A atenção obstétrica, neonatal, infantil e os desafios para alcançar os ODM 3, 4 e 5

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MINISTÉRIO DA SAÚDE Plano de Ações Estratégicas de Redução da Mortalidade Infantil e Materna - Amazônia Legal e Nordeste Brasileiro PLANO DE QUALIFICAÇÃO.
Advertisements

Saúde Reprodutiva e Maternidade Saudável: Legislação Nacional em Conformidade com o Direito Internacional dos Direitos Humanos.
Universidade Federal de Pelotas
Ações Estratégicas na Atenção Básica
SAÚDE DA CRIANÇA Profª.: Mayara Thomaz.
QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA
XXIX CONGRESSO NACIONAL DO CONASEMS BRASILIA – JULHO
BH - REDE ASSISTENCIAL habitantes 9 Distritos Sanitários
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
Redução da Mortalidade Infantil e do Componente Neonatal
Humanizando o Atendimento Pré-Natal e Parto
Projeto Redução das Desigualdades na Região Nordeste e Amazônia Legal
REDE MATERNO-INFANTIL
16ª Dires – Jacobina 21ª Dires – Irecê
DIRETORIA DE ATENÇÃO BÁSICA
Estratégias para Redução da Mortalidade Materna e Infantil na Bahia
Recomendações para elaboração do Plano de Ação
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
CARAVANA EM DEFESA DO SUS - EVENTO PARAÍBA PLANO ESTADUAL DE SAÚDE DA PARAÍBA – AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS 2009/2010.
A Política de Gestão Estratégica e Participativa no SUS
ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE
Oficina de Trabalho da Rede de Atenção Oncológica
Secretaria Estadual de Saúde Departamento de Ações em Saúde Coordenação Estadual de Atenção Básica - Saúde da Família Política Estadual para Atenção Básica.
Diretor do Departamento de Atenção Básica
SAÚDE TODA HORA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS Reunião com diretores dos 11 hospitais/portas estratégicas, gestores estaduais e municipais Brasília, 26.
Política Nacional de Humanização
Fórum experiências exitosas em 2013
Ações e Atividades do Enfermeiro nos Programas de Assistência à Mulher
Regionalização Solidária.
Escola Nacional de Saúde Pública - junho de 2005
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
Mude a história cuidando das crianças hoje novembro, 2014.
Saúde Integral da Criança
PROMOÇÃO DO PARTO NORMAL NA SAÚDE SUPLEMENTAR
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Workshop de Atenção à Gestante
ATENÇÃO A SAÚDE DA CRIANÇA MUNICÍPIO DE CASCAVEL
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
POLÍTICA ESTADUAL DE REGULAÇÃO
A Rede Mãe Paranaense Em 2011 a SESA iniciou o processo de implantação da Rede Mãe Paranaense com a introdução da estratificação de Risco das gestantes.
1.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
NASCER NO PARANÁ DIREITO À VIDA 01/21.
PANORAMA DA REDE MATERNA Área Técnica da Saúde da Mulher
PROGRAMA FILHOS DE TRÊS BARRAS DO PARANÁ
As políticas de Atenção a Saúde da Criança e do Adolescente
Avaliação da Implantação da LCGP
Saúde da Mulher Ações de 2010 e planejamento para 2011
OFICINA DE QUALIFICAÇÃO DE FACILITADORES DO NASF
1.
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL
Atenção Integral à Saúde da Mulher Fortalecimento da Política Nacional de Atenção Integral da Saúde da Mulher no componente de atenção obstétrica.
A SESA tem investido desde 2011 na melhoria da Atenção Primária em todos os municípios, em 2011 instituiu o Programa de Qualificação da APS.
Encontro Estadual do PMAQ
Redução da Mortalidade Infantil e do Componente Neonatal
“Estratégia para o apoio a implementação de Redes Integradas de Atenção a Saúde” 17 de Novembro de 2009 DARA/SAS/MS.
AS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE NO PARANÁ O que é a Rede Mãe Paranaense É um conjunto de ações que envolve a captação precoce da gestante, o seu acompanhamento.
Rede Cegonha Portaria nº 1.459, de
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
SISPART – PLANO DE AÇÃO DAS REDES TEMÁTICAS
Saúde Mais Perto de Você – Acesso e Qualidade Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) Saúde Mais Perto de Você.
Baixo investimento em estratégias de promoção da qualidade de vida e saúde. Modelo assistencial ainda fortemente centrado na oferta de serviços e não.
Ações Necessárias Hospitais
Transcrição da apresentação:

A atenção obstétrica, neonatal, infantil e os desafios para alcançar os ODM 3, 4 e 5 A partir dos esforços para melhorar a saúde materno-infantil, tais como:   Programa de Humanização do Parto e Nascimento – PHPN 2000 Pacto pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal – 2004 Agenda de Atenção Integral à Saúde da Criança - 2005 Compromisso para Acelerar a Redução da Desigualdade na Região Nordeste e Amazônia Legal – 2009 Estratégia Brasileirinhos e Brasileirinhas Saudáveis - 2010 Ainda identificam-se: Elevadas taxas de morbi-mortalidade materna e infantil, sobretudo a neonatal Rede de atenção fragmentada e pouco resolutiva Modelo inadequado de atenção, não respeitando as evidências científicas, os princípios de humanização do cuidado e os direitos da mulher e da criança

O QUE É A REDE CEGONHA? Estratégia que visa organizar uma rede de cuidados que assegure: à mulher: o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério à criança: o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis TENDO COMO PRINCÍPIOS: a participação e a mobilização social o enfoque de gênero a defesa dos direitos humanos o respeito à diversidade cultural, étnica e racial e às diferenças regionais a garantia dos direitos sexuais e dos direitos reprodutivos de mulheres, homens, jovens e adolescentes a promoção da equidade

PRINCIPAIS OBJETIVOS DA REDE CEGONHA: Fomentar a implementação de um novo modelo de atenção à saúde da mulher e à saúde da criança com foco na atenção ao parto, ao nascimento, ao crescimento e ao desenvolvimento da criança de zero aos vinte e quatro meses Organizar a Rede de Atenção à Saúde Materna e Infantil para que esta garanta acesso, acolhimento e resolutividade Reduzir a mortalidade materna e infantil com ênfase no componente neonatal

DIRETRIZES: Garantia do acolhimento com avaliação e classificação de risco e vulnerabilidade, ampliação do acesso e melhoria da qualidade do PRÉ-NATAL Garantia de VINCULAÇÃO da gestante à unidade de referência e ao transporte seguro Garantia das boas práticas e segurança na atenção ao PARTO E NASCIMENTO Garantia da atenção à saúde das CRIANÇAS de 0 a 24 meses com qualidade e resolutividade Garantia de acesso às ações do PLANEJAMENTO REPRODUTIVO

Componente PRÉ-NATAL: Pré-natal nas UBS com captação precoce e qualidade da atenção: Ampliação dos exames realizados durante o pré-natal: teste rápido de gravidez e de sífilis Kit para UBS, gestantes e parteiras Apoio ao deslocamento para as consultas de pré-natal e para o local em que será realizado o parto Vinculação da gestante desde o pré-natal ao local em que será realizado o parto (plano de vinculação) Elaboração e implantação de Cadernos de Atenção Básica para qualificar o cuidado à gestante e à criança Desenvolvimento de Cursos de Educação à Distância (EAD), via UNASUS, para capacitação das equipes de atenção básica Qualificação do sistema e da gestão da informação – SISPRENATAL WEB Kit UBS, kit gestante, kit parteira, Política de Atenção Primária, testes rápidos

SEGURANÇA NA ATENÇÃO AO PARTO E NASCIMENTO Realização de Acolhimento com Classificação de Risco nos serviços de atenção obstétrica e neonatal Estímulo à implementação de equipes horizontais do cuidado nos serviços de atenção obstétrica e neonatal Estímulo à implementação de Colegiado Gestor nas maternidades, além de outros dispositivos de co-gestão PARTO HUMANIZADO: Direito a acompanhante durante a internação Oferta de métodos de alívio da dor Liberdade de posição no parto Contato pele a pele mãe – bebê Acolhimento adequado às especificidades étnico-culturais

Componente PARTO E NASCIMENTO: Construção/reforma e aquisição de equipamentos para Casas da Gestante, do Bebê e da Puérpera Construção/reforma e aquisição de equipamentos para Centros de Parto Normal Peri ou Intra-Hospitalares Adequação da ambiência das maternidades para o parto seguro e humanizado, de acordo com a RDC nº 36/2008 da ANVISA Qualificação de profissionais de saúde em boas práticas de atenção ao parto e ao nascimento Suficiência de leitos (leitos obstétricos em maternidades que atendem gestantes de alto-risco, UTI adulto e neonatal, UCI neonatal e Canguru) de acordo com as necessidade locorregionais  

CASAS DA GESTANTE E DO BEBÊ Serão instaladas junto a todas as maternidades de alto risco. Casa da Gestante, Bebê e Puérpera é uma unidade de cuidado peri-hospitalar que acolhe, orienta, cuida e acompanha gestantes, puérperas e RN`s que embora não estejam imediatamente com necessidade de atendimento hospitalar, necessitam  de acompanhamento supervisionado em ambiente não hospitalar. Abrigam: Gestantes de pré-natal de alto risco, no final da gravidez que moram em locais de difícil deslocamento para a chegada nas unidades de alto risco em momento oportuno Mães que têm bebês internados na UTI/UCI ou em tratamento clínico que não exija internação hospitalar Não podem retornar ao domicílio, naquele momento, pelo grau de risco do problema apresentado e pela distância e/ou dificuldade de deslocamento para o local de residência RN`s que embora em condições clínicas de alta hospitalar, necessitam de acompanhamento supervisionado em ambiente não hospitalar. 9

Componente PUERPÉRIO E ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA: Promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável Acompanhamento da puérpera e da criança na atenção básica com visita domiciliar na primeira semana após a realização do parto e nascimento Busca ativa de recém-nascidos de risco e de crianças em situação de vulnerabilidade Busca ativa de puérperas de risco ou em situação de vulnerabilidade Garantia do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança na atenção básica Garantia do acesso às vacinas disponíveis no SUS Fortalecimento do vínculo familiar com a UBS Implementação de estratégias de comunicação social e programas educativos relacionados à saúde sexual e à saúde reprodutiva Orientação e oferta de métodos contraceptivos - Apoio à mãe com bebê internado em UTI neo

Componente SISTEMA LOGÍSTICO: TRANSPORTE SANITÁRIO E REGULAÇÃO Transporte seguro: SAMU cegonha – ampliar as ambulâncias de suporte avançado com incubadoras e ventiladores neonatais Vaga sempre: elaboração e implementação, nas regiões de saúde, do plano de vinculação da gestante ao local de ocorrência do parto Apoiar a implantação/implementação de Centrais de Regulação

OPERACIONALIZAÇÃO E GOVERNANÇA DA REDE CEGONHA : A Rede Cegonha será implantada em todo território nacional. A estratégia para o início da implantação seguirá critérios epidemiológicos e de densidade populacional. FASE 1 – Adesão e Diagnóstico: alinhamento conceitual e operacional da Rede Cegonha no Estado, homologação da Região de Saúde inicial para implementação da Rede Cegonha e instituição de um grupo condutor formado por SES, COSEMS e apoio institucional do MS. Pactuação da linha de base da Rede Cegonha no Estado: Matriz diagnóstica. Estados com adesão à Rede Cegonha homologada em CIB: BA; RJ; MG; Estados em processo de adesão à Rede Cegonha com apoio do MS: RS, PE, AL, SE e PA. Estados com reuniões com MS programadas: ES,PR, SP,PI. Estados com planejamento participativo para validação dos desenhos da Rede Cegonha e construção do Plano de Ação: BA (fase2) Até o final de outubro os 17 Estados da Amazônia Legal e Nordeste com reuniões do GCE realizada com a presença do MS.

OPERACIONALIZAÇÃO e GOVERNANÇA DA REDE CEGONHA: FASE 2 – Desenho Regional da Rede Cegonha: realização da análise situacional, desenho da RC na CIR, construção dos planos de ação regional e municipais e estímulo à instituição do Fórum Rede Cegonha (estadual e ou regionais). FASE 3 – Contratualização dos pontos de atenção: contratualização dos pontos de atenção da Rede de acordo com os planos de ação municipais e instituição do Grupo Condutor Municipal, com apoio institucional da SES. Os recursos na modalidade de incentivo, mediante cumprimento de metas. FASE 4 – Qualificação dos componentes: cada componente da rede será qualificado mediante cumprimento das ações descritas na portaria GM 1459/2011 e programadas nos planos de ação regional e municipais. FASE 5 – Certificação: após a verificação da qualificação de todos os componentes o Ministério da Saúde, em parceria com CONASS e CONASEMS, certificará a Rede Cegonha no território, e realizará reavaliações anuais da certificação

EDUCAÇÃO, CAPACITAÇÃO E GESTÃO DO TRABALHO Ações: Parceria com o MEC para promover a formação e a fixação de profissionais Aumentar oferta de residências e especialização nas áreas da saúde da mulher e da criança Capacitação em boas práticas de atenção ao parto e nascimento Cadastramento das parteiras tradicionais e vinculação com as Unidades Básicas de Saúde Ampliação da formação de enfermeiras obstetras Fortalecimento dos Comitês de Mortalidade e Núcleos Hospitalares de Vigilância: fortalecimento da vigilância do óbito materno, infantil e fetal

RECURSOS PARA O PROGRAMA INVESTIMENTO: R$ 9,3 bilhões até 2014 Acolhimento e qualidade no pré-natal R$ 1,1 bi Transporte seguro R$ 262,6 milhões Segurança e qualidade na atenção ao parto e ao nascimento R$ 7,6 bi Garantia de atenção à criança R$ 22 milhões Planejamento reprodutivo R$ 378,7 milhões

Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas da SAS/MS OBRIGADA Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas da SAS/MS dapes@saude.gov.br Telefone: (61) 3306-8114