Floco de Neve (Koch snowflake)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Figuras geométricas Se olhar ao seu redor, você verá que os objetos têm forma, tamanho e outras características próprias. As figuras geométricas foram.
Advertisements

E. M. Altina Olívia Gonçalves
Fractais.
Fractais.
Cálculo 3 9. Integrais Duplas Volumes Amintas Paiva Afonso
Geometria Geometria: parte da matemática que estuda as propriedades do espaço. Em sua forma mais elementar, a geometria trata de problemas métricos, como.
Áreas de Figuras Planas
José Eduardo MATEMÁTICA 7.º ANO Semelhança de Figuras José Eduardo
Perímetros e Áreas de Figuras Planas
AS PROGRESSÕES Aceite para publicação em 22 de novembro de 2012.
Módulo IV: Leis de potência e auto-similaridade
O conceito de prisma Prisma é um sólido geométrico delimitado por faces planas, no qual as bases se situam em planos paralelos. Quanto à inclinação das.
Trabalho realizado por:
EBI / JI de Santa Catarina
Corda é um segmento de recta que une dois pontos da circunferência
DERIVADAS E DIFERENCIAIS
COLÉGIO MARISTA SÃO LUÍS
Semelhança de Figuras.
TM Termodinâmica.
Segmento: Ensino Médio
FIGURAS SEMELHANTES Prof. Alexandre Lima.
AXIOMATIZAÇÃO Equipe: André Augusto Kaviatkovski, Daniel Elias Ferreira, Vinicius Zaramella.
Formulário de Matemática
Formulário de matemática
Formulário de Matemática
Fractais.
Mudança de Variáveis em Integrais Duplas e Triplas
Fractais - Prof. Ilydio Pereira de Sá (USS / UERJ)
MORFOGÊNESE Para a BIOLOGIA, morfogênese é um processo de modelagem dos ORGANISMOS, ou seja, do seu DESENVOLVIMENTO a partir do ZIGOTO, através da formação.
Fractais.
01) Abaixo, quatro das infinitas etapas da construção do fractal denominado Curva de Koch. Se a área do triângulo destacado inicialmente vale A e cada.
T E M A Â N G U L O S E T R I Â N G U L O S.
Guilherme Mota Barros Macedo
José Garcia Vivas Miranda
Integral definida Profª Ana Cristina Corrêa Munaretto
GEOMETRIA AXIOMÁTICA, SEGMENTOS DE RETA
Campus de Caraguatatuba Aula 12: Sistemas de Equações Lineares (2)
Cinemática Professor PH.
ÁREAS DAS FIGURAS PLANAS
2.º Ciclo 6.º ano de escolaridade
SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E VOLUMES.
Matemática e suas Tecnologias – Matemática
Matemática 3º ano – Ensino Médio
O TANGRAM E A GEOMETRIA Prática Pedagógica em Matemática 1 – UERJ
Escola Básica do 2º e 3º Ciclos de Gonçalo Nunes
SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS
Constuções Geométricas Básicas
Conhecimento adquirido, herança estática, base do processo criativo da ciência Dinamismo do conhecimento, que está sempre em curso.
Sólido geométrico → é uma porção finita de espaço limitada por superfícies planas e curvas; é um objecto tridimensional, isto é, tem largura, comprimento.
SEMELHANÇA DE FIGURAS Conceitos aplicações Sair do programa.
Geometria Computacional Fecho Convexo
TRABALHO DE MATEMÁTICA
GEOMETRIA FRACTAL O JOGO DO CAOS.
Carmen P. Cintra do Prado
CÁLCULO COM GEOMETRIA ANALÍTICA II Funções de várias variáveis
Potenciação an = a . a . a a (a ≠ 0) n fatores onde: a: base
Natureza - caos ou ordem?
Geometria Analítica Professor Neilton.
Explorando a Interdisciplinaridade dos Conteúdos de Álgebra Linear e Geometria Analítica (ano II) Coordenadora: Profª Sonia Elena Palomino Castro Bean.
Dimensões Fractais FEP 113 – Aula 2 Marcello Magri Amaral
CINEMÁTICA – CONCEITOS BÁSICOS
Sólido geométrico → é uma porção finita de espaço limitada por superfícies planas e curvas; é um objecto tridimensional, isto é, tem largura, comprimento.
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
FEP 113 – Aula 3a Dimensões Fractais. Monitoria segterquaquiSex 12:00- 13:00 Livia(201)Josiane (103) labdid 18:00- 19:00 Tales (201)Ivan(210)
Aula 4 Bioestatística Probabilidade para variáveis aleatórias.
Prof.ª Juliana Schivani
CENTRO DE MASSA E MOMENTO LINEAR
Dimensões Fractais FEP 113 – Aula 3a Marcello M. Amaral.
Dimensões Fractais FEP 113 – Aula 2 Marcello Magri Amaral
Transcrição da apresentação:

Floco de Neve (Koch snowflake) Jorge Carpinteiro, nº6 Leila Calado, nº 7

Floco de Neve de Koch REGRA DE SUBTITUIÇÃO RECURSIVA Triângulo Inicial Estrela de David REGRA DE SUBTITUIÇÃO RECURSIVA Comece com um triângulo equilátero sólido Quando vir um segmento fronteiro substitua-o por

Floco de Neve de Koch

Floco de Neve de Koch Como varia o número de lados com as transformações? Passos Número de lados Figura de partida 3 = 3 x 40 1 3x4 12 3 x 41 2 12x4 48 3 x 42 48x4 192 3 x 43 4 192x4 768 3 x 44 5 768x4 3072 3 x 45 O número de lados do Floco de Neve de Koch tende para o infinito.

Floco de Neve de Koch Como varia o comprimento de cada lado com as transformações? Passos Medida de cada lado Figura de partida 1 = 3-1 2 3-2 3 3-3 4 3-4 5 3-5 O comprimento de cada lado do Floco de Neve de Koch tende para zero.

Floco de Neve de Koch Como varia o perímetro da curva com as transformações? Podemos definir a sucessão dos perímetros Pn à custa das duas sucessões anteriores. Assim: Quando n tende para infinito, a sucessão Pn tende para infinito, logo podemos concluir que o perímetro da curva de Koch tende para infinito.

Floco de Neve de Koch Será que a área do floco de neve de Koch também cresce para infinito? Consideremos que a área do triângulo inicial tem uma unidade. A área da Floco de Neve de Koch está compreendida entre 1 e 2.

Floco de Neve de Koch A área do polígono, em cada passo, obtém-se adicionando à área do polígono do passo anterior a área de um triângulo equilátero, cujo lado é do anterior, multiplicada tantas vezes quantas o número de lados do polígono anterior. Pela semelhança de figuras planas, sabe-se que, se o lado de um polígono sofre uma redução de razão , a área sofre uma redução de

Floco de Neve de Koch ....

Floco de Neve de Koch A área do Floco de Neve de Koch é: Então An+1 = 1 + Sn com Calculando o limite de Sn quando n tende para infinito tem-se: A área do Floco de Neve de Koch é:

Floco de Neve de Koch O Floco de Neve de Koch tem perímetro infinito e área finita. O facto de termos um perímetro infinito a “fechar” uma área finita pode parecer contrário à nossa intuição geométrica, mas é característico de muitas formas importantes na Natureza. O sistema vascular das veias e artérias no corpo humano, por exemplo, ocupa uma pequena fracção do corpo e tem um volume relativamente pequeno, mas tem um enorme comprimento: de ponta a ponta, as veias, artérias e capilares de um único corpo humano atingem cerca de 65 mil quilómetros. Modelo do Sistema Circulatório Humano

Exemplos de outros fractais

Mais Exemplos de Fractais

Fractais A geometria fractal é o ramo da matemática que estuda as propriedades e comportamento dos fractais. Descreve muitas situações que não podem ser explicadas facilmente pela geometria clássica, e foram aplicadas em ciência, tecnologia e arte gerada por computador. As raízes conceituais dos fractais remontam a tentativas de medir o tamanho de objectos para os quais as definições tradicionais baseadas na geometria euclidiana falham. Um fractal (anteriormente conhecido como curva monstro) é um objecto geométrico que pode ser dividido em partes, cada uma das quais semelhante ao objecto original. Diz-se que os fractais têm infinitos detalhes, são geralmente auto-similares e independente de escala. Em muitos casos um fractal pode ser gerado por um padrão repetido, tipicamente um processo recorrente ou interactivo. O termo foi criado em 1975 por Benoît Mandelbrot, matemático francês nascido na Polónia, que descobriu a geometria fractal na década de 1970 do século XX, a partir do adjectivo latino fractus, do verbo frangere, que significa quebrar. Vários tipos de fractais foram originalmente estudados como objectos matemáticos.