HORMÔNIOS VEGETAIS Parte 2

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Transcrição da apresentação:

HORMÔNIOS VEGETAIS Parte 2 Prof. João

Giberelinas Síntese: meristemas, sementes, raízes e brotos foliares; Transporte: xilema; Atuam estimulando o crescimento de caules e folhas (pouco efeito sobre raízes); Elongação celular: estimula a entrada de água na célula, aumentando a massa total e o tamanho do vegetal, mas não o seu peso seco. Importante papel na germinação de sementes; Após embebida, a semente produz giberelina, fazendo que o embrião saia do estado de dormência. Também provocam a produção de frutos partenocárpicos.

Citocininas Síntese: raiz, transporte via xilema; Encontrada em regiões de grande proliferação celular (sementes, meristemas, frutos); Estimulam a ocorrência de divisões celulares; Mantêm as atividades celulares nas plantas; Conhecidas como hormônios antienvelhecimento.

Etileno Síntese: diversas regiões da planta, transportado por difusão; Hidrocarboneto de natureza gasosa; Estimula a maturação de frutos; Induz a abscisão; Induz a floração.

Ácido abscísico Síntese: folhas e caule, transportado pelo xilema; Induz a dormência de sementes; É um inibidor do crescimento e desenvolvimento vegetal.

Exercícios (OBB) Os ditados populares muitas vezes estão corretos. Por exemplo, quando ouvimos “uma maçã podre estraga o cesto inteiro”, sabemos que existe um hormônio vegetal produzido por frutos em amadurecimento que pode atuar no amadurecimento de frutos próximos. O hormônio vegetal responsável por esse processo é: Auxina Etileno Acido abscísico Citocinina Giberelina

Exercícios (OBB) Os ditados populares muitas vezes estão corretos. Por exemplo, quando ouvimos “uma maçã podre estraga o cesto inteiro”, sabemos que existe um hormônio vegetal produzido por frutos em amadurecimento que pode atuar no amadurecimento de frutos próximos. O hormônio vegetal responsável por esse processo é: Auxina Etileno Acido abscísico Citocinina Giberelina

Exercícios (UECE) O crescimento e o desenvolvimento das plantas são controlados por interações existentes entre fatores ambientais, como luz, temperatura, água e hormônios vegetais. Com base nos efeitos destes fitormônios, assinale a alternativa verdadeira. a) A auxina é o hormônio responsável pelo crescimento das plantas e, portanto, sua atividade independe da sua concentração. b) O ácido abscísico é produzido apenas nas folhas e é responsável pelo crescimento vegetal em condições ambientais adversas. c) As citocininas são produzidas nas raízes e distribuídas por todo o vegetal através do xilema, retardando o envelhecimento das plantas. d) As giberelinas são as responsáveis exclusivas pelo processo de germinação, sendo sua produção estimulada através da absorção de água pelas sementes.

Exercícios (UECE) O crescimento e o desenvolvimento das plantas são controlados por interações existentes entre fatores ambientais, como luz, temperatura, água e hormônios vegetais. Com base nos efeitos destes fitormônios, assinale a alternativa verdadeira. a) A auxina é o hormônio responsável pelo crescimento das plantas e, portanto, sua atividade independe da sua concentração. b) O ácido abscísico é produzido apenas nas folhas e é responsável pelo crescimento vegetal em condições ambientais adversas. c) As citocininas são produzidas nas raízes e distribuídas por todo o vegetal através do xilema, retardando o envelhecimento das plantas. d) As giberelinas são as responsáveis exclusivas pelo processo de germinação, sendo sua produção estimulada através da absorção de água pelas sementes.

Exercícios (UPE) Analise as afirmativas sobre a ação dos hormônios vegetais. Marque V para verdadeiro e F para falso. ( ) Os floricultores costumam cortar ramos e colher flores, colocá-los em água e pulverizá-los com citocinina, para que durem mais, uma vez que esse hormônio retarda o envelhecimento celular. ( ) As donas de casa costumam fazer cortes na casca do mamão verde e embrulhá-lo em jornal, isso provoca a liberação e o acúmulo do gás etileno, que acelera a maturação do fruto. ( ) Os fruticultores costumam fazer a “poda de produção”, para aumentar o número de ramos, flores e frutos, removendo-se a gema apical, um centro ativo de produção de citocinina, inibidora do crescimento das gemas laterais. Ao se cortar a gema apical, as gemas laterais saem do estado de dormência e se desenvolvem, sob estímulo de outro hormônio, o etileno. ( ) A partenocarpia comercial, visando à obtenção de frutos sem sementes, pode ser obtida pela pulverização de auxina sobre as flores não fecundadas, onde há desenvolvimento dos ovários e formação de frutos partenocárpicos. ( ) Durante secas prolongadas, as plantas da caatinga perdem as folhas e há dormência das gemas apicais pelo aumento na produção de giberelina. Com a chegada das chuvas, há diminuição desse hormônio e aumento do ácido abscísico, responsável pela quebra da dormência.

Exercícios (UPE) Analise as afirmativas sobre a ação dos hormônios vegetais. Marque V para verdadeiro e F para falso. ( V ) Os floricultores costumam cortar ramos e colher flores, colocá-los em água e pulverizá-los com citocinina, para que durem mais, uma vez que esse hormônio retarda o envelhecimento celular. ( V ) As donas de casa costumam fazer cortes na casca do mamão verde e embrulhá-lo em jornal, isso provoca a liberação e o acúmulo do gás etileno, que acelera a maturação do fruto. ( F ) Os fruticultores costumam fazer a “poda de produção”, para aumentar o número de ramos, flores e frutos, removendo-se a gema apical, um centro ativo de produção de citocinina, inibidora do crescimento das gemas laterais. Ao se cortar a gema apical, as gemas laterais saem do estado de dormência e se desenvolvem, sob estímulo de outro hormônio, o etileno. ( V ) A partenocarpia comercial, visando à obtenção de frutos sem sementes, pode ser obtida pela pulverização de auxina sobre as flores não fecundadas, onde há desenvolvimento dos ovários e formação de frutos partenocárpicos. ( F ) Durante secas prolongadas, as plantas da caatinga perdem as folhas e há dormência das gemas apicais pelo aumento na produção de giberelina. Com a chegada das chuvas, há diminuição desse hormônio e aumento do ácido abscísico, responsável pela quebra da dormência.

Exercícios (PUC-SP) Na tira abaixo, é mostrado um fenômeno que ocorre de forma acentuada em regiões de clima temperado. No outono, constata-se uma diminuição de _1_ nas folhas de determinadas plantas, causando a produção de uma substância gasosa denominada _2_, o que leva ao fenômeno mostrado. No trecho, as lacunas 1 e 2 devem ser preenchidas correta e respectivamente por: a) giberilina e auxina. b) etileno e auxina. c) etileno e giberilina. d) auxina e giberilina. e) auxina e etileno.

Exercícios (PUC-SP) Na tira abaixo, é mostrado um fenômeno que ocorre de forma acentuada em regiões de clima temperado. No outono, constata-se uma diminuição de _1_ nas folhas de determinadas plantas, causando a produção de uma substância gasosa denominada _2_, o que leva ao fenômeno mostrado. No trecho, as lacunas 1 e 2 devem ser preenchidas correta e respectivamente por: a) giberilina e auxina. b) etileno e auxina. c) etileno e giberilina. d) auxina e giberilina. e) auxina e etileno.

Exercícios (UFV-MG) Sabe-se que os hormônios vegetais são substâncias orgânicas, simples ou complexas, que atuam em baixíssimas concentrações, que estimulam, inibem ou modificam, de algum modo, processos fisiológicos específicos e que atuam à distância ou não do seu local de síntese. Associe a segunda coluna de acordo com a primeira e assinale a opção que contém a sequência correta. I. Auxina II. Giberelina III. Ácido abscísico IV. Etileno V. Citocinina a) V, II, III, IV, I b) II, V, I, IV, III c) V, IV, II, I, III d) V, IV, III, I, II e) II, I, IV, V, III (  ) divisão celular (  ) amadurecimento de frutos (  ) estímulo à germinação de sementes (  ) alongamento de caule e tropismos (  ) inibição da germinação de sementes

Exercícios (UFV-MG) Sabe-se que os hormônios vegetais são substâncias orgânicas, simples ou complexas, que atuam em baixíssimas concentrações, que estimulam, inibem ou modificam, de algum modo, processos fisiológicos específicos e que atuam à distância ou não do seu local de síntese. Associe a segunda coluna de acordo com a primeira e assinale a opção que contém a sequência correta. I. Auxina II. Giberelina III. Ácido abscísico IV. Etileno V. Citocinina a) V, II, III, IV, I b) II, V, I, IV, III c) V, IV, II, I, III d) V, IV, III, I, II e) II, I, IV, V, III (  ) divisão celular (  ) amadurecimento de frutos (  ) estímulo à germinação de sementes (  ) alongamento de caule e tropismos (  ) inibição da germinação de sementes