixados da rede. Ao executar o arquivo, o usuário libera o vírus, que abre uma porta da máquina para que o autor do programa passe a controlar a máquina de modo completo ou restrito. Boot Vírus que se infecta na área de inicialização dos disquetes e de discos rígidos. Essa área é onde se encontram arquivos essenciais ao sistema. Os vírus de boot costumam ter alto poder de destruição, impedindo, inclusive, que o usuário entre no micro. Cavalo de Tróia ou Trojan São programas aparentemente inofensivos que trazem embutidos um outro programa (o vírus) maligno.

Hoax Macro Mutante Tipo Característica Multipartite Polimórfico Encriptados Tipo recente que, por estarem codificados, dificultam a ação dos antivírus. Hoax Vírus boato. Mensagens que geralmente chegam por e-mail alertando o usuário sobre um vírus mirabolante, altamente destrutivo. Veja também: O que são hoaxes. Macro Tipo de vírus que infecta as macros (códigos executáveis utilizados em processadores de texto e planilhas de cálculo para automatizar tarefas) de documentos, desabilitando funções como Salvar, Fechar e Sair. Multipartite Vírus que infecta registro mestre de inicialização, trilhas de boot e arquivos Mutante Vírus programado para dificultar a detecção por antivírus. Ele se altera a cada execução do arquivo contaminado Polimórfico Variação mais inteligente do vírus mutante. Ele tenta difiultar a ação dos antivírus ao mudar sua estrutura interna ou suas técnicas de codificação.

Script Stealth Tipo Característica Programa Infectam somente arquivos executáveis, impedindo, muitas vezes, que o usuário ligue o micro. Script Vírus programado para executar comandos sem a interação do usuário. Há duas categorias de vírus script: a VB, baseada na linguagem de programação, e a JS, baseada em JavaScript. O vírus script pode vir embutido em imagens e em arquivos com extensões estranhas, como .vbs.doc, vbs.xls ou js.jpg Stealth Vírus "invisível" que usa uma ou mais ténicas para evitar detecção. O stealth pode redirecionar indicadores do sistema de modo a infectar um arquivo sem necessariamente alterar o arquivo infectado.

Antivírus - Conceitos Os antivírus são softwares projetados para detectar e eliminar vírus de computador. (wikipédia) Antivírus é um software responsável pela detecção, desinfecção e remoção de pragas digitais como vírus, trojans (cavalos de tróia), worms e qualquer outro tipo de código malicioso, não se limitando somente aos vírus como o nome sugere. Alguns antivírus também removem adwares e spywares, tarefa antes reservada apenas aos anti-spywares. (www.linhadefensiva.com.br)

Como funciona um Anti-vírus? O antivírus funciona com um banco de dados chamado de lista de definição. Essa lista contém informações para que o antivírus consiga identificar quais arquivos são bons e quais são maliciosos. Em outras palavras, para que ele consiga detectar um vírus, é necessário que esse vírus esteja na lista definição. Esse é o motivo pelo qual os antivírus requerem atualização constante: para detectar os vírus mais recentes, a lista de definição precisa ser a mais nova possível. As companhias antivírus capturam os vírus que estão circulando na rede e também recebem exemplares de seus usuários para atualizar a sua lista de definição.

Recomendações para evitar a contaminação Dentre as medidas preventivas que podem ser adotadas para evitar a contaminação por vírus, recomendamos: Evitar programas de origem desconhecida (cópias piratas); Utilizar programas originais ou reproduções de procedência oficial; Restringir o acesso de operadores não autorizados, por meio de softwares de segurança; Evite utilizar os comandos DEL ou ERASE para limpar disquetes, dê preferência ao FORMAT;

Não permitir acesso aos micros por pessoas desconhecidas ou funcionários demissionários; Procure manter a sala onde estão os equipamentos fechados à chave; Caso empreste disquetes, faça uma cópia antes e formate-os se recebê-los de volta, ou não os receba de volta; Manter sempre uma cópia de segurança das informações, de acordo com o ciclo de atualização; Sempre atualizar o antivírus que estiver instalado no computador, senão ele não vai servir de nada. A maioria deles já faz automaticamente, bastando estar conectado à internet.

Avast! Home Edition => Um dos melhores anti-vírus gratuitos para proteger o seu computador das diferentes ameaças do mundo virtual. => Segundo a Revista Info, ele é o melhor. => avast! Home – Gratuíto = Freeware => avast! 4 Professional Edition - Preço: US$ 39,95

AVG Anti-Vírus => É um excelente antivírus, gratuito para uso doméstico. => AVG Professional - Preço: R$ 68,90 = licença para 1 ano.

Norton AntiVirus – da symantec => Preço: US$ 49,95 – É possível instalar um teste que expira em 15 dias gratuitamente.

Fontes http://libra.etcom.ufrgs.br/twiki/bin/view/SistemasNoite/WebHome http://linhadefensiva.uol.com.br/faq/antivirus-antispyware http://www.hsbc.com.br http://info.abril.com.br http://www.avast.com/eng/download-avast-home.html