Catequese Paroquial Como organizá-la? Maria José Vale.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paróquia Coração de Jesus
Advertisements

Catequese e Iniciação Cristã
SER E PARTICIPAR NA IGREJA
COMO ESTÁ A NOSSA CAMINHADA?
Elementos Gerais da Liturgia
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA
( Catechesi Tradendae n° 20)
PLANEJAMENTO PASTORAL 2013
O catequista da iniciação cristã
PREPARAR A CATEQUESE.
Missão 2010 Catequese e Missão Edições Salesianas.
A espiritualidade do catequista Vivência e transmissão da fé
CATEQUÉTICA FUNDAMENTAL
Jesus Cristo, “Caminho, Verdade e Vida” ( Jo 14, 6)
Grupos de Reflexão: conquistas e desafios na Arquidiocese de Mariana
Um novo olhar para uma nova prática
2007 7ºCatecismo - Projecto + 8ºCatecismo - Somos +
º Catecismo º Catecismo
A Jornada Mundial da Juventude “A JMJ é um evento com uma identidade claramente católica promovido diretamente pelo papa, que escolhe o lugar do encontro.
APONTAMENTOS PARA O PLANO DIOCESANO E PAROQUIAL DE AÇÃO EVANGELIZADORA
Congregação para a Doutrina da Fé
Conselhos Missionários
Objetivos das URGÊNCIAS
A PRIMEIRA ETAPA – INSERÇÃO NA COMUNIDADE
ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL E INICIAÇÃO CRISTÃ
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
O catecumenato Paróquia Nossa Senhora do Cabo
Departamento Arquidiocesano da Catequese
VOCAÇÃO É O ENCONTRO DE DUAS LIBERDADES:
Diocese de Amargosa.
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
Conselho Missionário Diocesano
EXPERIÊNCIA HUMANA NA CATEQUESE
Igreja: comunidade de comunidades
REUNIÃO GERAL DE CATEQUISTAS
Como orientar as Catequeses da Fé?
Espiritualidade do Catequista
APRESENTAÇÃO ANO DA FÉ.
CATEQUÉTICA FUNDAMENTAL
Pais. Pais Precede Acompanha Enriquece todas as outras formas de catequese (CT 68; DGC 227, 255)
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ
do Sagrado Coração de Jesus
Aparecida e as urgências presentes nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora do Brasil – DGAE –
Um novo olhar para uma nova prática
Escola Paroquial de Evangelização e Pastoral. Objetivos Proporcionar aos fiéis um conhecimento básico de alguns alicerces de nossa fé: Bíblia, Liturgia,
Conselho Missionário Diocesano
MÉTODO NA CATEQUESE VER ILUMINAR AGIR CELEBRAR REVER.
COORDENADORES DE COMUNIDADE
ENCONTROS DE CATEQUESE COM ADULTOS Itinerário de vida cristã
MÉTODO NA CATEQUESE VER ILUMINAR AGIR CELEBRAR REVER.
Tudo o que o Pai possui é meu. O Espírito Santo receberá
A CATEQUESE NA MISSÃO DA IGREJA
2ª Urgência – Igreja: casa da iniciação à vida cristã
Rede de Formação Bíblico-ministerial iV encontro
- Aspectos essenciais de uma verdadeira comunidade cristã. 1.º Comunidade cristocêntrica 2.º Comunidade congregada pela Palavra de Deus 3.º Comunidade.
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
ATRIBUIÇÕES DO MINISTRO(A) EXTRAORDINÁRIO(A)
SOMOS+ DESENVOLVIMENTO 2 - Identificar as sessões mais propícias para desenvolver o tema da caridade; 3 - Trabalho de Grupos: Sugestões de gestão de períodos.
Metodologia Catequética
PASTORAL LITÚRGICA A Missa renovada pelo Concílio Vaticano II é “ação de Cristo e do Povo de Deus hierarquicamente organizado” (IGMR 16), reunido em.
Encontro de Responsáveis Paroquiais de Catequese SDCIA Secretariado Diocesano da Catequese da Infância e da Adolescência.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
Paróquia São Pedro Apóstolo 10/12/  A paróquia é, na expressão local e concreta, aquilo que a Igreja é no seu todo.  Na paróquia, a Igreja manifesta.
OBJECTIVOS GERAIS DA ETAPA
Conversão Pastoral. Aparecida 365 diz: 2 “Nenhuma Comunidade deve isentar-se de:  entrar decididamente,  com todas as forças, nos processos constantes.
Objectivos da campanha 1.Ajudar a viver a Quaresma como um tempo oportuno para «ir ao coração da Fé», acompanhados pela vida e os escritos de São Paulo;
Celebramos hoje a festa da ASCENSÃO do Senhor. A Ascensão faz parte do Mistério Pascal de Cristo. Cristo terminou a sua missão terrena elevando-se ao.
Como eu vos fiz fazei vós também Vai e faz o mesmo tu também Foi a Mim mesmo que o fizeste (Lc 10, 25-37) (Mt 25, 31-46) Jo 13, 1-17.
Catequese Paroquial Como organizá-la? Maria José Vale.
Transcrição da apresentação:

Catequese Paroquial Como organizá-la? Maria José Vale

Um programa de acção é de grande utilidade para a catequese desde que, ao definir os objectivos comuns, leve a congregar esforços e a trabalhar numa perspectiva de conjunto.

Como consegui-lo? As partes devem estar ligadas entre si de tal modo que realce a profunda unidade da vida cristã; Favoreçam o conhecimento da fé; Proporcionem educação litúrgica; Orientem na formação moral; Ensinem a rezar; Proponham um acto de fé que conduza à concretização de um compromisso cristão e do encontro vivo com Cristo.

Directório Geral da Catequese Todas as diferentes intervenções tenham a mesma inspiração de fundo, um projecto de iniciação cristã que integre as diversas tarefas educativas e que todos os meios catequéticos convirjam para uma mesma confissão de fé, para uma consciência comum de pertencer à mesma Igreja e para a fidelidade aos compromissos na sociedade, vividos com o mesmo espírito evangélico (Cf DGC 278).

A necessidade de organização Para ser acção eficaz; Para alcançar os objectivos, sendo também fundamental que todas as intervenções tenham a mesma inspiração de fundo; Para concretizar ”O Projecto de Iniciação Cristã”.

A necessidade de organização Pretende-se que tudo convirja: Para uma mesma confissão de Fé; Para uma consciência comum de pertença à mesma Igreja; Para a fidelidade aos compromissos na sociedade, vividos com o mesmo espírito evangélico.

A coordenação catequética A coordenação da actividade catequética não é um facto meramente estratégico; O objectivo é tornar cada vez mais eficaz a acção de anunciar o Evangelho.

A coordenação catequética Esta possui uma dimensão teológica de fundo: Crer em Deus Criador, em Jesus Cristo, no Espírito Santo e na Igreja que realiza o Seu desígnio salvífico; Alcançar a santificação através dos sacramentos; Amar a Deus de todo o coração e ao próximo como a nós mesmos pela prática dos Mandamentos; Elevar-se à Sua presença e dialogar com Ele pela oração.

Quem coordena e planifica? A comunidade cristã , que delega. A comunidade cristã deve estar organizada de tal modo que cada um e cada equipa se reconheça como parte de um todo, em missão, e execute as suas tarefas sempre numa linha de unidade, união e co - responsabilidade.

Quem coordena e planifica? Pároco; Equipa – Coordenadora; Conselho de Catequese; Catequista responsável de cada ano e seus colaboradores; Pais…

Porquê e para quê? Evangelizar tem como objectivo a unidade da fé, que , por sua vez, sustenta todas as acções da Igreja (DGC 273); Sendo a Catequese um momento do processo total da evangelização, surge, necessariamente, o problema da coordenação da actividade catequética com a acção missionária (que a precede) e com a acção pastoral (que a continua).

Catequese, aprofundamento da Fé Há, em primeiro lugar, o Anúncio da Pessoa de Jesus, a Sua Vida, as Suas Palavras, os Seus Gestos. É o ANÙNCIO MISSIONÁRIO. Após este Anúncio, segue-se a CATEQUESE, que aprofunda esse mesmo primeiro Anúncio. O Anúncio Missionário (o 1º Anúncio) cativa para uma adesão à Fé. A Catequese justifica essa mesma Adesão: dá-lhe as razões pelas quais vale a pena aderir à Pessoa de Jesus Cristo.

Equipa Coordenadora (1) A tarefa da Equipa Coordenadora é organizar todo o Ano Catequético, ajudando assim os catequistas a superarem as dificuldades que habitualmente encontram no seu trabalho. Tarefas: Inscrição/Matrículas; Constituição das Turmas de Catequese; Verificação do número de catequistas; Definição de datas para evitar sobreposição de eventos; Elaboração dos horários e distribuição das salas; ...

Equipa Coordenadora (2) Tarefas: Marcar as reuniões da Equipa - Coordenadora; Marcar as reuniões do Conselho de Catequese; Marcar as reuniões gerais de pais (4); Marcar as reuniões de catequistas; Marcar reuniões de catequistas de cada Catecismo (uma por período); Distribuir tarefas; Arquivar correspondência recebida e expedida…

Conselho Catequese/EC (1) Deve planificar: Começo e término da catequese; Férias intercalares; Festas do Itinerário Catequético (ter presente as diferentes propostas dos Catecismos); Celebrações que contemplem a presença de todos os catequizandos e mesmo a participação da Comunidade (Natal, Páscoa, Penitenciais, Via-Sacra...); Catequese e a Liturgia; Missas com a participação dos catequizandos; Grupo Coral da Catequese; Acólitos (formação) e respectiva escala de serviço; Leitores (formação) e respectiva escala de serviço;

Conselho de Catequese/EC (2) Deve planificar: … Mês de Maria; Quaresma – vivência do Tríduo Pascal... Outras devoções da Religiosidade Popular (padroeiro da Paróquia...); Festas e convívios (magusto, passeio, festa do Bom Pastor, festa de Encerramento...); A Sala dos Catequistas; A Biblioteca (Catecismo da Igreja Católica, Directório Geral da Catequese, Guia do Catequista e Catecimos, Catequistas séc. XXI, Para que acreditem e tenham Vida, Concílio Ecuménico Vaticano II, Bíblias, Dicionário Bíblico , Revistas,…);

Conselho de Catequese/EC (3) Deve planificar: ... Videoteca (audiovisuais); Aquisição de material didáctico e catequético; Cursos de formação de catequistas e de formação dos pais; Colaboração com outras congéneres, com o DAC e Arciprestado; Conferências, Palestras,... Encontros Bíblicos; Ano Paulino;… Concursos; Exposições de trabalhos dos catequizandos, etc. Expositor para venda de Livros,...

Plano por ano catequético MATERIAL FUNDAMENTAL Guia do Catequista; Catecismo do Catequizando. AGENTES O catequista responsável de cada ano com os seus colaboradores. REGRAS BÁSICAS Distribuição das sessões catequéticas, tendo em conta a planificação geral (Mapa 1); Elaboração de uma grelha e disponibilização de cópia à Equipa –Coordenadora ( este programa - grelha deverá estar profundamente enraizado nas necessidades locais e, ao mesmo tempo, em plena harmonia com as finalidades e as normas da Igreja Universal) (Mapa 2).

Exemplo

PLANO ANUAL Exemplo

DISTRIBUIÇÃO DAS CATEQUESES Mapa 1 DISTRIBUIÇÃO DAS CATEQUESES ANO: ________ FASE: ___________ CATEQUISTA: _________________________

Mapa 2