Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução aos Novos Meios de Comunicação
Advertisements

As Intenções Presentes de Deus A Igreja como uma Janela
Federação Portuguesa de Atletismo
“O que é Bullying” 7º ANO D.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
Cyberbullying Workshop Professores Logotipo da escola 2012.
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
ESCALA DE ATITUDES DO AMOR
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Curso de ADMINISTRAÇÃO
EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
ONDE SUA FRANQUIA PODE CHEGAR? QUAL O SEU LIMITE?.
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
Deus, Espiritualidade e Fé na vida do Adolescente
O PERFIL DO ANIMADOR VOCACIONAL
Provas de Concursos Anteriores
RELAXA ..., ESCUTA ..., E ADMIRA!.
Educação para a Cidadania. Áreas Temáticas InicialInicial > Áreas TemáticasÁreas Temáticas eas Temáticas.
BULLYING O termo “bullying” tem o seu significado da palavra inglesa para definir a forma intencional de maltratar outra pessoa.
As Coisas Que Aprendi Na Vida ...PORQUE VIVER É APRENDER A VIVER !!!
Renda até 2 SM.
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
1.- Caminha de 10 a 30 min. todos os días.... Sorrindo enquantro caminhas. 2.- Ora na intimidade com Deus pelo menos 10 min. cada dia. Em segredo, se.
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
Perceção dos professores acerca dos comportamentos em contexto de aula
Escolas Secundárias. Comunicar Aprender Jogar Explorar Partilhar.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
RELAXA... ESCUTA... E ADMIRA ! - AUTOMÁTICO -.
Crianças e jovens na Internet Uma visão sobre o concelho de Sintra JANEIRO 2013.
RELAXE ..., ESCUTE ..., E ADMIRE! - AUTOMÁTICO -.
Plataforma Brasil – Submissão de pesquisa
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
O PODER DOS PAIS: ECA E PRÁTICAS EDUCATIVAS
Actividade A - Sendo um meio de comunicação muito atractivo, tanto visual como auditivo: pode restringir a vontade da criança comunicar por outras formas.
RELAXE, ESCUTE e ADMIRE! - AUTOMÁTICO -.
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
RELAXA ..., ESCUTA ..., E ADMIRA!.
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
CLASSIFICAÇÃO DE FILMES
Irradiações 1- Definição 2- Mecânica da Irradiação
Escola Secundária c/3º ciclo de Tondela Área de projecto 8ºB
Módulo 4: Intervenção Curso de formación ¡Déjame ser Yo! Curso de Formação Let me be ME!
EDUCANDO NOS TEMPOS ATUAIS O PAPEL DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS
ALGUNS SEGREDOS DA ARTE DE EDUCAR.
45 Lições Que A Vida Me Ensinou..
Consciencialização sobre o Bullying
1 Aplicações do Fecho Regular. 2 A interseção de uma linguagem livre de contexto e uma linguagem regular é uma linguagem livre de contexto livre de contexto.
1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Máquina de Turing Universal
Perigos relacionados com a internet
Cyberbullying É uma forma de violência verbal e psicológica, usada para humilhar e atormentar vítimas indefesas.
Perigos relacionados com a internet
Escolas Secundárias. Comunicar Aprender Jogar Explorar Partilhar.
Tema: Internet e Segurança
BULLYING O QUE E ???.
TODOS CONTRA A PEDOFILIA
CUIDADOS A TER COM A INTERNTE
DIA DA INFORMÁTICA ESCOLA SECUNDÁRIA JOSÉ SARAMAGO 7 DE MAIO DE 2008 Oradores António Ferreira Helena Ferreira Isabel Caetano Segurança na Internet.
Temperamentos.
SEGURANÇA – responsabilidade de todos; também sua! António Morgado prof. Ed. Física – EB 2,3 de Rio Tinto.
Alunos – Intervenção em Gupo Alunos – Intervenção em Gupo DenominaçãoDestinatários N.º Sessões Duração Objetivos Gerais Métodos de Estudo “Sei Organizar-me”
Dia da Internet mais Segura Trabalho realizado pelos alunos do 9ºC.
COMUNICAR EM SEGURANÇA Pais e Encarregados de Educação.
O que andas a fazer na Internet? 2 Começando pelo básico…. Escrever a = 3.
Transcrição da apresentação:

Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Módulo 3 Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Conor Mc Guckin1, Lucie Corcoran1, Niall Crowley1, Mona O’Moore 1, Oystein Samnoen2 and Rune H. Rasmussen2 (1) Trinity College Dublin (Ireland), (2) Kids and Media (Norway)

Dotar os pais de conhecimentos para que fiquem a saber: Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: Como detetar, intervir e prevenir Objetivos e resultados esperados de aprendizagem Dotar os pais de conhecimentos para que fiquem a saber: Como detetar o cyberbullying; O que fazer no caso de o(a) seu(sua) filho(a) estar a ser vítima de cyberbullying O que fazer no caso de o(a) seu(sua) filho(a) estar a cometer cyberbullying Como prevenir o cyberbullying © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.2

Cyber-bullying Parte II: Intervenção Parte I: Deteção Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Parte I: Deteção Como hei-de saber que o(a) meu(minha) filho(a) está envolvido em cyberbullying? Parte II: Intervenção O que podem os pais fazer se o(a) seu(sua) filho(a) for afetado(a)? Cyber-bullying Parte III: Prevenção O que podem os pais fazer para prevenir o Cyberbullying? © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.3

Cyber-bullying Deteção: Como detetar o cyberbullying Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Deteção: Como detetar o cyberbullying Cyber-bullying Possíveis sinais de que uma criança está a ser vitimizada © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.4

Deteção do cyberbullying Entrevista Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Deteção do cyberbullying Entrevista Fonte: http://old.digizen.org/cyberbullying/mum.aspx M3.5

Quais são as suas experiências? Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Atividade Discussão O que pensa? Quais poderão ser os sinais do cyberbullying? Quais são as suas experiências? © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.6

Identificar os efeitos da vitimização Deteção do cyberbullying Identificar os efeitos da vitimização © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.7

Identificar os efeitos da vitimização Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Deteção do cyberbullying Vítimas de cyberbullying Identificar os efeitos da vitimização Maior frequência de problemas de saúde Estes englobam sintomas como dores de cabeça e de barriga, absentismo frequente, dificuldade em dormir ou depressão. Alterações de comportamento O(A) jovem parece angustiado(a) ou ansioso(a), contudo recusa-se a dizer o que o(a) perturba. © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.8

Identificar os efeitos da vitimização Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Deteção do cyberbullying Vítimas de cyberbullying Identificar os efeitos da vitimização Alterações relacionadas com a escola Falta de interesse ou relutância em ir à escola. Possível quebra no rendimento escolar. © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.9

Identificar os efeitos da vitimização Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Deteção do cyberbullying Vítimas de cyberbullying Identificar os efeitos da vitimização Expressões negativas/emocionais após utilizar os media sociais A criança parece zangada ou perturbada após ter estado online ou ter lido uma mensagem de texto. © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.10

Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Atividade Vítimas de cyberbullying Atividade ‘Suponha que tem a sensação de que o(a) seu(sua) filho(a) pode estar a ser vítima de cyberbullying’.. Como poderá encetar uma conversa sobre este assunto com o/a seu/sua filho/a ? O que poderá fazer caso o/a seu/sua filho/a se recuse a conversar consigo sobre este assunto? © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.11

Cyber-bullying Deteção do cyberbullying Deteção: Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Deteção do cyberbullying Deteção: Como detetar o cyberbullying Cyber-bullying Possíveis sinais de que uma criança anda a vitimizar outras © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.12

Possíveis sinais de que uma criança anda a vitimizar outras Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Deteção do cyberbullying Jovens que vitimizam outros Possíveis sinais de que uma criança anda a vitimizar outras Dificuldades em manter amizades Ocultar aos pais o uso dos meios de comunicação Expressão carregada antes ou após usar os media sociais Abordagem de terceiros © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.13

Deteção do cyberbullying Entrevista Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Deteção do cyberbullying Entrevista Fonte: http://old.digizen.org/cyberbullying/kim.aspx M3.14

O que motiva e desencadeia o cyberbullying Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Deteção do cyberbullying Jovens que vitimizam outros O que motiva e desencadeia o cyberbullying O bullying é visto como algo de normal Tédio Conflitos interculturais Conflitos na turma (conflitos interpessoais) Alteração das amizades © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.15

Proveito do cyberbullying para quem o comete Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Deteção do cyberbullying Jovens que vitimizam outros Proveito do cyberbullying para quem o comete Alívio O bullying funciona como válvula de escape para a agressividade acumulada; o impacto é frequentemente subestimado. Reconhecimento do grupo O bullying é utilizado para efeitos de reputação, como por exemplo ser-se especialmente “fixe”. Fortalecimento de um certo sentido de comunidade O bullying é normalmente cometido em grupo, gerando portanto o sentimento de que “a união faz a força”. Demonstração de poder O bullying é usado como demonstração de força, para deixar claro “quem é que manda”. Medo Medo de ser vitimizado. © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.16

Conclusões Deteção do cyberbullying Parte I: Deteção do cyberbullying Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Deteção do cyberbullying Parte I: Deteção do cyberbullying Conclusões Sinais que podem indicar que uma criança está a ser vitimizada: Sinais que podem indicar que uma criança anda a vitimizar outras: Desinteresse ou perda de amizades Problemas de saúde mais frequentes Alterações de comportamento Alterações relacionadas com a escola Expressões negativas e emocionais depois de usar os media sociais Dificuldades em manter amizades Ocultar aos pais o uso dos media Expressão carregada durante ou após usar os media sociais Abordagem de terceiros © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.17

O que podem os pais fazer se o(a) seu(sua) filho(a) for afetado(a)? Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Intervenção Parte II: Intervenção O que podem os pais fazer se o(a) seu(sua) filho(a) for afetado(a)? Cyber-bullying © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.18

Intervenção Ajudar os jovens que tenham sido vitimizados Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Intervenção Ajudar os jovens que tenham sido vitimizados O que devo fazer? Dicas para as pessoas afetadas – Medidas urgentes O que podem os pais fazer, a um nível mais avançado, para apoiar o/a filho/a © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.19

Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Atividade Discussão O que pensam? O que podem ou devem os pais fazer ao descobrir que o(a) filho(a) foi vitimizado(a)? © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.20

Dicas para as pessoas afetadas Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Intervenção Ajudar os jovens que tenham sido vitimizados Dicas para as pessoas afetadas Ações imediatas Ouça atentamente o(a) seu(sua) filho(a) Fique calmo Bloqueie o ciberagressor Não responda ao agressor Recolha provas © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.21

Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Intervenção Ajudar os jovens que tenham sido vitimizados O que podem os pais fazer, a um nível mais avançado, para apoiar o/a filho/a Proporcionar um ambiente de segurança Diga ao(à) seu(sua) filho(a) que está ao lado dele(a), no caso de ele(a) sentir que não é capaz de parar o cyberbullying por conta própria. © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.22

Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Intervenção Ajudar os jovens que tenham sido vitimizados O que podem os pais fazer, a um nível mais avançado, para apoiar o/a filho/a Se tiver uma suspeita específica, precisará de muita paciência e de novas oportunidades para conversar. Seja paciente! quando abordados pelos adultos a propósito do bullying, as vítimas tendem inicialmente a não o referir; o mais frequente é precisarem de tempo para o fazer. ‘Código de silêncio’ (medo de “fazer queixinhas” ao professor). Fale com o/a seu/sua filho/a sobre a diferença entre “fazer queixinhas” ao professor e procurar ajuda! Fale com o/a seu/sua filho/a sobre bullying e cyberbullying. © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.23

Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Intervenção Ajudar os jovens que tenham sido vitimizados O que podem os pais fazer, a um nível mais avançado, para apoiar o/a filho/a Descobrir o que está errado: Tente obter uma visão geral da situação: O que aconteceu? Quem esteve envolvido? Qual é o papel do/a seu/sua filho/a na situação? © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.24

Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Intervenção Ajudar os jovens que tenham sido vitimizados O que podem os pais fazer, a um nível mais avançado, para apoiar o/a filho/a Assegure ao/à seu/sua filho/a que qualquer vítima tem direito a ajuda e apoio; Ninguém é capaz de resolver a situação sozinho; Deixe claro que o problema está no agressor e não na vítima; Assegure-lhe que a responsabilidade é do agressor e não da vítima. © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.25

Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Intervenção Ajudar os jovens que tenham sido vitimizados O que podem os pais fazer, a um nível mais avançado, para apoiar o/a filho/a Não deite achas para a fogueira; Torne bem claro que não se deve ripostar nem física nem verbalmente, e que o melhor é mesmo nem sequer responder. © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.26

Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Intervenção Ajudar os jovens que tenham sido vitimizados O que podem os pais fazer, a um nível mais avançado, para apoiar o/a filho/a Cultive a autoestima em casa Aumente a resistência aos efeitos negativos do bullying cultivando uma autoestima positiva. © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.27

Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Intervenção Ajudar os jovens que tenham sido vitimizados O que podem os pais fazer, a um nível mais avançado, para apoiar o/a filho/a Reporte o problema Informe-se sobre a legislação. Pode contactar a escola, a polícia, etc. © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.28

Como contactar os fornecedores de serviços? Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Intervenção Ajudar os jovens que tenham sido vitimizados Como contactar os fornecedores de serviços? Redes sociais Ignorar pessoas, botão de denúncia; contactar o fornecedor do serviço: bloquear o bully Sítios de partilha de vídeos Remover vídeos ou filmes, “sinalizar como impróprio” Instant Messenger Usar a função “bloquear” Salas de Chat/Fóruns/Blogues Usar o botão “report”, eliminar mensagens ou comentários Operador de telemóvel Identificar o número; solicitar um novo número de telefone móvel ao operador E-Mail Colocar o endereço de e-mail do agressor na sua lista de spam © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.29

Ajudar os jovens que tenham sido vitimizados Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Intervenção Ajudar os jovens que tenham sido vitimizados Estratégias de coping Que estratégias de coping são eficazes e quais são ineficazes? © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.30

Estratégias de coping Intervenção Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Intervenção Estratégias de coping Sociais Procurar ajuda de amigos, família, professores, etc. Aggressivas Retaliação, agressões físicas; ameaças verbais; Assentes num sentimento de impotência Desesperança; desamparo, passividade; Cognitivas Tentar compreender o comportamento e os motivos dos bullies. © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.31

Estratégias de coping ineficazes Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Intervenção Estratégias de coping Estratégias de coping ineficazes Assentes num sentimento de impotência Aceitação passiva: não informar ninguém por medo O cyberbullying continua Evitar a situação: Não pára o bullying ou desafia o perpetrador © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.32

Estratégias de coping ineficazes Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Intervenção Estratégias de coping Estratégias de coping ineficazes Agressivas Retaliação, agressões físicas; ameaças verbais Frequentemente inapropriadas e potencialmente muito perigosas © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.33

Estratégias de coping eficazes Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Intervenção Estratégias de coping Estratégias de coping eficazes Sociais Procurar ajuda de amigos, família, professores, etc. Contar a alguém Amizade Envolvimento activo em apoio de pares © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.34

Estratégias de coping eficazes Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Intervenção Estratégias de coping Estratégias de coping eficazes Cognitivas Tentar compreender o comportamento e os motivos dos bullies Calma Amizade com o bully © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.35

Manuais sobre segurança na Internet Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Intervenção Manuais sobre segurança na Internet Exemplos de Portugal http://www.iacrianca.pt/espaco-crianca/livro_pdf_criancas_seguras_na_web/index.html http://www.seguranet.pt/repositorymodule/collection_view/id/245/ © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.36

Linhas de Ajuda Intervenção Exemplos de Portugal Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Intervenção Linhas de Ajuda Exemplos de Portugal - Linha Ajuda, do Projeto Internet Segura: 808 91 90 90 Se preferires não telefonar: LinhaAjuda@internet segura.pt Linha Alerta, do Projeto Internet Segura http://linhaalerta.internetsegura.pt/ para denunciar conteúdos ilegais Associação de Apoio à Vitima (APAV) 707 20 00 77 Instituto de Apoio à Criança (IAC): 116 111 soscrianca@net.sapo.pt © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.37

Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Intervenção Ajudar jovens envolvidos na vitimização de terceiros Como devem os pais reagir se o(a) seu(sua) filho(a) está envolvido(a) na vitimização de terceiros Sensibilizar, com rigor, para aquilo que é o cyberbullying; Descobrir o que está a provocar o cyberbullying; Discutir as regras de uma utilização responsável do computador e da Internet. © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.38

Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Intervenção Ajudar jovens envolvidos na vitimização de terceiros Como devem os pais reagir se o(a) seu(sua) filho(a) está envolvido(a) na vitimização de terceiros Acompanhar e supervisionar adequadamente o uso da Internet Ensinar competências empáticas em casa Cultivar a autoestima em casa Facilitar a “catarse” em crianças especialmente ativas (ou seja, “libertar energias de uma maneira positiva”) Falar sobre direitos humanos! © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.39

Ajudar os jovens que tenham testemunhado atos de cyberbullying: Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Intervenção Ajudar os jovens que tenham testemunhado atos de cyberbullying: ‘Como deverei agir?’ © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.40

Deteção do cyberbullying Entrevista Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Deteção do cyberbullying Entrevista Fonte: http://old.digizen.org/cyberbullying/rob.aspx M3.41

Exemplos de questões que os pais poderão colocar aos filhos Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Intervenção Ajudar os jovens que tenham testemunhado atos de cyberbullying Exemplos de questões que os pais poderão colocar aos filhos Como descreverias o sucedido? Quem achas que esteve envolvido como agressor(es)? O que é que achaste de tudo o que aconteceu? Como é que achas que a vítima se sentiu com o que aconteceu? O que é que tu fizeste? © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.42

Exemplos de questões que os pais poderão colocar aos filhos Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Intervenção Ajudar os jovens que tenham testemunhado atos de cyberbullying Exemplos de questões que os pais poderão colocar aos filhos O que significa ser-se espetador? Que responsabilidade tem o espetador? Sugeres alguma coisa que pudesse ter sido feita de outro modo pela criança que testemunhou o ataque? Há alguma coisa que a criança que presenciou os ataques, ou os seus pais, sintam necessidade de esclarecer, dizer ou fazer, tanto à vítima como ao agressor? © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.43

Conclusões (I) Intervenção Parte II: Intervenção Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Intervenção Parte II: Intervenção Conclusões (I) O que podem os pais fazer a um nível mais avançado? Proporcionar uma atmosfera de segurança Descobrir o que está errado Não deitar “achas para a fogueira” Deixar claro que o problema está no agressor e não na vítima Cultivar a autoestima em casa Denunciar o problema Ações imediatas Ouça atentamente o(a) seu(sua) filho(a) Fique calmo em caso de incidentes Bloqueie o cyberbully Não responda Guarde as provas © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.44

Conclusões (II) Intervenção Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Intervenção Parte II: Intervenção Conclusões (II) Como devem os pais reagir se o(a) seu(sua) filho(a) está envolvido(a) na vitimização de terceiros Sensibilizar, com rigor, para aquilo que é o ciberbullying Descobrir o que está a provocar o cyberbullying Discutir as regras de uma utilização responsável do computador e da Internet Falar sobre direitos humanos! © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.45

O que podem os pais fazer para prevenir o Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Prevenção Cyber-bullying Parte III: Prevenção O que podem os pais fazer para prevenir o Cyberbullying? © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.46

O que podem os pais fazer para prevenir o cyberbullying? Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Atividade Discussão O que pensa? O que podem os pais fazer para prevenir o cyberbullying? © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.47

O que podem os pais fazer para prevenir o cyberbullying? Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Prevenção O que podem os pais fazer para prevenir o cyberbullying? Construa um lar em que toda a família converse Ao criar uma cultura familiar em que pais e filhos se habituem a conversar uns com os outros sobre os seus assuntos pessoais, aumenta-se a probabilidade de os filhos abordarem os problemas quando ainda em fase inicial. © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.48

Os prós e os contras de monitorizar o uso da Internet Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Prevenção O que podem os pais fazer para prevenir o cyberbullying? Os prós e os contras de monitorizar o uso da Internet A monitorização excessiva pode constituir uma violação grave da privacidade. Se um(a) filho(a) está a criar conteúdos (e.g., perfil no Facebook) que podem ser vistos pelo público, um pai deve igualmente ser autorizado a vê-los de vez em quando. Se isto for discutido previamente com o(a) filho(a), e se se enfatizar que o pai não irá ler todas as comunicações do(a) filho(a), gera-se maior confiança. © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.49

O que podem os pais fazer para prevenir o cyberbullying? Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Prevenção O que podem os pais fazer para prevenir o cyberbullying? Converse com o seu filho acerca da utilização segura e conscienciosa dos media digitais Protege a tua privacidade Expressa-te com precaução Ajuda os outros quando estes são insultados Trata os outros do mesmo modo que gostarias que te tratassem a ti © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.50

O que podem os pais fazer para prevenir o cyberbullying? Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Prevenção O que podem os pais fazer para prevenir o cyberbullying? Prepare o seu filho para eventuais desafios O que é o cyberbullying? Que motivos poderão levar alguém a agredir outras pessoas nos media sociais? O que é que fazes se alguém te agredir através da Internet ou do telemóvel? © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.51

Tópicos para discutir com o(a) seu(sua) filho(a) (I) Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Prevenção O que podem os pais fazer para prevenir o cyberbullying? Tópicos para discutir com o(a) seu(sua) filho(a) (I) Comportamento social nos media sociais: Onde é que traças a fronteira entre a provocação brincalhona e o bullying? O que é que achas de espalhar boatos sobre os outros? O que é que fazes se alguém que tu conheces for maltratado na Internet ou via telemóvel? Porque é que pode ser difícil contar a terceiros se estiveres a ser vítima de bullying? © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.52

Tópicos para discutir com o(a) seu(sua) filho(a) (II) Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Prevenção O que podem os pais fazer para prevenir o cyberbullying? Tópicos para discutir com o(a) seu(sua) filho(a) (II) Cyberbullying O que é que fazes se alguém te agredir através da Internet ou do telemóvel? O que é que significa ser um espetador ou circunstante? O que é que fazes se alguém que tu conheces estiver a ser vítima de cyberbullying? O que é que fazes se fores tu o alvo do bullying? O que é que fazes se, através da Internet ou do telemóvel, tiveres feito a outra pessoa alguma coisa de que estejas arrependido? © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.53

Tópicos para discutir com o(a) seu(sua) filho(a) (III) Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Prevenção O que podem os pais fazer para prevenir o cyberbullying? Tópicos para discutir com o(a) seu(sua) filho(a) (III) O que diz a legislação nacional sobre desafios como: Espalhar boatos? Assédio? Publicar fotografias sem autorização? Ameaças? Roubo de identidade? © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.54

O que diz a lei? (I) Prevenção Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Prevenção O que podem os pais fazer para prevenir o cyberbullying? O que diz a lei? (I) O cyberbullying não é ainda considerado um crime Mas a variedade de atividades constituintes do cyberbullying permite que sejam tomadas medidas legais: Publicar imagens ou vídeos sem autorização: põe em causa direitos de autor; direito à integridade da própria imagem. Espalhar calúnias em fóruns, blogues ou redes sociais: a vítima pode apresentar uma queixa relatando a difamação /calúnia. Assédio persistente via e-mail, Messenger ou SMS: a vítima pode apresentar uma queixa contra a perseguição, ameaças, etc. © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.55

O que diz a lei? (II) Prevenção Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Prevenção O que podem os pais fazer para prevenir o cyberbullying? O que diz a lei? (II) Comportamento ameaçador, chantagem e intimidação são ofensas criminais! O bullying escolar, no direito vigente, é protegido através dos crimes contra pessoas (integridade física, liberdade pessoal e sexual, honra). Ex: crimes de homicídio, de ofensas à integridade física, de ameaça, de coação, de difamação e injúria (Código Penal). Nos casos mais graves de coação e de ofensas à integridade física, estes crimes assumem a natureza pública. © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.56

O que podem os pais fazer para prevenir o cyberbullying? Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Prevenção O que podem os pais fazer para prevenir o cyberbullying? Desenvolver uma autoconfiança sólida Mostre à criança que não lhe é indiferente: “Estou a ver-te. És dos nossos. Tens imensas capacidades. Adoro-te”. Saliente que você vai ajudar e apoiar o/a seu/sua filho/a e que ele/ela pode confiar em você. © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.57

Atividade: Incentivar os pontos fortes Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Atividade O que podem os pais fazer para prevenir o cyberbullying? Atividade: Incentivar os pontos fortes Quais considera serem os dons/capacidades/pontos fortes do seu filho/filha? Enquanto pai/mãe, como acha que pode encorajar e capacitar o(a) seu(sua) filho/filha a desenvolver as suas próprias capacidades? Enquanto pai/mãe, como acha que pode transmitir ao(à) seu(sua) filho/filha que o/a ama? © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.58

O que podem os pais fazer para prevenir o cyberbullying? Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Prevenção O que podem os pais fazer para prevenir o cyberbullying? Promover a empatia O comportamento nos media sociais leva, em muitos casos, a que as crianças não tenham consciência de que os seus atos podem prejudicar terceiros. Faz, portanto, sentido sensibilizar para esta matéria. © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.59

O que podem os pais fazer para prevenir o cyberbullying? Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Prevenção O que podem os pais fazer para prevenir o cyberbullying? Aprender a respeitar e dar valor aos outros Que significa dizer "Os meus respeitos"? Qual a diferença entre “respeitar“ e “gostar de“ alguém? © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.60

O que podem os pais fazer para prevenir o cyberbullying? Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Prevenção O que podem os pais fazer para prevenir o cyberbullying? Reagir positivamente Ao responderem às solicitações dos filhos num registo positivo, os pais podem corrigir o comportamento destes sem os desalentar. © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.61

Conclusões Prevenção Construa um lar em que toda a família converse Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Prevenção Parte III: Prevenção Conclusões Construa um lar em que toda a família converse Converse com o(a) seu(sua) filho(a) acerca da utilização segura e conscienciosa dos media digitais Prepare o seu filho para eventuais desafios Desenvolva uma autoconfiança sólida Promova a empatia Aprender a respeitar e dar valor aos outros Dê feedback positivo © CyberTraining-4-Parents, 2012 http://cybertraining4parents.org/ M3.62

Entrevista Fonte: http://old.digizen.org/cyberbullying/scd.aspx Módulo 3: Os pais perante o cyberbullying: como detetar, intervir e prevenir Entrevista Fonte: http://old.digizen.org/cyberbullying/scd.aspx M3.63

Pela equipa do CyberTraining-4-Parents Obrigados! Pela equipa do CyberTraining-4-Parents This project has been founded with support form the European Commission. This communication reflects the views only of the authors, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein. CT4P 510162-LLP-1-2010-1-DE-GRUNDTVIG-GMP © CT4P 2010-2012 www.cybertraining4parents.org